Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q12463 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

O preço de um computador com um desconto de 20% é de R$ 960,00. Quanto custa o computador sem o desconto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q851205 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre Ciência, Técnico de Enfermagem, EDUCA, 2020

A tecnologia dos vídeos falsos evolui em uma velocidade muito maior que a lei - o que impede a criação de uma única norma que os regule. Dessa forma, Hao, assim como boa parte dos especialistas, defende que mais de uma medida deve ser tomada em relação os deepfakes. “O ideal seria que os países criassem organizações que digam o que é aceitável e o que deve ser proibido.” (https://super.abril.com.br)
Julgue as assertivas a respeito dos ‘deepfakes’ em VERDADEIRA (V) ou FALSA(F).
( )Os deepfakes nada mais são do que vídeos criados a partir de inteligência artificial e que reproduzem a aparência, as expressões e até a voz de alguém do mundo real. ( )Há o temor de que os deepfakes sejam utilizados para encenar declarações absurdas de políticos e influenciar em processos eleitorais. ( )O Facebook anunciou em janeiro deste ano, provavelmente de olho nas eleições presidenciais dos EUA, que estará na lista de conteúdos banidos da plataforma, junto com nudez e discurso de ódio. ( )Os vídeos falsos, então, possuem uma série de maus usos: eles podem humilhar, chantagear ou difamar alguém, atacar organizações, incitar violência política, cancelar acordos diplomáticos e até fraudar eleições.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q368748 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Sobre CATETERISMO VESICAL é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q44314 | Português, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Ao redigir uma correspondência oficial, destinado ao Cardeal da Igreja Católica, qual o pronome de tratamento adequado que devo utilizar nesta redação? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q12355 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Marcos afirmou: “Todos os medicamentos que estão nesta gaveta são antibióticos”.

Sabe-se que a afirmativa de Marcos é falsa.

Assim, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q23551 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

_________________ é realizada em quaisquer tecidos ou órgãos quando há a presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera ou contaminação fecal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q651532 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Seara SC

Sobre as penas que podem ser aplicadas aos profissionais de enfermagem que infrinjam o Código de Deontologia de Enfermagem, assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, indicando a sequência correta, de cima para baixo:

I. ( ) Advertência verbal; multa.

II. ( ) Censura.

III. ( ) Suspensão do exercício profissional; cassação do direito ao exercício profissional.

IV. ( ) Prestação de cesta básica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q367820 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação à conservação dos imunobiológicos e a rede frios, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q53574 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Considerando-se a profundidade da compressão torácica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q31012 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

É urgente recuperar o sentido de urgência

    Estamos vivendo como se tudo fosse urgente. Urgente o suficiente para acessar alguém. E para exigir desse alguém uma resposta imediata. Como se o tempo do “outro” fosse, por direito, também o “meu” tempo. E até como se o corpo do outro fosse o meu corpo, já que posso invadi-lo, simbolicamente, a qualquer momento. Como se os limites entre os corpos tivessem ficado tão fluidos e indefinidos quanto a comunicação ampliada e potencializada pela tecnologia. Esse se apossar do tempo/corpo do outro pode ser compreendido como uma violência. Mas até certo ponto consensual, na medida em que este que é alcançado se abre/oferece para ser invadido. Torna-se, ao se colocar no modo “online”, um corpo/tempo à disposição. Mas exige o mesmo do outro – e retribui a possessão. Olho por olho, dente por dente. Tempo por tempo.
    Como muitos, tenho tentado descobrir qual é a minha medida e quais são os meus limites nessa nova configuração. Descobri logo que, para mim, o celular é insuportável. Não é possível ser alcançada por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou lendo um livro e, de repente, o mundo me invade, em geral com irrelevâncias, quando não com telemarketing. Estou escrevendo e alguém liga para me perguntar algo que poderia ter descoberto sozinho no Google, mas achou mais fácil me ligar, já que bastava apertar uma tecla do próprio celular. Trabalhei como uma camela e, no meu momento de folga, alguém resolve me acessar para falar de trabalho, obedecendo às suas próprias necessidades, sem dar a mínima para as minhas. Não, mas não mesmo. Não há chance de eu estar acessível – e disponível – 24 horas por sete dias, semana após semana.
    Me bani do mundo dos celulares, fechei essa janela no meu corpo. Mantenho meu aparelho, mas ele fica desligado, com uma gravação de “não uso celular, por favor, mande um e-mail”. Carrego-o comigo quando saio e quase sempre que viajo. Se precisar chamar um táxi em algum momento ou tiver uma urgência real, ligo o celular e faço uma chamada. Foi o jeito que encontrei de usar a tecnologia sem ser usada por ela.
    Minha decisão não foi bem recebida pelas pessoas do mundo do trabalho, em geral, nem mesmo pela maior parte dos amigos e da família. Descobri que, ao não me colocar 24 horas disponível, as pessoas se sentiam pessoalmente rejeitadas. Mas não apenas isso: elas sentiam-se lesadas no seu suposto direito a tomar o meu tempo na hora que bem entendessem, com ou sem necessidade, como se não devesse existir nenhum limite ao seu desejo. Algumas declararam-se ofendidas. Como assim eu não posso falar com você na hora que eu quiser? Como assim o seu tempo não é um pouco meu? E se eu precisar falar com você com urgência? Se for urgência real – e quase nunca é – há outras formas de me alcançar.
    Percebi também que, em geral, as pessoas sentem não só uma obrigação de estar disponíveis, mas também um gozo. Talvez mais gozo do que obrigação. É o gozo de se considerar imprescindível. Como se o mundo e todos os outros não conseguissem viver sem sua onipresença. Se não atenderem o celular, se não forem encontradas de imediato, se não derem uma resposta imediata, catástrofes poderão acontecer.
    O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. Tipo: o mundo (a empresa/a família/ o namorado/ o filho/ a esposa/ a empregada/ o patrão/os funcionários etc.) não sobrevive sem mim. A pessoa se estressa, reclama do assédio, mas não desliga o celular por nada. Desligar o celular e descobrir que o planeta continua girando pode ser um risco maior. Nesse sentido, e sem nenhuma ironia, é comovente.
    Bem, eu não sou imprescindível a todo mundo e tenho certeza de que os dias nascem e morrem sem mim. As emergências reais são poucas, ainda bem, e para estas há forma de me encontrar. Logo, posso ficar sem celular.
    A grande perda é que, ao se considerar tudo urgente, nada mais é urgente. Perde-se o sentido do que é prioritário em todas as dimensões do cotidiano. E viver é, de certo modo, um constante interrogar-se sobre o que é importante para cada um. Ou, dito de outro modo, uma constante interrogação sobre para quem e para o quê damos nosso tempo, já que tempo não é dinheiro, mas algo tremendamente mais valioso. Como disse o professor Antonio Candido, “tempo é o tecido das nossas vidas”.
    Viver no tempo do outro – de todos e de qualquer um – é uma tragédia contemporânea.

BRUM, Eliane. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum>  Acesso em: 12 set. 2013. Adaptado.
Considerando o texto, o significado da palavra sublinhada foi traduzido INCORRETAMENTE em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q859521 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Uma paciente de dezesseis anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde para consulta de rotina, assintomática. Relatou ter iniciado vida sexual há três meses, tendo tido duas relações desprotegidas. Nega uso de anticoncepcionais hormonais e afirma que gostaria de fazer o Papanicolau.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q363988 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Foram prescritos 150 mg de ampicilina EV a uma criança. Existem no posto de enfermagem frascos de 500 mg. Ao diluir o conteúdo do frasco em 5ml de água destilada, serão administrados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q51733 | Noções de Saúde, Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

O choque neurogênico ocorre quando há lesão da medula que ocasiona perda da inervação simpática.
São sinais e sintomas apresentados por uma vítima de TRM com choque neurogênico e sem outras lesões, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q1717 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

De acordo com a Lei 8.080/90, estão incluídas, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde- SUS,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q44301 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Na sífilis congênita, há infecção fetal por via hematogênica, em geral a partir do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q44317 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

O município de Major Vieira promoveu uma licitação na modalidade de pregão presencial, tendo por objeto o fornecimento de livros para a biblioteca municipal. Foi adquirido um lote de 125 livros pelo valor de R$ 5.625,00. Sabendo que a empresa vencedora ofertou os livros a um preço 40% inferior ao inicialmente previsto, qual era o valor base (valor inicial) de cada livro neste processo licitatório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q34430 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à norma regulamentadora (NR) que trata da sinalização de segurança, julgue o próximo item.
A palavra de advertência “atenção" utilizada no rótulo de um frasco de produto indica que se trata de substância com grau médio de risco.
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q45463 | Matemática, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Pedro e João montaram uma sociedade com um capital total de R$ 15.800,00. Sabendo-se que desse capital total a parte de João corresponde a um terço da parte de Pedro, pode-se afirmar que a parte correspondente a Pedro é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q368437 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

O procedimento de aspiração de secreções requer cuidados especiais. Com relação à conduta que os profissionais de enfermagem devem seguir, julgue os itens seguintes.

A aspiração de pacientes entubados requer técnica asséptica para evitar desenvolvimento de infecções pulmonares. Devem ser utilizados luvas estéreis, máscara e óculos como equipamento de proteção individual.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q12349 | Português, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Texto associado.
Texto

Apesar de todos os avanços na medicina, o câncer é uma palavra que assusta qualquer paciente no momento do diagnóstico. E, embora não existam estudos científicos que comprovem, os médicos que trabalham na área garantem que a forma como a pessoa encara a doença é determinante para o sucesso do tratamento. É por isso que espaços que permitem a troca de experiências – seja em encontros presenciais, criados por associações de pacientes, por exemplo, ou na Internet – são tão importantes. Eles ajudam a entender que ninguém está sozinho nessa luta que leva tempo.

(Saúde Uol)
As orações adjetivas equivalem a adjetivos. Assinale a opção que indica a substituição de segmento de oração adjetiva que se mostra adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.