Questões de Concursos Técnico Químico

Resolva questões de Técnico Químico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q262630 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A massa, em gramas, de uma amostra de NaC. foi me­dida usando-se cinco balanças analíticas. Devido a pro­blemas com a calibração dessas balanças, os resultados obtidos foram ligeiramente diferentes, como os apresen­tados abaixo. A medida com o maior número de algaris­mos significativos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q263696 | Química, Técnico Químico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O uso da atomização eletrotérmica em espectrometria de absorção atômica é considerado um avanço do ponto de vista analítico. A característica do uso da atomização eletrotérmica que NÃO implica vantagem em relação ao uso da atomização em chama é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q263467 | Química, Técnico Químico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O eletrodo de membrana de vidro é, provavelmente, o dispositivo de medição mais usado em análises químicas.

Sobre esse eletrodo, analise as afirmativas a seguir.

I - O eletrodo de membrana de vidro é principalmente usado para medição de atividade do íon H+.

II - Para fazer medições quantitativas exatas, o eletrodo de membrana de vidro deve estar associado a eletrodos de referência.

III - Um sistema de medição com o eletrodo de membrana de vidro dispensa o uso de ponte salina.

IV - O potencial de assimetria em um eletrodo de membrana de vidro tem como uma das causas as diferenças entre as superfícies interna e externa da membrana.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q594648 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Técnico Químico, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO, 2018

A medição de pH de uma solução aquosa é feita usando- -se o eletrodo combinado de membrana de vidro. Nessa medição, há eletrodo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q262980 | Química, Técnico Químico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Os resultados de medição de Hg em quatro alíquotas de uma amostra de solo coletada numa região específica de um garimpo foram: 44,0; 54,0; 52,0; 50,0 e 48,0 mg/kg, com desvio padrão do conjunto igual a 3,8 mg/kg.

Considerando a distribuição t-student (cujo valor de parâmetro t é igual a 2,8 para graus de liberdade igual a 4 e 95% de limite de confiança) a concentração de Hg, em mg/kg, está compreendida entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q263330 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A solubilidade em água de um composto é determinada por: ?semelhante dissolve semelhante?. Essa regra foi baseada nas propriedades das moléculas em que solventes polares dissolvem substâncias polares, e os solventes apolares, substâncias apolares. Dentre as substâncias abaixo, a mais solúvel em água é o(a )

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q263951 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um foguete, cujo peso na Terra é 104 N, foi lançado para outro planeta onde a gravidade é 5 vezes maior que a da Terra. Ao chegar ao referido planeta, verificou-se que o peso do foguete era 2 x 104 N. Qual foi a quantidade de massa, em kg, perdida pelo fo­guete durante o voo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q262952 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um termômetro mede temperaturas em graus Celsius (oC), e um segundo termômetro mede temperaturas em uma escala que chamaremos Efe (0F). Temos: 0 0C = 32 oF e 10 0C = 50 0F.
A temperatura de -40 0C corresponde a quantos graus na escala do segundo termômetro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q262193 | Química, Técnico Químico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A incerteza associada a um resultado analítico tem como origem os erros aleatórios de todas as etapas do processo. A correção de qualquer fonte de erro sistemático do processo se faz necessária para um cálculo de incerteza adequado.

Sobre os erros do processo analítico, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q264248 | Química, Técnico Químico, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A lei de Beer relaciona a absorvância de uma substância com a sua concentração, o que permite o uso da fotometria de absorção em análise quantitativa. A lei de Beer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q264184 | Informática, Windows, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os sistemas operacionais Microsoft Windows em suas versões mais recentes como o Windows XP, Windows Vista ou Windows 7, entre outras versões, suportam uma tecnologia que identifica e configura a maioria dos compo­nentes instalados no computador.
Essa tecnologia é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q265409 | Português, Técnico Químico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

O gráfico a seguir é referência para as questões 01 e 02.

Atualmente, ainda é possível estabelecer equivalência semântica entre o prefixo da palavra ?analfabeto? e o prefixo da palavra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q262928 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Uma amostra de 50 mL de solução alcalina de carbona­to de sódio foi titulada com ácido clorídrico 1,0 N. Inicial­mente, empregando-se fenolftaleína como indicador, fo­ram gastos 30 mL da solução titulante. Após a virada da fenolftaleína, adicionou-se metilorange, e mais 10 mL da solução de HCl. foram consumidos.
Qual a relação molar NaOH/Na2CO3 presente na solução analisada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q264747 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Químico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões 29 e 30.

Sobre a Crença e a Ciência

     A pergunta que mais me fazem quando dou palestras, ou mesmo quando me mandam emails, é se acredito em Deus. Quando respondo que não acredito, vejo um ar de confusão, às vezes até de medo, no rosto da pessoa: "Mas como o senhor consegue dormir à noite?".

     Não há nada de estranho em perguntar a um cientista sobre suas crenças. Afinal, ao seguirmos a velha rixa entre a ciência e a religião, vemos que, à medida em que a ciência foi progredindo, foi também ameaçando a presença de Deus no mundo. Mesmo o grande Newton via um papel essencial para Deus na natureza: Ele interferiria para manter o cosmo em xeque, de modo que os planetas não desenvolvessem instabilidades e acabassem todos amontoados no centro, junto ao Sol. Porém, logo ficou claro que esse Deus era desnecessário, que a natureza podia cuidar de si mesma. O Deus que interferia no mundo transformou-se no Deus criador: após criar o mundo, deixou-o à mercê de suas leis. Mas nesse caso, o que seria Deus? Se essa tendência continuasse, a ciência tornaria Deus desnecessário?

     Foi nessa tensão que surgiu a crença de que a agenda da Ciência é roubar Deus das pessoas. Um número espantoso de pessoas acha mesmo que esse é o objetivo dos cientistas, acabar com a crença no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delírio permanente, não ajudam em nada a situação. Mas será isso mesmo o que a ciência pretende? Será que esses fundamentalistas ateus falam por todos os cientistas?

     De modo algum. Eu conheço muitos cientistas religiosos que não veem qualquer conflito entre a sua ciência e sua crença. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (São vários.) Mesmo que essa não seja a minha posição, respeito os que creem. A ciência não tem uma agenda contra a religião. Ela se propõe simplesmente a interpretar a natureza, expandindo nosso conhecimento do mundo natural. Sua missão é aliviar o sofrimento humano, aumentando o conforto das pessoas, desenvolvendo técnicas de produção avançadas, ajudando no combate às doenças. O "resto", a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que às vezes o atravanca), não vem da ciência como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo.

     É óbvio que, como já afirmava Einstein, crer num Deus que interfere nos afazeres humanos é incompatível com a visão da ciência de que a natureza procede de acordo com leis que, bem ou mal, podemos compreender. O problema se torna sério quando a religião se propõe a explicar fenômenos naturais. Dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos ou que somos descendentes diretos de Adão e Eva, que por sua vez, foram criados por Deus, é equivalente a viver no século 16 ou antes disso. A insistência em negar os avanços e as descobertas da ciência é, francamente, inaceitável. Por exemplo, um número enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouço isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilização, motivo de orgulho para todos nós.

     Podemos dizer que existem dois tipos de pessoa: os naturalistas e os sobrenaturalistas. Os sobrenaturalistas veem forças ocultas por trás dos afazeres dos homens, vivendo escravizados por medos apocalípticos e crenças inexplicáveis. Os naturalistas aceitam que nunca teremos todas as respostas. Mas, em vez de temer o desconhecido, abraçam essa ignorância como um desafio e não uma prisão. É por isso que eu durmo bem à noite.

(Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, 28 mar. 2010, p. M-4.)

Avalie as seguintes explicações das possíveis ambiguidades das expressões destacadas no texto.

1.Foi nessa tensão que surgiu a crença de que a agenda da Ciência é roubar Deus das pessoas. Um número espantoso de pessoas acha mesmo que esse é o objetivo dos cientistas, acabar com a crença no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delírio permanente, não ajudam em nada a situação. Explicação: Outros cientistas ateus militantes também podem ter livros publicados.

2.Eu conheço muitos cientistas religiosos que não veem qualquer conflito entre a sua ciência e sua crença. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (São vários.) Mesmo que essa não seja a minha posição, respeito os que creem. Explicação: Podem ser vários deuses ou vários cientistas religiosos.

3.O "resto", a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que às vezes o atravanc(A), não vem da ciência como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo. Explicação: O estudo pode ser sobre a ciência ou sobre os homens e as mulheres.

4.Por exemplo, um número enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouço isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilização, motivo de orgulho para todos nós. Explicação: O motivo de orgulho para todos nós pode ser a civilização ou o feito da ciência. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q264102 | Matemática, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Num campeonato de futebol amador, a grande atração é o " clássico" Garçons x Porteiros. Na final do campeonato, após terminarem empatados em zero a zero, esses times decidiram o campeonato na disputa de pênaltis. A regra do campeonato prevê a cobrança de apenas um pênalti para cada time. Em caso de empate, ou seja, se os dois converterem ou se os dois perderem os pênaltis, será aberta uma nova rodada com mais uma cobrança para cada time.
Pelos Garçons, o cobrador será o camisa 10, que tem aproveitamento de 70% dos pênaltis cobrados. Pelos Por­teiros, o cobrador será o camisa 11, que tem aproveita­mento de 80% dos pênaltis cobrados.
Qual a probabilidade de que haja um ganhador na primei­ra rodada de pênaltis na decisão do campeonato descrito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q263821 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A análise da composição química de um sal indicou que: ? seu cátion corresponde ao elemento químico de maior raio atômico do bloco s da tabela de classificação perió- dica dos elementos; ? seu ânion corresponde ao elemento químico de maior energia de ionização do grupo VIIA da tabela de classificação periódica dos elementos. A fórmula mínima desse sal é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q265206 | Química, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Funções Químicas são grupos de substâncias que apresentam as mesmas propriedades químicas, ou seja, comportamento químico semelhante frente às reações. Seu sistema de nomenclatura é desenvolvido e mantido atual através da União Internacional de Química Pura e Aplicada, cuja sigla em inglês é IUPAC. As fórmulas que correspondem ao nitrato de cálcio, ácido fosfórico, hidróxido de amônio e hipoclorito de sódio, são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q265042 | Português, Técnico Químico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

Torcedoras dizem entender mais de futebol e brigar menos

A paixão pelo futebol não é algo exclusivo para homens, muito menos no Brasil, onde o esporte é uma febre nacional. Ana Carla Portela, que faz locuções de partidas para vídeos veiculados online, diz entender mais de futebol que muitos homens. Para ela, a ideia preconceituosa de que mulher que gosta de futebol é "Maria chuteira" está menos presente na sociedade. A palmeirense Manuela Biz e a corintiana Luciana Hruby dividem apartamento há mais de sete meses e se orgulham, não só do conhecimento que têm sobre o esporte, como também de nunca ter brigado por causa dos times. (Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)

Assinale a alternativa que melhor resume esse texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q592383 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Técnico Químico, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO, 2018

Uma solução líquida contém duas substâncias denominadas I e II. Um volume de 100 microlitros da solução foi colocado perto da borda inferior (na linha da amostragem) de uma placa de cromatografia de camada delgada, cuja fase estácionária tem caráter mais polar. A borda inferior da placa foi mergulhada em solvente de caráter menos polar, de forma que este, por capilaridade, percolasse a fase estacionária. Após 5 minutos, a linha de frente foi marcada 10,0 cm acima da linha de amostragem.

Sabendo-se que o fator de retenção (RF) da substância I foi de 0,9, que o da substância II foi de 0,6 e que os diâmetros das manchas foram de 0,2 cm, conclui-se que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q264228 | Informática, Técnico Químico, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Muito utilizadas para propaganda na Internet, a imagem ou animação, inseridas em páginas de grande circulação, desenvolvidas com a finalidade de, entre outras, direcio­nar os usuários a um site específico, recebem o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.