Questões de Concursos: Técnico Especializado em Linguagens de Sinais

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21 Q681765 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Para entender como se dá o arranjo sintático da Libras é necessário conhecer um pouco sobre o componente verbal dessa língua, visto que, na articulação das sentenças, o sintagma verbal tem um papel bastante importante. Sobre a ordem das palavras na Libras é correto afirmar que:

22 Q687715 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Sobre a estrutura morfológica da Libras é correto afirmar:

23 Q687930 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Em análise comparativa com a língua portuguesa, Faria (2003) aponta três (03) tipos de metáforas na Libras. Sobre a metáfora equivalente, apresentada pela pesquisadora é correto afirmar:

24 Q684503 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Sobre classificadores em língua de sinais é correto afirmar:

25 Q691494 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

As línguas de sinais têm um léxico mental de formas sinalizadas e um sistema de criação de sinais novos a partir do qual elementos significativos (morfemas) são combinados. Quanto às regras morfológicas construídas no sistema linguístico da Libras, assinale a alternativa correta.

26 Q687142 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Sobre as modalidades da tradução e interpretação é correto afirmar que:

27 Q692855 | Português, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Texto associado.
Texto
    A linguagem de sinais é uma língua real que requer habilidades expressivas e comunicativas
assim como ocorre nas línguas faladas. Os cientistas têm demonstrado que os circuitos cerebrais que
dirigem a construção de orações na linguagem falada e na linguagem de sinais são essencialmente
os mesmos, apesar da diferença das vias neurais que atuam para sua articulação.
    Assim como no caso de uma língua falada, as crianças aprendem os rudimentos da linguagem
observando e interagindo com as pessoas ao redor, e através de várias tentativas que levam a um
aprendizado natural sem prender-se às regras gramaticais. De fato, até mesmo as linguagens de
sinais têm um sistema muito preciso de regras gramaticais e de pontuação. Além disso, assim como
as línguas faladas, as línguas de sinais evoluem naturalmente através do uso e da interação social
entre as pessoas.
Um exemplo é o desenvolvimento de uma linguagem de sinais na Nicarágua na primeira escola
para surdos, aberta em 1980. Os alunos que até então estavam isolados da comunidade de surdos, de
repente, encontraram-se e desenvolveram uma espécie de pidgin da linguagem de sinais que foi
transmitida naturalmente às novas gerações, a ponto de fazer o governo reconhecê-la como língua
oficial e padronizá-la, reconhecendo seu vocabulário e gramática. Assim nasceu a linguagem de
sinais da Nicarágua.
Inclusive onde já existe uma linguagem de sinais reconhecida, não é raro que as escolas para
surdos desenvolvam gírias juvenis ou verdadeiros dialetos dessas línguas. No Sri Lanka, por
exemplo, cada escola tem sua própria língua de sinais! Em resumo, mesmo no mundo dos surdos, a
língua é uma verdadeira Babilônia.
Mas, há alguma relação entre a linguagem de sinais e a língua falada? Não necessariamente. Os
países onde se fala um mesmo idioma, como por exemplo o inglês, podem ter línguas de sinais
totalmente diferentes. No entanto, isso não exclui o fato de que uma linguagem de sinais possa
desenvolver um determinado link com o idioma falado no lugar, porque as pessoas surdas leem os
textos nesse idioma e os compreendem, e isso, inevitavelmente, pode influenciar a sua forma de
pensar e de se expressar. Mas as maneiras em que isso acontece são muito complexas e, na grande
maioria, representam um mistério.
THE ABA JOURNAL. Disponível em: <https://blog.abaenglish.com/pt/a-linguagem-de-sinais-e-o-ingles/
Assinale a alternativa em que a letra destacada representa o mesmo fonema que a destacada em: “eXemplo” (linha 11).

28 Q686620 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Sobre a incorporação de negação na Libras é correto afirmar:

29 Q687861 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Sobre a presença das abordagens educacionais ao longo do tempo é correto afirmar:

30 Q684241 | Interpretação Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC

Quadros (1999) fez um estudo da interpretação semântica de algumas sentenças em Libras para explicar algumas das distribuições da ordem das palavras. Sobre este aspecto, marque a alternativa correta.
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