Início

Questões de Concursos Técnico Desportivo

Resolva questões de Técnico Desportivo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q908414 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual das seguintes atividades é mais adequada para promover a socialização e o bem-estar entre os idosos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q908717 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Em uma sessão de treino de Basquetebol, o treinador disse a seu atleta:
- “O passe que você executou não chegou na altura do peito de seu companheiro. No movimento para realizar esse passe, você não girou as palmas das mãos para fora para que os polegares apontassem em direção ao solo.”
Os tipos de feedback realizados conforme a ordem de apresentação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q908409 | Educação Física, Dança, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes benefícios é mais associado à prática regular de dança para adolescentes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q908715 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Por meio de testes psicológicos, é possível aferir o nível de motivação para auxiliar no diagnóstico do interesse de um indivíduo em participar de atividades físicas e esportivas. Considerando a Teoria da Autodeterminação (TAD), a motivação apresenta-se em um continuum desde a desmotivação, passando pela motivação extrínseca até a motivação intrínseca. Sobre o tema, considere as afirmativas pertencentes à escala de motivação para o esporte.

I. "Aprecio quando aprendo novas técnicas que nunca experimentei antes."
II. "Entendo ser absolutamente necessário praticar esportes se quero estar em forma."
III. "Tenho prazer quando meus colegas dizem o quanto sou bom na minha modalidade."
IV. "Valorizo a superação de meus limites físicos durante a prática da modalidade."

Referem-se a comportamentos de motivação intrínseca as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q908719 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Considerando o Modelo da Abordagem Progressiva ao Jogo (Mesquita; Pereira; Graça, 2009), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um modelo híbrido que acolhe o Modelo Desenvolvimentista, Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão e Escola da Bola.
( ) O enfoque do modelo reside no desenvolvimento de competências para jogar Voleibol, sendo o ensino da técnica subordinado ao ensino da tática.
( ) No desenvolvimento dos conteúdos, aplicam-se exercícios que exploram os condicionantes das pressões coordenativas apresentados no Modelo Escola da Bola.
( ) De acordo com sua tipologia, as tarefas são executadas na seguinte ordem: aquisição, estruturação e adaptação.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q908406 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes benefícios é mais associado à prática regular de Tai Chi Chuan em adultos e idosos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q908411 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes aspectos culturais é mais valorizado na prática da capoeira entre adolescentes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q908713 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Para prescrever um treinamento de força, o profissional deve saber os fatores morfológicos e os fatores neurais determinantes na produção de força muscular. NÃO é fator morfológico ou neural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q908720 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Considerando os sistemas de disputa para competições esportivas (Rezende, 2000), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em um sistema de eliminatória simples com 9 competidores, na primeira rodada haverá 1 jogo, na segunda 4, na terceira 2 e na quarta rodada, 1 jogo.
( ) Em um sistema de eliminatória simples com 22 competidores, 12 competidores participarão dos jogos na primeira rodada, enquanto 10 competidores estarão isentos.
( ) Em um sistema de eliminatória dupla com 11 competidores, 6 participarão dos jogos da primeira rodada, 5 estarão isentos, totalizando 18 jogos.
( ) Considerando a utilização do sistema de disputa de rodízio com 8 competidores em somente um turno, ocorrerá um total de 25 jogos.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q908416 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Durante uma sessão de exercício físico intenso, qual das seguintes respostas fisiológicas ocorre no corpo humano?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q908405 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes aspectos deve ser prioritariamente considerado ao prescrever um programa de exercícios para idosos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q908710 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

Quatro jogadores (as) de Rugby correm para alcançar uma bola. Carla começa a correr a uma distância de 15 m da bola, Breno a uma distância de 14 m da bola, Joana a uma distância de 16 m da bola e Pedro a uma distância de 13 m da bola. Se a velocidade média de Carla é 4,2 m/s, de Breno é 4,0 m/s, de Joana é 3,9 m/s e de Pedro é 3,7 m/s, qual jogador (a) chegará primeiro até a bola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q908413 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Durante o exercício aeróbico, qual das seguintes mudanças ocorre predominantemente no sistema cardiovascular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q908415 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Qual dos seguintes benefícios está diretamente associado à prática regular de atividade física para a saúde cardiovascular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q908721 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFMT, UFMT, 2024

A área de tiro de saída é obrigatória em eventos da IHF e Ligas de Handebol profissional adulto, sendo opcional para as Confederações Continentais e outros eventos organizados pelas Confederações Nacionais. Considerando a regra do tiro de saída e a área que ela prevê, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tiro é executado em até 3 segundos, em qualquer direção na área de tiro de saída e precedido por um apito.
( ) O executante não tem permissão para driblar a bola depois do apito do árbitro.
( ) O executante não tem permissão para saltar ou correr para cobrar o tiro de saída.
( ) Os companheiros do executante podem adentrar a área de tiro de saída.
( ) Os jogadores da equipe defensora devem se encontrar em sua metade da quadra e fora da área de tiro de saída em todos os tiros de saída do jogo.

Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q908404 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Para gestantes, qual das seguintes atividades físicas é mais recomendada e segura durante o segundo trimestre de gestação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.