Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q45485 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Após o atendimento da parada cardiorrespiratória, o técnico de enfermagem precisa repor o que foi utilizado. E, dentre os medicamentos utilizados nesse procedimento, será preciso repor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q34435 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O programa de gerenciamento de riscos (PGR), dentro de uma empresa, é elaborado objetivando a implantação de medidas que busquem preservar a vida, evitar danos físicos e psíquicos aos trabalhadores e proteger o meio ambiente. Acerca do PGR, julgue o item.
Parte integrante do PGR, o mapa de riscos ambientais, surgido há duas décadas na América do Sul, tem como cores padronizadas: azul, verde, preto e branco, identificadoras dos riscos a que estão expostos apenas os trabalhadores da área bancária.
  1. ✂️
  2. ✂️

383Q5033 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a substância utilizada e pelas características do paciente. Em relação à administração de medicamentos por via parenteral, julgue os itens que se seguem.
A via intradérmica é apropriada para aplicação de vacinas ou para testes de sensibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

384Q44322 | Informática, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Em relação ao Microsoft Excel versão 2007, padrão Português Brasil, configuração original analise as assertivas abaixo e indique a INCORRETA em relação às características deste software:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q34398 | Enfermagem, Biossegurança, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

O programa de prevenção de riscos ambientais deve conter a identificação dos riscos biológicos, a avaliação do local de trabalho e do trabalhador.
  1. ✂️
  2. ✂️

386Q5044 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
QUESTÕES DE 1 A 6
Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

QUESTÕES DE 7 A 10
A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.
A dieta leve deve ser oferecida para pacientes que apresentem dificuldade de mastigar.
  1. ✂️
  2. ✂️

387Q44312 | Português, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Neste contexto, analise as assertivas abaixo e indique aquele que apresenta um Advérbio de Modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q6212 | Sistema Único de Saúde SUS, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

O documento de entrada do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q1729 | Informática, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Protocolos são usados em ambientes de redes, para estabelecer a comunicação entre computadores, através de um conjunto de regras e convenções. Qual a função do protocolo FTP?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q360148 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

No transporte terrestre de ambulâncias, os pés do paciente devem estar voltados para a frente da ambulância, pois a aceleração brusca do veículo pode causar hipertensão e aumento da pressão venosa central no paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q53584 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

O comprometimento do fluxo sanguíneo, resultando em uma baixa perfusão tissular, na maioria das vezes em um membro, é considerado a complicação mais grave do uso de aparelhos imobilizadores e de talas. Essa complicação é chamada de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q45478 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Durante a perícia, um homem idoso encontra-se em pé na fila de espera; refere cefaleia, hipertensão e cateterismo cardíaco realizado há 15 dias, cujo acesso foi em braço esquerdo. Dentre os procedimentos adequados para aferição da pressão arterial do cliente, o técnico de enfermagem deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q34477 | Português, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Texto associado.
Texto

Setenta anos, por que não?

      Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
      [...]
      Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.
      [...]
      Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
No segundo parágrafo do texto a autora sugere que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q360213 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à assistência de enfermagem na avaliação dos sinais vitais, julgue os itens a seguir.

Pressão sistólica é a pressão máxima a que a artéria está sujeita durante a contração do ventrículo direito do coração.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q44319 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

O cinema da cidade tem uma tela de 420 cm por 360 cm. Qual é a área desta tela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q341093 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Um cantor que também é compositor deseja dedicar 3 meses quaisquer de um ano na composição de suas canções. De quantas maneiras ele poderá fazer a escolha desses meses?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q31008 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

É urgente recuperar o sentido de urgência

    Estamos vivendo como se tudo fosse urgente. Urgente o suficiente para acessar alguém. E para exigir desse alguém uma resposta imediata. Como se o tempo do “outro” fosse, por direito, também o “meu” tempo. E até como se o corpo do outro fosse o meu corpo, já que posso invadi-lo, simbolicamente, a qualquer momento. Como se os limites entre os corpos tivessem ficado tão fluidos e indefinidos quanto a comunicação ampliada e potencializada pela tecnologia. Esse se apossar do tempo/corpo do outro pode ser compreendido como uma violência. Mas até certo ponto consensual, na medida em que este que é alcançado se abre/oferece para ser invadido. Torna-se, ao se colocar no modo “online”, um corpo/tempo à disposição. Mas exige o mesmo do outro – e retribui a possessão. Olho por olho, dente por dente. Tempo por tempo.
    Como muitos, tenho tentado descobrir qual é a minha medida e quais são os meus limites nessa nova configuração. Descobri logo que, para mim, o celular é insuportável. Não é possível ser alcançada por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou lendo um livro e, de repente, o mundo me invade, em geral com irrelevâncias, quando não com telemarketing. Estou escrevendo e alguém liga para me perguntar algo que poderia ter descoberto sozinho no Google, mas achou mais fácil me ligar, já que bastava apertar uma tecla do próprio celular. Trabalhei como uma camela e, no meu momento de folga, alguém resolve me acessar para falar de trabalho, obedecendo às suas próprias necessidades, sem dar a mínima para as minhas. Não, mas não mesmo. Não há chance de eu estar acessível – e disponível – 24 horas por sete dias, semana após semana.
    Me bani do mundo dos celulares, fechei essa janela no meu corpo. Mantenho meu aparelho, mas ele fica desligado, com uma gravação de “não uso celular, por favor, mande um e-mail”. Carrego-o comigo quando saio e quase sempre que viajo. Se precisar chamar um táxi em algum momento ou tiver uma urgência real, ligo o celular e faço uma chamada. Foi o jeito que encontrei de usar a tecnologia sem ser usada por ela.
    Minha decisão não foi bem recebida pelas pessoas do mundo do trabalho, em geral, nem mesmo pela maior parte dos amigos e da família. Descobri que, ao não me colocar 24 horas disponível, as pessoas se sentiam pessoalmente rejeitadas. Mas não apenas isso: elas sentiam-se lesadas no seu suposto direito a tomar o meu tempo na hora que bem entendessem, com ou sem necessidade, como se não devesse existir nenhum limite ao seu desejo. Algumas declararam-se ofendidas. Como assim eu não posso falar com você na hora que eu quiser? Como assim o seu tempo não é um pouco meu? E se eu precisar falar com você com urgência? Se for urgência real – e quase nunca é – há outras formas de me alcançar.
    Percebi também que, em geral, as pessoas sentem não só uma obrigação de estar disponíveis, mas também um gozo. Talvez mais gozo do que obrigação. É o gozo de se considerar imprescindível. Como se o mundo e todos os outros não conseguissem viver sem sua onipresença. Se não atenderem o celular, se não forem encontradas de imediato, se não derem uma resposta imediata, catástrofes poderão acontecer.
    O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. Tipo: o mundo (a empresa/a família/ o namorado/ o filho/ a esposa/ a empregada/ o patrão/os funcionários etc.) não sobrevive sem mim. A pessoa se estressa, reclama do assédio, mas não desliga o celular por nada. Desligar o celular e descobrir que o planeta continua girando pode ser um risco maior. Nesse sentido, e sem nenhuma ironia, é comovente.
    Bem, eu não sou imprescindível a todo mundo e tenho certeza de que os dias nascem e morrem sem mim. As emergências reais são poucas, ainda bem, e para estas há forma de me encontrar. Logo, posso ficar sem celular.
    A grande perda é que, ao se considerar tudo urgente, nada mais é urgente. Perde-se o sentido do que é prioritário em todas as dimensões do cotidiano. E viver é, de certo modo, um constante interrogar-se sobre o que é importante para cada um. Ou, dito de outro modo, uma constante interrogação sobre para quem e para o quê damos nosso tempo, já que tempo não é dinheiro, mas algo tremendamente mais valioso. Como disse o professor Antonio Candido, “tempo é o tecido das nossas vidas”.
    Viver no tempo do outro – de todos e de qualquer um – é uma tragédia contemporânea.

BRUM, Eliane. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum>  Acesso em: 12 set. 2013. Adaptado.
A autora prefere comunicar-se por e-mail porque este, diferentemente do celular, lhe permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q361791 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

A dor torácica é a manifestação mais comum entre pacientes com doença cardíaca e a segunda queixa principal mais comum que se apresenta nos serviços de emergência. O técnico de enfermagem, ao receber um paciente com queixa de dor torácica intensa, de natureza esmagadora e em aperto, irradiando para o braço esquerdo, ombros e pescoço, não aliviada pelo repouso e nem por terapia com vasodilatadores sublinguais, pode suspeitar do seguinte distúrbio cardiovascular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q34429 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à norma regulamentadora (NR) que trata da sinalização de segurança, julgue o próximo item.
Utiliza-se a cor azul para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndios.
  1. ✂️
  2. ✂️

400Q861066 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE, 2018

Quando um cidadão necessita de um atendimento no Sistema Único de Saúde, ele deverá ser encaminhado para um serviço de saúde da região em que reside. O acesso deve ocorrer preferencialmente pela rede básica de saúde e, caso haja necessidade, os casos mais complexos deverão ser encaminhados para os serviços mais especializados no próprio município ou na mesma região, de acordo com a organização da rede de serviços de saúde. Essa descrição refere-se ao princípio do SUS denominado 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.