Questões de Concursos: Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q466013 | Direito Tributário, Impostos, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Sobre o ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, analise as seguintes afirmativas:

I. O ICMS tem a característica da extrafiscalidade, visando, não só o atendimento das necessidades financeiras do Estado, mas, também, ser instrumento de pressão sobre os cidadãos e na regulamentação das atividades inerentes à vida em sociedade.

II. Aplica-se ao ICMS o princípio da não-cumulatividade, compensando-se o imposto referente à etapa anterior com o imposto referente à nova etapa.

III. De acordo com as normas constitucionais em vigor, o ICMS também incidirá sobre as operações relativas a exportações de mercadorias para o exterior e serviços prestados a destinatários no exterior.

São verdadeiras somente as afirmativas:

12 Q468400 | Direito Tributário, Competência tributária, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Sobre a competência para instituir e cobrar tributos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os Estados também são competentes para instituir empréstimos compulsórios nas situações previstas na Constituição Federal.

II. Somente a União e os Estados podem criar novos impostos além dos que estão previstos na Constituição Federal.

III. União, Estados, Distrito Federal e Municípios são competentes para instituir taxa e contribuição de melhoria, no âmbito de suas atuação.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

13 Q377127 | Administração Pública, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Sobre os princípios aplicados da Administração Pública, é INCORRETO afirmar que:

14 Q793914 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

O Código Penal traz em seu texto capítulo dedicado a crimes cometidos contra a Administração Pública por servidores públicos. Um dos crimes é definido como "Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que forma da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida."

Trata-se de:

15 Q399972 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Levando-se em consideração as diversas classificações dos atos administrativos e seu agrupamento em espécies, pode-se afirmar que a licença resultante do exercício do poder de polícia é ato administrativo:

16 Q468929 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

No ordenamento jurídico brasileiro, à exceção dos empréstimos compulsórios, dos impostos residuais da União e das contribuições sociais, os demais tributos serão criados através de:

17 Q395015 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Um dos poderes administrativos reconhecidos pela doutrina é o regulamentar. Sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

I. O regulamento tem como limite a lei, competindo ao Poder Legislativo anular ou revogar os atos do Poder Executivo que exorbitam do poder de regulamentação.

II. O regulamento é ato típico do Chefe do Poder Executivo nas diversas esferas de governo.

III. O direito público no Brasil não admite a expedição de decreto autônomo para disciplinar matérias sujeitas à reserva legal.

São verdadeiras somente as afirmativas:

18 Q467376 | Direito Tributário, Impostos, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Sobre o Imposto de Transmissão causa mortis e por doação, de competência dos Estados, analise as afirmativas a seguir:

I. O imposto incidirá diante da mudança de titularidade ocorrida através de dois fatos jurídicos, que são a morte do titular anterior ou a doação, atingindo bens móveis e imóveis.

II. A alíquota do Imposto de Transmissão causa mortis será definida, no âmbito de cada Estado, por resolução da Assembléia Legislativa, órgão do Poder Legislativo estadual.

III. O contribuinte do imposto é o adquirente de bem imóvel ou móvel, havido por doação, ato oneroso ou por herança.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

19 Q470515 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

De acordo com a Constituição, NÃO constitui limitação ao poder de tributar, reconhecido ao Estado:

20 Q550561 | Informática, Word, Técnico Fazendário de Administração e Finanças TFAZ, SEF MG, NCE

Nas questões de nº 51 a 60, considere as configurações típicas de instalação dos softwares especificados, na sua versão em português.

O texto na figura a seguir foi digitado no MS Word 2000. A seqüência de passos que, a partir da caixa de diálogo Formatar Fonte, gera o efeito mostrado na segunda linha é:

texto normal texto formatado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.