Questões de Concursos: Técnico Judiciário Edificações

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico Judiciário Edificações. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q44540 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Na elaboração de um orçamento de obra devem ser considerados dois tipos de custos, os diretos e indiretos. Os itens apresentados são considerados no cálculo dos custos diretos EXCETO

22 Q44529 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

A cobertura de uma tinta é a propriedade do material, ao revestir o substrato no qual foi aplicado, proporcionar opacidade. A cobertura é uma propriedade que pode ser verificada tanto no filme úmido quanto no seco e está relacionada à presença de um complemento denominado

23 Q44504 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

A prefeitura de São Paulo pretende iniciar a implantação de um ginásio esportivo com dimensões de 60 m e 90 m. As dimensões na representação gráfica, em cm, para uma planta baixa na escala de 1:200 são iguais, respectivamente, a 

24 Q44510 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Na execução de uma parede de alvenaria, com a finalidade de absorver tensões que se concentram nos contornos dos vãos (portas e janelas), oriundas de deformações impostas é necessário prever a execução de elementos estruturais específicos. O elemento localizado sobre o vão denomina-se

25 Q44548 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Texto associado.
Para responder a questão considere o texto abaixo. 

Cidades inteligentes, até demais 

O conceito de “cidade inteligente” se popularizou como estratégia de solução e gerenciamento de problemas urbanos. Diz respeito à confluência de informação que circula em grandes cidades e ao uso da tecnologia para automatizar a gestão de setores urbanos, desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais que circulam em redes sociais e aplicativos móveis. O advogado Cristiano Therrien, pesquisador em Direito da Tecnologia na Universidade de Montreal, no Canadá, conversou com o Observatório da Privacidade e Vigilância sobre o tema.

Observatório da Privacidade e Vigilância: O que é uma cidade inteligente?

Cristiano Therrien: Cidades inteligentes, cidades conectadas, cibercidades, cidades responsivas, são muitas as nomenclaturas usadas para destacar a dimensão informativa da cidade. Quando usamos essa terminologia, falamos da cidade enquanto um espaço de fluxos. A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo − fácil acessibilidade da computação em nuvem, dispositivos baratos de internet, sistemas de TI cada vez mais flexíveis. As duas cidades mais destacadas nos estudos de cidades inteligentes são Londres e Barcelona. Há experiências importantes em cidades brasileiras também. 

OPV: A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. Você pode falar sobre isso? 

CT: Encontramos muitas experiências diferentes em andamento nas cidades: uma parte prioriza a transparência como meio de prestação de contas e responsabilidade política frente à sociedade civil, como a ideia de governo aberto; outra parte prioriza a participação popular através da interatividade, bem como a cooperação técnica para o reuso de dados abertos por entidades e empresas. 

Mas, se pensarmos na alternativa de projetos de cidades inteligentes que não envolvam políticas públicas de dados abertos, que não prestem conta detalhada de suas atividades, ao mesmo tempo em que disponham dos sofisticados sistemas para o gerenciamento de dados de cidadãos em larga escala, encontraremos condições para o surgimento de um estado de vigilância e controle, pondo em risco as liberdades individuais. 

Em nome da eficiência administrativa, podem-se armazenar, por exemplo, enormes massas de dados de mobilidade urbana (placas e identificação por radiofrequência em veículos, passes e GPS em ônibus), cujos bancos de dados podem ou não intencionalmente identificar seus usuários. Dados de mobilidade são de grande utilidade pública e podem ser “anonimizados” (ter os seus identificadores pessoais eliminados) e abertos. Contudo, existem estudos que apontam que bastariam meros quatro pontos de dados para identificar os movimentos de uma pessoa na cidade.

(Adaptado de: “Observatório da Privacidade e Vigilância”. Disponível em: www.cartacapital.com.br/sociedade/cidades-inteligentes-atedemais. Acesso em: 18.01.2016.) 
Segundo Cristiano Therrien, o uso da tecnologia para controlar o fluxo de informação em setores urbanos pode

26 Q44516 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Em relação às peças componentes do telhado, considere:

I. A aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente e é conhecida como um divisor de águas.
II. A aresta inclinada delimitada pelo encontro entre suas águas que formam um ângulo reentrante e é conhecida como um captador de águas.
III. A peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.

As peças descritas em I, II e III, referem-se, respectivamente, ao 

27 Q44536 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Em relação ao projeto de instalações prediais de água quente, considere:

I. Dependendo do tipo de material especificado e das peculiaridades da instalação, o projetista deve considerar a necessidade de seu isolamento térmico e acústico.
II. Deve ser levado em consideração no projeto o efeito de dilatação e contração térmica da tubulação e devem ser cumpridas as especificações de instalação para cada tipo de material.
III. As tubulações não devem ser solidárias aos elementos estruturais, devendo ser alojadas em passagens projetadas para este fim.
IV. A velocidade da água nas tubulações deve ser superior a 3 m/s.

Está correto o que consta APENAS em 

28 Q44521 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

O objetivo da drenagem superficial é dar escoamento às águas que se acumulam na superfície de toda plataforma viária quando ocorre a precipitação pluviométrica. A operação da drenagem superficial depende da funcionalidade das estruturas construídas para retirada das águas da plataforma. Dispositivos condutores enterrados utilizados para dar passagem às águas provenientes da drenagem superficial e das contribuições das precipitações pluviométricas são

29 Q44555 | Português, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Está correta a redação da seguinte frase. 

30 Q44546 | Inglês, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Considere a sentença abaixo.

To generate the swelling curve, it is first necessary to estimate three variables which affect the rate and potential magnitude of serviceability loss due to swelling … [ ] ... Generally, swelling need only be considered for fine-grained soils such as clays and silts.

Os termos swelling e clays referem-se, respectivamente, a 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.