Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q369031 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da recepção e das medidas de segurança do paciente no ambiente cirúrgico, julgue os itens seguintes.

O enfermeiro e sua equipe são os responsáveis pela segurança e pelo conforto do paciente em todos os momentos de sua presença no centro cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q12335 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Assinale a opção que indica a situação em que pode ocorrer a transmissão vertical do HIV.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q43447 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

O técnico em enfermagem que não administrar um medicamento, conforme prescrição médica, ocasionando óbito ao paciente, constituirá caso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q53582 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Os seguintes procedimentos: certificar-se que as pálpebras do lactente estejam fechadas, com cuidado de cobrir completamente os olhos com protetores; despir o lactente, deixando uma fralda na área para cobrir as gônadas e verificar se a monitorização de bilirrubina sanguínea foi concluída, fazem parte de qual modalidade de tratamento em recém-nascidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q34395 | Enfermagem, Biossegurança, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

O programa de controle médico de saúde ocupacional deve conter as medidas preventivas aplicáveis em cada ambiente de trabalho e o acompanhamento da aplicação dessas medidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q364728 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Um homem de 56 anos de idade foi admitido em uma unidade cirúrgica 6 horas após se submeter a cirurgia de ressecção de cólon para tratamento de câncer. Encontra-se sonolento, com o abdome ligeiramente distendido, com uma sonda nasogástrica que já drenou 125 mL de secreção esverdeada e um curativo abdominal com dreno produtivo de 30 mL de secreção serossanguinolenta. Responde às solicitações verbais simples e consegue mover os membros. Relata dor na incisão cirúrgica e medo de tossir ou movimentar-se no leito. Está sendo infundida solução intravenosa com eletrólitos a 120 mL/hora.

 Julgue os seguintes itens considerando a situação hipotética apresentada e os cuidados de enfermagem a serem instituídos.

Para se infundir a solução intra-venosa na velocidade descrita, é necessário que o equipo tenha fator de gotejamento igual a 20 e que a solução prescrita seja mantida com gotejamento igual a 40 gotas por minuto.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q43458 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

Foi prescrito 0,5 g de Cefalotina® endovenosa de 6/6h. Na clínica, tenho frascos com 25 mg/ml. Quanto devo administrar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q40701 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, SESAU RO, FUNRIO

Texto associado.
TEXTO

DRAMA DO DESEMPREGO ESTÁ LONGE DE DIMINUIR


      A taxa de desemprego chegou a 11,5% em 2016. Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde. Em dois anos de recessão, o total de desempregados no país aumentou em 5 milhões. E analistas preveem que, apesar dos primeiros sinais de melhora na economia, o desemprego só voltará a ficar abaixo de 10% em fins de 2019. (O Globo, 01/02/2017)
Uma frase que diz exatamente o oposto do que está contido no título do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q358914 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

São atribuições comuns a todos os profissionais das Equipes de Saúde da Família, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q842567 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com a lista de verificação de segurança cirúrgica estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, a equipe de enfermagem, no momento que antecede a saída do paciente da sala cirúrgica, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q34408 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de lesões abertas e fechadas, de outras complicações de causas diversas e de condutas de enfermagem, julgue o próximo item.
No quadro de choque hipovolêmico, o coração do paciente é incapaz de bombear um volume de sangue que atenda às necessidades metabólicas dos tecidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

493Q368860 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos às necessidades humanas básicas.

O sono promove a diminuição do metabolismo e, conseqüentemente, a diminuição da freqüência cardíaca, da temperatura e da pressão arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q51750 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Segundo o artigo 198º da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q51755 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei nº 8.080/90, o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

São atividades de abrangência da saúde do trabalhador, segundo a lei n. 8.080/90, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q43444 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

São doenças de notificação compulsória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q12342 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

O ingurgitamento mamário, uma das complicações que podem ocorrer no puerpério, caracteriza-se.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q369463 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Órgão disciplinador do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q12341 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

O profissional de enfermagem deve orientar a puérpera a respeito da perda de sangue, muco e tecido (lóquios) via vaginal, que ocorre nos primeiros dias após o parto, explicando suas características e sua intensidade. Nos primeiros 3 dias de um pós-parto que correu dentro da normalidade, esses lóquios terão um aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q841832 | Enfermagem, Urgência e emergência, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

Jorge, sexo masculino, com 52 anos de idade, buscou atendimento em uma unidade de pronto atendimento (UPA) após alta hospitalar por procedimento cirúrgico. Na UPA, ele foi diagnosticado com trombose venosa profunda (TVP) em membro inferior direito.

Nesse caso, o técnico de enfermagem deve monitorar constantemente os sinais vitais e a saturação de oxigênio do paciente, pois umas das possíveis complicações da TVP é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.