Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q42386 | Português, Técnico de Enfermagem, FMS, NUCEPE

Texto associado.
PARA AS TEENS, DIU

Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

    Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

    A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

    Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

    (...)

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 
Na sequência: Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos..., a palavra em destaque confere ao contexto uma relação semântica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q363672 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Na prática diária da microtomia, os cortes do bloco de parafina apresentam 5 mm de espessura.

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q366247 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre a vacinação de rotina da gestante, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se a gestante nunca foi vacinada, ou se a história vacinal for desconhecida ou não conclusiva, deve-se aplicar três doses da vacina dupla dT, sendo a primeira aplicada na terceira consulta de pré-natal.

( ) Quando a gestante já foi vacinada com três doses ou mais de vacina contra tétano, deve-se fazer mais uma dose, se já decorreram mais de 5 anos da última dose.

( ) Se a gestante não estiver com as três doses da vacina contra tétano completas, estas deverão ser completadas.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q338951 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico de Enfermagem, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Em um torneio de futebol, 5 equipes, sendo 2 do Rio de Janeiro e 3 de São Paulo, se classificaram para disputar o título, devendo jogar uma contra a outra em turno e returno. A tabela dessa disputa será feita por sorteio e todas as equipes têm iguais condições de ser sorteadas. As duas equipes primeiramente sorteadas farão o primeiro jogo.

Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Considere que o campeão será conhecido após um jogo final entre o campeão do primeiro turno com o campeão do segundo turno e que, em cada turno, haverá um campeão diferente. Nessa situação, a quantidade de jogos para ser conhecido o campeão do torneio é superior a 20.

  1. ✂️
  2. ✂️

885Q366903 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

assegurar acesso venoso calibroso e manter vigilância constante, além de fazer controle hemodinâmico frequente e manter o paciente aquecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

887Q1743 | Português, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Texto associado.
Para responder às questões 11 a 14, considere a letra da canção “Dom João”, de Octavio Burnier e Reinaldo Pimenta:

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros perguntaram por quê,
Sete navegantes perguntaram pra quê
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Deus salve Dom João!
Sete cavaleiros responderam talvez,
Sete navegantes responderam depois
E sete corvos responderam nunca mais.
Sete corvos rindo: nunca mais.

Nas memórias, nos corações,
Beijos do mesmo amor.
Nas bocas dos canhões,
Morrem gritos de sangue e dor.

Salve o rei e sua espada cega e gentil!
Salve o rei e o meu silêncio valendo ouro,
Seu tesouro, meu azar.
Meu desdouro, seu tesouro, azar.
Meu azar de ouro, seu bazar.
Meu agouro ouro, seu azar.
As duas primeiras estrofes se valem de verbos, substantivos e expressões adverbiais de mesmo tipo, mostrando um paralelismo sintático e semântico que atua na construção do sentido. Qual das descrições abaixo interpreta corretamente esse recurso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q342774 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Enfermagem, MCO UFBA BA, IADES

Determinado médico foi acusado de um erro grave em uma cirurgia. Três testemunhas foram convocadas para serem ouvidas e afirmaram:

A: Ele já errou mais de cinco vezes!

B: Isso que foi dito não é verdade!

C: Ele errou pelo menos uma vez!

Se somente uma das testemunhas disse a verdade, é correto afirmar que o médico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q362824 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, UFFS, FEPESE

No atendimento a vítimas de queimaduras, que sinais são indicativos de lesão de vias aéreas superiores por inalação de fumaça e gases aquecidos?

1. Pelos faciais e nasais chamuscados

2. Queimaduras na face e parte superior do tórax

3. Escarro purulento amarelo esverdeado

4. Respiração ruidosa (estridores)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q360844 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O volume urinário deve ser monitorado no cuidado pósoperatório de tumores sólidos, atentando a valores superiores ao cálculo da superfície corporal da criança, nas 24 horas subsequentes, devido ao risco de hipervolemia e de choque cardíaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

891Q5025 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contaminação do paciente por microrganismos pode ser evitada por meio de vários procedimentos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Assepsia é o conjunto de meios utilizados para impedir a contaminação microbiana.
  1. ✂️
  2. ✂️

892Q651448 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

O técnico em enfermagem quando compreende o grau de responsabilidade proissional que deve ter diante do cuidado prestado em prol da vida humana, relete e tende a desenvolver sua consciência moral perante atitudes para com o outro. Assim, compreenderá que, quando por ventura, deixar de administrar um medicamento no horário estipulado estará caracterizando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q31001 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

São itens necessários para a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

894Q31009 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

É urgente recuperar o sentido de urgência

    Estamos vivendo como se tudo fosse urgente. Urgente o suficiente para acessar alguém. E para exigir desse alguém uma resposta imediata. Como se o tempo do “outro” fosse, por direito, também o “meu” tempo. E até como se o corpo do outro fosse o meu corpo, já que posso invadi-lo, simbolicamente, a qualquer momento. Como se os limites entre os corpos tivessem ficado tão fluidos e indefinidos quanto a comunicação ampliada e potencializada pela tecnologia. Esse se apossar do tempo/corpo do outro pode ser compreendido como uma violência. Mas até certo ponto consensual, na medida em que este que é alcançado se abre/oferece para ser invadido. Torna-se, ao se colocar no modo “online”, um corpo/tempo à disposição. Mas exige o mesmo do outro – e retribui a possessão. Olho por olho, dente por dente. Tempo por tempo.
    Como muitos, tenho tentado descobrir qual é a minha medida e quais são os meus limites nessa nova configuração. Descobri logo que, para mim, o celular é insuportável. Não é possível ser alcançada por qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estou lendo um livro e, de repente, o mundo me invade, em geral com irrelevâncias, quando não com telemarketing. Estou escrevendo e alguém liga para me perguntar algo que poderia ter descoberto sozinho no Google, mas achou mais fácil me ligar, já que bastava apertar uma tecla do próprio celular. Trabalhei como uma camela e, no meu momento de folga, alguém resolve me acessar para falar de trabalho, obedecendo às suas próprias necessidades, sem dar a mínima para as minhas. Não, mas não mesmo. Não há chance de eu estar acessível – e disponível – 24 horas por sete dias, semana após semana.
    Me bani do mundo dos celulares, fechei essa janela no meu corpo. Mantenho meu aparelho, mas ele fica desligado, com uma gravação de “não uso celular, por favor, mande um e-mail”. Carrego-o comigo quando saio e quase sempre que viajo. Se precisar chamar um táxi em algum momento ou tiver uma urgência real, ligo o celular e faço uma chamada. Foi o jeito que encontrei de usar a tecnologia sem ser usada por ela.
    Minha decisão não foi bem recebida pelas pessoas do mundo do trabalho, em geral, nem mesmo pela maior parte dos amigos e da família. Descobri que, ao não me colocar 24 horas disponível, as pessoas se sentiam pessoalmente rejeitadas. Mas não apenas isso: elas sentiam-se lesadas no seu suposto direito a tomar o meu tempo na hora que bem entendessem, com ou sem necessidade, como se não devesse existir nenhum limite ao seu desejo. Algumas declararam-se ofendidas. Como assim eu não posso falar com você na hora que eu quiser? Como assim o seu tempo não é um pouco meu? E se eu precisar falar com você com urgência? Se for urgência real – e quase nunca é – há outras formas de me alcançar.
    Percebi também que, em geral, as pessoas sentem não só uma obrigação de estar disponíveis, mas também um gozo. Talvez mais gozo do que obrigação. É o gozo de se considerar imprescindível. Como se o mundo e todos os outros não conseguissem viver sem sua onipresença. Se não atenderem o celular, se não forem encontradas de imediato, se não derem uma resposta imediata, catástrofes poderão acontecer.
    O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. Tipo: o mundo (a empresa/a família/ o namorado/ o filho/ a esposa/ a empregada/ o patrão/os funcionários etc.) não sobrevive sem mim. A pessoa se estressa, reclama do assédio, mas não desliga o celular por nada. Desligar o celular e descobrir que o planeta continua girando pode ser um risco maior. Nesse sentido, e sem nenhuma ironia, é comovente.
    Bem, eu não sou imprescindível a todo mundo e tenho certeza de que os dias nascem e morrem sem mim. As emergências reais são poucas, ainda bem, e para estas há forma de me encontrar. Logo, posso ficar sem celular.
    A grande perda é que, ao se considerar tudo urgente, nada mais é urgente. Perde-se o sentido do que é prioritário em todas as dimensões do cotidiano. E viver é, de certo modo, um constante interrogar-se sobre o que é importante para cada um. Ou, dito de outro modo, uma constante interrogação sobre para quem e para o quê damos nosso tempo, já que tempo não é dinheiro, mas algo tremendamente mais valioso. Como disse o professor Antonio Candido, “tempo é o tecido das nossas vidas”.
    Viver no tempo do outro – de todos e de qualquer um – é uma tragédia contemporânea.

BRUM, Eliane. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum>  Acesso em: 12 set. 2013. Adaptado.
Segundo a autora, o PRINCIPAL MOTIVO para as pessoas se manterem constantemente conectadas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q366143 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Caso seja necessário o uso de esterilização dos materiais por calor seco, em estufa, esse procedimento deve excluir os materiais plásticos contendo soluções.

  1. ✂️
  2. ✂️

896Q366671 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando o uso de hemocomponentes na assistência ao paciente em estado crítico, julgue os itens a seguir.

Toda e qualquer intercorrência que ocorra durante e após a transfusão sanguínea é considerada reação transfusional.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q364647 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico oncológico portador de ostomia.

A irrigação da colostomia visando a promoção da eliminação de fezes é um procedimento não recomendado em pacientes oncológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

898Q12448 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

A Atenção Básica caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q34475 | Português, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Texto associado.
Texto

Setenta anos, por que não?

      Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
      [...]
      Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.
      [...]
      Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
Para ampliar a expressividade de seu texto, a autora faz uso reiterado da linguagem figurada. Assinale a opção em que NÃO se percebe um exemplo desse recurso linguístico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q815569 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

De acordo com o Art. 12 da Lei do Exercício Proissional, “O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.