Início

Questões de Concursos Técnico Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Técnico Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q265331 | Programação, Java, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

A diretiva public é utilizada em Java para aplicar a encapsulação pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q265065 | Sistemas Operacionais, Windows, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

O disco básico é o tipo de armazenamento padrão no Windows Vista. As configurações limitam-se, no máximo, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q263798 | Segurança da Informação, Análise e gerenciamento de Riscos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

Segundo os autores Kenneth Wyk e Richard Forno [Keneth R. Wyk 2001], o processo de resposta a incidentes de segurança deve se constituir das etapas de Identificação, Coordenação, Mitigação, Investigação e Educação. Nesse sentido, considere:
I. A equipe concentra-se em identificar os sintomas do ataque e suas características, observando a severidade do incidente a partir do uso de notificações externas ou em um conjunto de ferramentas de monitoração.

II. A equipe concentra-se em identificar os danos causados pelo incidente para diagnosticar, de forma preliminar, a causa do problema ou, pelo menos, inferir conclusões que serão úteis para determinada ação a ser tomada.
Os itens I e II associam-se, respectivamente, às etapas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q262635 | Redes de Computadores, AD Active Directory, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

No Active Diretory a responsabilidade pelo subsistema de segurança de todos os serviços de autenticação e autorização interativos do usuário em um computador local cabe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q264213 | Português, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                                                Jovens em movimento

    Jovens protestando nas ruas não são exatamente uma novidade: parece ser próprio da juventude um alto grau de inconformismo. Mas é possível localizar na década de 60 e em parte da de 70 do século passado o marco mais incisivo de muitas contestações. O problema apareceu como sendo o de toda uma geração de jovens ameaçando a ordem social, nos planos político, cultural e moral, por uma atitude de crítica aos valores estabelecidos e pelo desencadear de atos em busca de transformação - movimentos estudantis de oposição aos regimes autoritários, contra a tecnocracia e todas as formas de dominação, movimentos pacifistas, agrupamentos de hippies, etc.

    Muitos jovens estabeleciam para si próprios que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade. Alguns entravam em organizações políticas clandestinas, outros se recusavam a assumir um emprego formal, indo viver em comunidades e sobrevivendo por meio de atividades alternativas (arte, artesanato, hortas comunitárias), tudo numa recusa permanente de se adaptar, de se enquadrar numa sociedade convencional.

    No Brasil, é particularmente nesse momento que a questão da juventude ganha maior visibilidade, devido ao engajamento de jovens da classe média, do ensino secundário e universitário, na luta contra o regime autoritário por meio de mobilizações estudantis e atuação nos partidos de esquerda. No campo do comportamento, questionavam os padrões sexuais, morais e o consumismo. De lá para cá, alternaram-se momentos de alguma acomodação e outros de expressão inconformista. As manifestações de meados de 2013 atualizaram o caráter contestador da juventude.

(Adaptado de: ABRAMO, Helena Wendel. “Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, p. 30 e 31)

irregularidade na pontuação da seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q264785 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a redes locais e ao modelo OSI, julgue os itens a
seguir.

Na camada de aplicação, definem-se os procedimentos de controle de sessão, estabelecimento de sessão, troca de mensagens de dados e formatação de códigos.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q263776 | Sistemas de Informação, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TJ BA, FGV

Uma determinada placa-mãe apresenta placa de rede interna onboard. Caso seja necessário uma melhoria (upgrade) da placa de rede interna, o procedimento a ser feito é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q263030 | Sistemas de Informação, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TJ BA, FGV

Na comparação entre drives HD e SSD, considere os seguintes fatores:

I. custo por GB armazenado;

II. velocidade de leitura;

III. capacidade máxima de armazenagem;

IV. resistência a choques e durabilidade.

Está correto concluir que os drives com tecnologia HD apresentam vantagens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q262826 | Programação, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 11a Região, FCC

No contexto de Programação Orientada a Objetos (OOP), sobre a relação de agregação e composição, ou relação todo-parte, considere:

I. A relação de agregação expressa o ato ou resulta- do de formar um objeto usando outros objetos como seus componentes.

II. Na relação de agregação, as partes só existem en- quanto o todo existir.

III Na relação de composição, as partes são independentes da existência do todo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q263099 | Informática, Dispositivos de Armazenamento, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

Em relação ao sistema de armazenamento de dados SAN é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q264313 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

A definição ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Tipicamente gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários, considerando a ITIL, se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q263313 | Português, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto abaixo.

Introduzido no Brasil nos primeiros anos de vida republicana, o velho e bretão football foi apropriado por toda a sociedade e, sendo rebatizado no Brasil como "futebol", virou uma paixão nacional e um acontecimento festejado e amado pelo povo. Embora tivesse a chancela colonial de tudo o que vinha de fora, o futebol sofreu muitos ataques em nome de um nacionalismo que se pensava frágil como porcelana. E, no entanto, canibalizamos e digerimos o "football", roubando-o dos ingleses. Hoje, há um estilo brasileiro de jogar e produzir esse esporte. De elemento capaz de desvirtuar, ao lado da música e do cinema americanos, o estilo de vida e a língua pátria, o futebol acabou servindo como um instrumento básico de reflexão sobre o Brasil. O sucesso futebolístico foi o nosso primeiro instrumento de autoestima diante dos países "adiantados" e inatingíveis. Como prova do imprevisível destino das coisas sociais, o futebol não veio confirmar a dominação colonial. Pelo contrário, ele nos fez colonizadores. A relação entre povo e futebol tem sido tão profunda e produtiva por aqui, que muitos brasileiros se esquecem de que o futebol foi inventado na Inglaterra e pensam que ele é, como o samba e a feijoada, um produto brasileiro. Provavelmente, conforme muitos têm acentuado, porque é uma atividade que indubitavelmente promove sentimentos básicos de identidade individual e coletiva entre nós. Talvez o futebol possa ser tudo isso porque ele é um esporte dotado de uma vocação complexa que permite entendê-lo e vivê-lo simultaneamente de muitos pontos de vista. Assim, embora o futebol seja uma atividade moderna, um espetáculo pago, produzido e realizado por profissionais da indústria cultural, ele, não obstante, também orquestra componentes cívicos básicos, identidades sociais importantes, valores culturais profundos e gostos individuais singulares. O seu maior papel foi o de ensinar democracia. Foi o de revelar com todas as letras que não se ganha sempre e que o mundo é instável como uma bola. Perder e vencer, ensina o futebol, fazem parte de uma mesma moeda.

(Adaptado de DAMATTA, Roberto. Trechos dos ensaios "O futebol como filosofia" e "Antropologia do óbvio". Disponíveis em estadao.com.br e usp.br/revistausp. Acesso em 10/05/2014)

...ele, não obstante, também orquestra componentes cívicos básicos, identidades sociais importantes, valores culturais profundos e gostos individuais singulares. O seu maior papel foi o de ensinar democracia. (último pará- grafo) Mantêm-se as relações de sentido estabelecidas no contexto substituindo-se, no segmento acima,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q263593 | Português, Morfologia, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

O Brasil é hoje um dos líderes mundiais do comércio
agrícola, ocupando a primeira posição nos embarques de açúcar
e de carne bovina e a segunda, nas vendas de soja e de
carnes de aves. Já era o maior exportador mundial de café, mas
até há uns 20 anos a maior parte de sua produção agropecuária
era menos competitiva que a das principais potências produtoras.
Esse quadro mudou, graças a um persistente esforço de
modernização do setor. Um levantamento da Organização Mundial
do Comércio (OMC) conta uma parte dessa história, mostrando
o aumento da presença brasileira nas exportações globais
ente 1999 e 2007. Uma história mais completa incluiria
também um detalhe ignorado pelos brasileiros mais jovens: o
suprimento do mercado interno tornou-se muito melhor quando
o país se transformou numa potência exportadora e as crises de
abastecimento deixaram de ocorrer. Essa coincidência não
ocorreu por acaso.
A prosperidade mundial e o ingresso de centenas de
milhões depessoas no mercado de consumo, em grandes
economias emergentes, favoreceram a expansão do comércio
de produtos agropecuários nas duas últimas décadas. Mas,
apesar das condições favoráveis criadas pela demanda em rápida
expansão, houve uma dura concorrência entre os grandes
produtores. A competição foi distorcida pelos subsídios e pelos
mecanismos de proteção adotados no mundo rico e, em menor
proporção, em algumas economias emergentes.
A transformação do Brasil num dos líderes mundiais de
exportação agropecuária foi possibilitada por uma combinação
de ações políticas e empresariais. Um dos fatores mais importantes
foi o trabalho das instituições de pesquisa, amplamente
reforçado a partir da criação da Embrapa, nos anos 70. A ocupação
do cerrado por agricultores provenientes de outras áreas
- principalmente do Sul - intensificou-se nessa mesma época.
Nos anos 80, rotulados por economistas como "década perdida",
a agropecuária exibiu dinamismo e modernizou-se,graças
ao investimento em novas tecnologias e à adoção de melhores
práticas de produção. O avanço tecnológico foi particularmente
notável, nessa época, na criação de gado de corte e
na produção de aves. Isso explica, em boa parte, o sucesso
comercial dos dois setores nos anos seguintes. Com o abandono
do controle de preços, a transformação da agropecuária
acelerou-se nos anos 90 e o Brasil pôde firmar sua posição
como grande exportador.
A magnitude da transformação fica evidente quando se
observam os ganhos de produtividade. As colheitas cresceram
muito mais do que a área ocupada pelas lavouras. Aumentou a
produção de carne bovina, indicando uma pecuária muito mais
eficiente. No setor de aves, o volume produzido expandiu-se
consideravelmente. Isso permitiu não só um grande avanço no
mercado externo, mas também um enorme aumento do consumo
por habitante no mercado interno. Proteínas animais
tornaram-se muito baratas, refletindo-se nas condições de vida
demilhões de brasileiros.

(O Estado de S. Paulo, Notas & Informações, A3, 29 de
novembro de 2009, com adaptações)

Identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q263366 | Sistemas de Informação, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

O Modelo Balanced Scorecard ? BSC, em sua visão geral, estabelece perspectivas, que foram propostas para facilitar o entendimento da estratégia por toda a organização. Dentre tais perspectivas, NÃO se enquadra a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q265205 | Redes de Computadores, AD Active Directory, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Em relação ao LDAP, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q264512 | Informática, Estrutura de dados, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas de dados.

O caminhamento infixado em árvore binária compreende as seguintes etapas: visitação à raiz, depois, à subárvore da esquerda e, por último, à subárvore da direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q265351 | Programação, Conceitos básicos de programação, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com respeito a linguagens de programação e estrutura de dados, julgue os itens a seguir.

As definições de variáveis no código de um programa não interferem na geração de um código-objeto porque as variáveis não possuem relação direta com a entrada e a saída de dados em um programa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.