Início

Questões de Concursos Técnico I Código D

Resolva questões de Técnico I Código D comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q750389 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O uso de cobertura morta com palhas (parte aérea de arroz, por exemplo), capim seco, acícula de Pinus etc. é uma prática tradicional na agricultura, especialmente no cultivo de espécies frutíferas e olerícolas. Com respeito às potencialidades e limitações do uso de cobertura morta nessas culturas, julgue os itens subseqüentes.

A cobertura morta reduz o crescimento de grande parte das plantas daninhas, porém, pode trazer ao local, via sementes, dispersores de outras plantas daninhas.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q545596 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma mineradora, exista um sistema de transporte de minério equivalente a uma montanha-russa. Analogamente a uma montanha-russa, um conjunto de carros, conectados como os vagões de um trem, é colocado sobre trilhos, formando um circuito fechado. Esse conjunto é inicialmente deslocado, por meio de um sistema motorizado, até o ponto mais alto do trajeto — ponto A — e, de lá, continua o percurso impulsionado apenas pela força da gravidade. Considerando que todos os carros do conjunto estão vazios e são idênticos, bem como são idênticas as estruturas que os interligam, e que não há acionamento de freio antes do término do percurso — ponto B —, julgue os seguintes itens.

Se a força de atrito fosse constante, então o módulo da velocidade do conjunto de carros em um trecho plano do circuito poderia ser corretamente descrito por uma função quadrática do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q549283 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que concerne a utilitários rpm no Linux e considerando uma estação instalada, o comando

rpm –U permite que sejam exibidas informações adicionais acerca do pacote rpm a ser instalado.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q548777 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos comandos utilizados no shell bash em sistemas Linux, é correto afirmar que o comando

passwd, utilizado para troca de senha, somente pode ser usado pelo usuário root.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q545256 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que envolvem conceitos de física, julgue os itens a seguir.

Ao se aquecer as paredes de um recipiente fechado que contém um gás, o número de colisões moleculares por unidade de tempo com as paredes internas desse recipiente aumentará, até quando não houver mais variação no momento linear das moléculas nas colisões com as paredes.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q614956 | Informática, Vírus e anti virus, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos de instalação de antivírus e remoção de vírus de computadores, julgue os itens a seguir.

Considere um vírus que utiliza a lista de contatos de um usuário infectado em uma rede local. Esse vírus pode abrir conexões com o servidor de e-mail do usuário e gerar emails contendo informações falsas acerca do usuário, além de enviar o seu código nos e-mails.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q549475 | Informática, Windows, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da instalação e da configuração de sistemas operacionais Microsoft Windows 2000, julgue os itens a seguir.

O Windows 2000 pode ser instalado tanto a partir de CD-ROM como a partir de disquetes de 3½".

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q615197 | Informática, Vírus e anti virus, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos de instalação de antivírus e remoção de vírus de computadores, julgue os itens a seguir.

Um vírus do tipo worm tem a capacidade de criar cópias de seu próprio código e se espalhar através de uma rede de computadores utilizando e-mail.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q727873 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

As possibilidades tecnológicas de reprodução gráfica de imagens evoluíram muito na última década, em grande parte pela popularização de fluxos de trabalho informatizados. Acerca das tecnologias de fotorreprodução, julgue os itens seguintes.

Para o controle de qualidade das reproduções em cores, é recomendado o uso de provas analógicas, como prova de prelo e Cromalin, ou de provas digitais, como as produzidas em plotadoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q549257 | Informática, Hardware, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto à instalação de periféricos em computadores Pentium II ou superior, com sistema operacional Windows, julgue os itens seguintes.

Um computador que tenha uma porta do tipo USB (universal serial bus) 2.0 não pode receber um dispositivo que tenha o padrão USB 1.1 porque as arquiteturas são incompatíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q549006 | Informática, Navegadores, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto a instalação, configuração e utilização de navegadores Internet Explorer 6.0 em sistemas operacionais Windows, julgue os itens que se seguem.

Para ter suporte a padrões de exibição e de animação, como Quicktime e Flash, é necessário que sejam adicionados plugins ao navegador.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q549347 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que concerne a utilitários rpm no Linux e considerando uma estação instalada, o comando

rpm –r permite que seja substituído um pacote previamente instalado.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q752579 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Jurandir, agricultor, vem produzindo feijão na mesma área nos últimos oito anos. No entanto, a produtividade da cultura tem diminuído ao longo do tempo. Nessa área, normalmente pulveriza-se o mesmo inseticida, o mesmo herbicida seletivo e o mesmo fungicida em uma única aplicação de cada produto ao longo do ciclo da cultura e utiliza-se a mesma quantidade de fertilizante (NPK acrescido de micronutrientes) durante a semeadura. A área apresenta uma declividade média de 8% e, em todos esses anos, o solo tem sido preparado mediante uma aração e duas gradagens antes da semeadura de feijão, que é feita em nível.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes, acerca dos procedimentos corretos e viáveis a serem utilizados com o objetivo de aumentar a produtividade da cultura.

Considerando que tenha ocorrido um acentuado processo de erosão no solo nos últimos anos, se o agricultor deixar de arar e gradear o solo previamente à semeadura de feijão, a produtividade da cultura poderá estabilizar-se ou até mesmo aumentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q544290 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que envolvem conceitos de física, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em uma demonstração de eletricidade estática, em uma feira de ciências na cidade de São Paulo, uma pessoa isolada encostou uma das mãos na cúpula de um gerador de Van de Graaff, que gerava potenciais da ordem de centenas de quilovolts, e ao agitar os cabelos, ainda com a mão na cúpula do gerador, esses ficaram eriçados.

Nessa situação, os fios do cabelo da pessoa tendem a se alinhar perpendicularmente às linhas do campo elétrico excitado pelo gerador de Van de Graaff.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q727871 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Com base na situação hipotética descrita no texto e nas especificações do convite, julgue os itens que se seguem.

A especificação técnica do convite informa que ele será impresso em um dos lados (frente).

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q544930 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma mineradora, exista um sistema de transporte de minério equivalente a uma montanha-russa. Analogamente a uma montanha-russa, um conjunto de carros, conectados como os vagões de um trem, é colocado sobre trilhos, formando um circuito fechado. Esse conjunto é inicialmente deslocado, por meio de um sistema motorizado, até o ponto mais alto do trajeto — ponto A — e, de lá, continua o percurso impulsionado apenas pela força da gravidade. Considerando que todos os carros do conjunto estão vazios e são idênticos, bem como são idênticas as estruturas que os interligam, e que não há acionamento de freio antes do término do percurso — ponto B —, julgue os seguintes itens.

Se, em um determinado trecho do circuito, a trajetória descreve uma parábola vertical com concavidade para baixo, então, para um dos carros do conjunto, existe um valor do módulo da sua velocidade em que os trilhos não exercem força sobre ele.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q544686 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que envolvem conceitos de física, julgue os itens a seguir.

É possível se obter uma imagem ampliada de um objeto por meio do uso de um par de lentes biconvexas.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q750815 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência aos processos de colheita, beneficiamento, embalagem e armazenamento de feijão, julgue os itens seguintes.

O método de colheita manual de feijão mais usual no Brasil consiste no arranquio manual das plantas para posterior secagem, seguido de bateção das plantas sobre lona, para que os grãos se soltem, e peneiramento manual dos grãos para a eliminação de impurezas.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q751648 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.

O plantio das mudas de fruteiras, dependendo da declividade, poderá ser feito em nível ou sobre terraços.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q752196 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Os sistemas agrossilviculturais, que incluem espécies arbóreas e anuais, são empregados há muito tempo por habitantes da região amazônica, que costumam abrir clareiras na floresta para cultivar espécies agrícolas e explorar produtos florestais simultaneamente. Esses sistemas podem contribuir de forma bastante significativa para a sustentabilidade da exploração econômica de ambientes sensíveis, como é a Amazônia, e, por essa razão, têm sido objeto de pesquisas nessa região. No tocante a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Os sistemas agrossilviculturais podem aumentar a capacidade produtiva do solo, entre outras razões, pelo fato de as árvores terem a capacidade de melhorar as características físicas do solo e a ciclagem de nutrientes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.