Questões de Concursos: Técnico Judiciário Área Serviços Gerais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico Judiciário Área Serviços Gerais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q261867 | Arquivologia, Regras de alfabetação, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em determinado arquivo corrente optou-se pelo método básico alfabético. Ocorre que, no arquivamento, duas pessoas têm sobrenome igual, João Villa-Lobos e Otávio Villa-Lobos. Havia também três pessoas com sobrenome Santos, José dos Santos, J. Santos e Jonas dos Santos. No mesmo arquivo, existiam mais duas pessoas: uma chamava-se Marcelo da Câmara e a outra Juvenal de Almeida. Apareciam também situações de pessoas cujo sobrenome exprimiam graus de parentesco, como Antônio Almeida Neto e Pedro Carvalho Filho. Havia dois autores espanhóis, Francisco Carbalhal y Oviedo e outro Pacco Baños Molinero, e dois autores orientais, Li Yutang e Yoshi Matsue.

Observando as regras do método de arquivamento alfabético e a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que entre os autores espanhóis, primeiro vem o Molinero, Pacco Baños e depois o Oviedo, Francisco Carbalhal.

42 Q254592 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das disposições vigentes na Lei n.º 8.112/1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União -, julgue os itens a seguir.

O prazo de validade de concurso público deve ser objeto da norma editalícia, que regulamentará o certame, e será de até um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

43 Q258974 | Relações Humanas, Trabalho em equipe, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Jorge, como responsável pela condução de veículos oficiais que fazem o transporte de magistrados e demais servidores do tribunal, deve dispensar tratamento diferenciado para os magistrados, pois eles são as autoridades máximas do tribunal.

44 Q252670 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Conclusão

1 À luz do contrato, há previsão de aplicabilidade de
multa somente para os casos em que a empresa contratada não
prestar o atendimento no prazo estipulado, isto é, em situações
4 em que houver necessidade de intervenção. Durante a
atividade de manutenção das máquinas, não ocorreram
inoperâncias dos equipamentos da referida empresa. Portanto,
7 não há razões para que a empresa seja apenada.

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

O trecho acima poderia fazer parte de um relatório, por ser este um tipo de documento que deve apresentar sempre uma conclusão.

46 Q255320 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 1 a 10

Haja Kbça p/ tanta 9idade

1 Se o leitor já passou dos 30 ou não tem adolescentes
na família, pode achar que há algo errado com o título acima.
Essa é apenas uma forma enxuta e rápida de dizer: HAJA
4 CABEÇA PARA TANTA NOVIDADE. E é assim que boa
parte dos internautas se comunica. Os populares serviços de
troca de mensagens instantâneas, como ICQ e MSN -
7 Messenger, e os torpedos enviados por celulares trouxeram à
tona uma mudança na escrita. Os internautas têm pressa, por
isso acharam uma maneira rápida, econômica e eficiente de
10 se comunicar.
É bom os pais e educadores, que se descabelam
com essas abreviações da língua portuguesa, irem se
13 acostumando, pois a linguagem cifrada acaba de chegar à
televisão. Uma rede do sistema de tevê a cabo estreou uma
programação em que a legenda dos filmes é escrita no idioma
16 cibernético. As produções são exibidas às terças-feiras à noite
e devem priorizaros filmes de ação e de aventura, que têm
nos adolescentes seu público mais fiel. No que depender do
19 público-alvo, a sessão cibernética será um sucesso. "Gosto
muito de filmes, e colocando minha linguagem fica mais
tranqüilo", diz o estudante Fernando Notlin, de 17 anos de
22 idade, um dos quatro contratados pela empresa de tradução
para adaptar os filmes ao idioma cifrado.
"Tivemos de encontrar um meio-termo pois tem
25 grupos muito radicais e não dá para entender nada do que eles
falam", diz Marcelo Leite, diretor da empresa de tradução.
Os idealizadores do programa estão preparados para
28 as críticas. A mais contundente seria sobre o desuso da língua
portuguesa. "Enquanto essa grafia cifrada for usada só em
ambiente de internautas, tudo bem, é mais uma modalidade
31 gráfica de gíria. Extrapolar isso ao grande público é um
assalto à integridade do idioma", diz o filólogo Evanildo
Bechara, da Academia Brasileira de Letras.
34 Para os lingüistas, a escritacibernética é mais uma
forma de comunicação. "Os jovens estão crescendo nessa
linguagem funcional. Se eles usam um meio eletrônico é
37 porque querem ser rápidos. Não vejo perigo", diz a
professora Eni Orlandi, do Instituto de Estudos da Linguagem
da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Cláudia Pinho. Istoé, 16/3/2005, p. 56-7 (com adaptações).
Com relação às idéias do texto, julgue os itens a seguir.

As mudanças na escrita, provocadas pela linguagem cibernética, estão desencadeando uma revisão das normas ortográficas da língua portuguesa.

47 Q251247 | Relações Humanas, Trabalho em equipe, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Considere que Jorge tem observado que alguns colegas de sua equipe estão desmotivados para o trabalho. Nessa situação, é correto afirmar que essa desmotivação pode prejudicar o desenvolvimento do espírito da equipe.

48 Q251291 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A gestão de documentos compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Acerca desse assunto, julgue os itens que seguem.

Método numérico simples cronológico ou método dígitoterminal corresponde à atribuição de um número a cada correspondente ou cliente, obedecendo-se à ordem de entrada ou registro, sem preocupação com a ordenação alfabética.

49 Q261559 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes do Trabalho, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em janeiro de 2005, auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constataram, em uma fazenda localizada no interior de determinado estado-membro da Federação, o descumprimento pelo empregador de diversos dispositivos da legislação trabalhista, inclusive com trabalhadores expostos a condições de trabalho degradantes. Os auditores lavraram auto de infração, com aplicação de multas em decorrência do descumprimento de normas de proteção a relações de trabalho. Um dos trabalhadores ingressou com ação contra o empregador pleiteando indenização por danos morais e patrimoniais, em razão das condições de trabalho a que foi exposto.

Considerando a situação hipotética acima e os dispositivos da Constituição Federal vigentes, julgue os itens seguintes.

É da competência da justiça do trabalho processar e julgar eventual mandado de segurança proposto pelo empregador, por meio do qual questione a legalidade das multas que lhe foram aplicadas pelos auditores do MTE.

50 Q260031 | Direito Constitucional, Tribunais e Juízes do Trabalho, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em janeiro de 2005, auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constataram, em uma fazenda localizada no interior de determinado estado-membro da Federação, o descumprimento pelo empregador de diversos dispositivos da legislação trabalhista, inclusive com trabalhadores expostos a condições de trabalho degradantes. Os auditores lavraram auto de infração, com aplicação de multas em decorrência do descumprimento de normas de proteção a relações de trabalho. Um dos trabalhadores ingressou com ação contra o empregador pleiteando indenização por danos morais e patrimoniais, em razão das condições de trabalho a que foi exposto.

Considerando a situação hipotética acima e os dispositivos da Constituição Federal vigentes, julgue os itens seguintes.

A competência para processar e julgar eventuais ações propostas pela União, relativas às penalidades administrativas aplicadas pelos auditores do MTE, é da justiça do trabalho.


🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.