Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q856060 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2020

Todas as orações abaixo são classificadas como Orações sem sujeito, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q701699 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em relação à vigilância epidemiológica, analise as afirmativas a seguir.

1) Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada por profissionais de saúde ou por responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

2) Vigilância sentinela é um modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública, e é imposta de forma obrigatória aos gestores de saúde.

3) Evento de saúde pública é uma situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida.

4) As ações de vigilância epidemiológica se iniciam com a notificação das doenças, seguida da investigação dos casos.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q858393 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, FEPESE, 2020

Leia a crônica de Carlos Drummond de Andrade.


Brasileiro Cem-Milhões


Telefonei para a maternidade indagando se havia nascido o bebê no 100.000.000, e não souberam informar-me:

— De zero hora até este momento nasceram oito, mas nenhum foi etiquetado com esse número.

É uma falha do nosso registro civil: as crianças não recebem números ao nascer. Dão-lhes apenas um nome, às vezes surrealista, que o acompanhará por toda a vida como pesadelo, quando a numeração pura e simples viria garantir identidade insofismável, poupando ainda o vexame de carregar certos antropônimos. Centenas de milhares nascem João ou José, mais o homem ou a mulher 25.786.439 seria uma única pessoa viva, muito mais fácil de cadastrar no Imposto de Renda e nos mil outros fichários com que é policiada a nossa existência.

Passei por baixo do viaduto, onde costumam nascer filhos do vento, e reinava uma paz de latas enferrujadas e grama sem problemas. Ninguém nascera ali depois da meia-noite. O dia 21 de agosto, marcado para o advento do brasileiro cem-milhões, transcorria sem que sinal algum, na terra ou no ar, registrasse o acontecimento.

Costumo acreditar nos bancos, principalmente nos oficiais, e se o Banco Nacional da Habitação, através do Serfhau, garantiu que nessa segunda-feira o Brasil atingiria a cifra redonda de 100 milhões de habitantes, é porque uma parturiente adrede orientada estaria de plantão para perfazer esse número.

Verdade seja que o IBGE, pelo Centro Brasileiro de Estudos Demográficos, julgou prematura a declaração, e só para o trimestre de outubro/dezembro nos promete o brasileiro em questão. Não ponho em dúvida sua autoridade técnica, mas um banco é um banco, ainda mais se agência governamental, e a esta hora deve ter recolhido nosso centésimo milionésimo compatrício em berço especial da casa própria, botando-lhe à cabeceira um cofre de caderneta de poupança.

É que me custa admitir o nascimento desse garoto, ou garota, sem o amparo de nossas leis sociais, condenado a ser menos que número - uma dessas crianças mendicantes, que não conhecerão as almofadas da felicidade. Não queria que a televisão lhe desse um carnê e uma viagem à Grécia, nem era preciso que Manchete lhe dedicasse 10 páginas coloridas, sob o patrocínio do melhor leite em pó. Mas gostaria que viesse ao mundo com um mínimo de garantia contra as compulsões da miséria e da injustiça, e de algum modo representasse situação idêntica de milhões de outras crianças que recebessem - estou pedindo muito? - não somente o dom da vida, mas oportunidades de vivê-la.

Seria vaidade irrisória proclamar-se ele, o 100.000.000o brasileiro, membro eufórico da geração dos 100 milhões, e saber-se apenas mais um marginalizado, que só por artifício de média ganha sua fatia no bolo do Produto Nacional Bruto.

Não desejo o herói do monumento nem mártir anônimo. Prefiro vê-lo como um ser capaz de fazer alguma coisa de normal numa sociedade razoavelmente suportável, em que a vida não seja obrigação estúpida, sem pausa para fruir a graça das coisas naturais e o que lhes acrescentou a imaginação humana.

Olho para esse brasileiro cem-milhões, nascido ontem ou por nascer daqui a algumas semanas, como se ele fosse meu neto… bisneto, talvez. Pois quando me dei conta de mim, isto aí era um país de 20 milhões de pessoas, diluídas num território quase só mistério, que aos poucos se foi desbravando, mantendo ainda bolsões de sombra. Vi crescer a terra e lutarem os homens, entre desajustes e sofrimentos. Os maiorais que dirigiam o processo lá se foram todos. Vieram outros e outros, e encontro nesta geração um novo rosto de vida que se interroga. Há muita ingenuidade, também muita coragem, e os problemas se multiplicam com o crescimento desordenado. Somos mais ricos… e também mais pobres.

Meu querido e desconhecido irmão no 100.000.000, onde quer que estejas nascendo, fica de olho no futuro, presta atenção nas coisas para que não façam de ti subproduto de consumo, e boa viagem pelo século XXI adentro.
Assinale a alternativa que apresenta uma verdade, segundo o cronista, a respeito do brasileiro cem-milhões.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1424Q336722 | Matemática, Polinômios, Técnico de Enfermagem, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca de polinômios.

Considerando-se a e b números reais, a equação polinomial x 3 + ax 2 + bx + 1 = 0 sempre tem uma raiz real, independentemente dos valores de a e b.

  1. ✂️
  2. ✂️

1425Q34413 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsecutivo, acerca de técnicas fundamentais de enfermagem.

O cateter nasal utilizado para a oxigenoterapia de um paciente adulto é o de número 4.
  1. ✂️
  2. ✂️

1426Q861074 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE, 2018

Ao aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), o município se compromete a se inserir em um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica, que se organiza em três fases e no eixo estratégico transversal de desenvolvimento. A fase em que as equipes são avaliadas e classificadas quanto ao desempenho é conhecida por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1427Q691103 | Português, Crase, Técnico de Enfermagem, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Pedro Nava expõe lado humano da medicina 
MOACYR SCLIAR 
Estudante de medicina, assisti em Porto Alegre a uma conferência de um então famoso reumatologista, o doutor Pedro Nava (1903-1984). Àquela altura eu já escrevia, e julgava-me razoavelmente familiarizado com a literatura brasileira. Mas eu não conhecia Nava como escritor. Explicável: era o típico poeta bissexto. Publicava raramente, ainda que tivesse estreado em 1924 com os modernistas mineiros e ainda que Pablo Neruda tivesse considerado o seu "Defunto" ("Meus amigos, tenham pena/ senão do morto, ao menos dos sapatos do morto/ dos seus incríveis, patéticos/ sapatos pretos de verniz") o maior poema da língua portuguesa. Agora, o sobrinho de Pedro Nava, o também médico Paulo Penido, reúne, em "O Anfiteatro", textos sobre medicina, na maioria extraídos da obra memorialística de Nava, que aliás fazia uma diferença entre memorialista ("conta o que quer") e historiador ("deve contar o que sabe "). Mas, sendo memorialista, Nava é também historiador, não só porque alude a episódios como a Revolução de 1932, como também porque suas memórias evocam a trajetória da medicina ao longo de boa parte do século 20, graças a uma abrangente experiência, iniciada no interior de Minas: "Clínico de roça, fui médico, operador e parteiro (...). Entrei em todas as casas, desde a choça do sertão e do barraco dos morros aos solares dos ricos e aos palácios presidenciais. Vi todas as agonias da carne e da alma. Todas as misérias do pobre corpo humano". Descreve depois as aventuras do dr. Egon (que, como o nome sugere, funciona como alter ego), o atendimento realizado em condições precárias: para fazer um parto, o médico precisa primeiro remover folhas de urucum colocadas na vagina da parturiente; para atender um enfermo, retira o cataplasma de bosta de vaca nele colocado. E os desafios são grandes, nesta área de doenças endêmicas, em que a malária é frequente. Mais tarde, Pedro Nava se muda para o Rio, torna-se chefe da Policlínica Central (o "Anfiteatro" do título é o lugar onde ele organizava as reuniões clínicas). Médicos-escritores não são figuras raras na história da medicina: foi o caso de Rabelais, de Anton Tchekov, de Conan Doyle, de Miguel Torga, de Jorge de Lima, de Guimarães Rosa. Também não são raras obras literárias sobre médicos e pacientes, como "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, ou "O Alienista", de Machado de Assis . Pedro Nava inscreve-se assim numa tradição ilustre - e necessária, numa época em que os aspectos tecnológicos da medicina se acentuam cada vez mais, em detrimento do lado humanístico. Muitas faculdades de medicina estão, por isso, estimulando seus alunos a ampliar sua cultura literária, dentro do que se cham a "humanidades médicas". "O médico", diz Nava, "precisa duma grande curiosidade de si mesmo e de suas reações diante das doenças e dos doentes". Para esta curiosidade, para esse interesse, "O Anfiteatro" é uma bela resposta. https://www1 .folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2109200218.htm 
Observe o emprego do acento grave indicador de crase no trecho a seguir: 
“Àquela altura eu já escrevia, e julgava-me razoavelmente familiarizado com a literatura brasileira.” 
Ele foi, também, corretamente usado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1428Q248232 | Informática, Sistema Operacional e Software, Técnico de Enfermagem, TRE RN, FCC

No Windows XP, uma das funções do Windows Explorer é organizar arquivos e pastas através de operações disponíveis em menus e botões. Uma operação NÃO disponível no Explorer é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q43450 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

Entende-se por cuidados de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q364490 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as várias recomendações para a adequada utilização do bisturi elétrico monopolar, julgue os próximos itens.

Deve-se atentar para o possível risco de combustão quando forem usadas substâncias inflamáveis, tais como antissépticos e anestésicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1431Q833571 | Português, Sintaxe, Tecnico de Enfermagem, OBJETIVA, 2021

Na oração “Quando você saiu, ela chegou”, o termo sublinhado exprime ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1432Q9771 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à assistência de enfermagem
treinada e capacitada na sala de recuperação pós-anestésica.

A atividade muscular é um parâmetro importante quando o paciente é submetido a uma anestesia regional, definida como uma perda reversível da sensibilidade térmica, de tato, de dor e de motilidade, voltando a maioria à normalidade, no máximo, em 12 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1433Q44350 | Português, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

Texto associado.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
ODED GRAJEW

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões ─ ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.

GRAJEW, Oded. O que é (e o que não é) sustentabilidade. Opinião. Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 maio 2013.
“Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais." (2º parágrafo)
Na passagem em análise, a palavra “o" retoma a expressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q651583 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

De acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem, responda as questões de números 36 e 37. Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos riscos caracteriza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1435Q859514 | Português, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Texto associado.

1 As grandes transformações acontecem quando
passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do
mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e
4 dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que
o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente,
vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação
7 que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder
um amor, perder um filho, ficar doente, perder um
emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico,
10 medo, ansiedade, depressão sofrimentos cujas causas
ignoramos.

Rubem Alves. A pipoca.

Internet: <https://seremrelacao.com.br>.

As expressões “quando” (linha 1) e “Só que” (linha 4) estão empregadas no texto, respectivamente, com o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q552831 | Informática, Excel, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Considere um computador instalado de forma padrão com o sistema operacional Microsoft Windows XP e com a instalação completa do pacote Microsoft Office. A opção a seguir que associa corretamente uma extensão de nome de arquivo com o programa que abre este arquivo e está associado a ele de forma padrão (ou seja o programa que vai ser executado ao se dar um duplo-clique no ícone deste arquivo com o botão esquerdo do mouse) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q859532 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

O Decreto n.o 94.406/1987 regulamenta a Lei n.° 7.498/1986, a qual dispõe sobre o exercício da enfermagem e dá outras providências.

De acordo com essa legislação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q24728 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de enfermagem, CISLIPA

Conforme o Censo do ano de 2010 os três municípios mais populosos da região litorânea do Estado do Paraná são: (Os municípios estão dispostos em ordem crescente)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1439Q359445 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Sobre o pós-operatório que se inicia no momento em que o paciente sai da sala de operação, analise as proposições abaixo:

I - O uso de antibióticos no pós-operatório depende do grau de contaminação da cirurgia, portanto não se usa antibiótico na cirurgia cardíaca.

II - Todos os pacientes que se submeterem à cirurgia de grande porte só podem iniciar dieta no 2º DPO (dia de pós-operatório).

III - No pós-operatório imediato da cirurgia cardíaca, o balanço hídrico é um importante instrumento para o enfermeiro traçar um plano de cuidados para o paciente.

IV - No pós-operatório da cirurgia de grande porte, as medidas da pressão arterial, pulso, respiração, temperatura e diurese são os principais sinais de avaliação da vitalidade do paciente.

Estão corretas as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q341786 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Em uma loja de eletrodomésticos estão disponíveis para venda televisores de 3 tamanhos diferentes – 40, 55 e 60 polegadas – das marcas “New Vision” e “Bright and Clear”, ambas apresentando as opções de projeção por LCD, LED e plasma. A probabilidade de um cliente escolher um modelo de 40 ou 55 polegadas da marca “Bright and Clear” e projeção por LED é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.