Início

Questões de Concursos Técnico Judiciário

Resolva questões de Técnico Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q362497 | Enfermagem, Psicologia aplicada à enfermagem, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos psicológicos do cuidado de enfermagem.

No primeiro contato com o paciente, o profissional deve procurar recepcioná-lo, apresentar-se e chamá-lo pelo nome ou pode usar apelidos ou títulos, como vovozinho(a) ou tio(a) para dar a idéia de intimidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q363576 | Enfermagem, Psicologia aplicada à enfermagem, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos psicológicos do cuidado de enfermagem.

O corpo do paciente deve ser tratado como um objeto de ação despersonalizado a fim de se garantir uma relação mais imparcial possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q2485 | Informática, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Em uma planilha do Excel 2007, a aplicação da fórmula =MAIÚSCULA("justiça") fornece como resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q550475 | Informática, Software, Técnico Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Acerca de DevOps, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q330129 | Segurança e Transporte, Mecânica, Técnico Judiciário, TRE SE, FCC

Em veículos equipados com direção hidráulica, a quebra da correia de acionamento da bomba da direção com o veículo em movimento provocará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q339258 | Raciocínio Lógico, Experimentos Aleatórios, Técnico Judiciário, TRT 12a, FEPESE

As probabilidades de três jogadores marcarem um gol cobrando um pênalti são, respectivamente, ½, 2?5 e 5?6. Se cada um bater um único pênalti, a probabilidade de todos errarem é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q34697 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT SP, FCC

Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:

I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados.
II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização.
III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.
IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q340586 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Alice, Bruna e Carla, cujas profissões são, advogada, dentista e professora, não necessariamente nesta ordem, tiveram grandes oportunidades para progredir em sua carreira: uma delas, foi aprovada em um concurso público; outra, recebeu uma ótima oferta de emprego e a terceira, uma proposta para fazer um curso de especialização no exterior.

Considerando que:

- Carla é professora;

- Alice recebeu a proposta para fazer o curso de especialização no exterior;

- a advogada foi aprovada em um concurso público;

é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q359098 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

A família de uma idosa com mal de Alzheimer procura o recurso de saúde para receber orientações sobre os cuidados a serem prestados à idosa. Nesta situação, deve-se orientá-los para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q251591 | História do Brasil, Brasil colônia, Técnico Judiciário, TJ SC, TJ SC

Há aproximadamente cinco séculos os portugueses chegaram ao litoral brasileiro e foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas. Leia as

afirmativas abaixo:

I. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado. Entre outros fatores, podemos citar que isso ocorreu em decorrência do contágio por doenças trazidas pelos europeus.

pelos europeus.

II. Os Caraíbas estavam espalhados por todo o litoral do território brasileiro e foram os primeiros a ter contato com os portugueses.

III. Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação e a economia era de subsistência.

IV. Alguns grupos indígenas praticavam a antropo-fagia, atitude que tinha caráter ritual.

V. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Essa relação pacífica, porém, desapareceu à medida que os portugueses começaram a ocupar suas terras e iniciaram a sua escravização.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q38223 | Informática, Redes de Computadores, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

Com relação às redes locais (LANs) e às redes de longa distância (WANs), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q367977 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Técnico Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto a nutrição nos diferentes ciclos da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q553054 | Informática, Excel, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

A respeito do Excel, julgue os próximos itens, considerando uma planilha, em processo de edição, que contenha registros de diferentes processos, associados às seguintes colunas: número do processo, assunto e data de entrada.

Sempre que um novo processo for inserido na planilha, uma macro poderá totalizar e calcular, ao mesmo tempo, a média de processos por data.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q454888 | Direito do Trabalho, Períodos de descanso, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

No tocante ao intervalo para repouso e alimentação, considere:

I. A não-concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento do período apenas suprimido, com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho, sem prejuízo do cômputo da efetiva jornada de labor para efeito de remuneração.

II. É válida cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho contemplando a redução do intervalo intrajornada, tratando-se de direito disponível passível de ser negociado coletivamente.

III. Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, é devido o gozo do intervalo intrajornada mínimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o período para descanso e alimentação não usufruído como extra, acrescido do respectivo adicional na forma legal.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q359789 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Técnico Judiciário, TRE AP, CESPE CEBRASPE

A dieta para pacientes preparada com pouca quantidade de resíduos, na qual todos os alimentos sofreram modificações por cozimento ou por meios mecânicos — foram picados, ralados ou moídos —, apresentando-se com consistência menos sólida, é denominada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q317579 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

A administração de recursos humanos (ARH) é uma área interdisciplinar e relativamente nova. Envolve conceitos de áreas de conhecimento como Psicologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho etc.

Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva), como a aspectos externos (abordagem extroversiva).

A ARH faz uso de técnicas que são aplicadas diretamente ou indiretamente às pessoas, visando obter e fornecer dados ou subsídios para a tomada de decisões organizacionais.

Com relação a esse tema, é correto afirmar que as técnicas de ARH de abordagem introversiva incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q34728 | Informática, Banco de Dados, Técnico Judiciário, TRT RJ, FCC

Considere a existência da seguinte tabela de um Banco de Dados relacional:

                              Produto (ID, Item, Tipo, Custo)

A consulta SQL para obter o Custo médio dos Itens de cada Tipo de Produto é

                        SELECT Tipo, AVG (Custo)
                        FROM Produto
                        Cláusula 3

O conteúdo da Cláusula 3 para completar a consulta e atender o especificado na questão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q37930 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q335086 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Três substâncias A, B e C são utilizadas na composição de um determinado produto D. A fórmula de D exige a proporção de 11 g de A para 12 g de B e para 13 g de C. Quantos gramas da substância C entrarão na composição de 1 440 g do produto D?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q37623 | Direito do Trabalho, Técnico Judiciário, TRT AL, FCC

Se a atividade do empregado é, simultaneamente, insalubre e perigosa, o adicional devido será o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.