Início

Questões de Concursos Técnico Judiciário

Resolva questões de Técnico Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3061Q37441 | Português, Técnico Judiciário, TRT PB, FCC

Texto associado.
      Em 1973, um livro afirmou que as plantas são seres sencientes que têm emoções, preferem música clássica a rock"n"roll e podem reagir a pensamentos não expressos verbalmente de seres humanos a centenas de quilômetros de distância. Entrou para a lista de best-sellers do New York Times, na categoria não ficção.
      A Vida Secreta das Plantas, de Peter Tompkins e Christopher Bird, apresentou uma fascinante miscelânea de ciência botânica autêntica, experimentos fajutos e culto místico da natureza, que arrebatou a imaginação do público numa época em que o ideário new age começava a ser assimilado pela cultura dominante. As passagens mais memoráveis descreviam os experimentos de Cleve Backster, um ex-agente da CIA especialista em detectores de mentiras. Em 1966, porque lhe deu na veneta, Bakster ligou um galvanômetro - medidor de correntes elétricas - à folha de uma dracena plantada num vaso do seu escritório. Ficou pasmo ao constatar que, quando ele imaginava a dracena pegando fogo, a agulha do polígrafo se mexia, registrando um surto de atividade elétrica indicador de que a planta sentia estresse. “A planta leu a mente dele?", indagam os autores. Backster teve vontade de sair pelas ruas gritando: “As plantas pensam!"
      Nos anos seguintes, vários botânicos sérios tentaram em vão reproduzir o “efeito Backster". Boa parte da ciência em A Vida Secreta das Plantas caiu em descrédito. Mas o livro deixou sua marca na cultura. Norte-americanos começaram a conversar com plantas e a tocar Mozart para elas, e sem dúvida muitos ainda o fazem. Isso pode parecer inofensivo - provavelmente sempre haverá uma veia sentimentalista a influenciar nosso modo de ver as plantas -, mas, na opinião de muitos botânicos, esse livro causou danos duradouros a sua área de estudo. Segundo o biólogo Daniel Chamovitz, Tompkins e Bird foram responsáveis por emperrar “importantes pesquisas  sobre o comportamento das plantas, pois os cientistas passaram a desconfiar de qualquer estudo que sugerisse paralelos entre sentidos dos animais e sentidos dos vegetais”.

(POLLAN, Michael. “A Planta Inteligente", In: Piauí, maio de 2014. p. 63-64)
A frase que pode ser corretamente transposta para a voz passiva encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3062Q36177 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A prisão temporária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3063Q330578 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Um motociclista acidenta-se. Ao cair, bate a cabeça no chão. Queixa-se de formigamento nos braços e pernas e apresenta fratura exposta no braço direito, com abundante perda de sangue. Um socorrista deve, como conduta prioritária,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3064Q420183 | Direito Civil, Direito Patrimonial, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp AL, FGV, 2018

Felipe, com quinze anos, desfere agressões verbais contra a honra de Marcela, maior e sua vizinha, na presença de vários vizinhos de condomínio. Embora aborrecida, Marcela é por todos os presentes amparada e acolhe, por certo tempo, o conselho de não buscar indenização pelos danos morais sofridos, visto se tratar de um adolescente “rebelde”. Contudo, decorridos vinte e quatro meses das agressões e em razão da mudança de Felipe, que deixou o prédio, Marcela resolve buscar “seus direitos” e receber indenização dos pais do agressor.

A pretensão de Marcela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3065Q37213 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

Governador do Estado deseja contratar determinado cantor sertanejo consagrado pela crítica especializada e pela opinião pública, diretamente ou através de seu empresário exclusivo, para fazer um show no réveillon em praça pública para a população. Preocupado em atender aos ditames da Lei nº 8.666/93, o Governador solicitou parecer à Procuradoria do Estado, oportunidade em que foi informado de que a contratação em tela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3066Q38496 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE AC, AOCP

A lei considerará crime(s) inafiançável(is) e insuscetível(is) de graça ou anistia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3067Q12642 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

No âmbito da competência do Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário, está a aprovação das  denominadas súmulas vinculantes que têm, inclusive, efeito em relação à administração pública direta e indireta, em  todas as esferas. Consoante às normas constitucionais, a revisão da súmula vinculante emitida poderá ser provocada  pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3068Q38761 | Informática, Técnico Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao gerenciamento de arquivos.

No Windows Explorer do Windows XP, ao se efetuar a ação de mover um arquivo que esteja aberto, de uma pasta para outra, esse arquivo é automaticamente salvo, fechado e, em seguida, transferido para a pasta de destino.
  1. ✂️
  2. ✂️

3069Q36736 | Informática, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

Sobre segurança na Internet, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não é recomendado, antes de inserir informações pessoais em um site, ler a declaração de privacidade, mesmo que seja um site desconhecido.
( ) Mecanismos de proteção, como programas antimalware e firewall pessoal, contribuem para que o computador não seja infectado/invadido.
( ) É recomendado configurar o navegador para permitir sempre o aparecimento de janelas pop-up, mesmo em caso de sites desconhecidos e não confiáveis.
( ) Recomenda-se a qualquer usuário, caso tenha sido vítima de fraude via Internet, procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência.

Assinale a sequência correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3070Q34700 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

José, técnico administrador dos computadores com sistema operacional Linux do TRT da 1a Região, deve criar uma nova conta temporária para o usuário Mauro, que realizará um estágio de três meses. Utilizando o comando useradd para criar a conta, e para estabelecer a data em que a conta deve ser desabilitada, deve utilizar a opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3071Q43923 | Informática, Técnico Judiciário, TRF DF, FCC

No PostgreSQL, para remover o valor padrão de uma coluna chamada preco em uma tabela chamada produto de um banco de dados ativo, em condições ideais, utiliza-se a instrução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3072Q254615 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 23 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Decorar e revestir o corpo com o objetivo de criar
vínculos culturais e emotivos, assim como manifestar crenças e
valores da civilização, sempre foram preocupações do homem
ao longo de sua existência. O anseio em mostrar-se em sintonia
com as novas tendências é uma necessidade histórica. O
conceito de moda nasceu no final da Idade Média período em
que a forma de vestir ganhou relevância. O declínio do
feudalismo e o desenvolvimento das cidades viram surgir uma
nova classe social a burguesia. Enriquecidos pelo comércio,
os burgueses passaram a imitar as roupas de uso até então
exclusivo da aristocracia.

A necessidade de diferenciação fez que os aristocratas
se dedicassem a criar sempre novos trajes para distinguirem-se
na aparência e hierarquia,impulsionando os primeiros
movimentos da engrenagem: os nobres criavam e os burgueses
copiavam. Esse sistema perdurou até o século XIX, quando a
moda, pela primeira vez, enfrentou um processo de
democratização, atingindo todas as classes sociais e ampliando
o conceito aplicado até hoje o de atender ao gosto e aos
anseios de afirmação pessoal, além de expressar idéias e
sentimentos.

O desejo de mostrar-se em sintonia com o novo ainda
funciona como uma necessidade de demonstrar algum tipo de
poder. "Após seis séculos, a moda continua servindo de recurso
para ostentar riqueza. É a maneira que o ser humano encontrou
de manifestar, por meio das roupas e acessórios, que pertence
a uma classe social que o diferencia e individualiza", afirma a
historiadora Kathia Castilho, professora de Moda

Mas o que é moda? Um historiador britânico costuma
dizer quemoda significa muito mais do que a roupa em si.
Funciona como o espelho das mudanças sociais e culturais da
civilização. Acompanha, simboliza e retrata as transformações
vividas pelo homem e pela sociedade ao longo dos séculos.
Mais do que um desfile de tendências, revela uma linguagem
não-verbal. Não é assunto exclusivo das elites; ao contrário,
está muito mais próxima da vida real. No dia-a-dia das ruas, as
pessoas identificam-se pelas roupas. Conseguem expressar
idade, sexo, personalidade, classe social, gostos e até mesmo
estado de humor graças à aparência.

Para o filósofo francês Gilles Lipovetsky, autor de O
império do efêmero uma espécie de bíblia sobre o assunto ,
a roupa perderá, com o passar do tempo, a herança adquirida
na Idade Média, de transmitir visualmente a posição social do
indivíduo, para tornar-se algo essencialmente prático. Ele aceita
a presença de tecidos inteligentes aqueles quepermitem troca
de calor, mantendo o corpo quente no frio e vice-versa, ou
evitam bactérias. Mas faz algumas ressalvas. A reflexão fará
diferença em um mundo onde a tecnologia imperará em todos
os âmbitos da sociedade. A figura do estilista não
desaparecerá, pelo contrário. Para Lipovetsky, a criatividade, as
idéias e o saber serão artigos de luxo. Este, aliás, um dos
jargões preferidos do mundo da moda.

(Adaptado de Mariana Kalil. Superinteressante, setembro
2003, p. 61-65)

- uma espécie de bíblia sobre o assunto - (último parágrafo)

Em relação à frase transcrita acima, é correto afirmar que se trata de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3073Q38051 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A medida judicial que pode ser proposta por qualquer cidadão para suprir omissão regulamentadora que torne inviável o exercício de liberdade constitucional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3074Q38307 | Direito Civil, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3075Q38820 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico Judiciário, TRE AL, FCC

Nos casos de conflitos de competências entre Juízes ou Juntas Eleitorais suscitados ao Tribunal, instruído o processo, ou findo o prazo sem que tenham sido prestadas as informações solicitadas, o Relator mandará ouvir o Procurador Regional Eleitoral, que se pronunciará no prazo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3076Q34730 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

No sistema gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL (v. 9.1), a forma para se declarar um atributo com o tipo de dados Array, com duas dimensões, tendo o nome teste é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3077Q342956 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere as proposições P e Q a seguir.

P: Todo processo que tramita no tribunal A ou é enviado para tramitar no tribunal B ou no tribunal C.

Q: Todo processo que tramita no tribunal C é enviado para tramitar no tribunal B.

A partir dessas proposições, julgue os itens seguintes.

Se um processo não tramita no tribunal C, então ele também não tramita no tribunal B.
  1. ✂️
  2. ✂️

3078Q38068 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

No que concerne à fusão, incorporação e extinção dos partidos políticos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3079Q2494 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ SC

Como prevê a legislação específica, o julgamento da licitação deve ser feito em observância aos princípios básicos nela previstos, NÃO estando incluído entre estes o da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3080Q38334 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral habilita os candidatos eleitos e seus suplentes a exercer seus respectivos mandatos. Dentre suas características, destaca-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.