Início

Questões de Concursos Técnico de Controle

Resolva questões de Técnico de Controle comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q724965 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Paraná, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

A produção animal no estado do Paraná, de acordo com os dados do IBGE no ano de 2004, apresentou os seguintes destaques em ordem decrescente em relação ao número cabeças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q747830 | Economia, Demanda, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

A curva de oferta para determinada empresa informa qual o nível de produção que ela poderá atingir para cada possível preço. Diante disso, a curva de oferta a curto prazo da empresa competitiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q441100 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Considere os seguintes direitos:

1. ao preso, o direito de identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.

2. o direito de herança.

3. o direito de resposta.

 4. a impenhorabilidade do bem de família.

Assinale a alternativa que apresenta os itens tratados no artigo 5º da Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q746561 | Economia, Estruturas de Mercado, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Uma empresa que atua em um mercado de concorrência perfeita maximiza o lucro no curto prazo quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q724900 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Paraná, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Os Indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2004 no estado do Paraná evidenciam que:

1. A população residente por cor ou raça apresenta 74,7% de brancos, 22,2% de pardos, 2,3% de pretos, 0,7% de amarelos e 0,1% de indígenas.

 2. As pessoas de 5 anos ou mais - alfabetizadas - representam 90,9% da população residente.

 3. As mulheres representam 50,8% da população residente e 62,7% das pessoas de 10 anos ou mais ocupadas.

4. As pessoas de 10 anos ou mais - economicamente ativas - que recebem de 5 a 10 salários mínimos representam 34% da população residente.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q396041 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

A sociedade de economia mista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q747827 | Economia, O Setor Externo, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

O balanço de pagamentos de um país é um resumo contábil das transações econômicas que esse país faz com o resto do mundo, durante certo período de tempo. Na contabilização desses registros, adota-se o método das partidas dobradas. Sobre o tema, numere a subconta da coluna da direita de acordo com sua conta na coluna da esquerda.

1. Balança de Transações Correntes     ( ) Balança Comercial     

2. Balança Movimento de Capitais        ( ) Balança de Serviços     

3. Transações Compensatórias               ( ) Amortizações          

                                                              ( ) Operações de Regularização    

                                                             ( ) Empréstimos e financiamentos de longo e médio prazo

 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q355938 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Para os registros das operações de receitas e despesas da contabilidade pública, adota-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q739214 | Economia, O "Milagre Econômico", Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

O período 1968-1973 apresentou elevadas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto. Sobre esse período, considere os seguintes fatos:

1. Retomada do investimento público em infra-estrutura, possibilitada pela recuperação financeira do setor público, devido à reforma fiscal e aos mecanismos de endividamento interno.

2. Aumento do investimento das empresas estatais.

 3. Aumento da demanda por bens duráveis, devido à grande expansão do crédito ao consumidor pós-reforma financeira.

4. Crescimento da construção civil, a uma taxa média de 15% a.a., por força do aumento dos investimentos públicos nessa área e a maior demanda por habitações.

Os principais fatos desencadeadores do crescimento do período acima mencionado estão apontados nos itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q742166 | Economia, O Setor Externo, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Uma vez implementada uma tarifa no "local", considere as seguintes afirmativas:

 1. Os exportadores não estarão dispostos a transportar o produto do estrangeiro para o local, a não ser que o preço do local exceda o preço do estrangeiro.

2. O preço no local aumenta e os produtores ofertam mais.

 3. O preço no estrangeiro diminui e os produtores ofertam menos.

 4. O volume de produto comercializado diminui.

 5. A quantidade demandada por importações do local é igual à quantidade ofertada de exportações do estrangeiro.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q356637 | Contabilidade Geral, Restos a Pagar, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Quanto à conta restos a pagar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q743661 | Economia, Inflação, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Considere as seguintes informações relacionadas à teoria da inflação:

1. Um dos principais efeitos da inflação é a redistribuição perversa da renda.

2. O aumento nos gastos do governo e o aumento da oferta de moeda são fatores que dão origem a inflação de custos.

 3. Os setores agrícola e externo dos países em desenvolvimento são apontados como fontes principais de pressões inflacionárias estruturais.

4. A inflação de custos não pode ser gerada por choques de oferta.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q738999 | Economia, O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Com relação ao agronegócio brasileiro, a partir de 1990, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q725109 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Paraná, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Sobre a produção agrícola do Paraná nos anos de 2003 e 2004, de acordo com dados do IBGE, é correto afirmar:

1. A área colhida de banana reduziu em cerca de 500 hectares, enquanto a área colhida de erva-mate aumentou em cerca de 6 mil hectares.

 2. A área colhida de palmito reduziu em cerca de 96 hectares, enquanto a quantidade produzida aumentou em cerca de 81 toneladas.

 3. As culturas permanentes que apresentam maior área plantada em hectares no estado do Paraná são café em coco (116.759) e erva-mate (44.773), enquanto as culturas temporárias que apresentam maior área plantada em hectares são soja em grão (4.011.021) e milho (2.470.151).

4. As culturas permanentes que apresentam maior área plantada em hectares no estado do Paraná são palmito (200.759) e uva (124.773), enquanto as culturas temporárias que apresentam maior área plantada em hectares são soja em grão (2.011.021) e cana-de-açúcar (1.470.151).

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q742800 | Economia, Produção, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Suponha que o custo de produção seja: CT = 50 + Q2. Suponha, também, que a demanda seja expressa pela equação: P = 40 – Q, na qual CT = Custo Total, P = Preço e Q = Quantidade. Calcule o preço (P) e a quantidade (Q) que maximiza o lucro e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q745551 | Economia, Contabilidade Social, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

No que tange à composição do Produto Interno Bruto (PIB), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q741365 | Economia, O Setor Externo, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Assinale a alternativa correta sobre o uso dos subsídios como medida de proteção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q398628 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

A sociedade de economia mista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q742252 | Economia, O Setor Externo, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

O nível de exportações e de importações de determinado país depende basicamente das condições de competitividade dos produtos, isto é, do preço relativo entre o produto nacional e o estrangeiro. Assim, quando a taxa de câmbio for R$ 0,90 = US$ 1,00 e não existirem tarifas de importação entre o Brasil e os Estados Unidos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q742117 | Economia, Inflação, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

A curva de Phillips deve seu nome ao economista britânico A. W. Phillips que, em 1958, publicou um estudo sobre o comportamento dos salários no Reino Unido. A curva de Phillips auxilia a formulação de políticas econômicas, pois ela indica que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.