Questões de Concursos: Técnico Superior Especializado Estatística

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Técnico Superior Especializado Estatística. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q694206 | Probabilidade e Estatística, Inferência Estatística, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Com o objetivo de produzir uma estimativa por intervalo para a variância populacional, realiza-se uma amostra de tamanho n = 4, obtendo-se, após a extração, os seguintes resultados:
X1 = 6, X2 = 3, X3 = 11 e X4 = 12
Informações adicionais: 
P (X2 4 < 0,75 ) = 0,05   P (X2 3 < 0,40 ) = 0,05 
P (X2 4 < 10,8 ) = 0,95   P (X2 3 < 9 ) = 0,95
Então, sobre o resultado da estimação, e considerando-se um grau de confiança de 90%, tem-se que:

12 Q686479 | Probabilidade e Estatística, Números índices, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Sobre os Números Índices, sua construção, suas propriedades e erros, é correto afirmar que:
 

13 Q684832 | Probabilidade e Estatística, Distribuições de Probabilidade Discretas 333 Distribuições de Probabilidade Contínuas, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Uma AAS (X1, X2,... , Xn) de tamanho n, onde cada uma das variáveis Xi é de Bernoulli, tipo 0 ou 1, todas com o mesmo parâmetro p, é extraída. 
Considerando as distribuições exatas e os principais teoremas de convergência em distribuição, é correto afirmar que:

14 Q685816 | Probabilidade e Estatística, Censo e Amostragem, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Com o objetivo de estimar uma proporção populacional, será extraída uma amostra aleatória simples. O tamanho dessa amostra será determinado pelas escolhas do erro amostral (E), do grau de confiança (1 - ?) e por hipóteses sobre o verdadeiro valor da proporção (p). Além disso, com Z~N(0,1), sabe-se que:
                        P(Z >1,25) ? 0,1 , P(Z >1,5) ? 0,05 e P(Z > 2) ? 0,025
Dentre as alternativas abaixo, todas tidas como aceitáveis, a mais econômica é:

15 Q683684 | Probabilidade e Estatística, Censo e Amostragem, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

A independência entre os eventos de dado espaço amostral expressa, matematicamente, uma regra de proporcionalidade entre as medidas de probabilidades. 
Tendo em consideração essa abordagem do conceito, é correto afirmar que:

16 Q687618 | Legislação da Defensoria Pública, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

A Ouvidoria-Geral é órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado e de promoção da qualidade dos serviços prestados pela instituição. 
De acordo com a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ouvidor-Geral:

17 Q685010 | Probabilidade e Estatística, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

As técnicas de interrogatório utilizadas para identificar se um suspeito está ou não falando a verdade têm evoluído bastante, mas ainda é impossível saber, ao certo, se um indivíduo está mentindo (? = 1) ou não (? = 0). Um investigador experiente, após um interrogatório, imagina que a probabilidade de o sujeito estar mentindo é de 80%. Para tentar melhorar sua percepção, ele faz o suspeito passar pelo detector de mentiras, que acerta em 90% dos casos quando o sujeito é mentiroso, mas em apenas 60% quando está falando a verdade. O teste do detector deu positivo para a mentira. 
Incorporando esse resultado do teste no detector de mentiras, é correto afirmar que: 

18 Q685632 | Português, Morfologia, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 1 
Uma revista de Educação mostrava o seguinte segmento: 
“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas, afluentes de rios ou a morfologia dos insetos para ter depois seus conhecimentos testados e avaliados por notas que não diferenciam as vocações ou interesses individuais. É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.
“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular...”; esse segmento (texto 1) mostra uma forma de voz passiva - “são direcionados” - sem que haja menção do agente dessa ação. 
O pensamento abaixo em que há uma forma de voz passiva com a indicação do agente é

19 Q687032 | Probabilidade e Estatística, Cálculo de Probabilidades, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

A abrangência do atendimento da Defensoria Pública depende da condição econômica do cidadão e também do tipo de causa envolvida. Sabe-se que 80% das demandas surgem em função da hipossuficiência econômica, e os outros 20% devem-se a causas no âmbito criminal. Entre aqueles que não dispõem de recursos, 90% têm suas necessidades atendidas, enquanto entre os envolvidos em ações criminais, só 40% são beneficiados com a gratuidade. 
Suponha que um indivíduo do cadastro dos que procuram a Defensoria seja sorteado ao acaso, verificando-se tratar-se de alguém atendido gratuitamente. Então, a probabilidade de que o sorteado seja um dos que procuraram a Defensoria por causa de questões criminais é igual a:

20 Q687006 | Probabilidade e Estatística, Distribuições de Probabilidade Discretas 333 Distribuições de Probabilidade Contínuas, Técnico Superior Especializado Estatística, DPE RJ, FGV

Para que as pessoas que aguardam atendimento em uma repartição pública fiquem acomodadas com relativo conforto, é necessário que o recinto seja dimensionado à razão de um metro quadrado de espaço para cada cidadão em espera. 
Se o número de pessoas que comparece, por dia, tem distribuição geométrica, com parâmetro p = 0,2, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.