Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem

Resolva questões de Técnico de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q51737 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Em um atendimento por profissionais de saúde a situação de parada cardiorrespiratória em criança, o pulso MAIS indicado para ser verificado é o: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

962Q51743 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

As fraturas fechadas de fêmur requerem uma consideração especial. O emprego de tração, tanto manual quanto pelo uso de aparelho mecânico, ajuda a promover o tamponamento do sangramento para terceiro espaço e diminuir a dor do paciente.

São contraindicações ao uso de talas de tração neste tipo de lesão, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q51746 | Informática, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

O Brasil está entre os países com maior número de usuários de redes sociais.

Assinale a alternativa que é conhecida como rede social profissional. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q44341 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

A convulsão é uma intercorrência frequente no ambiente hospitalar e ambulatorial, sua etiologia é diversa e o atendimento deve ser imediato e eficiente, evitando complicações e diminuindo os ricos para o paciente.
São cuidados de enfermagem que devem ser prestados ao paciente em crise convulsiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q45464 | Matemática, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Uma caixa d’água em formato de cubo, com medidas internas de 2 metros, comporta um volume máximo de água correspondente, em litros, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q12451 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

Sobre as campanhas nacionais de vacinação é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q674752 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Internado na unidade de clínica médica, um paciente recebe prescrição de 40 gotas de dipirona por via oral. Nessa unidade estão sendo disponibilizados frascos de dipirona 500mg/ml. Neste caso, é correto afirmar que o paciente receberá, em gramas, a quantidade do medicamento representada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q360667 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

O acesso periférico deve ser trocado por outro em local proximal em relação ao anterior ou ainda preferencialmente no outro membro. O dispositivo de escolha deve ser o scalp ou o jelco.

  1. ✂️
  2. ✂️

969Q365826 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O cuidado com a integridade da pele e ostomias reflete a qualidade da assistência de enfermagem. Com respeito a esses cuidados, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento de úlcera de pressão está diretamente relacionado com a duração da imobilidade do paciente. Com a pressão contínua, ocorre a trombose dos pequenos vasos e a necrose tecidual, resultando em uma úlcera de pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

970Q44344 | Português, Técnico de Enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

Texto associado.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
ODED GRAJEW

Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.
Não é só isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em situações práticas.
Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é sustentável.
Corrupção é insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é sustentável.
Desigualdade é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável.
Solidariedade é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos públicos por perto é sustentável.
Sociedade que maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida de todos é sustentável.
Dados científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os pulmões do mundo. Liberamos imensa quantidade de dióxido de carbono e outros gases causadores de efeito estufa, num ciclo de aquecimento global e instabilidades climáticas.
Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação.
Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades humanas.
Produzimos uma sociedade planetária escandalosa e crescentemente desigual: 1.195 bilionários valem, juntos, US$ 4,4 trilhões ─ ou seja, quase o dobro da renda anual dos 50% mais pobres. O 1% de mais ricos da humanidade recebe o mesmo que os 57% mais pobres.
Os gastos militares anuais passam de US$ 1,5 trilhão, o equivalente a 66% da renda anual dos 50% mais pobres.
Esse cenário pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.

GRAJEW, Oded. O que é (e o que não é) sustentabilidade. Opinião. Folha de S.Paulo. São Paulo, 7 maio 2013.
“Temos solapado a fertilidade do solo e sua capacidade de sustentar a vida: 65% da terra cultivada foram perdidos e 15% estão em processo de desertificação." (15º parágrafo)

No período em análise, a locução verbal “temos solapado" indica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q364411 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das complicações clínico-cirúrgicas pós-operatórias oncológicas, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos sinais vitais, das condições da ferida operatória e do curativo, da localização de drenos, das características das drenagens e da presença de sonda vesical e do volume de urina favorece a prevenção de complicações pósoperatórias. Essa avaliação deve ser feita quando o paciente sai do centro cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

973Q45474 | Português, Técnico de enfermagem, IMESC, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.
 
                        Herança maldita
 
        SÃO PAULO – O roteiro é manjado. O protesto, seja lá contra o que for, começa pacífico até que um grupo mascarado, como se atendesse a um comando único, toma a frente da marcha e começa a quebrar tudo o que surge pela frente.
        “Chegaram os black blocs’”, costuma-se ouvir entre os manifestantes, num tom que mistura medo e um certo glamour da violência.
        O “black bloc”, na verdade, não é um movimento, e sim uma estratégia de protesto anarquista. Seus adeptos cobrem o rosto e  se vestem de preto para dificultar a identificação e a fim de parecer uma massa única, criando uma aura revolucionária.
        Esse método apareceu nos protestos antiglobalização no fim da década de 1990. Símbolos capitalistas são os alvos preferidos, mas a versão tupiniquim tem especial atração por semáforos, radares, cabines da PM e outros equipamentos públicos.
        Por aqui, seus adeptos deram as caras nos primeiros atos pela redução da tarifa de ônibus, em São Paulo. De lá para cá, entretanto, muita coisa mudou. Os “black blocs”, especialmente paulistas e cariocas, crescem em progressão geométrica, estão sempre preparados para a guerra e já organizam as suas próprias 
manifestações.
        Em “assembleia” assistida pela Folha, discutiram táticas  para escapar da polícia, entre elas hospedar sites em servidores da Rússia ou de Taiwan, “impossíveis de derrubar”.
        As “vozes das ruas” produziram conquistas inegáveis. A principal delas foi dar à classe política a sensação de estar sendo constantemente vigiada. Nesse balanço, porém, pode-se dizer que os “black blocs” são a herança maldita dos protestos.

(Alan Gripp, Herança maldita. Folha de S.Paulo, 01.08.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q1739 | Português, Técnico de enfermagem, FURNAS, FUNRIO

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões 6 a 10, considere o seguinte texto, transcrito da coluna do Jornal do Brasil, que noticia
lançamentos de discos. A nota comenta o CD “DE BEM COM A VIDA”, de Alberto Rosenblit:

Autor de trilhas sonoras de novelas e minisséries globais – boa parte do clima bossanovista do Leblon de Manoel
Carlos se deve a ele – Alberto Rosenblit reúne, em seu segundo disco, nomes como Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zélia Duncan
e Lenine nos vocais. A canção Leblon, parceria com Costa Netto, abre o disco em clima solar; a reverência à cidade e suas
cores segue em Beco das Garrafas, Pixinguinha morreu de rir (ambas com Paulinho Tapajós) e Esperei (com Joyce).
Ao escrever que “Alberto Rosenblit reúne nomes como Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zélia Duncan e Lenine nos vocais”, o autor do texto empregou um verbo que tem a mesma transitividade utilizada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q60896 | Português, Técnico de Enfermagem, FSERJ, BIO RIO

Texto associado.
POR QUE DESCONFIO DOS CAMPEÕES DA MORALIDADE? 

Gilberto Dimenstein, Folha de São Paulo, 25/11/2013 

Especula-se que Joaquim Barbosa teria um projeto secreto de se tornar presidente, montando sua imagem positiva de caçador de corruptos -pesquisas eleitorais não desanimam esse sonho.
    Imagina-se que um campeão da moralidade salvaria o Brasil da ladroagem.
    Olhando a história do Brasil, há fartos motivos para eu desconfiar de campeões da moralidade.
    O PT é apenas o caso mais recente e estridente: o partido que se notabilizou pela defesa da ética virou um laboratório de estudos da biodiversidade da corrupção, tantas e tão diferentes são as modalidades de desvio que o partido engendrou.
    O PSDB foi criado, em São Paulo, em oposição aos esquemas corruptos do PMDB -e, agora, está metido numa gigantesca rede de suspeitas devido aos cartéis durante vários governos paulistas. Sem contar que, nas origens do mensalão vamos encontrar, em Minas, o PSDB.
    Fernando Collor se elegeu com a bandeira da batalha contra a corrupção. Sabemos o que ocorreu.
    No mesmo estilo, Jânio Quadros se elegeu com o símbolo da vassoura. Se não me engano, foi o único brasileiro que teve divulgada sua conta na Suíça.
    Todo aquele estardalhaço dos moralistas contra JK, Jango ou Getúlio se prestou para minar governos eleitos democraticamente e colocar no poder uma ditadura que, ao ampliar o poder do Estado, ampliou ainda mais a corrupção. Não que, naqueles governos, não houvesse desvios.
    Evidentemente não sou contra o combate à corrupção. E muito menos ao culto da honestidade.
    O que estou dizendo é que, no Brasil, bandeiras da moralidade viraram empulhação, nutrindo manchetes com paladinos e enganando os cidadãos.
    Honestidade não é qualidade. E não deveria ser tema de campanha. Deveria ser apenas um pré-requisito elementar.
    Entusiasma muito menos mudar os esquemas que favorecem a corrupção (o que exige complexas reformas) do que punir os corruptos.
Assinale a frase cuja reescritura, realizada para a retirada do vocábulo “não”, mantendo-se o mesmo sentido, apresenta INADEQUAÇÃO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q44316 | Português, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Analise as assertivas abaixo em relação a conjugação verbal e indique aquela em que o verbo destacado se encontra no “futuro do pretérito":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

977Q820511 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Técnico de Enfermagem, IF SC, IESES

Segundo a Lei 7498, a enfermagem é exercida privativamente, respeitados os respectivos graus de habilitação, pelo: I. Enfermeiro. II. Técnico de Enfermagem. III. Auxiliar de Enfermagem. IV. Parteira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q51759 | Português, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Texto associado.
TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS


Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.

O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.

Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?

Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.

Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.

Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.

Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado
A partir da leitura do texto I, é CORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q853056 | Matemática, Álgebra, Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os preços de uma garrafa de água de 500 mililitros em 3 diferentes estabelecimentos comerciais são, respectivamente: R$ 2,50, R$ 3,15 e R$ 3,35. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o preço médio da garrafa de água, nos estabelecimentos considerados, é igual a R$ 3,05.

II. Uma peça metálica em formato de um triângulo de base 17 centímetros e altura 27 centímetros precisa receber um revestimento de ouro em apenas um dos lados da lâmina. Se o custo para o revestimento é de R$ 7,95 por centímetro quadrado revestido, então esse projeto terá um custo superior a R$ 1.971,10.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

980Q44359 | Direito Sanitário, Técnico de enfermagem, HRTN MG, FUNDEP

“A assistência às urgências se dá predominantemente nos "serviços" que funcionam exclusivamente para este fim – os tradicionais prontos-socorros – estando estes adequadamente estruturados e equipados ou não".
BRASIL. Constituição (1998). Lei Nº 2.048/2002.

De acordo com a lei 2.048/2002, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos atendimentos de urgência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.