Início

Questões de Concursos Técnico Científico

Resolva questões de Técnico Científico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q781039 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das técnicas de processamento e conservação de pescados, julgue os itens seguintes.

A salga é um método de conservação misto, uma vez que o sal é substância química que atua principalmente por efeito físico, promovendo ação desidratante no tecido muscular do pescado a ser conservado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1962Q638705 | Informática, Virtualização, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

As tecnologias de virtualização de servidores trouxeram uma série de benefícios aos ambientes de TI corporativos, sendo tecnologias estruturantes em datacenters modernos. Entre os produtos disponíveis para a implementação de virtualização de servidores, incluem-se os produtos das famílias VMWARE e XEN. Acerca desses produtos e de suas características, julgue os itens a seguir.

As tecnologias de virtualização VMWARE e XEN distribuem cores de processamento e memória de um servidor físico entre as máquinas virtuais instaladas nesse servidor, devendo o número de máquinas virtuais criadas em um servidor físico limitar-se ao número de cores de processamento existentes no servidor, já que cada máquina virtual deve ter, pelo menos, um core de processamento alocado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1963Q781077 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças adquiríveis a partir da ingestão de pescados, julgue os próximos itens.

No pescado, há predomínio da sobrevivência e multiplicação de bactérias esporuladas, bactérias patogênicas aeróbias e anaeróbias devido ao fato de este ser um alimento pouco ácido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1964Q354599 | Contabilidade Geral, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da contabilidade de companhias abertas, julgue os itens seguintes.

O registro da provisão para contingências reduzirá o patrimônio líquido e aumentará a conta retificadora do ativo correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1965Q530730 | Engenharia Civil, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No sistema de tráfego, composto por usuário (condutor, passageiro e pedestre), veículo e via, é razoável atribuir maior fragilidade ao pedestre. Nesse sentido, o CTB estabelece o que se poderia denominar de princípio da proteção do menor pelo maior, segundo o qual condutores de veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos de menor porte, os de veículos motorizados pelos de veículos não motorizados e, todos estes, pela incolumidade dos pedestres.

São aspectos importantes relacionados ao desempenho operacional: a velocidade, a consistência de entrega, a flexibilidade, a falha e a recuperação. Nesse sentido, a eventualidade de avaria de determinado produto constituiria um exemplo de falha.

  1. ✂️
  2. ✂️

1966Q781363 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) decidiu testar o cultivo de uma espécie de peixe amazônico em sistema intensivo constituído por um tanque de concreto com elevado fluxo de água. O tanque tem largura de 3 m, comprimento de 15 m e profundidade de 1,3 m, ficando com uma lâmina d’água constante de 1,0 m. Na entrada de água, existe uma vazão permanente de 10 L/s, com teor de oxigênio dissolvido de 8 mg/L, pH de 6,4 e temperatura de 26 ºC. A espécie cultivada consome cerca de 300 mg de oxigênio dissolvido por quilograma de peso vivo por hora e não tolera teores inferiores a 2 mg/L.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

A água, na temperatura mencionada, apresenta teor de oxigênio dissolvido considerado mediano.

  1. ✂️
  2. ✂️

1967Q526391 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito civil e do direito processual civil, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em outubro de 2003, Henrique firmou, na posição de fiador, contrato de fiança por prazo indeterminado. Nessa situação, de acordo com as regras gerais acerca da fiança dispostas no Código Civil, caso Henrique queira exonerar-se da fiança e não haja concordância do credor, deverá, necessariamente, ajuizar ação judicial com esse objetivo, ficando obrigado, nos termos contratados, até a prolação da sentença que o exonerar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1968Q790586 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a mecânica de corpos rígidos, julgue os itens subseqüentes. O momento de inércia de massa de uma partícula em relação a um eixo corresponde ao produto da massa da partícula pelo módulo da distância até o eixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1969Q611926 | Informática, Redes de computadores, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o uso de computadores em rede e as técnicas de comunicação, julgue os itens seguintes.

As placas de rede (network interface cards) e as pontes (bridges) são exemplos de dispositivos que operam na camada de enlace, segundo o modelo de 7 camadas OSI/ISO.

  1. ✂️
  2. ✂️

1970Q722013 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, deve nortear a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A respeito dessa conferência, marco fundamental das discussões a respeito de meio ambiente, julgue os próximos itens.

Um dos aspectos que atraíram a atenção global para a Rio+20 foi o fato de ela ter sido a primeira conferência de âmbito internacional promovida pela ONU para tratar do meio ambiente desde 1992.

  1. ✂️
  2. ✂️

1971Q790369 | Engenharia Metalúrgica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O uso industrial da soldagem tem crescido de maneira acentuada. Novas tecnologias foram incorporadas aos processos tradicionais, principalmente na área de automação. Acerca de processos industriais de soldagem, julgue os itens a seguir. Na soldagem por eletroescória (Eletroslag Arc Welding), utiliza-se escória fundida com propriedades elétricas isolantes para a geração do calor necessário à fusão localizada na área da solda.
  1. ✂️
  2. ✂️

1972Q620390 | Informática, Programação, Técnico Científico, BASA AM, CESGRANRIO

No desenvolvimento de aplicações Web, é comum o uso de Servlets.

Um Servlet é um programa que executa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q780919 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens.

No litoral norte, as frotas que operam na pesca de camarão, pargo, piramutaba e lagosta são objetos de limitação de esforço de pesca.

  1. ✂️
  2. ✂️

1974Q375703 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.

O GesPública procura estabelecer redes de pessoas físicas e de instituições que promovam o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimentos, ferramentas e soluções que alicercem a melhoria da qualidade da gestão pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1975Q780955 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de medidas adotadas pelo poder público federal na gestão do uso de algumas espécies ocorrentes no litoral norte brasileiro, julgue os itens a seguir.

As limitações de esforço de pesca adotadas pelo poder público brasileiro, com restrição do número de embarcações a serem permissionadas, visam atender compromissos assumidos pelo Brasil, tendo em vista sua adesão ao Plano de Ação Internacional de Ordenamento da Capacidade Pesqueira, aprovado pela FAO, em 2001, instrumento com mandato obrigatório nos países-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1976Q537261 | Engenharia Civil, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

As alvenarias bem executadas garantem à construção qualidade estética, durabilidade e economia. Com relação a execução de alvenarias de vedação, julgue os itens que se seguem.

Quando a alvenaria deve funcionar também como contraventamento da estrutura, cunhas de concreto préfabricadas podem ser utilizadas no topo da alvenaria para aperto, fazendo com que ela trabalhe rigidamente ligada à estrutura.

  1. ✂️
  2. ✂️

1977Q631479 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a programação nos sistemas operacionais Windows e Linux.

As bibliotecas compartilhadas encontradas no sistema operacional Linux são equivalentes às bibliotecas dinâmicas empregadas no sistema operacional Windows em todos os seus aspectos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1978Q781245 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Por meio dos modelos biológico-pesqueiros, utilizados na análise da base de dados sobre a atividade de pesca, obtêm-se informações que permitem a tomada de decisão e validação de medidas relacionadas a essa atividade. Para a confrontação de métodos de análise, adotam-se dois modelos, com base nos quais se avaliam os estoques para o ordenamento dos recursos pesqueiros: os modelos globais ou de produção; e os analíticos ou estruturais. No que se refere à descrição dos modelos biológico-pesqueiros, julgue os próximos itens.

Os modelos analíticos ou estruturais, que possibilitam a realização de simulações por meio da análise intrínseca da pesca e do seu estudo, partem do pressuposto de que o rendimento que pode ser obtido de qualquer estoque pesqueiro, ano após ano, depende, de alguma forma, de processos naturais, tais como crescimento, recrutamento, mortalidade e reprodução.

  1. ✂️
  2. ✂️

1979Q788430 | Engenharia Elétrica, Microcomputadores, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca dos microcomputadores, julgue os itens que se seguem.

A memória de acesso aleatório (random access memory, RAM) é uma memória de massa que, apesar do nome, permite que seja especificado o endereço no qual se deseja fazer operação de leitura ou de escrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

1980Q530143 | Engenharia Civil, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de combate a incêndios, fundamentais nas construções civis, julgue os itens seguintes.

Os hidrantes não devem ser instalados em áreas de circulação das construções.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.