Início

Questões de Concursos Técnico I Código D

Resolva questões de Técnico I Código D comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q727559 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

As matrizes, ou formas de impressão, definem muitas características técnicas de processos e produtos gráficos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Tipografia, serigrafia, rotogravura e flexografia são processos de impressão que utilizam, respectivamente, formas relevográficas, permeográficas, encavográficas e relevográficas.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q548925 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito da permissão de arquivos e diretórios no Linux, julgue os itens que se seguem.

O comando chmod 400 é usado para dar permissão de leitura ao dono do arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q381030 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito da estrutura morfológica das Monocotiledôneas, julgue os itens que se seguem.

Após a fecundação, o ovário de suas flores se transforma na semente.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q549271 | Informática, Hardware, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à configuração e à instalação de placas em computadores do tipo PC, julgue os itens a seguir.

Uma placa-mãe que suporta nativamente o padrão PCI (peripheral component interconnect) suporta da mesma forma o padrao AGP (accelerated graphics port).

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q380849 | Biologia, Taxonomia, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando que os nomes populares das espécies são muito úteis para a correta identificação científica das mesmas, julgue os itens abaixo.

O nome popular ingá com modificadores como branco, cabeludo, vermelho etc. freqüentemente corresponde a espécies do gênero Inga da família das Leguminosae.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q752391 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O ponto de colheita determina a maior ou menor resistência do fruto ao manuseio, sua capacidade de completar o processo fisiológico da maturação, sua aparência e qualidade. O grau de maturação ideal é bastante variável com a espécie e a cultivar. A determinação do grau de maturação adequado, por ocasião da colheita do fruto, é de grande importância para que o produto atinja o mercado ou a indústria em perfeitas condições. Acerca da colheita de frutas e hortaliças, julgue os itens seguintes.

A colheita de frutas deve, sempre que possível, ser realizada nas horas mais frescas do dia, e as frutas colhidas devem ser colocadas em local protegido da insolação, que pode provocar sérios danos à película das frutas e elevar a temperatura destas, provocando aumento na taxa respiratória e na transpiração.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q749314 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência aos processos de colheita, beneficiamento, embalagem e armazenamento de feijão, julgue os itens seguintes.

Por força da legislação brasileira, os grãos de feijão só podem ser comercializados se estiverem acondicionados em embalagem plástica com capacidade para 1 kg do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q550176 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que concerne a utilitários rpm no Linux e considerando uma estação instalada, o comando

rpm –q permite ao usuário sair da interface de uso do utilitário rpm.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q548711 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos comandos utilizados no shell bash em sistemas Linux, é correto afirmar que o comando

insmod é utilizado para compilar, linkar e instalar módulos dinâmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q749731 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Considere que uma empresa agrícola esteja em fase de implantação de um sistema agrossilvicultural em sua propriedade e que, para tanto, tenha instalado um viveiro de produção de mudas. A respeito dos procedimentos corretos para a condução do viveiro e para o plantio das mudas em campo, julgue os itens que se seguem.

Durante as fases iniciais de desenvolvimento, as mudas devem ficar expostas diretamente ao Sol de forma ininterrupta, uma vez que o processo fotossintético ajuda a enrijecer o caule das mudas e, conseqüentemente, as fortalece.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q751619 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O controle fitossanitário por meios químicos tem sido intensamente questionado pela opinião pública mundial. A sociedade exige produtos alimentícios livres de resíduos danosos à saúde humana, e há uma preocupação generalizada com poluição ambiental e destruição da natureza. Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade dos produtos agrícolas, expressa principalmente pelo aspecto, sabor e aroma. De qualquer forma, o uso de agrotóxicos continua sendo efetuado pelos produtores agrícolas. Acerca dessa forma de controle fitossanitário de patógenos e pragas, julgue os itens a seguir.

As viroses podem ser disseminadas por insetos vetores, como afídeos, tripes, mosca-branca, cigarrinha etc., que adquirem o vírus ao se alimentarem sobre uma planta virótica, tornando-se agentes veiculadores quando sugam plantas anteriormente sadias. Para o controle dessas viroses e de outras doenças e pragas, o sistema mais adequado, tanto do ponto de vista econômico como ecológico, é o controle integrado, que procura preservar o meio ambiente por meio da eliminação do uso de agrotóxicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q548527 | Informática, Linux Unix, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito da permissão de arquivos e diretórios no Linux, julgue os itens que se seguem.

Por meio do comando chmod, é possível se alterar as permissões em arquivos e diretórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q549341 | Informática, Navegadores, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto a instalação, configuração e utilização de navegadores Internet Explorer 6.0 em sistemas operacionais Windows, julgue os itens que se seguem.

Para se instalar um navegador, é necessário que o usuário tenha acesso direto à Internet protegido por um firewall.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q752356 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Os sistemas agrossilviculturais, que incluem espécies arbóreas e anuais, são empregados há muito tempo por habitantes da região amazônica, que costumam abrir clareiras na floresta para cultivar espécies agrícolas e explorar produtos florestais simultaneamente. Esses sistemas podem contribuir de forma bastante significativa para a sustentabilidade da exploração econômica de ambientes sensíveis, como é a Amazônia, e, por essa razão, têm sido objeto de pesquisas nessa região. No tocante a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Normalmente, a diversidade de espécies de animais é maior em sistemas agrossilviculturais que em monoculturas, o que pode favorecer o controle biológico de pragas agrícolas e reduzir a necessidade de aplicação de agrotóxicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q727607 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Com base na situação hipotética descrita no texto e nas especificações do folheto, julgue os itens a seguir.

A fidelidade e a precisão na reprodução de uma imagem original se dá na proporção inversa à lineatura da retícula utilizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q749479 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O ponto de colheita determina a maior ou menor resistência do fruto ao manuseio, sua capacidade de completar o processo fisiológico da maturação, sua aparência e qualidade. O grau de maturação ideal é bastante variável com a espécie e a cultivar. A determinação do grau de maturação adequado, por ocasião da colheita do fruto, é de grande importância para que o produto atinja o mercado ou a indústria em perfeitas condições. Acerca da colheita de frutas e hortaliças, julgue os itens seguintes.

O primeiro sinal de amadurecimento da cebola é o amarelecimento do pseudocaule, que permanece ereto, o que indica a perfeita adaptação da cultivar, bem como a completa maturação do bulbo, e favorece a sua conservação pós-colheita.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q749946 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O uso de cobertura morta com palhas (parte aérea de arroz, por exemplo), capim seco, acícula de Pinus etc. é uma prática tradicional na agricultura, especialmente no cultivo de espécies frutíferas e olerícolas. Com respeito às potencialidades e limitações do uso de cobertura morta nessas culturas, julgue os itens subseqüentes.

Essa prática diminui a desagregação do solo na superfície, mantém a porosidade e reduz o escorrimento superficial da água, reduzindo a erosão.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q550068 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Quanto à instalação de periféricos em computadores Pentium II ou superior, com sistema operacional Windows, julgue os itens seguintes.

Após a instalação de um jumper em um disco rígido do tipo IDE (intelligent drive electronics), a BIOS do computador configurará o dispositivo de acordo com as configurações setadas pelo jumper.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q544605 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que envolvem conceitos de física, julgue os itens a seguir.

Correntes elétricas contínuas são induzidas em uma superfície metálica quando ela é submetida à ação do campo elétrico de ondas eletromagnéticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q728525 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

As embalagens são parte fundamental na venda de um produto. Com a entrada no mercado brasileiro das marcas estrangeiras, os empresários passaram a investir maciçamente no seu design. Sobre esse assunto, julgue os itens seguintes.

A etapa de comparação com utilização das provas se dá após a conclusão da etapa de impressão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.