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Questões de Concursos Técnico Educacional

Resolva questões de Técnico Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q319487 | Pedagogia, Técnico Educacional, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem.

Os estados e municípios devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos e técnicas específicos para atender às suas necessidades.

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22Q403466 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Ao editar um ato administrativo, o Administrador Público deve obediência aos princípios constitucionais e infraconstitucionais que informam a atividade administrativa. O item de um Edital de Licitação que, estabelecendo exigências para fins de qualificação técnica, condicione a habilitação dos licitantes à comprovação de terem executado anteriormente serviço ou obra com complexidade superior à do objeto licitado, estará:

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23Q601868 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

O processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa:

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24Q811401 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

De acordo com a Lei 4.320/64 são características do Empenho da Despesa, exceto:

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25Q321495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:

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26Q319042 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

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27Q319030 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

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28Q329079 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

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29Q324869 | Pedagogia, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

O conhecimento da realidade na qual vive o aluno deve ser o fundamento que determina a ação do professor e a escolha dos procedimentos didáticos.

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30Q525403 | Direito Processual Civil, Procedimento Sumário, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Assinale a alternativa correta:

1. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e os honorários de profissionais liberais.

2. Regem-se pelo procedimento sumário a investigação de paternidade e os alimentos

3. Regem-se pelo procedimento sumário as cobranças aos condôminos das quantias devidas ao condomínio, independentemente do valor.

4. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e a adoção judicial.

Está(ão) correta(s):

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31Q323773 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

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32Q428043 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Com base em dispositivo da Constituição Federal de 1988 o Poder executivo deverá publicar o relatório resumido da execução orçamentária:

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33Q605733 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Considera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é:

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35Q811558 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Conforme a Lei 9394/96, a educação básica deve ser organizada observando algumas regras. Qual das alternativas abaixo está em desacordo com suas prerrogativas?

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36Q813324 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada prefeitura tenha organizado trabalho pedagógico para as Escolas de ensino fundamental com base, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir.

A criação de uma nova área para trabalhar especificamente com os temas transversais, sob a responsabilidade de um professor especializado nessa abordagem, é compatível com as orientações dos PCN.

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37Q602893 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Segundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características:

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38Q319691 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.

( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática

( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.

( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas

( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

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39Q395777 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

A modalidade de licitação Pregão, disciplinada pela Lei Federal n. 10.520/2002, trouxe algumas inovações em relação à disciplina das licitações da Lei Federal n. 8.666/1993. Neste contexto, não é inovação da modalidade Pregão em relação às modalidades previstas na Lei Federal n. 8.666/93 para aquisição de bens e serviços pela Administração Pública:

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40Q605311 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Para Lancaster em "Avaliação de Serviços de Bibliotecas", o controle de qualidade poderia ser descrito como atividade permanente no sentido de identificar se os serviços fornecidos pela unidade de informação atingem o objetivo. Esta observação de Lancaster com certeza está direcionada para:

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