Questões de Concursos Técnico Bancário

Resolva questões de Técnico Bancário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1181Q244399 | Conhecimentos Bancários, Regime de Competencia, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da classificação das receitas e
despesas de acordo com o regime de competência.

Quando as receitas auferidas pelo banco, em uma de suas operações, corresponderem a ganhos em um dos semestres, elas serão contabilizadas no respectivo semestre pelo seu valor integral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1182Q244626 | Conhecimentos Bancários, Operações de Crédito, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

No desconto de duplicatas, se o sacado não pagar, o banco não pode requerer de volta o dinheiro antecipado ao seu clientes, isto é, não há direito de regresso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1183Q243111 | Direito do Consumidor, Conceitos, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é considerado, por muitos estudiosos, o mais completo instrumento de defesa do consumidor do mundo. Vários observadores internacionais já o estudaram, como fonte de referência, para a confecção de códigos em seus países. Com base no CDC, julgue os itens subseqüentes.

Produto, para efeito de consumo, é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1184Q726454 | Conhecimentos Bancários, Conselho Monetário Nacional CMN, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.

Como uma das formas de barrar as fraudes financeiras, entre as competências do Conselho Monetário Nacional (CMN), está a determinação de percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1187Q242189 | Legislação Federal, Lei n9613, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na Lei n.º 9.613/1998, nas Resoluções n.º 3.224/2004 e n.º 3.844/2010 e nas Cartas-Circulares do BACEN n.º 3.442/2010 e n.º 3.542/2012, julgue os itens seguintes.


O Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado pela Lei n.º 9.613.

  1. ✂️
  2. ✂️

1188Q244507 | Informática, Windows, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas no sistema operacional Windows 7.


No Windows Explorer, para se incluir uma pasta em uma biblioteca, bastar clicar com o botão direito sobre a pasta que se deseja selecionar; escolher a opção Incluir na biblioteca; e, finalmente, clicar em uma biblioteca (por exemplo: Imagens).

  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q415531 | Direito Civil, Pessoas, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação a fatos jurídicos, tutela, curatela e capacidade jurídica.

A validade da declaração de vontade, em regra, não dependerá de forma especial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1190Q242014 | Informática, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Firewall é um software ou hardware que verifica informações vindas da Internet ou de uma outra rede.

Dentre os ataques que NÃO são neutralizados por um firewall, inclui-se o ataque de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q241645 | Conhecimentos Bancários, Previdência, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Clientes superavitários em termos financeiros são aqueles que
consomem menos que a renda e, em decorrência, realizam
aplicações nos bancos. Com relação a esse tema, julgue os itens
seguintes.

Os seguros do tipo vida gerador de benefício livre (VGBL) possibilitam o desconto integral dos prêmios mensais para aqueles contribuintes que utilizam o formulário de declaração simplificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1192Q243705 | Conhecimentos Bancários, BACEN, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características e competências do Banco Central
do Brasil (BACEN), ao qual compete cumprir e fazer cumprir as
disposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e
pelas normas expedidas pelo CMN, julgue os itens subseqüentes.

É função do BACEN receber os recolhimentos compulsórios, bem como os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

1193Q726523 | Conhecimentos Bancários, Produtos e Serviços Financeiros, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2018

Com o objetivo de reter os clientes e manter os relacionamentos já instituídos, o banco X decidiu diminuir as taxas cobradas nos empréstimos e na administração de fundos de investimento para clientes que fizessem negócios há mais de 10 anos com o banco e tivessem mantido, ao longo desse tempo, um volume elevado de depósitos.

Nesse caso, a estratégia de marketing de relacionamento está ancorada em laços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q243471 | Informática, Word, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o Word 2003 esteja sendo executado em um computador com Windows XP instalado, julgue os itens subseqüentes, acerca do Word 2003.

Por meio da combinação das teclas Control e T, é possível selecionar todo o texto contido no documento em edição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q240945 | Conhecimentos Bancários, Politícas da área econômica, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos às políticas da área econômica.

I Os objetivos principais da política econômica são promover o desenvolvimento e o crescimento econômico; garantir o pleno emprego e sua estabilidade; equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior; garantir a estabilidade dos preços e o controle da inflação; e promover a distribuição da riqueza e das rendas, com vistas a reduzir as desigualdades sociais e propiciar melhor condição econômica para mais pessoas.

II A política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e a definição a taxa de juros para garantir o nível adequado de liquidez em cada momento econômico.

III A política monetária tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais.

IV A política fiscal trata das receitas e despesas do governo e tem como objetivo adequar as despesas efetuadas pelo governo ao volume de receitas arrecadadas.

V A política cambial visa manter o equilíbrio das relações externas, via balanço de pagamentos, com as necessidades internas da economia, e a paridade da moeda do país em relação às moedas estrangeiras.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q244313 | Conhecimentos Bancários, Cooperativas de crédito, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca da estrutura do Sistema Financeiro
Nacional (SFN).

As cooperativas de crédito não são classificadas como instituições financeiras e não estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo de associados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1197Q242829 | Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens .

Uma companhia é considerada fechada se menos de 50% dos valores mobiliários de sua emissão, inclusive as debêntures, são admitidos à negociação no mercado secundário
  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q22949 | Conhecimentos Bancários, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.

A Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e o Banco Central do Brasil são os órgãos gestores do Sistema Integrado de Comércio Exterior, que controla as exportações e importações realizadas no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

1199Q241328 | Matemática, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.

Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:

opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou

opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra. Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno
  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q861619 | Conhecimentos Bancários, Sistema Financeiro Nacional, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2022

De acordo com a legislação brasileira, os bancos de investimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.