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Questões de Concursos Técnico Programador de Computação

Resolva questões de Técnico Programador de Computação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q956190 | Arquitetura de Software, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A usabilidade e a ergonomia da interface gráfica são fundamentais para garantir que os sistemas desenvolvidos pela SEMCONGER sejam acessíveis e eficientes para os servidores. A aplicação de heurísticas de usabilidade e diretrizes ergonômicas permite minimizar erros e maximizar a eficiência no uso dos sistemas internos da instituição. Sobre as diretrizes, assinale a afirmativa correta.
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22Q956164 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Determinado servidor da administração municipal, lotado no setor de licitação, frustrou a licitude de processo licitatório, com o fim de beneficiar um “parente”, que participaria do processo com sua empresa. Após a contratação da empresa do referido “parente”, que sagrou-se vitoriosa no processo licitatório, sabe-se que ela não cumpriu o determinado no contrato, acarretando em perda patrimonial efetiva ao município. Diante de tal situação, o servidor cometeu:
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23Q956177 | Banco de Dados, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A SEMCONGER precisa gerar relatórios personalizados usando SQL para identificar contratos vencidos. O analista de sistemas escreve a seguinte consulta SQL para selecionar todos os contratos vencidos até a data atual:

SELECT contrato_id, empresa, data_vencimento FROM contratos WHERE data_vencimento < SYSDATE;

No entanto, ao revisar a consulta, outro desenvolvedor apontou que a sintaxe pode não funcionar corretamente em todos os bancos de dados. Sobre essa consulta, é INCORRETO afirmar que:
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24Q956182 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Um desenvolvedor precisa revisar um código em Java e verificar se a implementação dos princípios da Programação Orientada a Objetos (POO) está correta. Para isso, ele faz uma análise dos conceitos fundamentais de POO e suas definições. Associe cada conceito da POO à sua respectiva descrição:

1.Herança. 2. Polimorfismo. 3. Encapsulamento. 4. Abstração.

( ) Foca em identificar e expor apenas os aspectos essenciais de um objeto ou sistema, simplificando a complexidade ao ocultar detalhes desnecessários para o usuário final.

( ) Permite a criação de classes que compartilham características comuns sem duplicação de código.

( ) Permite que métodos com o mesmo nome tenham diferentes implementações em classes distintas.

( ) Envolve a organização dos dados e métodos relacionados dentro de uma única unidade ou classe, controlando o acesso aos seus componentes internos através de modificadores de acesso, como private ou protected, para proteger a integridade e a consistência dos dados.

A sequência está correta em
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25Q956160 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Em um estoque de materiais para a construção de uma grande obra, chega uma considerável quantidade de componentes. Segundo as informações do fornecedor, 60% dos componentes são padronizados, sendo que 45% deles precisam de inspeção técnica. Entre os componentes que não são padronizados, 55% requerem inspeção técnica. Se a quantidade total de componentes que não exigem inspeção técnica é 408, qual é a quantidade de componentes padronizados que exigem inspeção técnica?
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26Q956184 | Banco de Dados, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A equipe de TI da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu precisa otimizar a execução de consultas SQL para obter relatórios de arrecadação municipal de maneira eficiente. Para isso, um analista decidiu utilizar subconsultas correlacionadas. No entanto, o código SQL apresenta lacunas que impedem sua execução correta:

SELECT nome, receita FROM arrecadacao_municipal AM WHERE receita > ( SELECT AVG(receita) FROM arrecadacao_municipal WHERE ______ = AM.______ );


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas, para que a consulta retorne os municípios que arrecadaram acima da média dentro de sua própria região administrativa.
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27Q956161 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Marcelo, Laura, João e Sofia são estagiários no setor de manutenção de equipamentos médicos de um hospital. Durante uma rotina de verificação, um dos equipamentos mais importantes usado para monitorar pacientes foi danificado devido a um erro no processo de manutenção. Sabe-se que esse erro foi ocasionado por apenas um dos quatro estagiários. O chefe do setor, ao perceber o problema, questionou sobre o responsável pela falha. As respostas dadas por cada um dos estagiários foram as seguintes:

Marcelo: Eu não fui o responsável pela falha no equipamento;
Laura: Foi o Marcelo quem danificou o equipamento;
João: Marcelo está mentindo;
Sofia: Não foi Laura quem danificou o equipamento.

Considerando que apenas um dos quatro estagiários disse a verdade, enquanto os demais mentiram, quem foi o responsável pela falha no equipamento?
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28Q956176 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2378 de 1992, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Carlos, servidor público municipal de Nova Iguaçu, foi demitido após um processo administrativo disciplinar. Dois anos depois, surgiram provas de fatos novos que poderiam comprovar sua inocência. No entanto, Carlos faleceu antes de requerer a revisão do processo, deixando apenas uma filha, Mariana. Considerando as normas da Lei Municipal nº 2.378/1992, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores de Nova Iguaçu, assinale a afirmativa correta.
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29Q956152 | Português, Uso dos doispontos, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
A mão no metrô


Assim que o metrô chegou, ela preparou-se para incomodação. Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação. Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada. Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se. Era, achava, o preço que tinha de pagar por ser pobre, por não ter carro, como outras colegas de escritório.

Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio. Mas já era tarde, e ela precisava ir para casa. Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, imprensada entre corpos, vários deles masculinos. Só faltava a mão.

Que não tardou a se fazer presente. Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.

Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, não a alarmou. Porque era diferente, o contato daquela mão. Não se tratava de uma “mão-boba”; não havia malícia naqueles dedos, não havia safadeza. Para começar, eles estavam em lugar neutro, não nas nádegas, não nas coxas, mas nas costas, as costas que ela tinha doloridas depois de um dia de árduo trabalho. E a mão não estava em busca de prazer, de sacanagem; estava simplesmente pousada, quieta. Como se dissesse estou em busca de contato humano, é só isso que eu quero.

Ela poderia olhar ao redor, tentar descobrir quem, daqueles homens e mulheres à sua volta, estava a tocá-la. Mas não queria fazer isso. A verdade é que a gentil mão não a incomodava. Pelo contrário, fazia com que lembrasse uma passagem na infância, o dia em que o pai a levara à escola pela primeira vez. Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa. O pai então colocara-lhe a mão nas costas, como a ampará-la, dizendo qualquer coisa do tipo “não chore, a escola é boa, você vai gostar”. E ela se acalmara, não tanto por causa das palavras, mas pelo contato da mão paterna. E era a mesma sensação que tinha agora: a sensação de amparo, de conforto.

Estava chegando, precisava descer. Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso. A porta se abriu e ela saiu do vagão. Ainda teve a tentação de olhar para trás, mas resistiu. Não queria associar nenhum dos rostos que ali estavam com a mão que a tocara. Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa que, de algum modo, a fizera viver uma estranha e perturbadora aventura.


(Moacyr Scliar. Folha de São Paulo. São Paulo. Em: 12/09/2005.)
Entre os recursos que contribuem para a construção de sentidos no texto, estão os sinais de pontuação. Além de estarem vinculados intimamente à coerência do texto, esses sinais podem acumular outras funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos. No excerto “Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação.” (1º§), os dois-pontos foram empregados para:
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30Q956158 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Considere que 5 colegas decidiram arcar conjuntamente com as despesas de uma viagem especial para celebrar duas décadas de amizade. O custo total do passeio foi de R$ 5.375,50, e o valor foi repartido entre eles de forma proporcional às possibilidades financeiras de cada um. Considerando essa situação hipotética, é necessariamente correto afirmar que:
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31Q956186 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Considere o seguinte trecho de código em Java:

public class Veiculo {

private String marca;

private String modelo;

public Veiculo(String marca, String modelo) {

this.marca = marca;

this.modelo = modelo;

}

public void exibirDetalhes() {

System.out.println("Marca: " + marca + ", Modelo: " + modelo);

}

}

public class Carro extends Veiculo {

private int ano;

public Carro(String marca, String modelo, int ano) {

super(marca, modelo);

this.ano = ano;

}

@Override

public void exibirDetalhes() {

super.exibirDetalhes();

System.out.println("Ano: " + ano);

}

}


Com base no código, analise as afirmativas a seguir.
I. A classe Carro herda os atributos marca e modelo da classe Veiculo. II. O método exibirDetalhes na classe Carro sobrescreve o método da classe Veiculo. III. Os atributos marca e modelo podem ser acessados diretamente na classe Carro. IV. A palavra-chave super é usada para chamar o construtor da classe pai.
Está correto o que se afirma apenas em
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32Q956187 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Determinada equipe de desenvolvimento web está construindo um sistema de consulta de dados em tempo real para uma plataforma de pedidos de delivery. O objetivo é permitir que os usuários visualizem atualizações de pedidos sem precisar recarregar a página. Para isso, os programadores decidiram utilizar o paradigma AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) para buscar os dados do servidor e exibi-los dinamicamente. No entanto, em vez de utilizar XML para transportar os dados, a equipe optou por JSON (JavaScript Object Notation) como formato principal para a comunicação entre o cliente e o servidor. Durante uma reunião técnica, os programadores discutiram as razões para a escolha do JSON no contexto do AJAX. Com base nas propriedades do JSON e sua aplicação no paradigma AJAX, qual das seguintes afirmativas está correta?
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33Q956178 | Programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

O desenvolvedor da SEMCONGER precisa criar uma página dinâmica utilizando HTML, CSS e JavaScript para um sistema interno de gerenciamento de contratos. Ele deseja utilizar CSS para definir o layout responsivo e JavaScript para interatividade. A seguir está um trecho do código HTML com CSS embutido:

<!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>Contratos</title> <style> .container { display: ___________; justify-content: center; align-items: center; height: 100vh; } </style> </head> <body> <div class="container"> <h1>Gerenciamento de Contratos</h1> </div> </body> </html>


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no código CSS, para que o div.container centralize o conteúdo tanto na horizontal quanto na vertical.
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34Q956157 | Raciocínio Lógico, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Uma gráfica especializada na produção de materiais promocionais possui um conjunto de 10 impressoras idênticas. Trabalhando simultaneamente por 12 horas diárias, essas impressoras conseguem produzir um total de 10 mil panfletos em 2 dias. Sabe-se que todas as impressoras operam com a mesma eficiência e produtividade. Recentemente, a gráfica recebeu uma nova encomenda de 15 mil panfletos, com um prazo estipulado de 3 dias para conclusão do serviço. No entanto, um imprevisto ocorreu: uma das impressoras apresentou falha mecânica e precisou ser enviada para manutenção, reduzindo o número de equipamentos disponíveis para 9. Diante desse novo cenário, por quantas horas diárias as impressoras restantes precisarão trabalhar para atender à demanda dentro do prazo estabelecido?
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35Q956180 | Banco de Dados, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Relacione adequadamente as cláusulas SQL às suas respectivas funções:
1.GROUP BY 2.HAVING 3. SELECT 4. WHERE
( ) Seleciona colunas específicas em uma tabela. ( ) Filtra os dados de acordo com uma condição. ( ) Agrupa resultados com base em colunas específicas. ( ) Filtra agrupamentos após a agregação.
A sequência está correta em
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36Q956185 | Programação, Linguagens de programação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Uma empresa de TI está desenvolvendo um sistema de monitoramento ambiental para a prefeitura municipal. O sistema precisa modelar diferentes tipos de sensores ambientais, como sensores de temperatura e umidade, seguindo os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO). Os desenvolvedores iniciam a modelagem com o seguinte código em Java:

public class Sensor { protected String nome;
public Sensor(String nome) { this.nome = nome; }
public void medir() { System.out.println("Medição genérica realizada."); } } public class SensorTemperatura ______ Sensor { public void medir() { System.out.println("Medição de temperatura realizada."); } }


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no código, para que a classe SensorTemperatura herde corretamente o comportamento da classe Sensor.
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37Q956189 | Governança de TI, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A SEMCONGER deseja implementar um modelo de governança de TI alinhado às boas práticas do mercado. Qual alternativa é a recomendada para esse contexto?
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38Q956193 | Segurança da Informação, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

A SEMCONGER detectou um aumento no número de acessos não autorizados aos seus sistemas internos. Após auditoria, constatou-se que diversos servidores estavam compartilhando senhas por e-mail e armazenando credenciais em documentos de texto não protegidos. Considerando as boas práticas de segurança da informação, assinale a afirmativa correta.
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39Q956153 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
A mão no metrô


Assim que o metrô chegou, ela preparou-se para incomodação. Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação. Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada. Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se. Era, achava, o preço que tinha de pagar por ser pobre, por não ter carro, como outras colegas de escritório.

Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio. Mas já era tarde, e ela precisava ir para casa. Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, imprensada entre corpos, vários deles masculinos. Só faltava a mão.

Que não tardou a se fazer presente. Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.

Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, não a alarmou. Porque era diferente, o contato daquela mão. Não se tratava de uma “mão-boba”; não havia malícia naqueles dedos, não havia safadeza. Para começar, eles estavam em lugar neutro, não nas nádegas, não nas coxas, mas nas costas, as costas que ela tinha doloridas depois de um dia de árduo trabalho. E a mão não estava em busca de prazer, de sacanagem; estava simplesmente pousada, quieta. Como se dissesse estou em busca de contato humano, é só isso que eu quero.

Ela poderia olhar ao redor, tentar descobrir quem, daqueles homens e mulheres à sua volta, estava a tocá-la. Mas não queria fazer isso. A verdade é que a gentil mão não a incomodava. Pelo contrário, fazia com que lembrasse uma passagem na infância, o dia em que o pai a levara à escola pela primeira vez. Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa. O pai então colocara-lhe a mão nas costas, como a ampará-la, dizendo qualquer coisa do tipo “não chore, a escola é boa, você vai gostar”. E ela se acalmara, não tanto por causa das palavras, mas pelo contato da mão paterna. E era a mesma sensação que tinha agora: a sensação de amparo, de conforto.

Estava chegando, precisava descer. Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso. A porta se abriu e ela saiu do vagão. Ainda teve a tentação de olhar para trás, mas resistiu. Não queria associar nenhum dos rostos que ali estavam com a mão que a tocara. Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa que, de algum modo, a fizera viver uma estranha e perturbadora aventura.


(Moacyr Scliar. Folha de São Paulo. São Paulo. Em: 12/09/2005.)
É possível inferir que a compreensão do texto se dá pela mobilização de um modelo cognitivo, que integra as informações expressas com os conhecimentos prévios do leitor ou com elementos pressupostos no texto. O título dado ao texto “A mão no metrô” justifica o seu objetivo comunicativo; assinale-o.
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40Q956156 | Português, Análise sintática, Técnico Programador de Computação, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
A mão no metrô


Assim que o metrô chegou, ela preparou-se para incomodação. Porque o vagão estava cheio, completamente lotado, e ela já sabia o que a esperava tão logo embarcasse: sem demora, algum homem, ou vários homens, encostariam nela, tentando tirar proveito da situação. Mulher ainda jovem, bonita, estava sujeita a essas situações, que a deixavam indignada. Mas, como outras usuárias na mesma situação, resignava-se. Era, achava, o preço que tinha de pagar por ser pobre, por não ter carro, como outras colegas de escritório.

Pensou em não entrar, em esperar outro metrô mais vazio. Mas já era tarde, e ela precisava ir para casa. Num impulso, entrou, e imediatamente viu-se na clássica posição de sardinha em lata, imprensada entre corpos, vários deles masculinos. Só faltava a mão.

Que não tardou a se fazer presente. Aos poucos, suavemente, ela sentiu a pressão de dedos sobre seu corpo.

Mas, surpreendentemente, aquilo não a enojou, não a alarmou. Porque era diferente, o contato daquela mão. Não se tratava de uma “mão-boba”; não havia malícia naqueles dedos, não havia safadeza. Para começar, eles estavam em lugar neutro, não nas nádegas, não nas coxas, mas nas costas, as costas que ela tinha doloridas depois de um dia de árduo trabalho. E a mão não estava em busca de prazer, de sacanagem; estava simplesmente pousada, quieta. Como se dissesse estou em busca de contato humano, é só isso que eu quero.

Ela poderia olhar ao redor, tentar descobrir quem, daqueles homens e mulheres à sua volta, estava a tocá-la. Mas não queria fazer isso. A verdade é que a gentil mão não a incomodava. Pelo contrário, fazia com que lembrasse uma passagem na infância, o dia em que o pai a levara à escola pela primeira vez. Tinham também ido de metrô; ela estava assustada, chorosa. O pai então colocara-lhe a mão nas costas, como a ampará-la, dizendo qualquer coisa do tipo “não chore, a escola é boa, você vai gostar”. E ela se acalmara, não tanto por causa das palavras, mas pelo contato da mão paterna. E era a mesma sensação que tinha agora: a sensação de amparo, de conforto.

Estava chegando, precisava descer. Como se houvesse percebido, a mão, discretamente, retirou-se de seu dorso. A porta se abriu e ela saiu do vagão. Ainda teve a tentação de olhar para trás, mas resistiu. Não queria associar nenhum dos rostos que ali estavam com a mão que a tocara. Queria, isto sim, guardar a lembrança dessa mão como uma entidade misteriosa que, de algum modo, a fizera viver uma estranha e perturbadora aventura.


(Moacyr Scliar. Folha de São Paulo. São Paulo. Em: 12/09/2005.)
Sintaxe, a parte da gramática que estuda as regras e relações das palavras dentro da frase ou de um período, permite analisar o sentido das frases e realizar o ordenamento correto das palavras dentro da oração. Nesse sentido, assinale o fragmento textual que apresenta sujeito oculto.
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