Início

Questões de Concursos Técnico de Arquivo

Resolva questões de Técnico de Arquivo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q246009 | Arquivologia, Protocolo, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Um Técnico de Arquivo, lotado no Protocolo do Banco Social e Econômico, confere alguns malotes de documentos e percebe que vários deles referem-se a solicitações de financiamentos. Esses documentos devem ser distribuídos pelos diversos setores. Assim, sabendo-se que o Setor de Protocolo integra-se aos arquivos correntes, o referido Protocolo, para atingir a sua missão, desenvolverá as seguintes funções principais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q245915 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Assinale a opção em que a palavra destacada está empregada INADEQUADAMENTE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q247035 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

A magnitude da usina hidrelétrica de Belo Monte levou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a incluí-la em um programa de âmbito nacional que discute políticas para amenizar os efeitos colaterais provocados pelas grandes indústrias no entorno das regiões onde se instalam.
Revista Carta Capital. São Paulo: Con? ança Ltda. Ano XVII n: 662, 07 set. 2011, p.49.


A inclusão da usina de Belo Monte nesse programa do BNDES atende ao objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q246636 | Arquivologia, Microfilmagem, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Um Técnico de Arquivo que está iniciando suas atividades no Banco Rio de Janeiro deve desenvolver tarefas relacionadas à microfilmagem de um conjunto de documentos importantes para a preservação da memória da instituição. Assim, alguns itens como: a identificação do detentor dos documentos a serem microfilmados; o número do microfilme; o local e a data da microfilmagem; o registro no Ministério da Justiça; a ordenação, identificação e resumo da série de documentos a serem microfilmados; a menção, quando for o caso, de que a série de documentos a serem microfilmados é continuação da série contida em microfilme anterior; a identificação do equipamento utilizado, da unidade filmada e do grau de redução; o nome por extenso, qualificação funcional, se for o caso, e assinatura do detentor dos documentos a serem microfilmados, e o nome por extenso, qualificação funcional e assinatura do responsável pela unidade, cartório ou empresa executora da microfilmagem, são elementos da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q245640 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Armando recomenda a seu filho João que se inscreva em seleção pública para cargo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob o argumento de que "esses bancos privados são ótimos empregadores". Em atenção à alegação de seu pai, João responde acertadamente que, na verdade, o BNDES é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q245835 | Arquivologia, Ciclo VitalTeoria das Três Idades, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

Em uma reunião de trabalho, o arquivista orienta os Técnicos de Arquivo sobre o entendimento conceitual a respeito da teoria arquivística. Inicia, comentando que é nos arquivos correntes que se mantêm os documentos durante seu uso funcional; nos arquivos intermediários, os papéis que já ultrapassaram seu prazo de validade jurídico-administrativo mas que ainda podem ser utilizados pelo produtor e, nos arquivos permanentes, os documentos conduzidos para a preservação definitiva. Após a reunião, os Técnicos em Arquivos concluem corretamente que o tema central referia-se à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q246392 | Contabilidade Geral, Conceituação, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

O capital social do BNDES é dividido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q246254 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

“Vamos construir pontes de diálogo em vez de checkpoints e muros de separação.” (Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, em discurso na ONU)
Revista Veja, São Paulo: Abril, Edição 2236, ano 44, n. 39, 28 set. 2011, p. 65.


No contexto da instabilidade política da região do Oriente Médio, a declaração do presidente contém uma crítica explícita à situação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q245238 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

O setor de protocolo é considerado muito importante dentro das atividades dos arquivos correntes.


Fazem parte das atividades de protocolo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q245975 | Arquivologia, Legislação arquivística, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO

O Decreto no 4.915, de 12/12/2003, instituiu, junto ao Arquivo Nacional, como órgão central, a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentação de Arquivo (SIGA), cabendo-lhe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q917350 | Arquivologia, Lei nº 8159/91, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Dentro da legislação específica, mas precisamente a Lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991), complete o excerto abaixo.

“É dever do/da(s) _________________ a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q917342 | Arquivologia, Transferência / Recolhimento, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Leia os enunciados abaixo, marque posteriormente a alternativa correspondente.

I - A tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo é um instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento ou eliminação de documentos.
II - A transferência é a operação pela qual um conjunto de documentos é transferido do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
III - A tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo deve contemplar as atividades-meio e as atividades-fim de cada órgão ou entidade.
IV - Para a correta elaboração e utilização da tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo, é necessário o conhecimento dos valores que podem ser atribuídos aos documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q917348 | Arquivologia, Conservação e Preservação de Documentos Eletrônicos, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Uma das abordagens que visa a preservação digital é definida como “processo, por meio de software, que permite a um computador moderno a execução de softwares e hardwares antigos, desenvolvidos para outra plataforma tecnológica, mas com apresentação e performance originais. A probabilidade de perda de informações e funcionalidades aumenta à medida que são utilizadas diversas camadas de emulação, como resultado da aplicação dessa técnica repetidas vezes”. Como é chamada essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q917349 | Arquivologia, Lei nº 8159/91, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei 8.159/1991, como são classificados os documentos que constituam objeto de consultas frequentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q883172 | Arquivologia, Técnicas de Restauração, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Entre as técnicas usadas para a restauração de documentos, destaca-se aquela em que o documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces, entre o documento e a fita deve haver um espaço, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.
Essa técnica é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1043714 | Arquivologia, Conservação e Preservação, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Entre os agentes exteriores que danificam os documentos, são exemplos de agentes químicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q917336 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao analisar as características e conceitos específicos à terminologia “arquivo”, observa-se, de acordo com o Glossário de Terminologia Arquivística, as afirmativas abaixo. No entanto, uma delas está incorreta, destaque-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1043715 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com a cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público, sua documentação deve ser encaminhada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q917340 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Os documentos de arquivo possuem características que os diferenciam dos demais documentos. Nesse sentido, destaque a característica que possui as seguintes especificidades: “os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.