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Questões de Concursos Técnico Sistemas Metroviários

Resolva questões de Técnico Sistemas Metroviários comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q783294 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Sobre o sistema de posicionamento global - GPS - é correto afirmar:

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22Q785568 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Um motor trifásico de 1 CV, 220 V, rendimento 0,75 opera com corrente nominal de 3,5 A. Nesse caso, o seu fator de potência vale, aproximadamente: Dado:1 CV = 736 W

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23Q783319 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Sobre a identificação de superfícies de referência,

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24Q783408 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Em uma determinada representação gráfica de um projeto topográfico, cuja escala é 1:200, foi medida uma área retangular, no desenho, de lados 15 cm e 32 cm. A real área representada pelo retângulo medido é, em m2, igual a

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25Q788813 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Considere o texto abaixo:

The SN74LS373 consists of eight latches with 3-state outputs for bus organized system applications. The flip-flops appear transparent to the data (data changes asynchronously) when Latch Enable (LE) is HIGH. When LE is LOW, the data that meets the setup times is latched. Data appears on the bus when the Output Enable (OE) is LOW. When OE is HIGH the bus output is in the high impedance state.

Sobre o texto, analise:

I. Trata-se de um registrador de 8 bits.

II. LE é uma entrada de controle assíncrona.

III. OE habilita a saída quando está em nível lógico 0.

IV. LE deixa a saída em alta impedância quando está em nível lógico 1.

Está correto o que consta APENAS em

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26Q787017 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Um transformador tem as seguintes especificações nominais: 110 V × 12 V - 6 VA. Apresenta, respectivamente, as correntes do primário e secundário quando este transformador está operando em máxima potência:

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27Q533698 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Em uma estrutura de concreto armado formada por vigas, lajes e pilares, a força que é aplicada em uma viga, perpendicularmente ao plano de sua seção transversal, no centro de gravidade, com a mesma direção do eixo longitudinal da viga e que pode tracionar ou comprimir o elemento, é a força

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28Q786423 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Para determinar o número de espiras dos enrolamentos de um transformador fez-se um enrolamento auxiliar com 10 espiras enroladas no núcleo. Ao aplicar 220 V no primário obteve-se, no secundário, uma tensão de 40 V e no enrolamento auxiliar 2 V. O número de espiras dos enrolamentos do primário e do secundário do transformador são, respectivamente,

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29Q536154 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Três tipos de desenhos devem compor o projeto estrutural de um edifício em concreto armado: a planta de cargas e locação dos pilares, os desenhos das formas estruturais e o desenho das armações. Costuma-se dizer que as lajes em um desenho de formas estão praticamente definidas após a representação dos pilares e das vigas. Entretanto, devem ser observados alguns cuidados na representação. Sobre este tema, considere:

I. Os elementos estruturais devem ser identificados por números de ordem atribuídos conforme uma sequência lógica no desenho, normalmente da esquerda para a direita, de cima para baixo.

II. A dimensão característica das lajes no desenho de implantação é a altura (h = xx cm).

III. Não é necessário indicar a altura das lajes no desenho do projeto estrutural, apenas no memorial descritivo.

IV. Pilares e vigas devem ser identificados pelo número de ordem e pelas dimensões da seção transversal (b/h).

Está correto o que consta em

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30Q783438 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42 considere as informações abaixo.

Em um projeto antigo, distorcido em suas medidas originais de forma homogênea pela má conservação, uma determinada distância foi cotada em 2012 m. Medindo com uma escala, tal cota no desenho possui 40 cm.

No mesmo projeto, há uma cota que indica o valor de 550 m. Medindo a distância no desenho, obtém-se, em cm, o valor:

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31Q783259 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42 considere as informações abaixo.

Em um projeto antigo, distorcido em suas medidas originais de forma homogênea pela má conservação, uma determinada distância foi cotada em 2012 m. Medindo com uma escala, tal cota no desenho possui 40 cm.

A escala do desenho é de:

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33Q539804 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Em relação aos orçamentos nas obras da construção civil, considere:

I. O orçamento pode ser utilizado para se obter informações sobre a viabilidade e desempenho financeiro do projeto.

II. O orçamento não pode se constituir em um documento contratual.

III. Permitem a programação física (cronograma) e financeira dos recursos necessários.

IV. Orçar uma obra ou empreendimento consiste em calcular o seu custo da forma mais detalhada possível, a fim de que o custo calculado seja o mais alto possível.

Está correto o que consta em

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34Q783336 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Sobre as coordenadas cartesianas e arbitrárias,

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35Q540236 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

A NR 18 é aquela que regulamenta as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil. Ela indica que as obras que atendam a algumas determinadas condições devem elaborar o PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. A implantação do PCMAT é de responsabilidade

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36Q538041 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

De acordo com a ABNT NBR 10821 - Caixilhos para Edificação - Janelas, o desempenho das esquadrias deve ser avaliado segundo alguns ensaios. Dentre estes ensaios estão:

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37Q782671 | Agrimensura, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Sobre os tipos de nivelamento e suas características, analise:

I. Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos no terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos.

II. Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos no terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.

III. Nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada, verticalmente, no ponto cuja diferença de nível, em relação à estação do teodolito, é objeto de determinação.

As descrições dos itens I, II, e III estão relacionadas, respectivamente, aos tipos de nivelamentos:

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38Q531797 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

A planilha de orçamentos em uma obra de construção deve ser elaborada a partir das quantidades de material especificadas e detalhadas no projeto. Além dos insumos (materiais), também fazem parte do orçamento os custos referentes à mão de obra. Para caracterizar o custo da mão de obra, além do salário, vários outros custos devem ser calculados ou estimados, de modo que se conheça este custo de forma efetiva. Estes custos “adicionais”

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39Q534691 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Por concreto armado entende-se o concreto com barras de aço nele imersas; o concreto é considerado “armado” com uma armadura de aço. O concreto armado é, pois, um material de construção composto, no qual a ligação entre o concreto e a armadura de aço é devida à aderência do cimento e a efeitos de natureza mecânica. O conjunto apresenta grande durabilidade. O concreto forma uma camada de proteção em volta das peças de armadura, impedindo a oxidação. As barras de aço da armadura devem absorver os esforços de tração que surgem nas peças submetidas à flexão ou à tração, já que o concreto simples possui alta resistência à

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40Q531704 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

As instalações de águas pluviais (AP) têm por objetivo captar as águas de chuva e conduzi-las até o seu lançamento em local adequado, normalmente, as redes públicas. O cálculo para determinação da vazão de entrada no sistema de águas pluviais não considera

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