Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2521Q887075 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Os registros de enfermagem são essenciais para o processo do cuidar, além de possibilitar uma comunicação segura entre os profissionais de Enfermagem e a equipe de saúde. Em relação à glicemia capilar, é um dado importante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2522Q883014 | Enfermagem, PósOperatório, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

JFG acabou de retornar da sala de cirurgia após uma intervenção abdominal. Durante a avaliação pós-operatória, o paciente está se queixando de dor abdominal intensa, distensão abdominal e ausência de ruídos hidroaéreos. Qual é a complicação pós-operatória mais provável nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2523Q951911 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

No ambiente hospitalar, a gestão eficiente dos recursos materiais é crucial para a qualidade do atendimento. Assinale a alternativa que representa uma prática adequada de gestão de materiais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2524Q880769 | Enfermagem, Zika virus, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus é o Aedes aegypti. O vírus foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus. No ano de 2023, ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anteriormente, as maiores incidências observadas no Brasil, concentravam-se na região Nordeste. As principais características clínicas da infecção são edema e dor articular incapacitante. Também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito. O vírus também pode causar doença neuroinvasiva, que é caracterizada por agravos neurológicos, tais como: Encefalite, Mielite, Meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome cerebelar, paresias, paralisias e neuropatias. Temos definido como caso suspeito: indivíduo que apresentar febre de início súbito, acompanhada de artralgia ou artrite intensa (dor nas articulações) de início agudo, não explicado por outras condições, residente em (ou que tenha visitado) áreas com transmissão até duas semanas antes de começar os sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado e como caso confirmado dessa doença, todo caso suspeito que foi confirmado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico. O caso confirmado por critério laboratorial é aquele que obteve resultado laboratorial positivo, por isolamento viral ou detecção de RNA viral por RT- PCR ou detecção de anticorpos IgM em uma única amostra de soro durante a fase aguda ou convalescente, demonstração de soro conversão entre as amostras na fase aguda (1a amostra) e convalescente (2a amostra) ou detecção de anticorpos IgG em amostras coletadas de pacientes na fase crônica da doença, com clínica sugestiva. O caso confirmado por critério clínico epidemiológico é aquele que atende à definição de caso suspeito e que tenha vínculo familiar ou espaço-temporal (vínculo epidemiológico) com caso confirmado laboratorialmente.

Ao encontro dessa temática, assinale a doença apresentada no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2525Q980113 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante plantão noturno, um paciente com sonda nasogástrica relata desconforto e náuseas. O técnico observa que a fita de fixação está frouxa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a conduta mais segura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2526Q980632 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Após realizar um procedimento de coleta de sangue, o técnico de enfermagem deve garantir que as agulhas e as seringas utilizadas sejam descartadas de maneira segura.

Dessa forma, o reencapamento da agulha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2527Q982504 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

No que concerne à Política Nacional de Humanização (PNH), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A humanização na Rede SUS atualmente é vista como programa a ser cumprido.
( ) A PNH se estrutura, exclusivamente, a partir de princípios, método e diretrizes.
( ) A PNH, como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, possui três princípios a partir dos quais se desdobra enquanto política pública de saúde: transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2528Q884460 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

No contexto de assistência na emergência/urgência e no trauma, julgue as frases abaixo.

I. A estabilização da coluna vertebral é desnecessária em pacientes que sofreram trauma de alta energia, como quedas de altura.
II. A avaliação primária inclui a avaliação da via aérea com proteção da coluna cervical, respiração e circulação.
III. Em pacientes com trauma, o controle de hemorragias externas deve ser priorizado sobre a avaliação de lesões internas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2530Q888321 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

No contexto da Central de Materiais o que significa o termo esterilização? Assinale a assertiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2531Q885286 | Informática, Google Chrome, Técnico de Enfermagem, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Um dos navegadores de internet mais utilizados na atualidade é o Google Chrome, tanto em computadores como em dispositivos móveis. No uso em computadores, o navegador oferece alguns atalhos de teclado que permitem mais celeridade no uso diário. Por exemplo, pode-se afirmar que os atalhos de teclado “Ctrl + Shift + B” e “Ctrl + Shift + O” realizam as seguintes tarefas, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2532Q1006673 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2022

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, traz alguns conceitos importantes. Assinale a alternativa que apresente corretamente o conceito de anonimização para os fins da LGPD.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2533Q980614 | Matemática, Frações e Números Decimais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma empresa possui uma frota com determinado número de veículos, dos quais 1/6 são caminhonetes. Entre os demais veículos, 2/5 são motos e os outros 24 são carros de passeio.

Qual é o número de motos dessa frota?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2534Q1065377 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto II para responder à questão.


Texto II - Aentomologia



É a especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio ambiente. Apalavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos(estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “estudo dos insetos”.

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Entomom significa inseto e é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Logos significa fala, discurso, estudo de algo. Sendo assim Entomologia significa estudo dos insetos. Inseto é outra palavra, derivada do latim Animale insectum, significa animal segmentado.

As coleções científicas formadas por insetos são chamadas entomológicas. Nestes acervos encontram-se armazenados, ordenados e preservados espécimes ou estruturas de espécimes mortos para pesquisas. As coleções são importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também repositórios dos espécimes-tipo, os quais são imprescindíveis para a identificação correta de exemplares. Atividades como a manutenção, preservação e desenvolvimento de acervos científicos são indispensáveis e não podem ser interrompidas. As coleções são ainda testemunhos da fauna de áreas protegidas, de áreas impactadas ou mesmo em via de desaparecimento e, portanto, são a base para pesquisas em biodiversidade, sistemática e evolução.

Uma das mais importantes e maiores coleções entomológicas da América Latina é a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz devido à dimensão de seu acervo, valor científico, histórico e educativo. Menciona-se ainda sua grande importância para a saúde pública já que muitos dos exemplares lá depositados servem como referência para a identificação de vetores de doenças infecciosas.


Fonte: A entomologia. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/suvisa/vigilancia-epidemiologica/doencas-de-transmissao-vetorial/entomologia/. Acesso em: 17 de jul. de 2025.
Leia o trecho extraído do texto II: “As coleções são importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também repositórios dos espécimes-tipo, os quais são imprescindíveis para a identificação correta de exemplares.” Considerando o uso do pronome relativo “os quais”, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE sua referência, classificação e função no período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2535Q888322 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

De acordo com as necessidades fisiológicas do ser humano, quais as prioridades que os profissionais de saúde devem considerar? Assinale a assertiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2536Q885803 | Legislação Estadual, Lei nº 1102/90 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

De acordo com a Lei Nº1102/90, o servidor aprovado em concurso público, nomeado para cargo de provimento efetivo, ficará em estágio probatório, a contar da sua entrada em exercício, para passar à condição de estável no serviço público por um período de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2537Q957744 | Enfermagem, Saúde do Homem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

“Os profissionais observaram, durante a visita domiciliar, que o paciente apresentava icterícia”. Considerando a frase, podemos concluir que o paciente se encontra com a pele, olhos e mucosas com coloração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2538Q919643 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Lâminas de laringoscópio devem ser reprocessadas na Central de Material e Esterilização de um serviço de saúde, considerando todas as normativas preconizadas e com padrão de qualidade, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assinale a alternativa correta sobre o processo mínimo exigido antes de serem destinadas a uma nova utilização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2539Q1065382 | Sistemas Operacionais, Linux, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Em uma empresa de tecnologia, um colaborador utiliza computadores com Windows 10 e Ubuntu Linux para gerenciar documentos administrativos. Durante suas atividades, ele precisa: compactar documentos para otimizar o envio por e-mail; criar atalhos no desktop para pastas frequentes; verificar extensões de arquivos para evitar erros ao abrí-los nos respectivos sistemas. Considerando os conceitos de sistemas operacionais, analise as afirmativas a seguir:

I- Arquivos com extensão .zip ou .tar.gz representam formatos de compactação comuns nos sistemas Windows e Linux, respectivamente.
II- Criar um atalho significa duplicar um arquivo ou pasta, o que aumenta o espaço ocupado no disco.
III- No Windows, arquivos com a extensão .exe são reconhecidos como executáveis, enquanto no Linux, permissões específicas é que determinam se um arquivo pode ser executado.
IV- Pastas (ou diretórios) servem para organizar arquivos e não possuem extensão.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2540Q885171 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Alegria RS, FUNDATEC, 2024

O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento que precisa estar nas ambulâncias e é utilizado em situações de parada cardíaca súbita, Fibrilação Ventricular (FV) ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP). No atendimento de uma pessoa que tem marca-passo implantado, a indicação para o posicionamento das pás é: uma das pás sobre o precórdio junto à margem __________ do esterno e a segunda na face __________ do hemitórax __________, abaixo do omoplata.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.