Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q560946 | Informática, Excel, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Analise as opções abaixo e assinale com V para (verdadeiro) ou F para (falso).

( ) No Microsoft Excel, você pode alterar as configurações de segurança de macro para controlar quais macros serão executadas e em que circunstâncias quando abrir uma pasta de trabalho.

( ) Se houver documentos contendo macros não assinadas nas quais você não confia, será possível colocar esses documentos em um local confiável.

( ) É possível alterar as configurações de segurança de macros na Central de Confiabilidade, a não ser que um administrador do sistema na sua organização tenha alterado as configurações padrão para impedir que você modifique essas configurações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1662Q840391 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

Sobre o processamento de produtos para saúde, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1663Q805622 | Legislação e Decretos, Decreto n 94406 1987 Regulamenta a Lei n 7498, Técnico de Enfermagem, MCO UFBA BA, IADES

Segundo o Decreto no 94.406/1987, que regulamenta a Lei do exercício profissional em enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1664Q562679 | Informática, Word, Técnico de Enfermagem, Hemominas MG, IBFC

para possibilitar a inserção de uma quebra de página de forma manual em um documento do Microsoft Word 2007 deve-se usar a guia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1665Q856341 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

A onça e a raposa 


    A raposa e a onça eram inimigas antigas. Cansada de ser enganada pela raposa, sem poder apanhá-la, a onça resolveu atraí-la à sua furna, fazendo correr a notícia de que tinha morrido, e deitando-se no chão da caverna a fingir de cadáver. Todos os bichos vieram olhar a defunta, contentíssimos. A raposa também, mas prudentemente, pondo-se de longe. E, por trás dos outros animais, gritou:

    — Minha avó, quando morreu, espirrou três vezes. Espirrar é o único sinal verdadeiro da morte. 

    Para mostrar que estava morta de verdade, a onça espirrou três vezes e a raposa fugiu às gargalhadas.

    A onça ficou furiosa por ter ela descoberto facilmente seu embuste e resolveu agarrá-la, quando fosse beber água. Havia seca no sertão e somente numa cacimba, ao pé duma serra, se encontrava ainda um pouco de água. Todos os bichos eram obrigados a matar a sede ali. A onça ficou à espera da adversária dia e noite, ao pé da bebida. 

    Nunca a raposa curtira tanta sede em dias de sua vida. Ao fim de uns três, já não aguentava mais. Resolveu empregar astúcia para se desalterar. Procurou um cortiço de abelhas. furou-o e, com o mel que dele escorreu, untou todo o corpo. Espojou-se, depois, num monte de folhas secas, que se grudaram aos seus pelos e a cobriram toda. 

    Ao cair da tarde, foi à cacimba. A onça montava guarda, olhou-a muito tempo e perguntou-lhe: 

    — Que bicho és tu que não conheço e nunca vi? 

    Ela respondeu, disfarçando a voz.

    — Sou o bicho Folharal.

    — Está bem. Podes beber. 

    Mais que depressa, a raposa desceu a pequena rampa do bebedouro, meteu-se na água, sorvendo-a com delícia, e a onça, lá de cima, vendo aquela sofreguidão no beber de animal que trazia sede de vários dias, desconfiou e murmurou:

    — Quanto bebes, Folharal! 

    Mas a água derretia o mel e as folhas iam-se despregando. Quando a raposa se fartou, caíra a última. Então, a onça a reconheceu e, com um urro de triunfo, saltou ferozmente sobre ela. A noite viera, o pulo foi mal calculado no escuro e a raposa escapou, fugindo às gargalhadas. 

Qual lição pode-se extrair desse texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q366119 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“Uma mulher está no primeiro trimestre da gestação e recebeu três doses da vacina antitetânica há 6 anos.” O técnico de enfermagem informa à gestante que ela deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q554031 | Informática, Word, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Considere as assertivas a seguir relacionadas ao Microsoft Word 2003.

I - Uma vez que você salvou um documento do Word você não poderá salvá-lo novamente usando um nome diferente;

II - O Word só permite a abertura de arquivos criados por ele;

III - O botão REFAZER só fica disponível depois que o botão DESFAZER tenha sido usado.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1668Q835647 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre a composição da equipe multiprofissional de Saúde da Família (eSF), ela deve ser composta por, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1669Q369339 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

A anemia persiste como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis à carência de ferro, que são as crianças e gestantes. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) No último trimestre da gestação ocorre o maior armazenamento de ferro pelo feto, e tanto crianças prematuras como os recém-nascidos a termo terão acumulado quantidades semelhantes desse micronutriente.

( ) Alguns fatores, como a amamentação prolongada e a introdução precoce do leite de vaca, estão associados à anemia, mas o uso contínuo de fórmulas infantis fortificadas é um fator protetor da anemia.

( ) Nas gestantes adolescentes, a anemia tem seus efeitos menos pronunciados, pois a interrupção da menstruação constitui um fator de proteção, uma vez que não há perdas contínuas de ferro.

( ) No Brasil, a anemia em crianças causada por parasitoses é preponderante em relação à anemia de origem dietética.

( ) Os elevados requerimentos fisiológicos de ferro na primeira infância tornam a criança especialmente vulnerável à anemia durante o segundo semestre e o segundo ano de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q358709 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Após ter sido submetido a punção lombar, o cliente deve ser orientado a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1671Q361936 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Considerando os cuidados com imunobiológicos, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Deve ser realizada a leitura da temperatura diariamente no início da jornada de trabalho da manhã e no da tarde e ao final do dia, registrando-se no formulário de controle diário de temperatura. II- Na primeira prateleira devem ser armazenadas as vacinas que podem ser submetidas à temperatura negativa (contra poliomielite, sarampo, febre amarela) empilhadas nas próprias embalagens (caixas), tendo-se o cuidado de deixar um espaço entre as pilhas, permitindo a circulação de ar entre as caixa. III- Colocar termômetro de máxima e mínima na posição vertical (em pé), no centro da primeira prateleira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1672Q373210 | Português, Subordinação, Técnico de Enfermagem, IFB BA, FUNRIO

Assinale o item em que a oração destacada se classifica como subordinada substantiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q675436 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Assinale abaixo a alternativa correta que apresenta a equivalência entre “gotas” e “mililitros”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1675Q673051 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Baseado no artigo nº 52 do Código de Ética: “Manter segredo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal”, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q691997 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Pedro Nava expõe lado humano da medicina 
MOACYR SCLIAR 
Estudante de medicina, assisti em Porto Alegre a uma conferência de um então famoso reumatologista, o doutor Pedro Nava (1903-1984). Àquela altura eu já escrevia, e julgava-me razoavelmente familiarizado com a literatura brasileira. Mas eu não conhecia Nava como escritor. Explicável: era o típico poeta bissexto. Publicava raramente, ainda que tivesse estreado em 1924 com os modernistas mineiros e ainda que Pablo Neruda tivesse considerado o seu "Defunto" ("Meus amigos, tenham pena/ senão do morto, ao menos dos sapatos do morto/ dos seus incríveis, patéticos/ sapatos pretos de verniz") o maior poema da língua portuguesa. Agora, o sobrinho de Pedro Nava, o também médico Paulo Penido, reúne, em "O Anfiteatro", textos sobre medicina, na maioria extraídos da obra memorialística de Nava, que aliás fazia uma diferença entre memorialista ("conta o que quer") e historiador ("deve contar o que sabe "). Mas, sendo memorialista, Nava é também historiador, não só porque alude a episódios como a Revolução de 1932, como também porque suas memórias evocam a trajetória da medicina ao longo de boa parte do século 20, graças a uma abrangente experiência, iniciada no interior de Minas: "Clínico de roça, fui médico, operador e parteiro (...). Entrei em todas as casas, desde a choça do sertão e do barraco dos morros aos solares dos ricos e aos palácios presidenciais. Vi todas as agonias da carne e da alma. Todas as misérias do pobre corpo humano". Descreve depois as aventuras do dr. Egon (que, como o nome sugere, funciona como alter ego), o atendimento realizado em condições precárias: para fazer um parto, o médico precisa primeiro remover folhas de urucum colocadas na vagina da parturiente; para atender um enfermo, retira o cataplasma de bosta de vaca nele colocado. E os desafios são grandes, nesta área de doenças endêmicas, em que a malária é frequente. Mais tarde, Pedro Nava se muda para o Rio, torna-se chefe da Policlínica Central (o "Anfiteatro" do título é o lugar onde ele organizava as reuniões clínicas). Médicos-escritores não são figuras raras na história da medicina: foi o caso de Rabelais, de Anton Tchekov, de Conan Doyle, de Miguel Torga, de Jorge de Lima, de Guimarães Rosa. Também não são raras obras literárias sobre médicos e pacientes, como "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, ou "O Alienista", de Machado de Assis . Pedro Nava inscreve-se assim numa tradição ilustre - e necessária, numa época em que os aspectos tecnológicos da medicina se acentuam cada vez mais, em detrimento do lado humanístico. Muitas faculdades de medicina estão, por isso, estimulando seus alunos a ampliar sua cultura literária, dentro do que se cham a "humanidades médicas". "O médico", diz Nava, "precisa duma grande curiosidade de si mesmo e de suas reações diante das doenças e dos doentes". Para esta curiosidade, para esse interesse, "O Anfiteatro" é uma bela resposta. https://www1 .folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2109200218.htm 
Diga se a afirmativa é Verdadeira (V) ou Falsa (F), segundo o texto: 
I. Pedro Nava pensava que, por não ter formação em História, só poderia se considerar um memorialista, nunca um historiador. ( ) 
II. O livro “Anfiteatro” foi escrito por Nava para relatar suas experiências médicas, e ele escolheu esse título por contar histórias da época em que trabalhou na Policlínica Centra, onde havia um anfiteatro. ( ) 
III. A personagem “dr. Egon” foi criada por Nava a fim de não revelar sua identidade e não se envolver nas histórias. ( ) 
IV. Pedro Nava encarava a curiosidade como uma virtude para a formação de um médico. ( ) 
V. Entende-se por “humanidades médicas” uma formação mais larga do que a técnica, nela inserindo-se a ampliação da cultura literária dos futuros médicos. ( ) 
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1677Q651294 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

De acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem, responda as questões de números 36 e 37. Faz parte das responsabilidades e deveres do profissional comunicar ao COREN e aos órgãos competentes fatos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1678Q673091 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)
Segundo o texto, a comparação com o clássico O pequeno príncipe se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q447358 | Direito Constitucional, Saúde, Técnico de Enfermagem, Fundação Pró Sangue Hemocentro de São Paulo SP, Instituto Quadrix, 2018

Em relação à Resolução n.º 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, à Constituição Federal de 1988 (CF) e à Constituição estadual, julgue os itens subsequentes. Cada município tem autonomia para regulamentar o processo de coleta e percurso de sangue.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.