Início

Questões de Concursos Técnico Judiciário Transporte

Resolva questões de Técnico Judiciário Transporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q262768 | Mecânica, Mecânica de autos, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

A especificação "SAE 20W50", no frasco de óleo, significa que esse produto é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q264485 | Legislação de Trânsito CTB, CTB Lei n9503, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q262460 | Mecânica, Mecânica de autos, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

Por segurança, é preconizado pela maioria dos fabricantes de veículos que a substituição da correia dentada deverá ocorrer a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q265318 | Legislação de Trânsito CTB, CTB Lei n9503, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

Em relação ao uso do cinto de segurança, considere:

I. A faixa inferior do cinto deverá ficar sobre o abdômen, exceto em gestantes.
II. O uso de presilhas nos cintos evita o desgaste físico e aumenta a segurança.
III. A faixa transversal do cinto deve vir sobre o ombro, atravessando o peito, sem tocar o pescoço.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q265234 | Legislação de Trânsito CTB, RESOLUÇÃO N157, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Considere os seguintes tipos de veículos: motocicleta, automóvel, caminhão e ônibus. O extintor de incêndio é equipamento obrigatório para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q263941 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

De toda a água existente no planeta, apenas o percentual de 3% é doce, e sua maior parte está em geleiras. Mas o restante, se bem usado, pode abastecer a natureza e o homem.
"O início das comunidades sedentárias é o início da necessidade de administrar suprimentos de água doce", diz o arqueólogo inglês Steve Mithen. "Esse é um ponto de partida para o grande dilema moderno. De preocupação de indivíduos, passou para cidades, nações e hoje é um tema global."
A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e pelo menos dois bilhões não conseguem água adequada para beber, lavar-se e comer. Viver com escassez de água é uma condição associada a milhões de mortes ao ano, causadas por doenças, má nutrição, fome crônica. Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor.
O crescimento populacional e a necessidade de abastecer as pessoas comágua ? incluindo aí uma atividade crucial, a agricultura - são fatores essenciais na questão, que o aquecimento global vem agravar. Só para atender à produção de alimentos, o Banco Mundial estima que o consumo de água aumentará 50% por volta de 2030. Especialistas anteveem que, se nada for feito, bilhões de indivíduos se juntarão aos que já sofrem com sua falta. As decorrências disso serão doenças, fome, migrações e conflitos pela posse de água.
A má gestão da água tem reduzido os estoques aproveitáveis. Fator importante é a crença da maioria das pessoas de que a água é um bem comum, que não pertence a ninguém em especial. Há, também, uma evidente desproporção entre o que é extraído e o volume de reposição disponível, sobretudo a partir do século passado.

(Adaptado de Eduardo Araia. Planeta, março de 2009, p. 44-49)

A visão da água como um bem barato ou gratuito permanece arraigada em muitos lugares.

Parte das alternativas referentes ao uso adequado da água está sendo adotada ao redor do mundo.

Muitos agricultores relutam em rever seus métodos de plantio e de cultura.

As medidas para resolver o problema tardam a ser tomadas.


As frases acima articulam-se em um único período com clareza, correção e lógica, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q262250 | Legislação de Trânsito CTB, Do Julgamento das Autuações e Penalidades, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Um funcionário público estadual, concursado e regularmente contratado, no desempenho de suas funções foi autuado, pelo órgão de trânsito municipal, na condução de um veículo oficial pertencente à administração direta. Interposto recurso junto à JARI ? Junta Administrativa de Recursos de Infrações, municipal, o mesmo foi indeferido. Nesta situação, cabe recurso, em segunda instância, que será julgado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q264463 | Legislação de Trânsito CTB, SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Anexo III, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária, têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. É classificada em: marca longitudinal, marca transversal, marca de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada, inscrição no pavimento e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q265031 | Legislação de Trânsito CTB, ENGENHARIA DE TRÁFEGO, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

O órgão de trânsito municipal instalou equipamentos para fiscalização de velocidade, em uma via arterial urbana, nas proximidades dos portões de entrada e saída de alunos de uma escola de ensino fundamental. A velocidade máxima foi regulamentada em 40 km/h.
A fiscalização sobre 3 veículos, indicou que a velocidade medida pelo equipamento foi de 46, 47 e 48 km/h, respectivamente, para os veículos 1, 2 e 3.

Nesta situação, por trafegar com excesso de velocidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q265247 | Português, Morfologia, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

A busca por explicações para os diversos matizes da personalidade mobiliza a ciência e a filosofia desde a Antiguidade. Na Grécia, Hipócrates, o pai da medicina, descreveu quatro tipos de personalidade, de acordo com a presença de determinadas substâncias no organismo. No Renascimento e na era moderna, o debate se deu principalmente em torno do grau de responsabilidade que a natureza e o ambiente teriam na formação da personalidade. Por todo o século XX, muitos pensadores se agarraram à tese de que o ser humano é produto apenas do ambiente. Com frequência, esse posicionamento era uma reação à série de barbaridades cometidas nos Estados Unidos e em vários países da Europa com o intuito de promover limpezas étnicas - e evitar que ciganos, homossexuais ou quaisquer "indesejados" transmitissem seus genes aos seus descendentes. O apogeu dessa barbárie, evidentemente, ocorreu na Alemanha nazista.
A descoberta da estrutura do DNA, em 1953, e o mapeamento completo do genoma humano, em 2003, abriram um campode exploração sem precedentes para entender as origens biológicas da personalidade. Hoje se sabe que os comportamentos dependem da interação entre fatores genéticos e ambientais. Além disso, as descobertas mais recentes nesse campo mostram que a influência dos hábitos e do estilo de vida de cada um na ação dos genes é maior do que se pensava. Pessoas com genes associados à depressão têm mais probabilidade de desenvolver a doença se forem expostas a eventos traumáticos durante a vida. Do mesmo modo, indivíduos com dificuldade no metabolismo do álcool não vão se tornar automaticamente abstêmios.
Devido à descoberta do gene do otimismo - uma variação do gene responsável pelo transporte da serotonina, neurotransmissor associado a sensações como o bem-estar e a felicidade -, a geneticista Mayana Zatz afirma: é possível que, de agora em diante, tenhamos de ser mais tolerantes com quem teima em ver apenas o lado negativo do mundo. Afinal, essa atitude, em parte, está nos genes.

(Adaptado de LeandroBeguoci. Veja, 6 de maio de 2009, p. 132-134)

Identifica-se relação de causa e consequência no segmento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q262351 | Direito Processual Penal, Habeas Corpus, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

Nos processos de habeas corpus, recebidas as informações, ou dispensadas, se for o caso, o relator
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q264113 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

Os juízes gozam da vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q264581 | Teoria e Normas de Segurança, Mêcanica de Automóveis, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Quando numa situação de difícil socorro, como, por exemplo, um grande congestionamento em uma estrada, ocorre superaquecimento do motor por falha da cebolinha da ventoinha do radiador, uma boa alternativa para continuar em trânsito é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q264296 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

A busca por explicações para os diversos matizes da personalidade mobiliza a ciência e a filosofia desde a Antiguidade. Na Grécia, Hipócrates, o pai da medicina, descreveu quatro tipos de personalidade, de acordo com a presença de determinadas substâncias no organismo. No Renascimento e na era moderna, o debate se deu principalmente em torno do grau de responsabilidade que a natureza e o ambiente teriam na formação da personalidade. Por todo o século XX, muitos pensadores se agarraram à tese de que o ser humano é produto apenas do ambiente. Com frequência, esse posicionamento era uma reação à série de barbaridades cometidas nos Estados Unidos e em vários países da Europa com o intuito de promover limpezas étnicas - e evitar que ciganos, homossexuais ou quaisquer "indesejados" transmitissem seus genes aos seus descendentes. O apogeu dessa barbárie, evidentemente, ocorreu na Alemanha nazista.
A descoberta da estrutura do DNA, em 1953, e o mapeamento completo do genoma humano, em 2003, abriram um campode exploração sem precedentes para entender as origens biológicas da personalidade. Hoje se sabe que os comportamentos dependem da interação entre fatores genéticos e ambientais. Além disso, as descobertas mais recentes nesse campo mostram que a influência dos hábitos e do estilo de vida de cada um na ação dos genes é maior do que se pensava. Pessoas com genes associados à depressão têm mais probabilidade de desenvolver a doença se forem expostas a eventos traumáticos durante a vida. Do mesmo modo, indivíduos com dificuldade no metabolismo do álcool não vão se tornar automaticamente abstêmios.
Devido à descoberta do gene do otimismo - uma variação do gene responsável pelo transporte da serotonina, neurotransmissor associado a sensações como o bem-estar e a felicidade -, a geneticista Mayana Zatz afirma: é possível que, de agora em diante, tenhamos de ser mais tolerantes com quem teima em ver apenas o lado negativo do mundo. Afinal, essa atitude, em parte, está nos genes.

(Adaptado de LeandroBeguoci. Veja, 6 de maio de 2009, p. 132-134)

Com as referências à depressão e ao alcoolismo, no 2º parágrafo, o autor busca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q264858 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q262735 | Legislação de Trânsito CTB, CTB Lei n9503, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

As regras de segurança na condução de motocicletas determinam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q262420 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

A busca por explicações para os diversos matizes da personalidade mobiliza a ciência e a filosofia desde a Antiguidade. Na Grécia, Hipócrates, o pai da medicina, descreveu quatro tipos de personalidade, de acordo com a presença de determinadas substâncias no organismo. No Renascimento e na era moderna, o debate se deu principalmente em torno do grau de responsabilidade que a natureza e o ambiente teriam na formação da personalidade. Por todo o século XX, muitos pensadores se agarraram à tese de que o ser humano é produto apenas do ambiente. Com frequência, esse posicionamento era uma reação à série de barbaridades cometidas nos Estados Unidos e em vários países da Europa com o intuito de promover limpezas étnicas - e evitar que ciganos, homossexuais ou quaisquer "indesejados" transmitissem seus genes aos seus descendentes. O apogeu dessa barbárie, evidentemente, ocorreu na Alemanha nazista.
A descoberta da estrutura do DNA, em 1953, e o mapeamento completo do genoma humano, em 2003, abriram um campode exploração sem precedentes para entender as origens biológicas da personalidade. Hoje se sabe que os comportamentos dependem da interação entre fatores genéticos e ambientais. Além disso, as descobertas mais recentes nesse campo mostram que a influência dos hábitos e do estilo de vida de cada um na ação dos genes é maior do que se pensava. Pessoas com genes associados à depressão têm mais probabilidade de desenvolver a doença se forem expostas a eventos traumáticos durante a vida. Do mesmo modo, indivíduos com dificuldade no metabolismo do álcool não vão se tornar automaticamente abstêmios.
Devido à descoberta do gene do otimismo - uma variação do gene responsável pelo transporte da serotonina, neurotransmissor associado a sensações como o bem-estar e a felicidade -, a geneticista Mayana Zatz afirma: é possível que, de agora em diante, tenhamos de ser mais tolerantes com quem teima em ver apenas o lado negativo do mundo. Afinal, essa atitude, em parte, está nos genes.

(Adaptado de LeandroBeguoci. Veja, 6 de maio de 2009, p. 132-134)

A afirmativa que resume corretamente o assunto do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q262766 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Técnico Judiciário Transporte, TRE PI, FCC

De acordo com a Lei nº 9.784/99, o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. Com relação à comunicação dos atos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q262793 | Português, Pontuação, Técnico Judiciário Transporte, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

De toda a água existente no planeta, apenas o percentual de 3% é doce, e sua maior parte está em geleiras. Mas o restante, se bem usado, pode abastecer a natureza e o homem.
"O início das comunidades sedentárias é o início da necessidade de administrar suprimentos de água doce", diz o arqueólogo inglês Steve Mithen. "Esse é um ponto de partida para o grande dilema moderno. De preocupação de indivíduos, passou para cidades, nações e hoje é um tema global."
A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e pelo menos dois bilhões não conseguem água adequada para beber, lavar-se e comer. Viver com escassez de água é uma condição associada a milhões de mortes ao ano, causadas por doenças, má nutrição, fome crônica. Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor.
O crescimento populacional e a necessidade de abastecer as pessoas comágua ? incluindo aí uma atividade crucial, a agricultura - são fatores essenciais na questão, que o aquecimento global vem agravar. Só para atender à produção de alimentos, o Banco Mundial estima que o consumo de água aumentará 50% por volta de 2030. Especialistas anteveem que, se nada for feito, bilhões de indivíduos se juntarão aos que já sofrem com sua falta. As decorrências disso serão doenças, fome, migrações e conflitos pela posse de água.
A má gestão da água tem reduzido os estoques aproveitáveis. Fator importante é a crença da maioria das pessoas de que a água é um bem comum, que não pertence a ninguém em especial. Há, também, uma evidente desproporção entre o que é extraído e o volume de reposição disponível, sobretudo a partir do século passado.

(Adaptado de Eduardo Araia. Planeta, março de 2009, p. 44-49)

Para responder considere o 2º parágrafo do texto.

O emprego das aspas identifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q264551 | Legislação Estadual, Técnico Judiciário Transporte, TRT 3a Região, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se ao Regimento Interno do TRT 3ª Região.

Concorrem aos cargos de direção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.