Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q60856 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Apesar de as vacinas serem indicadas para a totalidade da população, nem sempre sua aplicação é possível. Algumas circunstâncias podem pôr a vida da pessoa em risco quando em contato com o agente imunológico, constituindo-se em contraindicações gerais, uma vez que são comuns a todas as vacinas.

Em determinadas situações as vacinas devem ser adiadas, aguardando-se a estabilização do quadro clínico do cliente. São exemplos de contraindicações gerais e situações em que devem ser adiadas as vacinas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q34489 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

O Regimento Interno da EBSERH - 3ª revisão, estabelece a regra aplicável nas ausências e impedimentos do Presidente. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q51758 | Noções de Saúde, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Sobre a humanização vista não como programa, mas como política pública que atravessa/transversaliza as diferentes ações e instâncias gestoras do sistema único de saúde, está INCORRETO afirmar que essa concepção implica em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q44337 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

Considere o caso clínico a seguir.
Uma paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, com diagnóstico clínico de lúpus eritematoso sistêmico e que está sob os cuidados de um técnico de Enfermagem, deve ser medicada com Dexametasona 4 mg, por via endovenosa de 6/6 horas. Na instituição, está disponível frasco de Dexametasona com 10 mg/2,5 ml.
Assinale a alternativa que apresenta o volume em ml da droga que será utilizado a cada horário da sua administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q45457 | Matemática, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Em um grupo de 10 pessoas, duas têm 20 anos, três têm 25 anos, quatro têm 30 anos e uma pessoa tem 40 anos. A média de idade desse grupo de pessoas, em anos, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q12460 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

O acesso universal e igualitário e ordenador às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço. São portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à saúde, os serviços:

I. De atenção primária.
II. De atenção de urgência e emergência.
III. De atenção psicossocial .
IV. Especiais de acesso aberto.

Está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q34491 | Direito Sanitário, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

De acordo com a Constituição da República, compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social. Considerando os objetivos da seguridade social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contém os objetivos previstos na lei:

I. Resolutividade das ações de saúde.
II. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
III. Irredutibilidade do valor dos benefícios.
IV. Universalidade da cobertura e do atendimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q366297 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O adequado controle de infecção no centro cirúrgico requer a participação de todos os que atuam no setor. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Gorros, máscaras, toucas e propés são utilizados com a finalidade de prevenir a infecção do sítio cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q361789 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos às medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar.

A inspeção e a anotação das características da pele ao redor da área de inserção de dispositivos invasivos constituem importante medida para prevenção e controle de infecções.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q362093 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito da assistência de enfermagem a pacientes oncológicos no pós-operatório, julgue os itens seguintes.

Ao se realizar o banho de aspersão em um paciente em pósoperatório de laringectomia, deve-se ocluir o orifício da traqueostomia com fita adesiva para evitar a entrada de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q368552 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem na coleta de material para exame, julgue os itens que se seguem.

A coleta de sangue geralmente é realizada antes do desjejum. Por meio de venopunção, a amostra é extraída e colocada em recipiente de acordo com a natureza do exame.

  1. ✂️
  2. ✂️

812Q365839 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

As apresentações clínicas do linfoma não Hodgkin (LNH) dependem do subtipo histológico, da extensão da doença e do seu sítio primário.

  1. ✂️
  2. ✂️

813Q9777 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O procedimento de esterilização de artigos médicos hospitalares é
vital para o controle de infecção e para a prestação de serviço de
qualidade ao paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

O peróxido de hidrogênio tem seu princípio ativo aprovado como esterilizante e desinfetante para artigos semicríticos
  1. ✂️
  2. ✂️

814Q43474 | Português, Técnico de Enfermagem, UFMA

Texto associado.
Os meios de comunicação como exercício de poder

Por Marilena Chauí - Palestra proferida no lançamento da campanha “Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo”, em 27/08/2012, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Podemos focalizar o exercício do poder pelos meios de comunicação de massa sob dois aspectos principais: o econômico e o ideológico.
Do ponto de vista econômico, os meios de comunicação fazem parte da indústria cultural. Indústria porque são empresas privadas operando no mercado e que, hoje, sob a ação da chamada globalização, passa por profundas mudanças estruturais, “num processo nunca visto de fusões e aquisições, companhias globais ganharam posições de domínio na mídia.”, como diz o jornalista Caio Túlio Costa. Além da forte concentração (os oligopólios beiram o monopólio), também é significativa a presença, no setor das comunicações, de empresas que não tinham vínculos com ele nem tradição nessa área. O porte dos investimentos e a perspectiva de lucros jamais vistos levaram grupos proprietários de bancos, indústria metalúrgica, indústria elétrica e eletrônica, fabricantes de armamentos e aviões de combate, indústria de telecomunicações a adquirir, mundo afora, jornais, revistas, serviços de telefonia, rádios e televisões, portais de internet, satélites, etc.
No caso do Brasil, o poderio econômico dos meios é inseparável da forma oligárquica do poder do Estado, produzindo um dos fenômenos mais contrários à democracia, qual seja, o que Alberto Dines chamou de “coronelismo eletrônico”, isto é, a forma privatizada das concessões públicas de canais de rádio e televisão, concedidos a parlamentares e lobbies privados, de tal maneira que aqueles que deveriam fiscalizar as concessões públicas se tornam concessionários privados, apropriando-se de um bem público para manter privilégios, monopolizando a comunicação e a informação. Esse privilégio é um poder político que se ergue contra dois direitos democráticos essenciais: a isonomia (a igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito à palavra ou o igual direito de todos de expressar-se em público e ter suas opiniões publicamente discutidas e avaliadas). Numa palavra, a cidadania democrática exige que os cidadãos estejam informados para que possam opinar e intervir politicamente e isso lhes é roubado pelo poder econômico dos meios de comunicação.
A isonomia e a isegoria são também ameaçadas e destruídas pelo poder ideológico dos meios de comunicação. De fato, do ponto de vista ideológico, a mídia exerce o poder sob a forma do que denominamos a ideologia da competência, cuja peculiaridade está em seu modo de aparecer sob a forma anônima e impessoal do discurso do conhecimento, e cuja eficácia social, política e cultural está fundada na crença na racionalidade técnico-científica.
A ideologia da competência pode ser resumida da seguinte maneira: não é qualquer um que pode em qualquer lugar e em qualquer ocasião dizer qualquer coisa a qualquer outro. O discurso competente determina de antemão quem tem o direito de falar e quem deve ouvir, assim como pré-determina os lugares e as circunstâncias em que é permitido falar e ouvir, e define previamente a forma e o conteúdo do que deve ser dito e precisa ser ouvido. Essas distinções têm como fundamento uma distinção principal, aquela que divide socialmente os detentores de um saber ou de um conhecimento (científico, técnico, religioso, político, artístico), que podem falar e têm o direito de mandar e comandar, e os desprovidos de saber, que devem ouvir e obedecer. Numa palavra, a ideologia da competência institui a divisão social entre os competentes, que sabem e por isso mandam, e os incompetentes, que não sabem e por isso obedecem.
Enquanto discurso do conhecimento, essa ideologia opera com a figura do especialista. Os meios de comunicação não só se alimentam dessa figura, mas não cessam de instituí-la como sujeito da comunicação. O especialista competente é aquele que, no rádio, na TV, na revista, no jornal ou no multimídia, divulga saberes, falando das últimas descobertas da ciência ou nos ensinando a agir, pensar, sentir e viver. O especialista competente nos ensina a bem fazer sexo, jardinagem, culinária, educação das crianças, decoração da casa, boas maneiras, uso de roupas apropriadas em horas e locais apropriados, como amar Jesus e ganhar o céu, meditação espiritual, como ter um corpo juvenil e saudável, como ganhar dinheiro e subir na vida. O principal especialista, porém, não se confunde com nenhum dos anteriores, mas é uma espécie de síntese, construída a partir das figuras precedentes: é aquele que explica e interpreta as notícias e os acontecimentos econômicos, sociais, políticos, culturais, religiosos e esportivos, aquele que devassa, eleva e rebaixa entrevistados, zomba, premia e pune calouros – em suma, o chamado “formador de opinião” e o “comunicador”.
Ideologicamente, o poder da comunicação de massa não é uma simples inculcação de valores e ideias, pois, dizendo-nos o que devemos pensar, sentir, falar e fazer, o especialista, o formador de opinião e o comunicador nos dizem que nada sabemos e por isso seu poder se realiza como manipulação e intimidação social e cultural.
Um dos aspectos mais terríveis desse duplo poder dos meios de comunicação se manifesta nos procedimentos midiáticos de produção da culpa e condenação sumária dos indivíduos, por meio de um instrumento psicológico profundo: a suspeição, que pressupõe a presunção de culpa. [...] 
Sobre o período abaixo, responda a questão:

Responda a afirmativa correta:

No caso do Brasil, o poderio econômico dos meios é inseparável da forma oligárquica do poder do Estado, produzindo um dos fenômenos mais contrários à democracia, qual seja, o que Alberto Dines chamou de “coronelismo eletrônico”, isto é, a forma privatizada das concessões públicas de canais de rádio e televisão, concedidos a parlamentares e lobbies privados, de tal maneira que aqueles que deveriam fiscalizar as concessões públicas se tornam concessionários privados, apropriando-se de um bem público para manter privilégios, monopolizando a comunicação e a informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q363494 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas sobre a formação de escaras de decúbito:

• Os primeiros sinais geralmente aparecem nas áreas próximas de grandes proeminências ósseas, como na região sacro-coccígea, calcâneos, cotovelos, joelhos e glúteos.

• Uma escara pode aparecer em poucos dias, mas levar meses para cicatrizar.

• A principal complicação da escara é a infecção que inicialmente é local, mas pode disseminar-se.

• Uma complicação das escaras é a osteomielite.

• São fatores de risco para o desenvolvimento de escaras: a limitação dos movimentos, o estado nutricional debilitado e o nível de consciência comprometido.

Quantas afirmativas estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q365628 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Uma lesão tecidual de bordas irregulares, produzidas por objetos rombos, através de trauma fechado, sobre superfícies ósseas, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q364438 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

A maior complicação da neutropenia febril é o choque séptico, e a detecção precoce dessa condição é essencial para a sobrevida do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q361143 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca do preparo, empacotamento e acondicionamento de artigo médico hospitalar, julgue os itens seguintes.

De acordo com as recomendações para o uso de embalagens de tecido, a roupa cirúrgica e os campos devem sofrer processos de calandragem. O remendo em campos cirúrgicos não interfere no processo de infecção.

  1. ✂️
  2. ✂️

819Q441136 | Direito Constitucional, Saúde, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

É responsabilidade constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos para a área de saúde e incrementar, na sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico em suas diversas maneiras de ensino com diferentes estratégias. Acerca dessa responsabilidade constitucional do SUS, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q361849 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A máscara e óculos devem ser usados como barreira de proteção, sendo mandatório o uso de aventais de tecidos ou impermeáveis, para reduzir o risco à exposição de patógenes hematogênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.