Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q361487 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Os cuidados de enfermagem são imprescindíveis para a biossegurança da equipe e do paciente. Diante disso é correto afirmar que são cuidados de enfermagem na administração de medicação por via intramuscular, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q34391 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsecutivo, acerca de técnicas fundamentais de enfermagem.
Na administração de medicamento por via retal, o paciente deve ficar em posição de Fowler.
  1. ✂️
  2. ✂️

863Q45465 | Matemática, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Em determinada sala com um total de 24 pessoas presentes, 6 estavam em pé e as demais sentadas. Logo, é correto afirmar que a razão entre o número de pessoas sentadas e o número total de pessoas corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q34486 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

A Lei Federal nº 12.550, de 15/12/2011, autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH e dá outras providências. Nesse sentido, considerando o que diz a referida lei sobre a natureza jurídica, patrimônio, vinculação e prazo de duração da EBSERH, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q361422 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Foi prescrito para um paciente o medicamento Heparina 2.500 UI de 12/12h. No entanto, o posto de enfermagem só disponibilizava Heparina de 5.000 UI/ml. Considerando a heparina disponível no posto e visando atender à prescrição, deve(m)-se aspirar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q60887 | Direito Sanitário, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Na atenção básica, utilizam-se várias técnicas relacionadas à educação em saúde, uma medida de prevenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q840768 | Enfermagem, Farmacologia na Enfermagem, Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O revestimento entérico é utilizado para fármacos que são irritantes ao estômago, como o ácido acetilsalicílico.

II. A absorção do fármaco desde o local de administração permite a entrada do medicamento (direta ou indiretamente) no plasma. Esse processo é denominado de biotransformação e seu objetivo é eliminar as substâncias potencialmente tóxicas presentes no medicamento do corpo do indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

868Q358818 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Os tumores malignos neurológicos são neoplasias invasivas e qualquer tentativa de removê-las causaria deficit neurológico irreversível. Os tumores do sistema nervoso central não se metastizam.

  1. ✂️
  2. ✂️

869Q362402 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Foram prescritos 10UI de insulina regular para um paciente diabético, apresentando glicosúria +++/++++. No setor clínico do hospital tem apenas frasco de 80UI/ml e seringa de 40UI/ml. Qual a quantidade a ser administrada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q44202 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

O paciente tem uma prescrição médica de 20 mg de um medicamento “X”, via SC (Subcutânea), de 6/6 horas. Tendo ampolas de 10 ml na concentração de 0,01 gramas/ml. O volume a ser administrado por horário é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

871Q364742 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A síntese cirúrgica pode ser realizada por meio de sutura manual com fios cirúrgicos e instrumentos utilizados na sutura. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Entre os fios absorvíveis sintéticos inclui-se o dexon (ácido poliglicólico), usado em suturas de músculos, fáscias e tecido celular subcutâneo; a absorção desses fios por hidrólise ocorre por volta de 30 a 40 dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

872Q1743 | Português, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Texto associado.
Para responder às questões 11 a 14, considere a letra da canção “Dom João”, de Octavio Burnier e Reinaldo Pimenta:

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros perguntaram por quê,
Sete navegantes perguntaram pra quê
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros responderam talvez,
Sete navegantes responderam depois
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Nas memórias, nos corações,
Beijos do mesmo amor.
Nas bocas dos canhões,
Morrem gritos de sangue e dor.

Salve o rei e sua espada cega e gentil!
Salve o rei e o meu silêncio valendo ouro,
Seu tesouro, meu azar.
Meu desdouro, seu tesouro, azar.
Meu azar de ouro, seu bazar.
Meu agouro ouro, seu azar.
As duas primeiras estrofes se valem de verbos, substantivos e expressões adverbiais de mesmo tipo, mostrando um paralelismo sintático e semântico que atua na construção do sentido. Qual das descrições abaixo interpreta corretamente esse recurso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q31009 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

É urgente recuperar o sentido de urgência

    Estamos vivendo como se tudo fosse urgente. Urgente o suficiente para acessar alguém. E para exigir desse alguém uma resposta imediata. Como se o tempo do “outro” fosse, por direito, também o “meu” tempo. E até como se o corpo do outro fosse o meu corpo, já que posso invadi-lo, simbolicamente, a qualquer momento. Como se os limites entre os corpos tivessem ficado tão fluidos e indefinidos quanto a comunicação ampliada e potencializada pela tecnologia. Esse se apossar do tempo/corpo do outro pode ser compreendido como uma violência. Mas até certo ponto consensual, na medida em que este que é alcançado se abre/oferece para ser invadido. Torna-se, ao se colocar no modo “online”, um corpo/tempo à disposição. Mas exige o mesmo do outro – e retribui a possessão. Olho por olho, dente por dente. Tempo por tempo.
    Como muitos, tenho tentado descobrir qual é a minha medida e quais são os meus limites nessa nova configuração. Descobri logo que, para mim, o celular é insuportável. Não é possível ser alcançada por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou lendo um livro e, de repente, o mundo me invade, em geral com irrelevâncias, quando não com telemarketing. Estou escrevendo e alguém liga para me perguntar algo que poderia ter descoberto sozinho no Google, mas achou mais fácil me ligar, já que bastava apertar uma tecla do próprio celular. Trabalhei como uma camela e, no meu momento de folga, alguém resolve me acessar para falar de trabalho, obedecendo às suas próprias necessidades, sem dar a mínima para as minhas. Não, mas não mesmo. Não há chance de eu estar acessível – e disponível – 24 horas por sete dias, semana após semana.
    Me bani do mundo dos celulares, fechei essa janela no meu corpo. Mantenho meu aparelho, mas ele fica desligado, com uma gravação de “não uso celular, por favor, mande um e-mail”. Carrego-o comigo quando saio e quase sempre que viajo. Se precisar chamar um táxi em algum momento ou tiver uma urgência real, ligo o celular e faço uma chamada. Foi o jeito que encontrei de usar a tecnologia sem ser usada por ela.
    Minha decisão não foi bem recebida pelas pessoas do mundo do trabalho, em geral, nem mesmo pela maior parte dos amigos e da família. Descobri que, ao não me colocar 24 horas disponível, as pessoas se sentiam pessoalmente rejeitadas. Mas não apenas isso: elas sentiam-se lesadas no seu suposto direito a tomar o meu tempo na hora que bem entendessem, com ou sem necessidade, como se não devesse existir nenhum limite ao seu desejo. Algumas declararam-se ofendidas. Como assim eu não posso falar com você na hora que eu quiser? Como assim o seu tempo não é um pouco meu? E se eu precisar falar com você com urgência? Se for urgência real – e quase nunca é – há outras formas de me alcançar.
    Percebi também que, em geral, as pessoas sentem não só uma obrigação de estar disponíveis, mas também um gozo. Talvez mais gozo do que obrigação. É o gozo de se considerar imprescindível. Como se o mundo e todos os outros não conseguissem viver sem sua onipresença. Se não atenderem o celular, se não forem encontradas de imediato, se não derem uma resposta imediata, catástrofes poderão acontecer.
    O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. Tipo: o mundo (a empresa/a família/ o namorado/ o filho/ a esposa/ a empregada/ o patrão/os funcionários etc.) não sobrevive sem mim. A pessoa se estressa, reclama do assédio, mas não desliga o celular por nada. Desligar o celular e descobrir que o planeta continua girando pode ser um risco maior. Nesse sentido, e sem nenhuma ironia, é comovente.
    Bem, eu não sou imprescindível a todo mundo e tenho certeza de que os dias nascem e morrem sem mim. As emergências reais são poucas, ainda bem, e para estas há forma de me encontrar. Logo, posso ficar sem celular.
    A grande perda é que, ao se considerar tudo urgente, nada mais é urgente. Perde-se o sentido do que é prioritário em todas as dimensões do cotidiano. E viver é, de certo modo, um constante interrogar-se sobre o que é importante para cada um. Ou, dito de outro modo, uma constante interrogação sobre para quem e para o quê damos nosso tempo, já que tempo não é dinheiro, mas algo tremendamente mais valioso. Como disse o professor Antonio Candido, “tempo é o tecido das nossas vidas”.
    Viver no tempo do outro – de todos e de qualquer um – é uma tragédia contemporânea.

BRUM, Eliane. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum>  Acesso em: 12 set. 2013. Adaptado.
Segundo a autora, o PRINCIPAL MOTIVO para as pessoas se manterem constantemente conectadas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q12347 | Português, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Texto associado.
Texto

Apesar de todos os avanços na medicina, o câncer é uma palavra que assusta qualquer paciente no momento do diagnóstico. E, embora não existam estudos científicos que comprovem, os médicos que trabalham na área garantem que a forma como a pessoa encara a doença é determinante para o sucesso do tratamento. É por isso que espaços que permitem a troca de experiências – seja em encontros presenciais, criados por associações de pacientes, por exemplo, ou na Internet – são tão importantes. Eles ajudam a entender que ninguém está sozinho nessa luta que leva tempo.

(Saúde Uol)
O “momento do diagnóstico” é o momento em que o paciente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q858428 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

No período “Não tinham cidades com bonitos edifícios, não falavam grego e não tinham escrita”, a oração destacada se classifica como;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q359555 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A avaliação dos exames laboratoriais é necessária para pacientes com quadro de trombocitopenia, devido ao risco de trombose arterial e venosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

878Q5025 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Assepsia é o conjunto de meios utilizados para impedir a contaminação microbiana.
  1. ✂️
  2. ✂️

879Q362998 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se orientar o paciente a observar rigorosa higiene pessoal e controle adequado da dieta, que poderá incluir a ingesta de alimentos crus, desde que corretamente higienizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

880Q862357 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre sinais clínicos da sepse, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Febre (temperatura corporal > 38,3°C).

( ) Hipotermia (temperatura basal < 36°C).

( ) Frequência cardíaca > 90bpm/min ou mais do que dois desvios-padrão (DP) acima do valor normal para a idade.

( ) Bradicardia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.