Questões de Concursos: Técnico Judiciário Edificações

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico Judiciário Edificações. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q44550 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Texto associado.
Para responder a questão considere o texto abaixo. 

Cidades inteligentes, até demais 

O conceito de “cidade inteligente” se popularizou como estratégia de solução e gerenciamento de problemas urbanos. Diz respeito à confluência de informação que circula em grandes cidades e ao uso da tecnologia para automatizar a gestão de setores urbanos, desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais que circulam em redes sociais e aplicativos móveis. O advogado Cristiano Therrien, pesquisador em Direito da Tecnologia na Universidade de Montreal, no Canadá, conversou com o Observatório da Privacidade e Vigilância sobre o tema.

Observatório da Privacidade e Vigilância: O que é uma cidade inteligente?

Cristiano Therrien: Cidades inteligentes, cidades conectadas, cibercidades, cidades responsivas, são muitas as nomenclaturas usadas para destacar a dimensão informativa da cidade. Quando usamos essa terminologia, falamos da cidade enquanto um espaço de fluxos. A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo − fácil acessibilidade da computação em nuvem, dispositivos baratos de internet, sistemas de TI cada vez mais flexíveis. As duas cidades mais destacadas nos estudos de cidades inteligentes são Londres e Barcelona. Há experiências importantes em cidades brasileiras também. 

OPV: A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. Você pode falar sobre isso? 

CT: Encontramos muitas experiências diferentes em andamento nas cidades: uma parte prioriza a transparência como meio de prestação de contas e responsabilidade política frente à sociedade civil, como a ideia de governo aberto; outra parte prioriza a participação popular através da interatividade, bem como a cooperação técnica para o reuso de dados abertos por entidades e empresas. 

Mas, se pensarmos na alternativa de projetos de cidades inteligentes que não envolvam políticas públicas de dados abertos, que não prestem conta detalhada de suas atividades, ao mesmo tempo em que disponham dos sofisticados sistemas para o gerenciamento de dados de cidadãos em larga escala, encontraremos condições para o surgimento de um estado de vigilância e controle, pondo em risco as liberdades individuais. 

Em nome da eficiência administrativa, podem-se armazenar, por exemplo, enormes massas de dados de mobilidade urbana (placas e identificação por radiofrequência em veículos, passes e GPS em ônibus), cujos bancos de dados podem ou não intencionalmente identificar seus usuários. Dados de mobilidade são de grande utilidade pública e podem ser “anonimizados” (ter os seus identificadores pessoais eliminados) e abertos. Contudo, existem estudos que apontam que bastariam meros quatro pontos de dados para identificar os movimentos de uma pessoa na cidade.

(Adaptado de: “Observatório da Privacidade e Vigilância”. Disponível em: www.cartacapital.com.br/sociedade/cidades-inteligentes-atedemais. Acesso em: 18.01.2016.) 
O acréscimo de uma vírgula após o termo sublinhado não altera o sentido nem a correção do trecho:

32 Q253790 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário Edificações, TRE MG, CONSULPLAN

Ao longo do exercício do cargo poderá o servidor passar por determinadas circunstâncias que impliquem em alterações  em sua rotina  laboral,  trazendo como consequência situações de readaptação, de reintegração, de  recondução, entre  outros institutos legalmente reconhecidos. Sobre as definições de tais institutos, é correto afirmar que

33 Q44515 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

O projeto de um telhado de madeira apresenta o detalhamento de peças que serão colocadas horizontalmente e pregadas sobre os caibros para o apoio das telhas cerâmicas. Essas peças são conhecidas como 

34 Q44544 | Inglês, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

      Curing is the process in which the concrete is protected from loss of moisture and kept within a reasonable temperature range. This process results in concrete with increased strength and decreased permeability. Curing is also a key player in mitigating cracks, which can severely affect durability. 

O termo loss of moisture pode ser traduzido como 

35 Q44568 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

A União, os Estados e o Distrito Federal possuem competência legislativa concorrente sobre todas as seguintes matérias:

36 Q44527 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

No planejamento da construção de uma nova edificação, devem ser previstos serviços iniciais, como levantamento topográfico e serviços geotécnicos, para subsídio do projeto executivo. Os serviços geotécnicos correspondem à execução de sondagens e análise dos resultados, para escolha do tipo de fundação a ser adotada. Para uma edificação cuja área de projeção é igual a 1.400 m2, o número de furos de sondagens a ser executado conforme a norma brasileira é

37 Q44511 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Em relação às alvenarias, considere:

I. Blocos secos de alta absorção devem ser umedecidos antes do assentamento.
II. A argamassa deve ser aplicada em excesso e o posicionamento do bloco deve ser feito com pressão.
III. Em alvenarias de tijolos/blocos à vista, o friso na junta deve ser feito entre 1 e 2 horas após o assentamento, cuidando para não tirar os blocos da posição.
IV. Se a junta entre alvenaria e pilar for maior que 3 cm, a mesma deve ser preenchida com microconcreto.

Está correto o que consta em 

38 Q44532 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Em uma obra de recuperação estrutural foi necessário o preenchimento de vazios em locais de difícil acesso, por se tratarem de cavidades muito estreitas ou locais com elevada densidade de obstáculos tais como armaduras, tubulações, entre outros. Buscou-se utilizar um material com fluidez que permitisse o preenchimento total da seção, sem a necessidade de adensamento. Este material também deveria possuir alta resistência inicial que permitisse a rápida liberação das fôrmas e rápida colocação da estrutura reparada ou reforçada em carga. O material utilizado deve ser

39 Q44522 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

Em um sistema de drenagem o objetivo principal é coletar as águas e conduzi-las ao deságue adequado. Em um curso d’água, o fluxo de água ocorre de

40 Q44513 | Engenharia Civil, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

A descrição da janela que é constituída por uma ou várias folhas e que podem ser movimentadas mediante rotação em torno de um eixo vertical e não coincidente com as laterais das folhas é do tipo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.