Início

Questões de Concursos Técnico de Controle Interno

Resolva questões de Técnico de Controle Interno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q956260 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q908062 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Técnico de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Qual é o principal desafio na implementação de uma análise de riscos eficaz em uma organização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q895744 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Concorrência é uma modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q908057 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Técnico de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Na redação de relatórios técnicos, qual característica é fundamental para garantir a clareza e precisão das informações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q956234 | Português, Orações subordinadas adverbiais Causal, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
Por uma globalização mais humana


A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.

Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.

Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.

A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.

Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a competitividade.

Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o que acontece em todos os demais.

Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.

O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.

Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.

Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão de obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.



(Milton Santos. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br./Acesso em: janeiro de 2025.)
Em relação ao trecho “Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita [...]”(12º§), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q956257 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2378 de 1992, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

De acordo com a Lei Municipal nº 2.378/1992, a adequada compreensão do tema “provimento dos cargos públicos” conduz à seguinte afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q956265 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

O gestor financeiro de um órgão de controle municipal enfrenta o desafio de garantir a eficiência no uso de recursos públicos e o cumprimento das normas legais, enquanto busca otimizar o impacto social de suas decisões financeiras. São consideradas funções do gestor financeiro, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q956241 | Matemática, Função de 2º Grau ou Função Quadrática e Inequações, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Uma empresa do setor público está avaliando o impacto da temperatura em diferentes tipos de sensores instalados em postes de iluminação pública. Um dos sensores tem seu comportamento modelado por uma função quadrática f, cujo vértice coincide com o vértice da função g(x) = −x2 + 8x − 9. Além disso, durante um teste em laboratório, encontrou-se que 0 é raiz de f e que f(1) = 1 − g(0). Determine o valor de f(8).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1066005 | Administração Pública, Histórico, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

No tocante à Primeira Reforma Administrativa brasileira, analise os itens a seguir.

I. Estabeleceu o estado administrativo no Brasil por meio de dois instrumentos característicos da administração racional-legal: estatutos normativos e entidades normativas e fiscalizadoras. II. Essa reforma ficou caracterizada por estruturar uma administração pública pautada pela padronização, prescrição e controle. III. A instauração do "Estado Novo" envolveu o emprego da administração pública recém-criada como meio de controle político tanto em âmbito nacional quanto estadual. IV. O governo recorreu à criação de institutos, autarquias e grupos técnicos como meio de intervir diretamente nas relações econômicas, que até então eram predominantemente de natureza privada.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q956244 | Direitos Humanos, Direitos humanos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Durante uma conferência internacional sobre direitos humanos, um país em desenvolvimento apresenta uma proposta de tratado que visa proteger os direitos dos refugiados e migrantes. No entanto, alguns países desenvolvidos se opõem à proposta, argumentando que ela pode comprometer sua soberania e segurança nacional. O representante do país em desenvolvimento, ao defender a proposta, menciona a necessidade de respeitar os princípios que regem as relações internacionais, especialmente em um contexto de crescente mobilidade humana. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual o princípio que rege as relações internacionais que deverá ser enfatizado pelo representante do país em desenvolvimento para justificar a proposta de tratado sobre os direitos dos refugiados e migrantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q956254 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2378 de 1992, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Com base no Estatuto dos Funcionários do Município de Nova Iguaçu, é correto afirmar sobre o Regime Disciplinar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q956277 | Contabilidade Pública, Fatos Contábeis, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Na contabilidade aplicada ao setor público, os fatos contábeis são eventos que afetam o patrimônio da entidade e podem ser classificados em permutativos, modificativos ou mistos. Considere a seguinte situação hipotética:
Um município adquire equipamentos de informática para a Secretaria de Administração no valor de R$ 50.000,00, realizando o pagamento à vista com recursos disponíveis em caixa. Essa aquisição tem como objetivo modernizar os processos administrativos, sem impactar o patrimônio líquido da entidade.
Com base nessa operação, assinale a alternativa correta quanto à classificação do fato contábil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q956236 | Português, Orações subordinadas adverbiais Causal, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Texto associado.
Por uma globalização mais humana


A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.

Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.

Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.

Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.

A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.

Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a competitividade.

Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o que acontece em todos os demais.

Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.

A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.

O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.

Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.

Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão de obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.



(Milton Santos. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br./Acesso em: janeiro de 2025.)
“[...] os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita [...]”. (12º§) As vírgulas em “se usados de uma outra maneira” foram empregadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q956246 | Direito Constitucional, Direito à Privacidade, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

João, policial militar, recebeu uma denúncia anônima, genérica e sem detalhes, indicando que Carlos, morador de um bairro residencial, estaria escondendo drogas em sua casa. Sem obter mandado judicial, João decidiu entrar na residência de Carlos durante o dia para verificar a denúncia. Ao ser questionado por Carlos, João afirmou que o texto da Constituição Federal de 1988 permite a entrada de autoridades públicas em domicílios para proteger a sociedade, mesmo sem autorização judicial, sempre que houver suspeita de crime. Considerado a situação hipotética apresentada, e com base no texto constitucional vigente que trata da inviolabilidade do domicílio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q956266 | Auditoria, Principios de Contabilidade, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Um órgão público está finalizando seu balanço patrimonial para o encerramento do exercício fiscal. Durante o processo de apuração, o gestor contábil identificou um grande volume de despesas referentes à manutenção de redes hidráulicas que ocorreu, mas que ainda não haviam sido lançadas no sistema. Diante disso, ele optou por registrar imediatamente, garantindo que todas as informações financeiras fossem apresentadas de forma íntegra e tempestiva. Com base no caso descrito, o procedimento adotado pelo gestor reflete diretamente a aplicação de qual princípio contábil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q908064 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Técnico de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Na elaboração de relatórios técnicos, qual é a principal vantagem do uso de indicadores de desempenho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q956256 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei nº 2378 de 1992, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Getúlio Vargas, casado, é servidor efetivo do município de Nova Iguaçu. Sua esposa Darcy Vargas sofre de doença congênita grave, sendo necessária a assistência e presença constante de Getúlio. O Estatuto dos Funcionários do Município de Nova Iguaçu trata da licença a servidor por motivo de doença em pessoa da família. Sobre o tema, analise as possibilidades a seguir.

I. A licença poderá ser concedida a Getúlio para assistência de sua esposa Darcy por até noventa dias, podendo ser prorrogada por igual período, mediante parecer de junta médica e, nessas condições, sem prejuízo da remuneração.

II. A licença somente será deferida se a assistência de Getúlio à esposa Darcy for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.

III. De acordo com previsão legal do Estatuto dos Funcionários do Município de Nova Iguaçu, se a licença exceder aos prazos legais, inicial e de prorrogação, Getúlio não fará jus à remuneração a partir de então.

IV. Estando Getúlio no período de licença por motivo de doença de sua esposa Darcy, e sem remuneração, o servidor não terá direito à licença-prêmio nesse período.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q908055 | Administração Pública, Governo Eletrônico, Técnico de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Qual é o primeiro passo na elaboração de uma norma regulamentar eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q908063 | Auditoria, Técnico de Controle Interno, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Em termos de controle interno, qual é a importância do acompanhamento e monitoramento dos controles implementados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q956245 | Direito Constitucional, Direitos Constitucionais Penais e Garantias, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Durante uma audiência, determinado réu é acusado de um crime que, segundo a acusação, foi cometido em contexto de vulnerabilidade social. O advogado de defesa argumenta que o réu não teve acesso a condições adequadas de defesa, pois não foi informado de seus direitos fundamentais durante a prisão e, durante o processo, lhe foi negada produção de provas essenciais à sua defesa. Além disso, o advogado menciona que o réu foi tratado de maneira desumana durante a detenção, o que contraria os princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. O juiz, ao analisar o caso, deve considerar os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição para decidir sobre a proteção dos direitos do réu, em todos os seus aspectos. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que apresenta corretamente os direitos e garantias fundamentais que devem ser mais enfatizados pelo advogado de defesa para sustentar a alegação de violação dos direitos do réu.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.