Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q859523 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Quanto aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1702Q850329 | Português, Ortografia, Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

TEXTO

Importância do Pantanal


     O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção. Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.

     A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.

     A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga e Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações. A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso, nas matas ciliares, a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.


Causas dos incêndios


     Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação. Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.

     Segundo a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes. “Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado”, informou a professora.

     Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe. Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.


Fauna e os impactos


     Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.

     Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos. “A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais”, afirma.

     Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes.

Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:

- Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;

- Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;

- Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;

- Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;

- Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).

     Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças-pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal. “A onça-pintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça-parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção”, comentou Paula.


Fumaça e a população


     Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro. De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.

     Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do coronavírus. “As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas”, informou a professora de biologia.

     Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças. Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.

     Nesse sentido, de acordo com a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou. Animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.


Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm (com adaptações). Acesso em 30-09-20.

O vocábulo destacado em “(...) os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, (...)” recebe acento gráfico, segundo uma determinada regra, de acordo com o Novo Acordo ortográfico. Nas opções abaixo, o vocábulo que se acentua por causa da mesma regra da palavra destacada na passagem acima está presente no item:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1703Q557519 | Informática, Protocolo, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Ao se utilizar um cliente de correio eletrônico, um protocolo que pode ser configurado para o recebimento de mensagens de correio eletrônico (e-mails) é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1704Q366554 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Assinale a doença caracterizada por apresentar lesões múltiplas (podendo ser única), como úlceras, habitualmente dolorosas, de borda irregular, com contornos eritemato-edematosos e fundo irregular, cobertas por exsudato necrótico, amarelado e de odor fétido que, quando removido, revela tecido de granulação que apresenta sangramento fácil se submetido a traumatismos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1705Q362205 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação da enfermagem no trabalho de parto, julgue os itens que se seguem.

No estágio de dequitação, deve-se solicitar à paciente que faça força suave para baixo. Nesse estágio, é desaconselhável aplicar pressão sobre o fundo do útero, devido ao risco de restos placentários, sendo importante controlar o sangramento vaginal e os sinais vitais da parturiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1706Q367438 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

C.S., 39 anos, sexo masculino, apresentava respiração agônica, irregularidade do ritmo do pulso, queda rápida da pressão arterial, cianose, palidez da face e sudorese. Após ser detectado seu estado de inconsciência, o paciente apresentou parada cardiorrespiratória. Foi requisitada toda a equipe médica para que fosse feita a reanimação do paciente, inclusive o Técnico de Enfermagem, que teve atribuições como

I. posicionar o paciente em decúbito dorsal e horizontal. II. colocar um coxim sob as espáduas do paciente. III. aproximar do paciente o desfibrilador e o aspirador. IV providenciar o material para o uso de incubação orotraqueal e ventilação mecânica. V. no momento da desfibrilação, ligar o eletrocardiógrafo, mediante a conexão do plugue da tomada. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1707Q851559 | Português, Pontuação, Técnico de Enfermagem, EDUCA, 2020

Texto I para a questão.

Número de denúncias de violência contra a mulher aumenta mais de 100% no isolamento social, na PB

O número de denúncias de violência contra a mulher aumentou 105,6% no primeiro mês de isolamento social, na Paraíba, com relação ao mês anterior. O período analisado pelo aplicativo SOS Mulher PB é de 21 de fevereiro a 21 de março e de 21 de março a 21 de abril. No primeiro mês de análise foram 142 denúncias, saltando rapidamente, no mês de isolamento social, para 292 denúncias.

Os dados são do aplicativo SOS Mulher PB, que é independente e foi criado pelo professor e empresário Fábio César, com reconhecimento do Governo Federal.

De acordo com a promotora da violência doméstica em João Pessoa, Dulcerita Alves, que conversou com o G1 sobre os dados, as estatísticas refletem o isolamento social. "Imagina você se isolar com o inimigo? Os ânimos se acirram, o estresse aumenta, ainda mais se o inimigo consome álcool ou tem outro vício. Tudo isso junto aumenta com certeza a violência", ressalta a promotora. "Pode acreditar que são muito mais (casos). Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres acham que os serviços pararam", completa.

O maior aumento registrado entre o mês anterior e o mês de isolamento social ocorreu em casos de violência moral que, segundo cartilha da ONU, acontece quando as mulheres são vítimas de ofensas, calúnias, xingamentos, difamações e injúrias; quando são humilhadas publicamente ou até mesmo acusadas de um crime que não cometeram.

No mês de isolamento social foram 21 denúncias, enquanto que no mês anterior 8 mulheres realizaram as denúncias. O aumento percentual registrado, portanto, ultrapassou os 162%. 

O segundo maior aumento é o da violência psicológica, saindo de 57 denúncia entre fevereiro e março, para 137 denúncias nos trinta dias de isolamento social, provocando um aumento de 132% no número total de denúncias.

A violência psicológica se trata de ofensas disfarçadas de brincadeiras, humilhações, críticas sobre tudo o que as mulheres fazem. Ou quando tentam controlar a forma de vestir, comer, pensar ou se expressar. Quando vigiam as mulheres, ameaçam, chantageiam e as isolam dos amigos e familiares.

O aplicativo também registra denúncias de violência física, sexual e patrimonial. A violência física sofreu um aumento de 53,3% durante o isolamento social, enquanto que a violência sexual aumentou 54,5% e a violência patrimonial sofreu um aumento superior a 97%.

O aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e IOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail. As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.

Dulcerita alerta que a mulher precisa entender que está isolada, mas não está só. Os órgãos de apoio continuam funcionando e, além disso, os canais não presenciais de ajuda também são essenciais, como o Disque 180.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia 
No enunciado: “(...) quando as mulheres são vítimas de ofensas, calúnias, xingamentos, difamações e injúrias”, as vírgulas separam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1708Q365691 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A administração de medicamentos é uma das mais importantes responsabilidades da equipe de enfermagem, sendo necessário conhecimento, atenção e cuidados para esta prática. Baseado no enunciado acima assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1709Q701307 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1710Q448379 | Direito Constitucional, Saúde, Técnico de Enfermagem, Fundação Pró Sangue Hemocentro de São Paulo SP, Instituto Quadrix, 2018

Em relação à Resolução n.º 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde, à Constituição Federal de 1988 (CF) e à Constituição estadual, julgue os itens subsequentes. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, sendo, em regra, permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
  1. ✂️
  2. ✂️

1711Q363396 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Sobre a termoterapia, é correto airmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1712Q368581 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação às competências legais da enfermagem, considere as seguintes afirmativas: 1. O auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples em processos de tratamento. 2. Ao auxiliar de enfermagem cabe especialmente observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, executar ações de tratamento simples, prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e participar da equipe de saúde. 3. Desde que tenha sido delegado pelo enfermeiro, um técnico de enfermagem pode realizar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1713Q369386 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico de Enfermagem, FMS PI, NUCEPE

A penalidade que consiste em repreensão, divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1715Q363799 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Paciente J.O.M. teve uma prescrição de 2.500.000 UI, EV, de 4/4 h. O hospital só possui a apresentação de penicilina cristalina em pó com 5.000.000 UI. Qual deve ser a quantidade aspirada da medicação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1716Q561689 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Existem várias maneiras de conectar uma impressora ao computador. A opção escolhida dependerá do dispositivo em si e se você estará em casa ou no escritório. A maneira mais comum de instalar uma impressora é conectála diretamente ao computador. Podese definir como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1717Q551787 | Informática, Virus e Anti Vírus, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a antivírus, firewall, spyware e anti-spyware, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1718Q849030 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Ao encontro disso, o novo agente do coronavírus, descoberto em 31/12/2019, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1719Q859531 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Com relação a queimaduras e suas características, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.