Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q837670 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1522Q373294 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico de Enfermagem, IFB BA, FUNRIO

Mensagem eletrônica distribuída na rede de computadores dizia: “Na contramão de todo um movimento de globalização da Língua Portuguesa, cortes no ensino de Português no estrangeiro está pondo em alerta as comunidades de imigrantes na França e na Bélgica.” Essa frase apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q855604 | Informática, Sistema Operacional, Técnico de Enfermagem, FEPESE, 2020

Qual a ação padrão do Explorador de Arquivos do Windows 10 Pro em português ao pressionar a tecla F4 sobre um arquivo ou pasta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q853347 | Português, Pontuação, Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Observe os períodos e suas respectivas análises. Marque a que foi feita corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1525Q45495 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Dilma sanciona sem vetos lei que trata do atendimento às vítimas de violência sexual no SUS

(Globo.com, 01.08.13) 

Os principais opositores da lei sancionada foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1527Q247836 | Informática, LibreOffice e BrOffice Writer, Técnico de Enfermagem, TRE RN, FCC

No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo conta com a opção de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opção é identificada por Exportar como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1528Q31007 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Durante a cerimônia de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em agosto de 2013, em Belo Horizonte, a Presidente Dilma Rousseff se referiu ao Prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, como Prefeito de Porto Alegre.

É possível que o erro decorra do fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1529Q362036 | Enfermagem, Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

O técnico de enfermagem, no desenvolvimento de suas atividades educativas, deve orientar o paciente diabético em relação aos cuidados na aplicação e conservação da insulina. Sobre tais cuidados, considere as afirmativas abaixo:

1. Há fatores que podem influenciar a absorção ou biodisponibilidade de insulina, entre eles o local e a profundidade da aplicação.

2. A insulina deve ser aplicada por via subcutânea, fazendo-se rodízio nos locais de aplicação diária.

3. A seringa e a agulha para a aplicação podem ser reutilizadas, desde que em boas condições de higiene e pelo mesmo paciente, por até 7 dias, embora o recomendável seja o descarte em aplicação única.

4. Nas viagens, é aconselhável conservar a insulina congelada, descongelando-a em temperatura ambiente, mas evitando a exposição ao sol.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1530Q367927 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

G.R.S, 25 anos, casada há 5 anos, ao comparecer no posto de saúde para a primeira consulta pré-natal, informou na entrevista que a data da ultima menstruação foi no dia 25/03/2012. Considerando o exposto, a data provável do parto dessa gestante será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1531Q44345 | Português, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

Texto associado.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
ODED GRAJEW

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões ─ ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.

GRAJEW, Oded. O que é (e o que não é) sustentabilidade. Opinião. Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 maio 2013.
“Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação." (15º parágrafo)

No período em análise, os dois-pontos foram utilizados com a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1532Q851529 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

A morte do general Qasem Soleimani resultou em uma série de ataques que alguns apontaram como uma possível III guerra mundial. Esse conflito ocorreu entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1533Q365181 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

É o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de operação. Qual período cirúrgico a citação acima referese?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1534Q834877 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, PS Concursos, 2021

Analise o texto abaixo para responder a questão:

A bola

    O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal”, ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? – Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.

    O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?

    O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.

    O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

    O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

    O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.

Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996.
Crônica é um gênero textual que é uma narrativa que aborda temáticas do cotidiano, geralmente com uma perspectiva irônica. A ironia neste caso se constrói a partir de alguns elementos. Assinale aquele que NÃO se encaixa neste parâmetro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1535Q832219 | Português, Morfologia Verbos, Técnico de Enfermagem, PS Concursos, 2021

Analise o texto abaixo para responder a questão:

A bola

    O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal”, ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? – Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.

    O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?

    O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.

    O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

    O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

    O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.

Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996.
O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1536Q9736 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das recomendações para adequada limpeza e desinfecção em centro cirúrgico, julgue os próximos itens.

A limpeza de uma sala de cirurgia não consiste apenas em procedimentos rotineiros, como a limpeza de equipamentos, pisos, paredes e portas, mas também na higiene das áreas de acesso e trânsito de pessoas, na do sistema de filtração de ar e na paramentação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1537Q853337 | Português, Pontuação, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

O governo federal entregou nesta terça-feira (5) ao Congresso a Proposta de Emenda ___ Constituição (PEC) do Pacto Federativo. O projeto pretende extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior ___ 10% da receita total. A medida afetaria até 1.254 cidades brasileiras, que, segundo a iniciativa, seriam incorporadas pelo município vizinho com melhor índice de sustentabilidade financeira, ___ partir de 2025.

Dos 295 municípios catarinenses, 106 possuem menos de 5 mil habitantes. Na região do Vale do Itajaí, de acordo com estimativa deste ano do IBGE, atualmente há 11 cidades com população inferior ao limite estabelecido na PEC: Atalanta, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, José Boiteux, Mirim Doce, Presidente Nereu, São José do Itaperiú, Vitor Meireles e Witmarsum. [...]

Disponível em: https://ocp.news/politica/onze-municipios-do-vale-do-itajai-podem-deixar-de-existir-com-proposta-do-governo-federal. Acesso em: 08 fev. 2020. [adaptado]

Em “...Atalanta, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, José Boiteux, Mirim Doce, Presidente Nereu, São José do Itaperiú, Vitor Meireles e Witmarsum.”, as vírgulas estão corretas, pois são utilizadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1538Q832146 | Enfermagem, Sinais vitais, Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Também consideradas como importante parâmetro dos sinais vitais, as oscilações da pulsação, verificadas através do controle de pulso, podem trazer informações significativas sobre estado do paciente. Em relação ao controle de pulso, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1539Q31005 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Faleceu no dia 23 de julho de 2013, o exímio sanfoneiro, instrumentista e compositor brasileiro____________, que teve como seu grande mestre_____________, também conhecido como Rei do Baião. As lacunas são correta e respectivamente preenchidas com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1540Q31017 | Informática, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Um usuário adicionou uma nova impressora no seu computador.
Assinale a alternativa que apresenta o aplicativo CORRETO em que essa ação pode ser executada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.