Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q23552 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

O Aedes Aegypti tem hábitos diurnos e sua picada pode levar a contrair a dengue.
Assinale a alternativa correta em relação aos sinais e sintomas mais comuns da dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

782Q9757 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos específicos das cirurgias oncológicas, julgue
os itens subsequentes.

A cirurgia é a opção eficaz para a retirada de tumor primário localizado, mas ineficaz para o tratamento de metástases ou tumores disseminados.
  1. ✂️
  2. ✂️

783Q6209 | Conhecimentos Específicos, Legislação Aplicada à EBSERH, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Considerando o Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares –EBSERH, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

784Q12362 | Segurança e Transporte, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Sobre os óleos lubrificantes, leia atentamente as afirmativas a seguir.

I. Um óleo API SL possui tecnologia mais avançada do que um óleo API SA.

II. O óleo SAE 10W 40 é exemplo de óleo multiviscoso, ou seja, em baixas temperaturas, garante a partida a frio do motor e, ao mesmo tempo, em altas temperaturas, forma uma espessa película lubrificante que protege o motor.

III. Comparando os óleos SAE 20W 40 e SAE 20W 50, pode-se dizer que eles têm a mesma fluidez em baixas temperaturas, porém, em altas temperaturas, o óleo SAE 20W 50 forma uma película menos espessa do que um lubrificante SAE 20W 40.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q45470 | Português, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.
 
                        Herança maldita
 
        SÃO PAULO – O roteiro é manjado. O protesto, seja lá contra o que for, começa pacífico até que um grupo mascarado, como se atendesse a um comando único, toma a frente da marcha e começa a quebrar tudo o que surge pela frente.
        “Chegaram os black blocs’”, costuma-se ouvir entre os manifestantes, num tom que mistura medo e um certo glamour da violência.
        O “black bloc”, na verdade, não é um movimento, e sim uma estratégia de protesto anarquista. Seus adeptos cobrem o rosto e  se vestem de preto para dificultar a identificação e a fim de parecer uma massa única, criando uma aura revolucionária.
        Esse método apareceu nos protestos antiglobalização no fim da década de 1990. Símbolos capitalistas são os alvos preferidos, mas a versão tupiniquim tem especial atração por semáforos, radares, cabines da PM e outros equipamentos públicos.
        Por aqui, seus adeptos deram as caras nos primeiros atos pela redução da tarifa de ônibus, em São Paulo. De lá para cá, entretanto, muita coisa mudou. Os “black blocs”, especialmente paulistas e cariocas, crescem em progressão geométrica, estão sempre preparados para a guerra e já organizam as suas próprias 
manifestações.
        Em “assembleia” assistida pela Folha, discutiram táticas  para escapar da polícia, entre elas hospedar sites em servidores da Rússia ou de Taiwan, “impossíveis de derrubar”.
        As “vozes das ruas” produziram conquistas inegáveis. A principal delas foi dar à classe política a sensação de estar sendo constantemente vigiada. Nesse balanço, porém, pode-se dizer que os “black blocs” são a herança maldita dos protestos.

(Alan Gripp, Herança maldita. Folha de S.Paulo, 01.08.2013. Adaptado)
O protesto começa pacífico até que um grupo mascarado, como se atendesse____ uma ordem única, sai ____frente na marcha e começa a quebrar tudo que aparece ____ frente. 

As lacunas da frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q45490 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

De acordo com Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (APECIH), no processo de esterilização de materiais, verifica-se compatibilidade entre a embalagem e o método em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q362185 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Na desidratação e no clareamento, as substâncias utilizadas são o xilol e o álcool, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q361432 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da assistência de enfermagem no tratamento de feridas, julgue os itens subseqüentes.

A cicatrização consiste na transformação do tecido de granulação em tecido cicatricial e constitui a etapa inicial do processo curativo da ferida.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q361748 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à humanização da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens de 86 a 91.

A comunicação é um importante instrumento na implementação da assistência humanizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

790Q362324 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

De um modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas seguindo uma lógica de quatro fases fundamentais. Essas fases são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q23549 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

De acordo com o calendário nacional de vacinação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q51767 | Português, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

Texto associado.
TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS


Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.

O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.

Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?

Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.

Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.

Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.

Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado
A função de linguagem predominante no Texto I é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q44195 | Administração Geral, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Considerando os estilos de liderança, um estilo que se caracteriza pelo excesso de liberdade permitida aos subordinados, possibilitando uma situação em que as pessoas não conhecem os objetivos e/ou realizem algo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q45475 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Após a admissão do cliente na unidade de saúde, o atendimento realizado pelo enfermeiro incluiu a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). De acordo com a Resolução COFEN n.º 358/2009, entre as ações no âmbito da Lei do Exercício Profissional, na SAE, cabe ao técnico de enfermagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q368552 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem na coleta de material para exame, julgue os itens que se seguem.

A coleta de sangue geralmente é realizada antes do desjejum. Por meio de venopunção, a amostra é extraída e colocada em recipiente de acordo com a natureza do exame.

  1. ✂️
  2. ✂️

796Q5038 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
QUESTÕES DE 1 A 6
Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um
vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com
hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e
sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.

QUESTÕES DE 7 A 10
A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.
Nesse caso, o técnico de enfermagem deve deitar o paciente, afrouxar-lhe as vestes e manter a área afetada mais elevada que o resto do corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️

797Q43466 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

Sobre pós-operatório imediato, marque V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas.

( ) Devido a prejuízo momentâneo da consciência provocado pela anestesia geral devem-se manter as grades do leito sempre elevadas, garantindo segurança do paciente.
( ) Devido à sondagem vesical de demora e dificuldade de mobilidade relacionada com a dor em ferida operatória e sonda recomendase banho no leito no pós-operatório imediato.
( ) Devido a risco de broncoaspiração, todo paciente em pós-operatório imediato deve permanecer em posição de decúbito ventral com cabeça lateralizada.
( ) Devido à presença de tubos, cateteres e drenos, deve-se verificar o funcionamento adequado dos mesmos, garantindo conforto e segurança ao paciente.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q366297 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O adequado controle de infecção no centro cirúrgico requer a participação de todos os que atuam no setor. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Gorros, máscaras, toucas e propés são utilizados com a finalidade de prevenir a infecção do sítio cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

799Q51752 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP, 2017

De acordo com o artigo 6º da Lei nº 8.080/90, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

800Q360054 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação da enfermagem no trabalho de parto, julgue os itens que se seguem.

No período expulsivo, a assistência é direcionada para o controle dos batimentos cardiofetais e da dinâmica uterina. A parturiente deve ser colocada na mesa em posição de lipotomia orientada sobre como fazer força.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.