Início

Questões de Concursos Técnico Previdenciário

Resolva questões de Técnico Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q243132 | Administração Pública, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

A história da qualidade pode ser definida em três estágios, cada qual com suas características. O estágio corretamente caracterizado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q465198 | Direito Previdenciário, Segurados, Técnico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos segurados e dos benefícios da previdência social, julgue os itens de 111 a 125.

O ministro de confissão religiosa é segurado obrigatório da previdência social na qualidade de empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q243249 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

A Previdência Social é o segmento da Seguridade Social que visa a propiciar os meios indispensáveis à subsistência da pessoa humana, quando ocorrer certa contingência prevista em lei. São beneficiários das prestações previdenciárias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q562111 | Informática, Windows, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Quando um usuário usa o comando Recortar ou Copiar no menu Editar, o conteúdo recortado ou copiado é automaticamente colocado na Área de Transferência, um local de armazenamento temporário para estes itens. É possível usar o Visualizador da Área de Armazenamento para ver as informações copiadas na Área de Transferência. Para abrir o Visualizador da Área de Armazenamento, devem-se seguir os passos:

1. Clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho, apontar para Novo e clicar em Atalho.

2. No campo do local, digitar %windir%system32clipbrd.exe. e clicar em Avançar.

3. Clicar em Concluir.

Considerando os passos e as informações acima, que tratam de uma versão em português, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q425545 | Direito Constitucional, Previdência Social, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas previstas na Emenda Constitucional n.º 20, de 15/12/1998.

João, que, desde 20/9/1995, recebe proventos de aposentadoria do regime geral da previdência social, ingressou em 3/2/2001, por concurso público, em cargo público efetivo do município de Curitiba. Nessa situação, João deverá renunciar aos proventos pagos pelo regime geral de previdência social, em razão da proibição de acumulação desses proventos com a remuneração do cargo municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q335958 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Uma prova possui dez exercícios, numerados de 1 até 10. De acordo com instruções, do exercício 1 até o 5, a pontuação de cada exercício dobra a cada novo exercício em relação à pontuação do anterior e, daí para frente até o exercício 10, a pontuação de cada exercício triplica a cada novo exercício em relação à pontuação do anterior. Por exemplo, a pontuação do exercício 6 é o triplo da pontuação do exercício 5. De acordo com as instruções, a pontuação do 10º exercício da prova é igual a pontuação do 4º exercício multiplicada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q241250 | Informática, Microsoft Excel, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

No Windows 2000 o ícone Opções Regionais do Painel de Controle permite:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q241001 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Em novembro de 2004, Josué, segurado empregado de 60 (sessenta) anos, faz requerimento administrativo de aposentadoria em uma das Agências da Previdência Social. Em anexo ao referido pedido, apresenta cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social que comprova o vínculo empregatício com a empresa Pães, Doces e Comidas Deliciosas Ltda., como balconista, durante 30 (trinta) anos completos, na data de requerimento.
Você, na qualidade de servidor do INSS responsável pela análise do ato de concessão de benefícios, deve decidir corretamente pela(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q244613 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a:

I saúde;
II educação;
III habitação;
IV assistência social;
V previdência social.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q337523 | Matemática, Porcentagem, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

Roberto comprou algumas bolsas para revender, pagando o mesmo valor por cada uma delas. Inicialmente colocou as bolsas à venda por um preço 50% superior ao de compra. Ao perceber que nenhuma bolsa tinha sido vendida, resolveu dar um desconto de 30% sobre o preço que estava vendendo e, com isso, conseguiu vender todas. Quando comparado com o valor gasto por Roberto na compra das bolsas, o valor arrecadado por ele com a venda implicou em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q244796 | Matemática, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

O carro de Laerte pode ser abastecido com gasolina, álcool ou ambos os combustíveis. Quando o tanque do carro estava completamente vazio, Laerte abasteceu 25% da capacidade do tanque com gasolina e 35% com álcool, o que implicou em mesmo gasto, em reais, com gasolina e com álcool. Se Laerte tivesse abastecido a mesma quantidade de combustível, porém, apenas com gasolina, seu gasto total, quando comparado ao que ele efetivamente gastou, teria sido superior em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q241381 | Português, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Texto associado.

Texto II

Procura-se uma casa

Admiro as pessoas que vivem a vida inteira na mesma casa. Tenho almejado isso secretamente, mas por uma fatalidade estou sempre mudando. Quando me mudo para uma nova casa, tenho a sensação de que (l 5)vou ficar ali pra sempre. E é nesse estado de espírito que vivo nas casas.
A casa precisa ser natural, cair bem, como um paletó cortado no alfaiate. Precisamos nos sentir bem dentro dela, ainda mais agora, que as autoridades admitiram(l 10) a nossa cotidiana guerrinha civil.(...)
Estou de mudança. Mais uma vez, na minha vida, estou de mudança. A perspectiva da mudança causa em mim sentimentos indefinidos, uma mistura de medo, euforia, excitação, coragem. Há o sentimento de perda, (l 15)claro, vou perder a minha vista para as ilhas, para as chuvas que vêm do infinito, para a imensidão oceânica, vou perder o meu jornaleiro, o Dinho, vou perder os meus porteiros a quem tanto me afeiçoei, o seu Jonas, que lava meu carro, o seu Expedito, o Pará, a escadaria que (l 20)dá nas figueiras seculares, o barulho do vento, a serena ordem da minha biblioteca, o Corcovado, e tudo o que construí pra sempre agora naufraga no irremissível. Mas assim é a vida.
E tenho de decidir para onde me mudarei. Vou (l 25)botar um anúncio no jornal: Procura-se uma casa com janelas, vizinhos discretos, clara e arejada, com sol da manhã no pé da cama, um sótão de onde se possa ver a lua em fevereiro (mas também em agosto e dezembro), e as estrelas por uma clarabóia. Procura-se uma casa (l 30)em que caibam os meus livros, tantos e tão poucos, as minhas velhas cadeiras de vime, os meus castiçais acesos, e vinhos, o meu silêncio e o meu amor, a minha insuportável queda para a felicidade, o tédio, a insatisfação e a melancolia. Uma casa com uma boa cozinha (l 35)onde se possa conversar sussurrando com o homem amado, uma janela dando para o quintal, onde eu possa ver as crianças correndo, crescendo, e o tempo passando como sempre, inexorável e eterno.

MIRANDA, Ana. O Dia Rio, 14 ago. 1999.

E é nesse estado de espírito que vivo nas casas. (l. 5-6) O estado de espírito a que se refere a narradora é um sentimento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q243189 | Matemática, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

Uma prova possui dez exercícios, numerados de 1 até 10. De acordo com instruções, do exercício 1 até o 5, a pontuação de cada exercício dobra a cada novo exercício em relação à pontuação do anterior e, daí para frente até o exercício 10, a pontuação de cada exercício triplica a cada novo exercício em relação à pontuação do anterior. Por exemplo, a pontuação do exercício 6 é o triplo da pontuação do exercício 5. De acordo com as instruções, a pontuação do 10o exercício da prova é igual a pontuação do 4o exercício multiplicada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q241998 | Direito Civil, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

O instituto do direito sucessório denominado "legítima" corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q548727 | Informática, Gerenciamento de Dados e Arquivos, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Entre as teclas abaixo, assinale aquela que deve estar pressionada para permitir a seleção de mais de um arquivo no Windows Explorer através de cliques do mouse.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q549003 | Informática, Word, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

No Word 2000 em Português as teclas de atalho “Ctrl + B” são utilizadas para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q243420 | Português, Técnico Previdenciário, MANAUSPREV, FCC

Texto associado.

Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 11 a 19.

O primeiro... problema que as árvores parecem propor-nos

é o de nos conformarmos com a sua mudez. Desejaríamos que

falassem, como falam os animais, como falamos nós mesmos.

Entretanto, elas e as pedras reservam-se o privilégio do silêncio,

num mundo em que todos os seres têm pressa de se desnudar.

Fiéis a si mesmas, decididas a guardar um silêncio que

não está à mercê dos botânicos, procuram as árvores ignorar

tudo de uma composição social que talvez se lhes afigure

monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada,

no jogo de transmissão do mais íntimo pelo mais coletivo.

Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade

ao som, a que os humanos só atingem por alguns

instantes e através da tragédia clássica. Não logramos comovê-

-lo, comunicar-lhe nossa intemperança. Então, incapazes de

trazê-lo à nossa domesticidade, consideramo-lo um elemento

da paisagem, e pintamo-lo. Ele pende, lápis ou óleo, de nossa

parede, mas esse artifício não nos ilude, não incorpora a árvore

à atmosfera de nossos cuidados. O fumo dos cigarros, subindo

até o quadro, parece vagamente aborrecê-la, e certas árvores

de Van Gogh, na sua crispação, têm algo de protesto.

De resto, o homem vai renunciando a esse processo

de captura da árvore através da arte. Uma revista de vanguarda

reúne algumas dessas representações, desde uma tapeçaria

persa do século IV, onde aparece a palmeira heráldica, até

Chirico, o criador da árvore genealógica do sonho, e dá a tudo

isso o título: Decadência da Árvore. Vemos através desse documentário

que num Claude Lorrain da Pinacoteca de Munique,

Paisagem com Caça, a árvore colossal domina todo o quadro, e

a confusão de homens, cães e animal acuado constitui um incidente

mínimo, decorativo. Já em Picasso a árvore se torna raríssima,

e a aventura humana seduz mais o pintor do que o

fundo natural em que ela se desenvolve.

O que será talvez um traço da arte moderna, assinalado

por Apollinaire, ao escrever: "Os pintores, se ainda observam

a natureza, já não a imitam, evitando cuidadosamente a reprodução

de cenas naturais observadas ou reconstituídas pelo estudo...

Se o fim da pintura continua a ser, como sempre foi, o

prazer dos olhos, hoje pedimos ao amador que procure tirar

dela um prazer diferente do proporcionado pelo espetáculo das

coisas naturais". Renunciamos assim às árvores, ou nos permitimos

fabricá-las à feição dos nossos sonhos, que elas, polidamente,

se permitem ignorar.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. "A árvore e o

homem", em Passeios na Ilha, Rio de Janeiro: José Olympio,

1975, p. 7-8)

Mantendo-se o sentido, o trecho sublinhado em Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança pode ser substituído por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q558931 | Informática, Windows, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

A maioria das pessoas copia e move arquivos usando o método arrastar e soltar. No Windows 7, em português, ao se usar o arrastar e soltar, algumas vezes o arquivo ou a pasta é copiado e, outras vezes, é movido. Se a pessoa estiver arrastando um item
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q241473 | Informática, Windows, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

Na janela Painel de Controle do Windows 2000, NÃO encontramos o ícone:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q555498 | Informática, HTTP HTTPS, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O Uniform Resource Locator - URL é um endereço que permite que se encontre um recurso na Internet. Considere o URL: http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2010/10/Metas-2014.pdf É INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.