Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q60562 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

O tipo de cobertura utilizado nos curativos, que proporciona um ambiente úmido oclusivo, favorável ao processo de cicatrização, evitando o ressecamento do leito da ferida e aliviando a dor, sendo indicado, também, para uso em feridas limpas e não-infectadas, possuindo poder de desbridamento nas áreas de necrose, é chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

922Q651448 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

O técnico em enfermagem quando compreende o grau de responsabilidade proissional que deve ter diante do cuidado prestado em prol da vida humana, relete e tende a desenvolver sua consciência moral perante atitudes para com o outro. Assim, compreenderá que, quando por ventura, deixar de administrar um medicamento no horário estipulado estará caracterizando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q834264 | Português, Interpretação de Textos, Tecnico de Enfermagem, OBJETIVA, 2021

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Rol é o mesmo que ________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q362824 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, UFFS, FEPESE

No atendimento a vítimas de queimaduras, que sinais são indicativos de lesão de vias aéreas superiores por inalação de fumaça e gases aquecidos?

1. Pelos faciais e nasais chamuscados

2. Queimaduras na face e parte superior do tórax

3. Escarro purulento amarelo esverdeado

4. Respiração ruidosa (estridores)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q364188 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

Os neutrófilos, que são leucócitos granulócitos responsáveis pela fagocitose, duram cerca de 5 dias nos tecidos orgânicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

926Q361422 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFRJ, UFRJ

Foi prescrito para um paciente o medicamento Heparina 2.500 UI de 12/12h. No entanto, o posto de enfermagem só disponibilizava Heparina de 5.000 UI/ml. Considerando a heparina disponível no posto e visando atender à prescrição, deve(m)-se aspirar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q369619 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

A higienização ideal das mãos é importante para a remoção dos microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. Esta é feita a partir de uma ordem clássica, começando pelas palmas das mãos e finalizando com a lavagem dos punhos. De acordo com a ordem de higienização das mãos, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q360928 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A fim de evitar o linfedema na paciente que realizou mastectomia com esvaziamento axilar, a enfermagem deve, após verificar a pressão arterial, realizar punção venosa no membro superior homolateral à cirurgia de mama.

  1. ✂️
  2. ✂️

929Q359417 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

manter o paciente sob vigilância, chamar imediatamente o enfermeiro responsável e aguardar equipe médica para primeiros procedimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

930Q9774 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O procedimento de esterilização de artigos médicos hospitalares é
vital para o controle de infecção e para a prestação de serviço de
qualidade ao paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

O hipoclorito de sódio é recomendado para desinfecção de artigos de assistência respiratória, os quais devem ficar imersos por um período de 10 a 20 min.
  1. ✂️
  2. ✂️

931Q44171 | Português, Técnico de Enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Texto associado.
                                                   Sucesso e fracasso
                        O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento 
                                                          Zeca Baleiro

            Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
            O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
            Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
            Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
            O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
            “Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.” 
Considere o período inicial do texto: Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos.

Assinale a alternativa que apresenta outra forma gramaticalmente correta de escrevê-lo, ainda que alterando um pouco o sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

932Q22997 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO

Com relação às características da bulimia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

933Q858428 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

No período “Não tinham cidades com bonitos edifícios, não falavam grego e não tinham escrita”, a oração destacada se classifica como;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q60554 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico de Enfermagem, RIOSAÚDE

Adquirir para si, no exercício de mandato, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do servidor é considerado por lei ato de improbidade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

936Q43467 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFMA

O calendário vacinal do adolescente tem a vacina contra o HPV e deve obedecer ao seguinte esquema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q364750 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Anorexia, adenopatia, hipertrofia gengival, hepatomegalia, papiledema, dor óssea e epistaxe constituem características clínicas das leucemias.

  1. ✂️
  2. ✂️

938Q60886 | Direito Sanitário, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Com o envelhecimento populacional, houve o aumento do número de casos de câncer e consequentemente aumentou a frequência de utilização dos serviços de saúde. A epidemiologia utiliza indicadores para medir casos novos de câncer; estamos falando de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q12337 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Assinale a opção que apresenta a evolução da lesão vacinal da BCG (vacina contra tuberculose) de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q804946 | Legislação e Decretos, Decreto n 7508 2011, Técnico de Enfermagem, SESAU RO, FUNRIO

Avalie, com base no Art. 13 do Decreto n. 7.508/11, se para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I. Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.

II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.

III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.

IV. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.