Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3641Q1026878 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

2 enfermeiros aplicam o total de 40 doses de vacinas em um período de 4 horas de trabalho. Durante uma campanha de vacinação contra a gripe comum, certa prefeitura pretende vacinar um total de 15 mil pessoas. Para esse trabalho, serão escalados 5 enfermeiros igualmente eficientes com uma jornada de trabalho de 6 horas para a aplicação dessas doses de vacina. Quantos dias de trabalho serão necessários para cumprir a meta da campanha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3642Q887878 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Nina Rodrigues MA, Instituto JK, 2024

Segundo a classificação Internacional das cefaleias, a cefaleia do tipo tensão (CTT) caracteriza-se por:

I – Uma dor não pulsátil, sentido aperto ou pressão, geralmente bilateral.
II – Sintomas como fotofobia, náusea e vômito estão presentes em 80% dos casos.
III – Intensidade leve a moderada, podendo a dor durar minutos, horas ou dias.
IV – Sempre associada a sintomas premonitórios ou aura.

Estão incorretas as alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3643Q1006668 | Matemática, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2022

Para saber a preferência entre a utilização de dois produtos A e B foram entrevistadas 185 pessoas, das quais 72 utilizam o produto A, 94 utilizam o produto B, e 36 utilizam ambos os produtos. Nessas condições, o total de pessoas que não utilizam quaisquer um dos 2 produtos é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3644Q964186 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Dentre os diferentes métodos de esterilização, os processos que utilizam óxido de etileno são caracterizados por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3645Q964187 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3646Q964193 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Os medicamentos utilizados para diminuir a hipercolesterolemia, controlar a hipertensão arterial, provocar broncodilatação e aumentar o débito urinário são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3647Q919650 | Legislação Estadual, Código Sanitário do Estado de São Paulo, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A Lei que dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de São Paulo, de número 10.083/1998, propõe, dentre diversos itens, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3648Q919143 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Marque a alternativa em que há erro de concordância verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3649Q964200 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A ingestão compulsiva e rápida de uma grande quantidade de alimento seguida de comportamentos compensatórios inadequados, para livrar o corpo das calorias indesejadas, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3651Q964205 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As síndromes coronarianas agudas têm como fatores predisponentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3652Q964215 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Na administração de medicamentos por via oral, intramuscular ou endovenosa, além de conhecer a indicação, o modo de preparo e os eventos adversos de tais medicamentos, é direito do profissional de enfermagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3653Q919168 | Conhecimentos Gerais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

O conceito de sustentabilidade envolve a adoção de práticas que garantam o equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia. Qual das alternativas a seguir apresenta uma ação sustentável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3654Q980609 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

A cultura dos macacos-pregos

Nos últimos anos, os arqueólogos que trabalham na Serra da Capivara, no Piauí (um dos complexos pré-históricos mais importantes do Brasil, famoso pelas belas pinturas nas rochas), passaram a enfrentar uma nova dor de cabeça. Tanto lá quanto em outros lugares do País e do mundo, lascas de pedra simples, que sobravam do processo de fabricação de ferramentas, costumam ser um bom indício da presença de antigos seres humanos. O problema é que outra espécie de inteligência sofisticada também anda produzindo lasquinhas muito parecidas há milênios na região. Como saber quem fez o quê?
O culpado por embolar o meio de campo arqueológico se chama Sapajus libidinosus: é o macaco-prego-amarelo. Os dados indicam que esses primatas andam produzindo lascas de pedra há pelo menos 3 mil anos, e é possível que isso esteja acontecendo há mais tempo ainda. Num trabalho de pesquisa constante, que vem ganhando força nos últimos vinte anos, cientistas do Brasil e de outros países estão documentando a grande versatilidade tecnológica e comportamental dos macacos-pregos.
Esses primatas usam diversos recursos da natureza – por exemplo, pedras, raízes e galhinhos – como ferramentas para explorar seu ambiente, descolar comida mais nutritiva e até paquerar, e acabam assim produzindo lascas de pedra de forma não intencional. Tudo indica que essas capacidades são transmitidas culturalmente de geração em geração, podem se transformar ao longo do tempo e variam dependendo das populações de cada espécie. Isso significa que, à sua maneira, esses bichos têm se mostrado exemplos valiosos para a compreensão de como a inteligência e a cultura evoluem.

(Reinaldo José Lopes, “A cultura dos macacos-pregos”, Revista Superinteressante. Adaptado)
De acordo com o texto, os arqueólogos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3655Q919170 | Conhecimentos Gerais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

A cidadania ativa é um dos pilares da democracia e envolve a participação dos indivíduos na vida política e social do País. Qual das atitudes a seguir representa um exemplo de exercício da cidadania?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3656Q980107 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Uma paciente de 67 anos é levada ao pronto atendimento com queixa súbita de fraqueza no lado direito do corpo, fala arrastada e desvio da comissura labial. É CORRETO afirmar que esses sintomas são compatíveis com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3657Q880781 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à integralidade das práticas em saúde na atenção primária apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Consiste em práticas que olhem para a integralidade dos sujeitos e prezem pela fragmentação das ofertas em saúde, de forma a ordenar suas operações, sem restrição de acesso.

(__)A integralidade está intimamente ligada aos princípios de universalidade e protagonismo dos sujeitos, expressos na Lei n.º 8.080/92, que versa sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

(__)A integralidade se refere à abordagem holística da saúde, considerando o indivíduo como um todo, além de suas necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3658Q980110 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o turno em uma Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem realiza a troca de curativo em um paciente com ferida cirúrgica recente. Considerando os princípios da técnica correta, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3659Q893600 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

De acordo com o Art. 4 da Lei nº 8.080 de 1990, o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3660Q893605 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Conforme prevê a Lei nº 12.401 de 2011, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS contará com a participação de:


I. 01 Gestor Regional de Políticas Públicas em Saúde.
II. 01 representante indicado pelo Conselho Nacional de Saúde.
III. 01 representante, especialista na área, indicado pelo Conselho Federal de Medicina.
IV. 01 representante popular, eleito por votação comunitária.


Estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.