Início

Questões de Concursos Técnico Superior

Resolva questões de Técnico Superior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q432472 | Direito Constitucional, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, considerando a jurisprudência do STJ e a legislação acerca do regime geral de previdência social.

A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas tem por base a média aritmética simples dos valores dos proventos recebidos durante o ano.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q627835 | Informática, Programação, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 81 a 94, acerca de princípios, métodos, técnicas e processos da engenharia de software e de bancos de dados.

Desenho orientado a modelagem de dados, testes de estresse e o estilo de arquitetura de software cliente-servidor são algumas das técnicas comumente empregadas em projetos de interfaces com o usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q398135 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitações, julgue os itens seguintes.

Empresas de sociedade de economia mista e empresas públicas — tais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, respectivamente — devem realizar licitações, nos termos propostos em regulamentos próprios devidamente publicados, e sujeitar-se às disposições da Lei n.º 8.666/1993.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q400878 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração pública e dos poderes e deveres do administrador público, julgue os próximos itens.

O gestor público, respeitando o princípio constitucional da impessoalidade, deve evitar favorecimentos, distinções ou direcionamentos em desacordo com a finalidade pública e que não estejam previstos em lei, bem como o fomento à promoção pessoal de servidor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q396789 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Superior, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Em determinado ano, José, servidor público estadual do Espírito Santo, ausentou-se do trabalho por três dias para prestar concurso público; posteriormente, faltou um dia para tratar de interesse particular, sem apresentar qualquer justificação para a sua ausência no trabalho nesse dia. Ao chefe, José solicitou nomeação para ocupar cargo em comissão anteriormente ocupado por Maria, visto que essa servidora estava cedida para órgão federal. Caso consiga ocupar o cargo em comissão, José planeja terminar o curso superior em administração, acreditando que, desse modo, poderá migrar automaticamente da carreira de nível técnico para outra de nível superior no âmbito do mesmo órgão público onde é lotado.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens que se seguem.

Em qualquer situação, o chefe deve abonar o dia em que José se ausentou do trabalho para tratar de interesse particular.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q399084 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Técnico Superior, PGE RJ, FCC

Quando a rescisão do contrato administrativo se verifica independentemente da vontade de qualquer das partes, diante da só ocorrência de fato extintivo do contrato previsto em lei, no regulamento ou no próprio corpo do ajuste, está-se diante da rescisão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.