Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q60541 | Português, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Texto associado.
Crônica

Como o povo brasileiro é descuidado a respeito de alimentação! É o que exclamo depois de ler as recomendações de um nutricionista americano, o dr. Maynard. Diz este: “A apatia, ou indiferença, é uma das causas principais das dietas inadequadas.” Certo, certíssimo. Ainda ontem, vi toda uma família nordestina estendida em uma calçada do centro da cidade, ali bem pertinho do restaurante Vendôme, mas apática, sem a menor vontade de entrar e comer bem. Ensina ainda o especialista: “Embora haja alimentos em quantidade suficiente, as estatísticas continuam a demonstrar que muitas pessoas não compreendem e não sabem selecionar os alimentos”. É isso mesmo: quem der uma volta na feira ou no supermercado vê que a maioria dos brasileiros compra, por exemplo, arroz, que é um alimento pobre, deixando de lado uma série de alimentos ricos. Quando o nosso povo irá tomar juízo? Doutrina ainda o nutricionista americano: “Uma boa dieta pode ser obtida de elementos tirados de cada um dos seguintes grupos de alimentos: o leite constitui o primeiro grupo, incluindo-se nele o queijo e o sorvete”. Embora modestamente, sempre pensei também assim. No entanto, ali na praia do Pinto é evidente que as crianças estão desnutridas, pálidas, magras, roídas de verminoses. Por quê? Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos. A solução lógica seria dar-lhes sorvete, todas as crianças do mundo gostam de sorvete. Engano: nem todas. Nas proximidades do Bob´s e do Morais há sempre bandos de meninos favelados que ficam só olhando os adultos que descem dos carros e devoram sorvetes enormes. Crianças apáticas, indiferentes. Citando ainda o ilustre médico: “A carne constitui o segundo grupo, recomendandose dois ou mais pratos diários de bife, vitela, carneiro, galinha, peixe ou ovos”. Santo Maynard! Santos jornais brasileiros que divulgam as suas palavras redentoras! E dizer que o nosso povo faz ouvidos de mercador a seus ensinamentos, e continua a comer pouco, comer mal, às vezes até a não comer nada. Não sou mentiroso e posso dizer que já vi inúmeras vezes, aqui no Rio, gente que prefere vasculhar uma lata de lixo a entrar em um restaurante e pedir um filé à Chateaubriand. O dr. Maynard decerto ficaria muito aborrecido se visse um ser humano escolher tão mal seus alimentos. Mas nós sabemos que é por causa dessas e outras que o Brasil não vai pra frente.

CAMPOS, Paulo Mendes. De um caderno cinzento. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 40-42
A conjunção porque tem diferentes valores. Na frase “Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos.”, ela tem o mesmo valor que apresenta na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

582Q60877 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Cirurgias classificadas como infectadas são aquelas realizadas em tecidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q40703 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, SESAU RO, FUNRIO

Texto associado.
TEXTO

DRAMA DO DESEMPREGO ESTÁ LONGE DE DIMINUIR


      A taxa de desemprego chegou a 11,5% em 2016. Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde. Em dois anos de recessão, o total de desempregados no país aumentou em 5 milhões. E analistas preveem que, apesar dos primeiros sinais de melhora na economia, o desemprego só voltará a ficar abaixo de 10% em fins de 2019. (O Globo, 01/02/2017)
“Em dezembro, 12,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga, número recorde”; ao dizer que o número citado foi um “número recorde”, isso significa que esse número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q9742 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O posicionamento cirúrgico do paciente é um procedimento de grande complexidade que, se não for realizado de forma adequada, pode comprometer a sua saúde física e mental. Com respeito ao posicionamento do paciente, julgue os itens seguintes.

A posição de litotomia ou ginecológica é utilizada para cirurgias obstétricas, urológicas, proctológicas, entre outras, sendo um cuidado importante a retirada das perneiras, uma de cada vez, para que se evitem problemas como flebite e hipotensão súbita.
  1. ✂️
  2. ✂️

585Q1738 | Português, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões 6 a 10, considere o seguinte texto, transcrito da coluna do Jornal do Brasil, que noticia
lançamentos de discos. A nota comenta o CD “DE BEM COM A VIDA”, de Alberto Rosenblit:

Autor de trilhas sonoras de novelas e minisséries globais – boa parte do clima bossanovista do Leblon de Manoel
Carlos se deve a ele – Alberto Rosenblit reúne, em seu segundo disco, nomes como Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zélia Duncan
e Lenine nos vocais. A canção Leblon, parceria com Costa Netto, abre o disco em clima solar; a reverência à cidade e suas
cores segue em Beco das Garrafas, Pixinguinha morreu de rir (ambas com Paulinho Tapajós) e Esperei (com Joyce).
O emprego de travessões e de parênteses na matéria do jornal tem a seguinte finalidade textual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q60557 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

A infecção constatada ou em incubação no ato da admissão, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q24578 | Português, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q673583 | Português, Conotação e Denotação, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)
No trecho destacado da fala de Christian Dunker “... Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, expressa-se uso de linguagem em sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q53580 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Segundo o Ministério da Saúde, “a Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.”

Relacione a cor utilizada durante a classificação de risco com nível de prioridade para atendimento de pacientes.

1. Verde
2. Vermelho 
3. Azul
4. Amarelo 

I - prioridade 3 – consultas de baixa complexidade.
II - prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.
III - prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato. 
IV - prioridade 2 – prioridade não urgente.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

591Q364039 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

A sinusite é uma inflamação da mucosa de um ou mais seios paranasais. Geralmente, é precipitada por congestão em consequência de infecção respiratória alta viral e/ou alergia nasal. Com relação à sinusite, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q9731 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O adequado controle de infecção no centro cirúrgico requer a participação de todos os que atuam no setor. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A paramentação do centro cirúrgico justifica-se em virtude de a maioria das infecções do sítio cirúrgico ser causada por microrganismos da flora endógena do próprio paciente e dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado direto e indireto desse sítio.
  1. ✂️
  2. ✂️

594Q360987 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Técnico de Enfermagem, Petrobras, CESPE CEBRASPE

As dietas oferecidas nos hospitais têm especificidades importantes, que devem ser consideradas. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Uma dieta hiperprotéica é aquela enriquecida com alimentos ricos em proteína de alto valor biológico ou complementos industrializados com composição química definida. Essa dieta é indicada para pacientes que sofreram grandes traumas.

  1. ✂️
  2. ✂️

595Q2714 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Petrobras, CESGRANRIO

A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial, tem, dentre seus principais objetivos, o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q60855 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

A recomendação de administrar vitamina K ao nascimento como profilaxia contra a doença hemorrágica neonatal para bebês com menos de 1.000g, independente da idade gestacional é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q1730 | Informática, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Qual a finalidade da tecla de função F1 no programa de navegação Microsoft Internet Explorer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q30997 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Relacione os níveis de governo descritos na COLUNA I com as suas competências no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS), descritos na COLUNA II.

COLUNA I
1. União
2. Estados
3. Municípios 

COLUNA II 
( ) Promover a descentralização, para os Municípios, dos serviços e das ações de saúde.
( ) Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.
( ) Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

599Q51736 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Uma equipe do SAMU realiza atendimento a um paciente vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e, durante realização do exame primário, dentre outros sinais e sintomas, verificou-se que o paciente apresentou abertura ocular a dor, emitia sons incompreensíveis e decorticação ao estímulo doloroso.

Considerando a escala de coma de Glasgow, assinale a alternativa que apresenta o escore desse paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

600Q45466 | Português, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.
 
                        Herança maldita
 
        SÃO PAULO – O roteiro é manjado. O protesto, seja lá contra o que for, começa pacífico até que um grupo mascarado, como se atendesse a um comando único, toma a frente da marcha e começa a quebrar tudo o que surge pela frente.
        “Chegaram os black blocs’”, costuma-se ouvir entre os manifestantes, num tom que mistura medo e um certo glamour da violência.
        O “black bloc”, na verdade, não é um movimento, e sim uma estratégia de protesto anarquista. Seus adeptos cobrem o rosto e  se vestem de preto para dificultar a identificação e a fim de parecer uma massa única, criando uma aura revolucionária.
        Esse método apareceu nos protestos antiglobalização no fim da década de 1990. Símbolos capitalistas são os alvos preferidos, mas a versão tupiniquim tem especial atração por semáforos, radares, cabines da PM e outros equipamentos públicos.
        Por aqui, seus adeptos deram as caras nos primeiros atos pela redução da tarifa de ônibus, em São Paulo. De lá para cá, entretanto, muita coisa mudou. Os “black blocs”, especialmente paulistas e cariocas, crescem em progressão geométrica, estão sempre preparados para a guerra e já organizam as suas próprias 
manifestações.
        Em “assembleia” assistida pela Folha, discutiram táticas  para escapar da polícia, entre elas hospedar sites em servidores da Rússia ou de Taiwan, “impossíveis de derrubar”.
        As “vozes das ruas” produziram conquistas inegáveis. A principal delas foi dar à classe política a sensação de estar sendo constantemente vigiada. Nesse balanço, porém, pode-se dizer que os “black blocs” são a herança maldita dos protestos.

(Alan Gripp, Herança maldita. Folha de S.Paulo, 01.08.2013. Adaptado)
Analisando os argumentos do autor, é correto afirmar que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.