Início Questões de Concursos Técnico Educacional Resolva questões de Técnico Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico Educacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q319487 | Pedagogia, Técnico Educacional, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem. Os estados e municípios devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos e técnicas específicos para atender às suas necessidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q403466 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADAo editar um ato administrativo, o Administrador Público deve obediência aos princípios constitucionais e infraconstitucionais que informam a atividade administrativa. O item de um Edital de Licitação que, estabelecendo exigências para fins de qualificação técnica, condicione a habilitação dos licitantes à comprovação de terem executado anteriormente serviço ou obra com complexidade superior à do objeto licitado, estará: ✂️ a) em conformidade com os princípios da igualdade e da impessoalidade, pois o estabelecimento de exigência técnica é válido para todos os licitantes igualmente. ✂️ b) contrário ao princípio da legalidade, porque a Lei de Licitações não autoriza que se façam exigências para fins de qualificação técnica. ✂️ c) em acordo com princípio constitucional da eficiência, porque o Administrador pode realizar exigências de qualificação técnica mais rigorosas para assegurar o cumprimento das obrigações futuramente contratadas.. ✂️ d) contrário aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, porque é vedado à Administração exigir dos licitantes mais do que o suficiente para assegurar o cumprimento das obrigações. ✂️ e) contrário ao princípio constitucional da motivação, porque a Administração poderá fazer exigências de capacidade técnica superior à necessária para executar o objeto licitado, desde que devida e previamente motivado no curso do processo de licitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q601868 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADO processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa: ✂️ a) programas de busca, custos, perfis dos usuários. ✂️ b) meios de comunicação, pessoas intermediárias, perfis dos usuários. ✂️ c) autor da informação, indexadores da informação, coleta de dados para a formação dos perfis dos usuários. ✂️ d) o autor da informação, os coletores da informação, os indexadores da informação, os promotores e divulgadores dos serviços, o setor fornecedor do documento. ✂️ e) o autor da informação, divulgadores culturais, usuários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q811401 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDe acordo com a Lei 4.320/64 são características do Empenho da Despesa, exceto: ✂️ a) Cria para o Estado obrigação de pagamento desde que pendente de implemento de condição. ✂️ b) Em casos especiais, previstos na legislação específica, será dispensada a emissão da nota de empenho. ✂️ c) O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos. ✂️ d) É vedada a realização da despesa sem prévio empenho. ✂️ e) Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q321495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADEm 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta: ✂️ a) esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos. ✂️ b) o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945. ✂️ c) o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial. ✂️ d) a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes. ✂️ e) cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q319042 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADConforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas: ✂️ a) pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ b) pelos estabelecimentos de ensino ✂️ c) pelo Ministério da Educação. ✂️ d) por cada sistema de ensino. ✂️ e) pelos conselhos escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q319030 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADNa dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades: ✂️ a) resolver os conflitos entre professores e alunos. ✂️ b) distribuir as diferentes atividades no espaço escolar. ✂️ c) aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina. ✂️ d) incentivar a comunidade para exigir seus direitos. ✂️ e) organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q329079 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADNuma dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque: 1. revela os mecanismos de pensamento do aluno. 2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual. 3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas. 4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional Está(ão) correta(s): ✂️ a) apenas 1. ✂️ b) apenas 2 e 3. ✂️ c) apenas 2, 3 e 4. ✂️ d) apenas 1, 2 e 3 ✂️ e) 1, 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q324869 | Pedagogia, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento. O conhecimento da realidade na qual vive o aluno deve ser o fundamento que determina a ação do professor e a escolha dos procedimentos didáticos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q525403 | Direito Processual Civil, Procedimento Sumário, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADAssinale a alternativa correta: 1. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e os honorários de profissionais liberais. 2. Regem-se pelo procedimento sumário a investigação de paternidade e os alimentos 3. Regem-se pelo procedimento sumário as cobranças aos condôminos das quantias devidas ao condomínio, independentemente do valor. 4. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e a adoção judicial. Está(ão) correta(s): ✂️ a) apenas 1, 2 e 3. ✂️ b) apenas 2 ✂️ c) apenas 3. ✂️ d) apenas 2, 3 e 4 ✂️ e) 1, 2, 3 e 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q323773 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADSegundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) As competências são elas mesmas saberes. ✂️ b) As competências mobilizam, integram e orquestram saberes. ✂️ c) A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas ✂️ d) O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento. ✂️ e) Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q428043 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADCom base em dispositivo da Constituição Federal de 1988 o Poder executivo deverá publicar o relatório resumido da execução orçamentária: ✂️ a) Até o último dia útil de cada trimestre. ✂️ b) Até o décimo dia útil do mês subseqüente ao encerramento de cada semestre. ✂️ c) Até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. ✂️ d) Até o décimo dia útil do mês subseqüente ao encerramento de cada trimestre ✂️ e) Até o quinto dia do mês subseqüente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q605733 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConsidera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é: ✂️ a) limpeza do miolo do volume, utilizando máscaras e luvas cirúrgicas. ✂️ b) utilização constante do aspirador de pó ✂️ c) substituição das estantes de aço por estantes de madeira para melhor ventilação ✂️ d) utilização de luz solar, bem como de iluminação artificial, porque os raios ultravioletas são benefícios para a coleção, tendo em vista que de certa forma a protegem de insetos como traças, brocas etc. ✂️ e) climatização adequada com a combinação do sistema de refrigeração e desumidificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q377298 | Administração Pública, Liderança e processo decisório, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes em relação aos tipos de liderança e formação de equipes. As entidades de utilidade pública são exemplos de participação executiva, quanto à estrutura de intervenção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q811558 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConforme a Lei 9394/96, a educação básica deve ser organizada observando algumas regras. Qual das alternativas abaixo está em desacordo com suas prerrogativas? ✂️ a) As turmas ou grupos podem ser organizados em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados com base na idade, competência ou outros critérios conforme as necessidades e características do processo de aprendizagem ✂️ b) Nos níveis fundamental e médio a carga horária mínima é de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias letivos, excluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ c) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas, a critério do próprio sistema de ensino. ✂️ d) Para efetuar matrícula em Educação de Jovens e Adultos (EJA) o aluno deve estar matriculado ou já ter cursado os ensinos fundamental e médio. ✂️ e) A avaliação na educação infantil far-se-á mediante observação e registro sem o objetivo de promoção para o ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q813324 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que determinada prefeitura tenha organizado trabalho pedagógico para as Escolas de ensino fundamental com base, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir. A criação de uma nova área para trabalhar especificamente com os temas transversais, sob a responsabilidade de um professor especializado nessa abordagem, é compatível com as orientações dos PCN. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q602893 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADSegundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características: ✂️ a) Formato de referência; uso freqüente; autoridade; atualidade; fontes de cobertura única. ✂️ b) Teses e dissertações; séries monográficas, uso esporádico; edições ultrapassadas ✂️ c) Bibliografias altamente especializadas; enciclopédias com 10 ou mais anos de publicadas. ✂️ d) Textos em línguas não usuais para a clientela; atlas com 05 há 10 anos de publicados e de baixo custo. ✂️ e) Diretórios/indicadores como anuários/almanaques publicados há 10 ou 15 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q319691 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDe acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas. Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão: "Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa: ( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções. ( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática ( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática. ( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas ( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola. A seqüência correta é: ✂️ a) VVFVV ✂️ b) FVFVF ✂️ c) VVVVV ✂️ d) FFVVF ✂️ e) VFFVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q395777 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADA modalidade de licitação Pregão, disciplinada pela Lei Federal n. 10.520/2002, trouxe algumas inovações em relação à disciplina das licitações da Lei Federal n. 8.666/1993. Neste contexto, não é inovação da modalidade Pregão em relação às modalidades previstas na Lei Federal n. 8.666/93 para aquisição de bens e serviços pela Administração Pública: ✂️ a) a faculdade de a Comissão de Licitação ou a autoridade superior promover diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta. ✂️ b) a possibilidade de, no curso da sessão, o autor da oferta d valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela fazerem novos lances verbais sucessivos, até a proclamação do vencedor. ✂️ c) a inversão das fases de habilitação e julgamento, procedendo-se, somente após encerrada a etapa competitiva, à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta. ✂️ d) a decadência do direito de recurso quando o licitante interessado em recorrer de decisão da Comissão de Licitação não se manifestar imediata e motivadamente na própria sessão em que aquela for prolatada ✂️ e) a vedação de exigência de garantia das propostas pelos licitantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q605311 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADPara Lancaster em "Avaliação de Serviços de Bibliotecas", o controle de qualidade poderia ser descrito como atividade permanente no sentido de identificar se os serviços fornecidos pela unidade de informação atingem o objetivo. Esta observação de Lancaster com certeza está direcionada para: ✂️ a) o usuário da unidade de informação. ✂️ b) a captação de recursos de informação ✂️ c) a alimentação de banco de dados. ✂️ d) a política de Recursos Humanos ✂️ e) o desbaste da coleção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q319487 | Pedagogia, Técnico Educacional, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca das modalidades de educação e ensino na atualidade, julgue os itens que se seguem. Os estados e municípios devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos e técnicas específicos para atender às suas necessidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q403466 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADAo editar um ato administrativo, o Administrador Público deve obediência aos princípios constitucionais e infraconstitucionais que informam a atividade administrativa. O item de um Edital de Licitação que, estabelecendo exigências para fins de qualificação técnica, condicione a habilitação dos licitantes à comprovação de terem executado anteriormente serviço ou obra com complexidade superior à do objeto licitado, estará: ✂️ a) em conformidade com os princípios da igualdade e da impessoalidade, pois o estabelecimento de exigência técnica é válido para todos os licitantes igualmente. ✂️ b) contrário ao princípio da legalidade, porque a Lei de Licitações não autoriza que se façam exigências para fins de qualificação técnica. ✂️ c) em acordo com princípio constitucional da eficiência, porque o Administrador pode realizar exigências de qualificação técnica mais rigorosas para assegurar o cumprimento das obrigações futuramente contratadas.. ✂️ d) contrário aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, porque é vedado à Administração exigir dos licitantes mais do que o suficiente para assegurar o cumprimento das obrigações. ✂️ e) contrário ao princípio constitucional da motivação, porque a Administração poderá fazer exigências de capacidade técnica superior à necessária para executar o objeto licitado, desde que devida e previamente motivado no curso do processo de licitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q601868 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADO processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa: ✂️ a) programas de busca, custos, perfis dos usuários. ✂️ b) meios de comunicação, pessoas intermediárias, perfis dos usuários. ✂️ c) autor da informação, indexadores da informação, coleta de dados para a formação dos perfis dos usuários. ✂️ d) o autor da informação, os coletores da informação, os indexadores da informação, os promotores e divulgadores dos serviços, o setor fornecedor do documento. ✂️ e) o autor da informação, divulgadores culturais, usuários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q811401 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDe acordo com a Lei 4.320/64 são características do Empenho da Despesa, exceto: ✂️ a) Cria para o Estado obrigação de pagamento desde que pendente de implemento de condição. ✂️ b) Em casos especiais, previstos na legislação específica, será dispensada a emissão da nota de empenho. ✂️ c) O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos. ✂️ d) É vedada a realização da despesa sem prévio empenho. ✂️ e) Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q321495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADEm 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta: ✂️ a) esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos. ✂️ b) o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945. ✂️ c) o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial. ✂️ d) a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes. ✂️ e) cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q319042 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADConforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas: ✂️ a) pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ b) pelos estabelecimentos de ensino ✂️ c) pelo Ministério da Educação. ✂️ d) por cada sistema de ensino. ✂️ e) pelos conselhos escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q319030 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADNa dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades: ✂️ a) resolver os conflitos entre professores e alunos. ✂️ b) distribuir as diferentes atividades no espaço escolar. ✂️ c) aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina. ✂️ d) incentivar a comunidade para exigir seus direitos. ✂️ e) organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q329079 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADNuma dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque: 1. revela os mecanismos de pensamento do aluno. 2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual. 3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas. 4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional Está(ão) correta(s): ✂️ a) apenas 1. ✂️ b) apenas 2 e 3. ✂️ c) apenas 2, 3 e 4. ✂️ d) apenas 1, 2 e 3 ✂️ e) 1, 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q324869 | Pedagogia, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento. O conhecimento da realidade na qual vive o aluno deve ser o fundamento que determina a ação do professor e a escolha dos procedimentos didáticos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q525403 | Direito Processual Civil, Procedimento Sumário, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADAssinale a alternativa correta: 1. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e os honorários de profissionais liberais. 2. Regem-se pelo procedimento sumário a investigação de paternidade e os alimentos 3. Regem-se pelo procedimento sumário as cobranças aos condôminos das quantias devidas ao condomínio, independentemente do valor. 4. Regem-se pelo procedimento sumário as reintegrações de posse e a adoção judicial. Está(ão) correta(s): ✂️ a) apenas 1, 2 e 3. ✂️ b) apenas 2 ✂️ c) apenas 3. ✂️ d) apenas 2, 3 e 4 ✂️ e) 1, 2, 3 e 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q323773 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADSegundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) As competências são elas mesmas saberes. ✂️ b) As competências mobilizam, integram e orquestram saberes. ✂️ c) A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas ✂️ d) O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento. ✂️ e) Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q428043 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADCom base em dispositivo da Constituição Federal de 1988 o Poder executivo deverá publicar o relatório resumido da execução orçamentária: ✂️ a) Até o último dia útil de cada trimestre. ✂️ b) Até o décimo dia útil do mês subseqüente ao encerramento de cada semestre. ✂️ c) Até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. ✂️ d) Até o décimo dia útil do mês subseqüente ao encerramento de cada trimestre ✂️ e) Até o quinto dia do mês subseqüente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q605733 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConsidera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é: ✂️ a) limpeza do miolo do volume, utilizando máscaras e luvas cirúrgicas. ✂️ b) utilização constante do aspirador de pó ✂️ c) substituição das estantes de aço por estantes de madeira para melhor ventilação ✂️ d) utilização de luz solar, bem como de iluminação artificial, porque os raios ultravioletas são benefícios para a coleção, tendo em vista que de certa forma a protegem de insetos como traças, brocas etc. ✂️ e) climatização adequada com a combinação do sistema de refrigeração e desumidificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q377298 | Administração Pública, Liderança e processo decisório, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes em relação aos tipos de liderança e formação de equipes. As entidades de utilidade pública são exemplos de participação executiva, quanto à estrutura de intervenção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q811558 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADConforme a Lei 9394/96, a educação básica deve ser organizada observando algumas regras. Qual das alternativas abaixo está em desacordo com suas prerrogativas? ✂️ a) As turmas ou grupos podem ser organizados em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados com base na idade, competência ou outros critérios conforme as necessidades e características do processo de aprendizagem ✂️ b) Nos níveis fundamental e médio a carga horária mínima é de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias letivos, excluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ c) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas, a critério do próprio sistema de ensino. ✂️ d) Para efetuar matrícula em Educação de Jovens e Adultos (EJA) o aluno deve estar matriculado ou já ter cursado os ensinos fundamental e médio. ✂️ e) A avaliação na educação infantil far-se-á mediante observação e registro sem o objetivo de promoção para o ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q813324 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que determinada prefeitura tenha organizado trabalho pedagógico para as Escolas de ensino fundamental com base, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir. A criação de uma nova área para trabalhar especificamente com os temas transversais, sob a responsabilidade de um professor especializado nessa abordagem, é compatível com as orientações dos PCN. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q602893 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPADSegundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características: ✂️ a) Formato de referência; uso freqüente; autoridade; atualidade; fontes de cobertura única. ✂️ b) Teses e dissertações; séries monográficas, uso esporádico; edições ultrapassadas ✂️ c) Bibliografias altamente especializadas; enciclopédias com 10 ou mais anos de publicadas. ✂️ d) Textos em línguas não usuais para a clientela; atlas com 05 há 10 anos de publicados e de baixo custo. ✂️ e) Diretórios/indicadores como anuários/almanaques publicados há 10 ou 15 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q319691 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDe acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas. Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão: "Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa: ( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções. ( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática ( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática. ( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas ( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola. A seqüência correta é: ✂️ a) VVFVV ✂️ b) FVFVF ✂️ c) VVVVV ✂️ d) FFVVF ✂️ e) VFFVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q395777 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADA modalidade de licitação Pregão, disciplinada pela Lei Federal n. 10.520/2002, trouxe algumas inovações em relação à disciplina das licitações da Lei Federal n. 8.666/1993. Neste contexto, não é inovação da modalidade Pregão em relação às modalidades previstas na Lei Federal n. 8.666/93 para aquisição de bens e serviços pela Administração Pública: ✂️ a) a faculdade de a Comissão de Licitação ou a autoridade superior promover diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta. ✂️ b) a possibilidade de, no curso da sessão, o autor da oferta d valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela fazerem novos lances verbais sucessivos, até a proclamação do vencedor. ✂️ c) a inversão das fases de habilitação e julgamento, procedendo-se, somente após encerrada a etapa competitiva, à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta. ✂️ d) a decadência do direito de recurso quando o licitante interessado em recorrer de decisão da Comissão de Licitação não se manifestar imediata e motivadamente na própria sessão em que aquela for prolatada ✂️ e) a vedação de exigência de garantia das propostas pelos licitantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q605311 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADPara Lancaster em "Avaliação de Serviços de Bibliotecas", o controle de qualidade poderia ser descrito como atividade permanente no sentido de identificar se os serviços fornecidos pela unidade de informação atingem o objetivo. Esta observação de Lancaster com certeza está direcionada para: ✂️ a) o usuário da unidade de informação. ✂️ b) a captação de recursos de informação ✂️ c) a alimentação de banco de dados. ✂️ d) a política de Recursos Humanos ✂️ e) o desbaste da coleção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro