Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2081Q841619 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

A Política Nacional de Humanização, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho (Ministério da Saúde, 2015). Representa uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2082Q708574 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Palmeirina PE, ADM TEC, 2019

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. A Asma é uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais.
II. A asma é uma doença do sistema nervoso, apenas.
III. A Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, não reversível, seja espontaneamente ou mesmo por tratamento.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2083Q676681 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Com o objetivo de alertar para a importância do ato de higienizar as mãos, desde 2007 a Organização Mundial de Saúde – OMS – realiza campanhas de sensibilização e conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a relevância do procedimento para a promoção da saúde em todo o mundo e instituiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A campanha retoma os 5 momentos de higienização das mãos que devem ser seguidos pelos profissionais de saúde. Dentre esses momentos, a opção INCORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2084Q361055 | Enfermagem, Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

O cuidado de saúde domiciliar está se tornando uma das maiores áreas práticas para a enfermagem. Para a segurança pessoal no processo de realização da visita domiciliar, são recomendadas algumas precauções. Assinale a alternativa que não faz parte das precauções de segurança pessoal recomendadas para as visitas domiciliares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2085Q361578 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das principais doenças transmitidas por protozoários, julgue os itens subseqüentes.

A doença de chagas é uma das enfermidades mais importantes no Brasil, causada por um protozoário flagelado chamado Trypanossoma cruzi.

  1. ✂️
  2. ✂️

2086Q857756 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Técnico de Enfermagem, FEPESE, 2020

O MS Excel do Office 365 em português permite ao usuário acrescentar uma tabela de dados a um gráfico.
Constituem configurações válidas ou formas válidas de inserção deste elemento de gráfico do MS Excel:
1. Com linhas de tendência 2. Com códigos de legenda 3. Sem nenhum código de legenda

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2087Q361632 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Em relação à dengue, tem sido observado um padrão sazonal de incidência coincidente com o verão, devido à maior ocorrência de chuvas e ao aumento da temperatura nessa estação. É mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade, desde que exista população humana suscetível, presença do vetor e o vírus seja introduzido. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Isso vai depender de diversos fatores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (Ex.:diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

II. a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Porém existe transmissão também pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, bem como com fontes de água ou alimento.

III. a pessoa acometida pela doença pode apresentar sintomas como: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

IV. a dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus; existem três tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3.

V. a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2088Q681893 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFF, COSEAC, 2019

O termo “anorexia” refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2089Q368349 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um homem com quarenta e dois anos de idade foi submetido à craniotomia para clipagem de aneurisma cerebelar esquerdo. Na UTI, logo após a cirurgia, os sinais vitais do paciente estavam estáveis e ele se recuperava bem da anestesia geral. Então, repentinamente, o paciente apresentou alteração do nível de consciência, bradicardia, pressão sistólica aumentada, anisocoria e padrão respiratório Cheyne-Stokes, necessitando de ventilação mecânica. Diante da situação, foi instalada ventilação mecânica e o paciente foi mantido em jejum com SNG aberta, sonda vesical e cateter venoso central.

Considerando que as opções abaixo apresentam as intervenções que poderiam ser prescritas pelo enfermeiro da UTI, assinale a opção que corresponde à intervenção mais correta a ser indicada para o paciente em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2090Q847848 | Português, Morfologia, Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Alguns itens gramaticais servem de guia para a compreensão das relações de sentido expressas entre as orações que compõem um texto. Logo, constituem importante recurso de coesão. Leia, com atenção, o trecho de entrevista abaixo exposto, em que os conectores estão ausentes, e empregue-os, de modo a dar-lhe sentido.
FILOSOFIA:O que dizer sobre o futuro próximo (e o não tão próximo) das profissões?
JOÃO TEIXEIRA: Não acredito que o trabalho vai acabar. ______ ele passará por uma reconfiguração social e tecnologia drástica nas próximas décadas. [...] O trabalho está cada vez mais precarizado ou “uberizado” [...] Tudo dependerá de um cálculo de custos e benefícios. ______ a automação ainda for mais cara do que a mão de obra, ela não será implementada. Um efeito interessante da automatização será uma modificação grande na nossa cultura do trabalho. [...] Com a precarização do trabalho e a dissolução da ideia de carreira as pessoas podem enfrentar, em um futuro próximo, uma espécie de crise de identidade. ______ sempre é possível nos definirmos pelo trabalho ou pelo emprego que temos. As pessoas dizem “sou professor” ou “sou jornalista”, ______, no futuro, elas não poderão mais fazer isso, pois mudarão de atividade várias vezes durante a vida [...]”. (Filosofia - Ano III, no 150 - www.portalespaçodosaber.com.br)
Os elementos conjuntivos que preenchem adequadamente as lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2091Q363501 | Enfermagem, Saúde, Técnico de Enfermagem, FMS PI, NUCEPE

A criança portadora de asma brônquica NÃO deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2092Q686075 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Pedro Nava expõe lado humano da medicina 
MOACYR SCLIAR 
Estudante de medicina, assisti em Porto Alegre a uma conferência de um então famoso reumatologista, o doutor Pedro Nava (1903-1984). Àquela altura eu já escrevia, e julgava-me razoavelmente familiarizado com a literatura brasileira. Mas eu não conhecia Nava como escritor. Explicável: era o típico poeta bissexto. Publicava raramente, ainda que tivesse estreado em 1924 com os modernistas mineiros e ainda que Pablo Neruda tivesse considerado o seu "Defunto" ("Meus amigos, tenham pena/ senão do morto, ao menos dos sapatos do morto/ dos seus incríveis, patéticos/ sapatos pretos de verniz") o maior poema da língua portuguesa. Agora, o sobrinho de Pedro Nava, o também médico Paulo Penido, reúne, em "O Anfiteatro", textos sobre medicina, na maioria extraídos da obra memorialística de Nava, que aliás fazia uma diferença entre memorialista ("conta o que quer") e historiador ("deve contar o que sabe "). Mas, sendo memorialista, Nava é também historiador, não só porque alude a episódios como a Revolução de 1932, como também porque suas memórias evocam a trajetória da medicina ao longo de boa parte do século 20, graças a uma abrangente experiência, iniciada no interior de Minas: "Clínico de roça, fui médico, operador e parteiro (...). Entrei em todas as casas, desde a choça do sertão e do barraco dos morros aos solares dos ricos e aos palácios presidenciais. Vi todas as agonias da carne e da alma. Todas as misérias do pobre corpo humano". Descreve depois as aventuras do dr. Egon (que, como o nome sugere, funciona como alter ego), o atendimento realizado em condições precárias: para fazer um parto, o médico precisa primeiro remover folhas de urucum colocadas na vagina da parturiente; para atender um enfermo, retira o cataplasma de bosta de vaca nele colocado. E os desafios são grandes, nesta área de doenças endêmicas, em que a malária é frequente. Mais tarde, Pedro Nava se muda para o Rio, torna-se chefe da Policlínica Central (o "Anfiteatro" do título é o lugar onde ele organizava as reuniões clínicas). Médicos-escritores não são figuras raras na história da medicina: foi o caso de Rabelais, de Anton Tchekov, de Conan Doyle, de Miguel Torga, de Jorge de Lima, de Guimarães Rosa. Também não são raras obras literárias sobre médicos e pacientes, como "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, ou "O Alienista", de Machado de Assis . Pedro Nava inscreve-se assim numa tradição ilustre - e necessária, numa época em que os aspectos tecnológicos da medicina se acentuam cada vez mais, em detrimento do lado humanístico. Muitas faculdades de medicina estão, por isso, estimulando seus alunos a ampliar sua cultura literária, dentro do que se cham a "humanidades médicas". "O médico", diz Nava, "precisa duma grande curiosidade de si mesmo e de suas reações diante das doenças e dos doentes". Para esta curiosidade, para esse interesse, "O Anfiteatro" é uma bela resposta. https://www1 .folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2109200218.htm 
Observe esse trecho do poema “O Defunto” de Pedro Nava: "Meus amigos, tenham pena/ senão do morto, ao menos dos sapatos do morto/ dos seus incríveis, patéticos/ sapatos pretos de verniz" 
Nestes versos há um tom apelativo, marcado, sobretudo, pelo emprego de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2093Q723467 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à Política de Saúde no Brasil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A União é o principal financiador da saúde pública no país. Historicamente, metade dos gastos é feita pelo governo federal, a outra metade fica por conta dos estados e municípios. A União formula políticas nacionais, mas a implementação é feita por seus parceiros (estados, municípios, ONGs e iniciativa privada). ( ) Apenas os estados devem ter conselhos de saúde compostos por representantes dos usuários do SUS, dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde. Os conselhos são fiscais da aplicação dos recursos públicos em saúde. ( ) Não há hierarquia entre União, estados e municípios, mas há competências para cada um desses três gestores do SUS. ( ) A porta de entrada do sistema de saúde deve ser preferencialmente a Atenção Básica (postos de saúde, centros de saúde, unidades de Saúde da Família etc.).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2094Q368960 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, FMS PI, NUCEPE

As cirurgias são classificadas de acordo com o potencial de contaminação da ferida cirúrgica. Em relação a esta classificação são consideradas “cirurgias contaminadas“:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2095Q674645 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

A Estratégia Saúde da Família – ESF – procura reorganizar os serviços e reorientar as práticas profissionais na lógica da promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, enfim, da promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras. Sobre a ESF, segundo a Política Nacional de Atenção Básica de 2017 – portaria GM/MS nº 2.436 – é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2096Q686428 | Informática, Técnico de Enfermagem, IABAS RJ, IBADE, 2019

Você está editando um arquivo Word e quer salvar as alterações usando o atalho de teclado; então mantém apertada a tecla Ctrl e digita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2097Q368253 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

A sondagem gástrica é a introdução de uma sonda pelo orifício nasal ou pela cavidade oral, alcançando o estômago ou o duodeno, e tem como objetivos

I. auxiliar na hidratação, alimentação e medicação.

II. coletar conteúdo gástrico com finalidade diagnóstica.

III. esvaziamento gástrico.

IV. aliviar a distensão abdominal.

V. controlar e medir resíduo gástrico.

Estão corretas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2099Q701981 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O cuidado da mulher no puerpério é fundamental para a saúde materna e neonatal e deve incluir o pai, a família em seus diversos arranjos e toda a rede social envolvida nesta fase do ciclo vital e familiar. Em relação aos cuidados recomendados para a mulher nesta fase, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2100Q410977 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico de Enfermagem, IFB BA, FUNRIO

Acerca de provimento e investidura em cargo público, seguem-se três afirmações: I. O servidor deverá comparecer pessoalmente no ato de posse, não sendo admitida a posse mediante procuração específica. II. Se um indivíduo nomeado para um cargo público federal não tomar posse no prazo legal, será tornado sem efeito o ato de provimento. III. O servidor tem 30 dias para entrar em exercício, a contar da data da nomeação. Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.