Questões de Concursos Técnico Judiciário Segurança do Trabalho

Resolva questões de Técnico Judiciário Segurança do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q263569 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Um Técnico de Segurança do Trabalho, na instituição, identificou alguns agentes nocivos aos trabalhadores que não estavam contemplados no mapa risco:

1) iluminação inadequada, 2) umidade, 3) animais peçonhentos, 4) óleo solúvel em água e 5) pó em cima dos móveis.

Estes riscos ocupacionais, de acordo com a sua natureza, são classificados, respectivamente, como risco:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q263009 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

O Propano (C3H8) misturado com o butano, propileno, butileno e etanotiol odorizante indica quando há vazamentos. Esta é a base do gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha”, que possui uma vasta aplicação tanto doméstica como na indústria. Os vazamentos precisam ser evitados, pois podem resultar em riscos catastróficos. Eles ocorrem por descuidos no manuseio do recipiente, dos fornos ou dos aquecedores. As características do propano em relação à segurança no uso, manuseio e armazenamento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q263759 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Em uma determinada empresa do setor da construção civil, com 200 funcionários, ocorreram 2 acidentes do trabalho no ano de 2012, sendo o primeiro acidente de trajeto e o segundo acidente típico de trabalho que provocou uma lesão no trabalhador afastando-o por 200 dias. Os dias debitados, de acordo com a NBR 14.280, equivalem a 1.800 dias. Sabendo-se que naquele ano os empregados trabalharam 250 dias úteis e a jornada de trabalho é de 8 horas diárias, a taxa de gravidade (Tg) e frequência (Tf), respectivamente, desta empresa são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q264518 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Considerando que os três componentes do triângulo do fogo ao reagirem em cadeia promovem o fenômeno físico-químico onde se tem uma reação de oxidação com emissão de calor e luz, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q263368 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Carlos trabalha em uma empresa que utiliza solventes líquidos para limpeza de equipamentos mecânicos. Certo dia, ao manusear um barril que estava destampado, uma faísca elétrica provocada por atrito promoveu o princípio de incêndio no líquido inflamável que estava no interior do recipiente de armazenamento. Visando combater o fogo, Carlos procurou um extintor de incêndio disponível no local. Na parede do depósito existiam três extintores: o primeiro estava identificado como ÁGUA PRESSURIZADA - INCÊNDIO CLASSE A; o segundo trazia a identificação CO2 - INCÊNDIO CLASSE B E C; e o terceiro, PÓ QUÍMICO SECO - INCÊNDIO CLASSE B. Assustado com a situação, ele pegou o extintor de incêndio mais próximo. Tratava-se do extintor de incêndio identificado como: ÁGUA PRESSURIZADA - INCÊNDIO CLASSE A. Acionando o extintor de incêndio, ele dirigiu o jato de água pressurizada para o interior do barril, diretamente no líquido. Esta sua ação causou transbordamento do líquido inflamável que, ao espalhar, proporcionou aumento considerável da condição de incêndio, ampliando os danos materiais e queimaduras nas pessoas que trabalhavam no local. Sobre este cenário é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q264317 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Uma empresa tem carga instalada de 520 kW em seu estabelecimento único. Esta empresa não opera em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência. Conforme consta na NR 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, é correto afirmar que o Prontuário de Instalações Elétricas desta empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q264441 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Um trabalhador em um escritório de administração atua sentado em uma mesa diante de um microcomputador, durante as 40 horas semanais. Suas atividades cotidianas envolvem a inserção de dados em um sistema por meio da digitação em um teclado e acontecem em ritmo acelerado para atingir as metas desafiadoras estipuladas. O ambiente de trabalho é climatizado por meio de aparelhos de ar condicionado. Monitor, teclado, mouse, mesa, cadeira nem sempre formam um conjunto harmônico. Este trabalhador se queixa de dores lombares, nas mãos e no pescoço que pioram no decorrer da jornada de trabalho diariamente. O médico do trabalho que atua nesta empresa, após considerar as queixas deste trabalhador e observar seu posto de trabalho, constatou que os problemas de saúde estão associados às condições de trabalho às quais o trabalhador está submetido. Considerando este caso específico e as disposições da NR 17, esta empresa tem por obrigação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q265492 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

O DR e DPS nas instalações elétricas, conforme descreve a norma NBR 5410, são equipamentos, ou dispositivos, para proteção dos usuários das instalações elétricas, que tem a função de proteção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q263000 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores em um ambiente industrial, o empregador tem a obrigação de adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos. Segundo a NR 12, considerando a ordem de prioridade de adoção, deverão ser consideradas as seguintes medidas de proteção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q264569 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Um técnico realizou uma avaliação ambiental coletando dez amostras no ambiente de trabalho de um funcionário exposto ao agente químico Álcool Etílico e as enviou para um laboratório de análises químicas. As avaliações foram realizadas em intervalos de, no mínimo, 20 minutos entre uma e outra. Das dez amostragens realizadas, 4 revelaram concentrações de 500 ppm, 3 amostras com 550 ppm, 2 amostras com 750 ppm e 1 amostra com 900 ppm. De acordo com o Anexo 11, da NR-15, essa substância tem limite de tolerância de 780 ppm e fator de desvio de 1,25. Analisando criticamente os dados, conclui-se que o valor máximo (VM), a concentração média (CM) e o grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização, respectivamente, resultam em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q262214 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Avaliando a exposição do agente físico calor em uma plantação de algodão, onde é exigido que os trabalhadores trabalhem à céu aberto no período da manhã, das 5 às 10h, e o local revelou as seguintes características: Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG; TBN (TBU) = 25,0 °C; TG = 30,0 °C e TBS = 28,0 °C. É correto afirmar que o IBUTG médio para uma atividade leve na coleta de algodão é de :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q264214 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Em uma empresa, 90 trabalhadores atuam diariamente expostos a substâncias tóxicas e irritantes, recebendo mensalmente, inclusive, adicional de insalubridade, conforme determinação legal. Em conformidade com as disposições da NR 24 do MTE, as instalações sanitárias desta empresa deverão ter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q264324 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Eudésio trabalha em uma empresa no cargo de Engenheiro Eletricista. Ele supervisiona uma equipe de eletricistas que realizam manutenção de motores de corrente alternada de alta potência, para uso industrial. Ele cursou graduação em Engenharia Elétrica em curso reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Após sua formação, ele registrou-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA. A empresa que o emprega ainda não formalizou autorização para que ele possa intervir em instalações elétricas. Nestas condições, de acordo com as disposições da NR 10, Eudésio é considerado um profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q263048 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

A técnica ou ferramenta mais adequada para análise de riscos em uma indústria química, para identificação de perigos e estudo das possíveis anomalias ou desvios de um projeto e na operação da instalação de projetos compostos por bombas, vasos de pressões e trocadores de calor, com aplicação das palavras-guia nos parâmetros de processo, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q264743 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

A prevalência de perda auditiva sugestiva de perda auditiva por exposição a níveis elevados de pressão sonora pelo exame audiométrico entre os 74 trabalhadores foi elevada, alcançando 32,4%, sendo maior entre os mecânicos (40%), seguida pelos trabalhadores de apoio (28,6%), e menor entre os pilotos (18,1%). Os mecânicos geralmente ficam próximos às aeronaves, realizando manutenção com as turbinas ligadas. Neste cenário, estando num raio de até dez metros da aeronave, o ruído dos motores chega a 102 dB(A). É também o grupo que apresenta maior resistência ao uso de EPI, pois acreditam que são expostos apenas esporadicamente às pressões sonoras elevadas. A prevalência de perda auditiva nos trabalhadores de apoio mostra que o risco dessa perda atinge todos os trabalhadores.

Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere, também, que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auriculares a estes trabalhadores. Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q264669 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 26, “Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.” Em particular, a cor laranja deverá ser usada para identificar as canalizações .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q263929 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

A medição dos níveis de iluminamento previstos na NR 17 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual. O instrumento utilizado para avaliação do nível de iluminância e a norma vigente para esta aplicação são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q264914 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Em uma empresa de fabricação de produtos para limpeza, um dos empregados do setor de detergentes, ao manusear um produto químico, verificou no rótulo da embalagem a identificação e composição do produto, o pictograma de perigo, palavra de advertência, frase de perigo, frase de precaução e algumas informações suplementares. Entrando em contato com os demais colegas, nenhum sabia informar sobre a existência de qualquer outra ficha, manual ou documento que indicasse dados de segurança deste produto químico. Como esse empregado havia iniciado suas atividades na empresa há 4 meses e não havia recebido qualquer informação ou treinamento sobre o uso dos produtos químicos, teve muita dificuldade em interpretar as informações constantes no rótulo deste produto, levando-o a realizar as operações sem o total conhecimento sobre os riscos a que estava exposto. Nestas condições, de acordo com a NR 26, é responsabilidade do empregador :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q264810 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

O Ministério do Trabalho definiu as atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. A legislação pertinente que descreve as suas atividades profissionais é a Portaria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q262626 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Josué Alegrino é empregado, em regime celetista, em uma empresa que lhe paga mensalmente, em folha de pagamento, R$ 600,00 referentes a ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. Segundo a empresa, este pagamento é realizado em função da determinação do SESMT, que analisou as atividades desenvolvidas por Josué e as definiu como perigosas, considerando as disposições da NR 16 do MTE. Não existe qualquer acordo coletivo relacionado ao pagamento de periculosidade e insalubridade para a categoria profissional de Josué Alegrino e relativo à empresa que o emprega. São seguidas, portanto, as orientações das Normas Regulamentadoras do MTE relacionadas a estes quesitos. Sendo assim, a composição da remuneração de Josué, que lhe garante o acréscimo dos referidos R$ 600,00 é :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.