Início

Questões de Concursos Técnico Químico de Petróleo Júnior

Resolva questões de Técnico Químico de Petróleo Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


62Q264639 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Deseja-se neutralizar 200 mL de uma solução aquosa 0,250 mol/L de ácido sulfúrico, utilizando-se 250 mL de uma solução de hidróxido de sódio. A concentração, em mol/L, dessa solução, e a massa, em gramas, de hidróxido de sódio necessária para prepará-la, são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q265178 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Alíquotas de 25,00 mL de cinco soluções distintas (I a V - tabela abaixo) contendo NaOH, Na2CO3 e NaHCO3, isoladamente ou em combinação compatível, foram tituladas com HCl 0,1000 mol L-1 usando a fenolftaleína como indicador. Outras alíquotas de 25,00 mL das mesmas soluções foram tituladas usando dessa vez o verde de bromºCresol como indicador. Os resultados das titulações estão expressas na tabela abaixo. Sabendo que o intervalo de pH de mudança de cor da fenolftaleína é 8,2 - 10,0 e do verde de bromºCresol é 3,8 - 5,4, a solução que apresenta corretamente as massas, em mg, dessas espécies em 25,00 mL, de acordo com os dados das titulações, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q263779 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A técnica de separação de misturas que se baseia na diferença de solubilidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q263360 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A espectrofotometria de absorção na região visível do espectro eletromagnético é uma das ferramentas mais utilizadas para análise quantitativa. Sua aplicação se baseia na Lei de Beer, sobre a qual foram feitas as afirmações a seguir.

I - Em uma série de soluções-padrão, de um determinado analito quanto mais fraca for a cor da solução, maior será a transmitância.

II - O caminho ótico é o diâmetro externo da cubeta e não o seu diâmetro interno. III - A absorvância é diretamente proporcional ao poder radiante e ao comprimento de onda.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q262697 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico Químico de Petróleo Júnior

Sobre os erros associados aos resultados produzidos por um método analítico e as maneiras de avaliá-los, é correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q265056 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 54 e 55. O termo espectroscopia se refere ao estudo da interação da matéria com ondas eletromagnéticas ou, mais amplamente, com fontes de energia, incluindo, também, feixes de partículas como elétrons. O espectro eletromagnético abrange desde ondas de rádio (grandes comprimentos de onda) até raios X (pequenos comprimentos de onda). Entre esses extremos, há a radiação na região do infravermelho (IV), do visível e do ultravioleta (UV). A região da luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético, que compreende radiações entre, aproximadamente, 400 e 700 nm. As técnicas espectroscópicas desempenharam um papel central na descoberta de novos elementos e, também, na evolução do conhecimento sobre a estrutura do átomo, como feito por Niels Bohr, ao estudar os espectros de absorção e emissão dos átomos.

O princípio da espectroscopia fotoeletrônica se baseia noefeito fotoelétrico, descoberto no final do século XIX por Heinrich Hertz. Nesse princípio, a incidência de luz na superfície de um metal levava à indução de corrente elétrica. Se um experimento semelhante é realizado no estado gasoso,pode-se medir a energia de ionização de um elemento: o fóton da luz incidente transfere energia para o elétron, que é ejetado. A diferença de energia do fóton e do elétron ejetado é a energia de ionização do elemento. Considere as afirmativas abaixo sobre esses experimentos.

I A energia de cada fóton que incidirá na superfície metálica é independente da intensidade da luz.
II Para que o efeito fotoelétrico seja observado no sódio, necessita-se de um maior comprimento de onda que o utilizado para o potássio.
III O comprimento de onda necessário para que haja o efeito fotoelétrico aumentará com a dificuldade em ejetar os elétrons.
IV Para um mesmo elemento, quanto menor o comprimento de onda da luz incidente, maior será a energia cinética do primeiro elétron ejetado.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q265349 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico Químico de Petróleo Júnior

O material certificado de referência (MCR), quando disponível, é muito utilizado para validação de métodos analíticos. Sobre o MCR observa-se que todos eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q591553 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A espectrometria de absorção atômica do vapor frio é um método analítico utilizado para determinar o teor de mercúrio em amostras de água, alimentos, resíduos domésticos, industriais, etc. Uma das características desse método é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q263344 | Física, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma cidade brasileira, em um dia quente de verão, a temperatura ambiente é de 48 ºC. No interior de um escritório, liga-se um aparelho de ar-condicionado que mantém a temperatura agradável de 23 ºC. A parede que separa o ambiente interior do escritório do ambiente externo apresenta espessura de 15 cm. Sabe-se que a condutividade térmica da parede é igual a 5,4 cal/h.cm.ºC. A quantidade de calor que atravessa 1,0 m2 dessa parede em sentido ao interior do escritório, em kcal, durante 8 h de funcionamento do escritório, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q594509 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O princípio da espectroscopia fotoeletrônica se baseia no efeito fotoelétrico, descoberto no final do século XIX por Heinrich Hertz. Nesse princípio, a incidência de luz na superfície de um metal levava à indução de corrente elétrica. Se um experimento semelhante é realizado no estado gasoso, pode-se medir a energia de ionização de um elemento: o fóton da luz incidente transfere energia para o elétron, que é ejetado. A diferença de energia do fóton e do elétron ejetado é a energia de ionização do elemento. Considere as afirmativas abaixo sobre esses experimentos.

I – A energia de cada fóton que incidirá na superfície metálica é independente da intensidade da luz.

II – Para que o efeito fotoelétrico seja observado no sódio, necessita-se de um maior comprimento de onda que o utilizado para o potássio.

III – O comprimento de onda necessário para que haja o efeito fotoelétrico aumentará com a dificuldade em ejetar os elétrons.

IV – Para um mesmo elemento, quanto menor o comprimento de onda da luz incidente, maior será a energia cinética do primeiro elétron ejetado.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q593772 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na determinação de traços de estrôncio (grupo IIA) em uma amostra em solução, utilizou-se a espectrometria de absorção atômica com chama. Sabendo-se que uma fração considerável do estrôncio se ioniza na chama acetileno/ ar, uma das estratégias adequadas para determinar o estrôncio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q262276 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nº 26 e 27.

A emissão de gases para a atmosfera devido à atividade humana é motivo de preocupação para a sociedade por conta do impacto causado ao meio ambiente. Nos últimos anos, a atenção do mundo está na quantidade das emissões de gás carbônico e a sua relação com o aquecimento global. Mas, em décadas passadas, os principais problemas trazidos pelas emissões de gases eram o buraco na camada de ozônio e a chuva ácida.

Um exemplo de danos materiais (e também culturais) causado pela chuva ácida ºCorre na Grécia, onde diversos monumentos históricos feitos de mármore foram danificados, forçando o governo a trocar algumas esculturas por réplicas.

Os principais agentes da chuva ácida são óxidos do nitrogênio e do enxofre. Considere que 3,20 g de enxofre foram queimados em excesso de gás oxigênio, originando o óxido onde o enxofre se encontra em seu maior estado de oxidação. Tal óxido foi recolhido em quantidade suficiente de água em um erlenmeyer onde foi introduzido um pedaço de mármore de 10,00 g. Se todas as etapas do prºCesso apresentam rendimento de 100 %, e apenas 80,0 % do mármore é formado por carbonato de cálcio, ao final da última reação, a massa de gás liberada, em g, foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q265411 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico Químico de Petróleo Júnior

Os processos operacionais de uma análise gravimétrica de um minério de ferro incluíram etapas como: (i) a pesagem da amostra do minério, (ii) a reação com ácido para solubilizar o ferro na forma de Fe3+, (iii) a separação de uma alíquota de volume conhecido para análise, (iv) a adição de solução aquosa de NH4OH até precipitação completa do íon Fe3+, (v) o envelhecimento do precipitado, (vi) a lavagem do precipitado com solução aquosa de NH4NO3+, (vii), a filtração em papel de filtro quantitativo, (viii) a calcinação do precipitado filtrado, (ix) o resfriamento do precipitado calcinado e (x) a pesagem. A etapa que apresenta sua definição de acordo com os princípios da análise gravimétrica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q263108 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre as regras para o manuseio de reagentes e soluções no laboratório, NÃO é recomendável

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q263721 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A organização dos elementos químicos em um arranjo lógico era um objetivo de vários químicos do século XIX. Algumas tentativas de organização foram feitas, mas nenhuma delas alcançou o sucesso do modelo proposto pelo russo Mendeleev. Na tabela apresentada por Mendeleev, os elementos foram agrupados segundo suas (seus)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q594042 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os potenciais padrões de oxidação da prata e do cobre são, respectivamente, -0,80 e -0,34 V em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio. O potencial padrão de uma célula formada por uma cela de Ag/Ag+ e uma de Cu/Cu2+ é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q262530 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico Químico de Petróleo Júnior

Três balões de 1,0 L contêm, respectivamente, os gases metano (CH4), etano (C2H6) e propano (C3H8). Todos se encontram na pressão de 1 atm e a na mesma temperatura.

Supondo os gases ideais e as suas características, considere as afirmativas abaixo.

I - O volume de oxigênio necessário para a combustão completa de todos os gases contidos nos três balões é o mesmo.

II - A densidade do etano é maior do que a do metano e menor do que a do propano.

III - A massa de propano contido num dos balões é igual à soma das massas do metano e etano contidos nos outros dois balões.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q264636 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual técnica cromatográfica é usada para separar os derivados mais leves do petróleo (até 4 carbonos)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q592099 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A glicose é um monossacarídeo de grande importância biológica, pois as células utilizam esta substância como fonte de energia. Considere duas soluções (I e II) ambas formadas por água e glicose em concentrações diferentes. A solução I é constituída de 0,5 mol de glicose em 0,5 kg de água, e a solução II é constituída de 1 mol de glicose em 0,5 kg de água. Sabendo-se que estas soluções encontram-se em recipientes fechados e sob as mesmas condições, então a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.