Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q34474 | Português, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Texto associado.
Texto

Setenta anos, por que não?

      Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
      [...]
      Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.
      [...]
      Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
O modo pelo qual o texto é iniciado permite ao leitor concluir tratar-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q45486 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

O técnico de enfermagem participa da equipe que aplicará uma pesquisa com seres humanos. De acordo com a Resolução 196/96, o princípio ético da autonomia é assegurado aos indivíduos e ou grupos participantes por meio do processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q60866 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Observe as afirmativas a seguir, em relação à coleta de hemocultura:

I – Deve-se coletar de 1 a 4 ml de sangue de crianças com até 13 Kg para cada frasco.
II – Deve-se fazer duas vezes antissepsia da pele com clorexidine alcoólico 0,5% aguardando secar após cada antissepsia.
III – Geralmente as coletas são realizadas após o pico febril e com intervalo mínimo de 15 a 20 minutos entre as punções.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q22990 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO

A abordagem terapêutica de pacientes com Transtorno de Pensamento deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q60885 | Direito Sanitário, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade e resolutivos na atenção básica, com território adscrito, permitindo o planejamento e a programação descentralizada, são princípios do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q844013 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A NR 32 determina que todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.

II. Se for administrado como infusão intravenosa, o fármaco é infundido em um período de tempo maior, resultando em pico de concentração plasmática mais baixo e em aumento da duração do nível do fármaco circulante.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q9730 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito do cuidado e da responsabilidade no encaminhamento de peças cirúrgicas e amostras histopatológicas e do controle de material cirúrgico, julgue os itens subsequentes.

A guarda e o acondicionamento de materiais para exame, até que sejam encaminhados ao setor competente, são de responsabilidade do circulante.
  1. ✂️
  2. ✂️

668Q51739 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Uma equipe do SAMU foi empenhada para atender uma vítima de atropelamento em via de trânsito rápido. Chegando ao local, observa-se que o paciente está em decúbito ventral e com sangramento abundante no crânio.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a primeira ação a ser desempenhada na chegada da cena. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q60548 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Alterar sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente é conduta que corresponde à seguinte pena, além da multa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q651427 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, trata-se de responsabilidade e dever:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q368642 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O leite materno exclusivo é a alimentação ideal para todo lactente até o sexto mês de vida. Entre os fatores de risco para o insucesso na amamentação podemos citar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

672Q855355 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, FEPESE, 2020

Leia a crônica de Carlos Drummond de Andrade.


Brasileiro Cem-Milhões


Telefonei para a maternidade indagando se havia nascido o bebê no 100.000.000, e não souberam informar-me:

— De zero hora até este momento nasceram oito, mas nenhum foi etiquetado com esse número.

É uma falha do nosso registro civil: as crianças não recebem números ao nascer. Dão-lhes apenas um nome, às vezes surrealista, que o acompanhará por toda a vida como pesadelo, quando a numeração pura e simples viria garantir identidade insofismável, poupando ainda o vexame de carregar certos antropônimos. Centenas de milhares nascem João ou José, mais o homem ou a mulher 25.786.439 seria uma única pessoa viva, muito mais fácil de cadastrar no Imposto de Renda e nos mil outros fichários com que é policiada a nossa existência.

Passei por baixo do viaduto, onde costumam nascer filhos do vento, e reinava uma paz de latas enferrujadas e grama sem problemas. Ninguém nascera ali depois da meia-noite. O dia 21 de agosto, marcado para o advento do brasileiro cem-milhões, transcorria sem que sinal algum, na terra ou no ar, registrasse o acontecimento.

Costumo acreditar nos bancos, principalmente nos oficiais, e se o Banco Nacional da Habitação, através do Serfhau, garantiu que nessa segunda-feira o Brasil atingiria a cifra redonda de 100 milhões de habitantes, é porque uma parturiente adrede orientada estaria de plantão para perfazer esse número.

Verdade seja que o IBGE, pelo Centro Brasileiro de Estudos Demográficos, julgou prematura a declaração, e só para o trimestre de outubro/dezembro nos promete o brasileiro em questão. Não ponho em dúvida sua autoridade técnica, mas um banco é um banco, ainda mais se agência governamental, e a esta hora deve ter recolhido nosso centésimo milionésimo compatrício em berço especial da casa própria, botando-lhe à cabeceira um cofre de caderneta de poupança.

É que me custa admitir o nascimento desse garoto, ou garota, sem o amparo de nossas leis sociais, condenado a ser menos que número - uma dessas crianças mendicantes, que não conhecerão as almofadas da felicidade. Não queria que a televisão lhe desse um carnê e uma viagem à Grécia, nem era preciso que Manchete lhe dedicasse 10 páginas coloridas, sob o patrocínio do melhor leite em pó. Mas gostaria que viesse ao mundo com um mínimo de garantia contra as compulsões da miséria e da injustiça, e de algum modo representasse situação idêntica de milhões de outras crianças que recebessem - estou pedindo muito? - não somente o dom da vida, mas oportunidades de vivê-la.

Seria vaidade irrisória proclamar-se ele, o 100.000.000o brasileiro, membro eufórico da geração dos 100 milhões, e saber-se apenas mais um marginalizado, que só por artifício de média ganha sua fatia no bolo do Produto Nacional Bruto.

Não desejo o herói do monumento nem mártir anônimo. Prefiro vê-lo como um ser capaz de fazer alguma coisa de normal numa sociedade razoavelmente suportável, em que a vida não seja obrigação estúpida, sem pausa para fruir a graça das coisas naturais e o que lhes acrescentou a imaginação humana.

Olho para esse brasileiro cem-milhões, nascido ontem ou por nascer daqui a algumas semanas, como se ele fosse meu neto… bisneto, talvez. Pois quando me dei conta de mim, isto aí era um país de 20 milhões de pessoas, diluídas num território quase só mistério, que aos poucos se foi desbravando, mantendo ainda bolsões de sombra. Vi crescer a terra e lutarem os homens, entre desajustes e sofrimentos. Os maiorais que dirigiam o processo lá se foram todos. Vieram outros e outros, e encontro nesta geração um novo rosto de vida que se interroga. Há muita ingenuidade, também muita coragem, e os problemas se multiplicam com o crescimento desordenado. Somos mais ricos… e também mais pobres.

Meu querido e desconhecido irmão no 100.000.000, onde quer que estejas nascendo, fica de olho no futuro, presta atenção nas coisas para que não façam de ti subproduto de consumo, e boa viagem pelo século XXI adentro.
Assinale a alternativa correta, considerando as frases do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q358991 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

O transporte extra-hospitalar é realizado sempre que houver a necessidade de recursos humanos, diagnósticos, terapêuticos e de suporte avançado de vida que não estejam presentes no local onde se encontra o paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

674Q365660 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Medula aplásica e hipocelular são indicativos de reposta positiva ao tratamento de indução das leucemias, importante para o transplante de medula óssea.

  1. ✂️
  2. ✂️

675Q1737 | Português, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões 6 a 10, considere o seguinte texto, transcrito da coluna do Jornal do Brasil, que noticia
lançamentos de discos. A nota comenta o CD “DE BEM COM A VIDA”, de Alberto Rosenblit:

Autor de trilhas sonoras de novelas e minisséries globais – boa parte do clima bossanovista do Leblon de Manoel
Carlos se deve a ele – Alberto Rosenblit reúne, em seu segundo disco, nomes como Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zélia Duncan
e Lenine nos vocais. A canção Leblon, parceria com Costa Netto, abre o disco em clima solar; a reverência à cidade e suas
cores segue em Beco das Garrafas, Pixinguinha morreu de rir (ambas com Paulinho Tapajós) e Esperei (com Joyce).
Ao classificar o clima das novelas de Manoel Carlos como “bossanovista”, o jornalista fez uso do mesmo processo de formação de palavras que ocorre em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q34392 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsecutivo, acerca de técnicas fundamentais de enfermagem.
A injeção subcutânea é utilizada para esclarecer diagnósticos como testes alérgicos e reação de sensibilidade, como a PPD.
  1. ✂️
  2. ✂️

677Q34404 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de lesões abertas e fechadas, de outras complicações de causas diversas e de condutas de enfermagem, julgue o próximo item.
Ao confirmar a presença de corpo estranho — uma espinha de peixe, por exemplo — na garganta de um paciente, o auxiliar de enfermagem deve realizar, como medida preventiva, o procedimento de remoção desse corpo estranho para evitar complicações.
  1. ✂️
  2. ✂️

678Q44208 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q846569 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Passira, Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Com base na Lei Orgânica do Município de Passira-PE - Dos Bens Públicos Municipais, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I- Compete exclusivamente a Câmara Municipal a administração e fiscalização dos bens municipais,
II- O uso de bens municipais por terceiros poderá ser feito mediante concessão, permissão ou autorização, conforme o interesse público o exigir.
III- Qualquer servidor será dispensado, transferido ou exonerado com anuência do órgão responsável pelo controle dos bens patrimoniais da Prefeitura, sem a prerrogativa da devolução de bens móveis do Município que estavam sob sua guarda.
Está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q53576 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de usuários, de familiares e de trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais, verificou-se um movimento que foi impulsionado pela importância que o tema dos direitos humanos adquiriu no combate à ditadura militar e que se alimentou das experiências exitosas de países europeus na substituição de um modelo de saúde mental, baseado no hospital psiquiátrico, por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial.

Nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado, denominado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.