Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1822Q341806 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Enfermagem, Fundação Pró Sangue Hemocentro de São Paulo SP, Instituto Quadrix, 2018

As assertivas abaixo são todas verdadeiras.

A) Quem tem medo de agulhas não doa sangue.

B) Felipe não doa sangue.

C) Antônio não tem medo de agulhas.

D) Maria doa sangue.

E) Carla tem medo de agulhas.

Considerando as assertivas apresentadas, julgue os próximos itens.

Maria não tem medo de agulhas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1823Q363663 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A principal relevância da identificação e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica reside na redução das suas complicações, tais como, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1824Q367800 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Fazem parte do grupo de doenças de notificação compulsória, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1825Q839933 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A política de recursos humanos na área da saúde busca a organização de um sistema de formação em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal, conforme disposto no artigo 27, inciso I, da Lei nº 8.080, de 1990.

II. O conceito de protocolo clínico e diretriz terapêutica referese a um documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; ao tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; às posologias recomendadas; aos mecanismos de controle clínico; e ao acompanhamento e verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS, de acordo com as especificações do artigo 19-N, inciso II, da Lei nº 8.080, de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1826Q848637 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA sobre os aspectos geográficos do município de Passira-PE:
I- Está localizado na microrregião do Médio Capibaribe. II- Foi criado a partir do remembramento de Limoeiro (no dia 31-12-1943). III - Possui quatro distritos: Bebedouro; Povoado Varzéa de Passira; Candiais e Pedra Tapada. IV- Passira possui uma população de mais de 30 mil habitantes, sendo 85% na área urbana, 10% residentes em domicílios na área rural e 5% em outras cidades.
Está(ão) incorreta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1827Q675941 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

O processo de trabalho da Enfermagem é caracterizado, dentre outros fatores, pelo trabalho em equipe, pela valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, e pelo acompanhamento e avaliação sistemática das ações implementadas, visando a readequação do processo de trabalho. Com base no trabalho em equipe é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1828Q859544 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

A insulina é um hormônio essencial para o funcionamento do corpo. Em pessoas diabéticas, esse funcionamento é prejudicado por importantes alterações metabólicas desse hormônio. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento de insulina no paciente diabético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q833237 | Português, Ortografia, Tecnico de Enfermagem, OBJETIVA, 2021

Assinalar a alternativa cuja palavra está grafada CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1830Q361492 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A Hepatite A é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas desde formas subclínicas, oligossintomáticas até formas fulminantes. Na maioria das vezes as infecções são anictéricas, os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal (febre, mialgia, inapetência, etc), porém há elevação das transaminases. Em relação ao modo de transmissão da Hepatite A de que forma se dá, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1831Q855359 | Português, Morfologia, Técnico de Enfermagem, GSA CONCURSOS, 2020

Observe o exemplo dado abaixo: “a?gua da chuva = a?gua pluvial” Qual das alternativas abaixo apresenta um adjetivo que na?o corresponde a? locuc?a?o adjetiva apontada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1833Q706080 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O ambiente ocupado por pacientes pode funcionar como reservatório para microrganismos resistentes (MR), favorecendo a disseminação desses agentes. As rotinas de limpeza, desinfecção ambiental e isolamento são indispensáveis para a prevenção da transmissão desses microorganismos no ambiente hospitalar. Partindo desta premissa, deve-se isolar um paciente quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q859522 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

A Lei n.° 8.080/1990 dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde e sobre organização e funcionamento dos serviços correspondentes, definindo as competências de cada instância de gestão (federal, estadual, distrital e municipal). Nesse sentido, as competências específicas dos municípios incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q838300 | Enfermagem, Imunização, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre o esquema básico de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde, verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1836Q848549 | Português, Pontuação, Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

TEXTO

Importância do Pantanal


     O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção. Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.

     A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.

     A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga e Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações. A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso, nas matas ciliares, a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.


Causas dos incêndios


     Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação. Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.

     Segundo a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes. “Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado”, informou a professora.

     Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe. Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.


Fauna e os impactos


     Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.

     Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos. “A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais”, afirma.

     Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes.

Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:

- Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;

- Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;

- Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;

- Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;

- Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).

     Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças-pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal. “A onça-pintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça-parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção”, comentou Paula.


Fumaça e a população


     Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro. De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.

     Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do coronavírus. “As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas”, informou a professora de biologia.

     Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças. Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.

     Nesse sentido, de acordo com a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou. Animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.


Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm (com adaptações). Acesso em 30-09-20.

Assinale a alternativa que encerra um comentário correto sobre a passagem destacada no fragmento “Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.” (14º parágrafo):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1837Q850088 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

Com uma queda de aproximadamente 63 metros, situa-se em local de rara beleza, sendo visitada por muitos amantes da natureza nos finais de semana. O acesso é através da rodovia municipal ensaibrada que liga o centro de Doutor Pedrinho à localidade de Campinas. Um percurso de cerca de um quilômetro até o local deve ser feito a pé, por caminho circundado pela mata virgem. Isso posto, o texto se refere à/ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1838Q367848 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Para controle de hemorragia de extremidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1839Q723955 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Um exemplo do patrimônio histórico de Macapá é a Fortaleza de São José, que apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1840Q857380 | Matemática, Aritmética e Problemas, Técnico de Enfermagem, GSA CONCURSOS, 2020

O pai do Gustavo tem um campo de futebol que apresenta as seguintes dimenso?es 110m de comprimento e 90 metros de largura. Ele pretende construir um minicampo para seu filho, onde o comprimento do mini campo e? igual a 13,75m. qual a medida da largura do minicampo sabendo que tera? que obedecer a proporcionalidade entre as medidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.