Início

Questões de Concursos Técnico Ministerial

Resolva questões de Técnico Ministerial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q556711 | Informática, Excel, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Em relação a aplicativos dos pacotes Microsoft Office e BrOffice.org, julgue os próximos itens.

No Excel, a fórmula =SOMA(D2:D7) resultará na soma do conteúdo existente na célula D2 com o conteúdo da célula D7.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q264469 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Um web designer está desenvolvendo um site com HTML5 e, para manter a identidade visual em todas as páginas, criou um layout padrão com contêineres div para cabeçalho, rodapé, menu superior, menu lateral esquerdo e um contêiner maior à direita onde serão carregadas as páginas referentes a cada link clicado nos menus. Para que as páginas referentes aos links dos menus sejam carregadas nesse contêiner quando o usuário clicar nesses links é necessário que elas sejam direcionadas para um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q264873 | Informática, Hardware, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Um computador tem 32 bits em seu barramento de endereços e possui 1 GB de RAM. Neste computador, o processador é capaz de endereçar até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q330278 | Segurança e Transporte, Normas gerais de circulação e conduta, Técnico Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe, entre outros assuntos, sobre a segurança dos veículos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

É permitido o transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros, contanto que a carga esteja acondicionada no porta-malas.

  1. ✂️
  2. ✂️

365Q262422 | Direito Civil, Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, Técnico Ministerial, MPE CE, FCC

De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q263801 | Informática, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Considere a lista com alguns sintomas relacionados a defeitos em 3 componentes de um PC:

I.Os problemas mais comuns deste componente são defeitos causados pelo desgaste dos capacitores. O defeito começa

se manifestando nos jogos mais pesados, quando o consumo elétrico e o stress sobre os capacitores é maior, e vai

progredindo gradualmente até que o componente realmente pare de funcionar. Nesse caso, é possível que o PC

simplesmente não funcione com o componente encaixado ou que a máquina inicialize normalmente, mas nenhuma

imagem seja exibida no monitor.

II.Defeitos neste componente não impedem que a placa-mãe realize o POST. O PC começa o boot normalmente, mas, por

não detectar ou não conseguir inicializar o componente, para no início do carregamento do sistema operacional. Defeitos

nos cabos flat causam corrupção nos dados. Quando ocorrerem problemas de leitura e gravação, deve-se procurar trocar

o cabo.

III.Existem muitos casos de incompatibilidades entre determinadas marcas deste componente e alguns modelos de placasmãe.

Quando o PC simplesmente não dá o boot com um determinado módulo (mas funciona com outros) ou para de

funcionar depois de instalar um módulo adicional, é bem provável que o módulo esteja bom e o problema seja

simplesmente alguma incompatibilidade entre ele e a placa-mãe.

Identifica, correta e respectivamente, os componentes I, II e III:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q362617 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

O papel do profissional de enfermagem na administração de medicamentos tem se tornado cada vez mais complexo e diversificado, principalmente em decorrência do avanço da farmacologia e das novas exigências do cliente. Julgue os itens a seguir acerca desse tema.

Ao se administrar um medicamento prescrito, é importante conhecer suas propriedades, faixas de dosagem, efeitos terapêuticos esperados e possíveis reações adversas ou interações com outros medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q631977 | Informática, Software, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Softwares editores de imagem, como o Adobe Photoshop, possibilitam a conversão dos formatos dos arquivos digitais fotográficos. Alguns dos formatos mais comuns são o TIFF (tagged image file format), o JPEG (joint photographic expert group) e o GIF (graphics interchange format). Cada um desses formatos determina o tamanho e a qualidade da imagem fotográfica. Em relação aos diferentes tipos de arquivo de imagem, julgue os itens seguintes.

Entre os formatos TIFF, JPEG e GIF, o formato TIFF é aquele com maior taxa de compactação, o que resulta em um arquivo de menor tamanho e, conseqüentemente, uma imagem de menor qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q556674 | Informática, Memória, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito de fundamentos de computação, julgue os itens a seguir.

Uma memória secundária de computador somente é utilizada na situação em que a memória principal estiver cheia.

  1. ✂️
  2. ✂️

371Q359992 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

O papel do profissional de enfermagem na administração de medicamentos tem se tornado cada vez mais complexo e diversificado, principalmente em decorrência do avanço da farmacologia e das novas exigências do cliente. Julgue os itens a seguir acerca desse tema.

De acordo com a farmacologia, a diferença entre droga e medicamento reside no fato de que todos os medicamentos são drogas, mas nem todas as drogas são medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q50284 | Arquivologia, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.

Na anexação, prevalece o número do processo mais recente; na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

373Q557184 | Informática, Rede de Computadores, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de Internet e intranet, julgue os itens que se seguem.

A intranet é uma rede de computadores que utiliza praticamente as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet, a principal diferença entre elas está no fato de que a intranet não permite utilizar todos os serviços de rede comuns na Internet, como o http e o FTP.

  1. ✂️
  2. ✂️

374Q430750 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Eliane, filha de pais brasileiros, nasceu na Inglaterra quando seus pais estavam a serviço da República Federativa do Brasil. Pietro, filho de pais italianos, nasceu no Brasil quando seus pais estavam no país a serviço da Itália. Gabriela, filha de mãe brasileira e pai francês, nasceu na França quando sua mãe estava a serviço da República Federativa do Brasil. Nestes casos, de acordo com a Constituição Federal brasileira,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q50289 | Arquivologia, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando as medidas adequadas para a preservação e o acesso aos documentos, julgue os itens seguintes

A luz do Sol causa danos aos documentos, diferentemente da luz artificial, que, de modo geral, não aquece o documento
  1. ✂️
  2. ✂️

377Q551474 | Informática, Windows, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Ao atender um usuário cujo PC tinha um mouse defeituoso que não funcionava, o Técnico de Suporte utilizou corretamente a combinação de teclas do Windows 7:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q558139 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico Ministerial, MPE AP, FCC

Atenção: Para responder às questões de 43 a 46 considere o texto abaixo:

Um dos técnicos do Ministério Público recebeu a incumbência de elaborar um modelo padrão de documento no editor de texto MS Word 2007, que será identificado por Documento Padrão. O documento terá uma única página, cujo tamanho do papel = A4 e orientação da folha = Retrato. As margens Superior = 4 cm, Inferior = 2 cm, Esquerda = 3 cm e Direita = 2 cm. As distâncias das bordas do papel para o Cabeçalho e para o Rodapé são de 1 cm. No cabeçalho deverá conter a logomarca e o nome da Instituição. No rodapé deverá conter o nome do técnico, centralizado, e a data de elaboração do documento (automática do computador), à direita. O corpo do documento terá parágrafos justificados, com espaçamento entre linhas igual a 1,5 linha, fonte = Arial, tamanho = 12 e estilo da fonte = normal.

O cabeçalho e o rodapé do documento poderão ser escolhidos ou editados a partir dos comandos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q262430 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Considere as seguintes situações hipotéticas de acordo com a Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993):

I.Um determinado município do Estado da Paraíba pretende realizar uma pequena obra pública de engenharia na cidade, estimada em R$ 300.000,00. A Administração utilizou a modalidade convite para a licitação.

II.O Poder Executivo de um determinado Estado da Federação, incluiu no objeto de uma licitação para construção de casas populares, materiais e serviços sem previsão de quantidades.

III.Carlos é servidor de um Município do Estado da Paraíba que está realizando uma licitação para aquisição de alimentação para crianças de escolas e creches municipais. Carlos é sócio, juntamente com seu genitor Alfredo, de um restaurante na cidade e participou normalmente do procedimento licitatório, saindo-se vencedor com a melhor proposta.

IV.A empresa X, após a fase de habilitação, desiste da proposta, apresentando um motivo decorrente de fato superveniente e justo. O pedido é aceito pela Comissão Licitante.

Nos termos da legislação brasileira em vigor, há ilegalidade e o Ministério Público deverá tomar as medidas necessárias para punição dos responsáveis nos casos indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q265257 | Direito Administrativo, Pregão Lei 10520 2002, Técnico Ministerial, MPE CE, FCC

Nos termos da Lei nº 10.520/02, será facultado, nos termos de regulamentos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a participação de bolsas de mercadorias no pregão. A propósito de tal tema, considere as seguintes assertivas: I. A participação das bolsas de mercadorias dar-se-á no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando- se recursos de tecnologia da informação. II. As bolsas de mercadorias deverão estar organizadas sob a forma de sociedades civis com fins lucrativos. III. Deverá ocorrer a participação plural de corretoras que operem sistemas eletrônicos unificados de pregões. Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.