Início

Questões de Concursos Técnico de Enfermagem do Trabalho

Resolva questões de Técnico de Enfermagem do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q247657 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei no 8.080/1990, o SUS é um sistema que engloba um conjunto de ações e serviços de saúde com objetivos de promover, proteger e recuperar a saúde dos cidadãos.

O SUS é norteado por princípios e diretrizes entre os quais NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q22399 | Noções de Saúde, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, que tratam de epidemiologia.
No sistema de informações sobre mortalidade (SIM), de grande interesse para a vigilância epidemiológica, os dados são fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde, que são orientadas a aumentar o registro de óbitos por causas mal definidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q22386 | Noções de Saúde, Doenças Ocupacionais, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.
São consideradas dermatoses ocupacionais as lesões tegumentares por irritação que aparecem devido ao contato com substâncias que retiram a proteção lipídica da pele, provocando o ressecamento da epiderme com descamações e fissuras.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q22400 | Noções de Saúde, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, que tratam de epidemiologia.
As medidas de mortalidade são consideradas as mais adequadas e sensíveis para expressar mudanças de curto prazo do estado de saúde de uma população.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q8234 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Transpetro, CESGRANRIO

Qual o agente químico que deve ser utilizado para assegurar o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, sejam esporos, bactérias, fungos ou protozoários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q22385 | Noções de Saúde, Doenças Ocupacionais, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.
Das afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, a mais comum é a síndrome do túnel ulnar, que se caracteriza por um quadro de dor intensa no ombro em decorrência de um processo inflamatório do músculo supraespinhoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q247817 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho, Técnico de enfermagem do trabalho, DATAPREV, Quadrix

A Saúde Ocupacional abrange ações voltadas à saúde do trabalhador, realizadas por equipe multiprofissional, no  âmbito das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. O exame  ocupacional é composto por etapas, com suas respectivas características. Observe o quadro a seguir e faça as
respectivas associações.

     COLUNA 1

1. Exame periódico 
2. Exame demissional
3. Exame admissional
4. Exame de retorno  ao trabalho/mudança  de função

     COLUNA 2


a. Este exame consiste no preenchimento de questionário apropriado pelo candidato, seguido da anamnese clínica ocupacional e realização de exame de aptidão física e mental.

b. Visa a avaliar as condições de saúde do empregado, para fins administrativos.

c. 0 objetivo desse exame é o diagnóstico precoce de algum agravo à saúde do trabalhador.
d. Consiste em análise clínica ocupacional seguida de exame clínico, para avaliar as condições  físicas e mentais do colaborador e observar se ocorreu algum agravo à saúde dele no período em que trabalhou na empresa, em decorrência do trabalho  desempenhado.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q367410 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, COPEL PR, UFPR

A administração de medicamentos é uma das atribuições de maior responsabilidade do técnico de enfermagem. Portanto, é preciso muita atenção no preparo e na administração de medicamentos. Com a aplicação da regra dos “cinco certos da medicação”, o técnico de enfermagem terá maior segurança na administração do medicamento correto. Assinale a alternativa que apresenta os “cinco certos da medicação”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q22426 | Informática, Internet, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que se seguem.
Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de conteúdo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermídia, que são a união de hipertexto com multimídia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vídeos, entre outros recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q248093 | Enfermagem, Política Nacional da Saúde do Trabalhador, Técnico de enfermagem do trabalho, DATAPREV, Quadrix

Com relação à CAT, analise as afirmativas.

I.A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

II.Em caso de morte, a empresa deverá comunicar até o primeiro dia seguinte ao da ocorrência.

III.Todos os casos com diagnóstico firmado de doença profissional ou do trabalho devem ser objeto de emissão de CAT pelo empregador, acompanhada de relatório médico preenchido pelo médico.

IV. No caso de doença profissional ou do trabalho, a CAT deverá ser emitida antes da conclusão do diagnóstico.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q22443 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito Federal (DF).
A organização e a prestação, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dos serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial, são da competência privativa do DF.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q8257 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Transpetro, CESGRANRIO

O acetileno, cuja fórmula é C2H2 , tem classificação toxicológica de asfixiante simples.

A rotulagem de perigo indica, na cor azul, classificação de risco 1 para a saúde, significando um grau
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q248413 | Matemática, Equações do 2grau, Técnico de enfermagem do trabalho, TRANSPETRO, CESGRANRIO

As raízes da equação 2x2 - 4x + 15 = 0 são números complexos que, representados no Plano de Argand-Gauss, localizam-se nos quadrantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q22424 | Informática, Internet, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que se seguem.
O acesso à Internet em alta velocidade por meio de conexão dial-up, via linha telefônica, também conhecido como serviço ADSL, dispensa o uso de modem, visto que, nesse caso, a conexão ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou móvel (celular).
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q22455 | Português, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CBTU, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto
1º/4/1964 – Cena de rua


    Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua. Em companhia de Carlos Drummond de Andrade, meu vizinho no Posto 6, fui ver o que estava se passando.
    Vejo um general comandar alguns rapazes naquilo que mais tarde um repórter chamou de “gloriosa barricada”. Os rapazes arrancam bancos e árvores impedem o cruzamento da av. Atlântica com a rua Joaquim Nabuco. O general destina-se a missão mais importante: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na façanha de colocar um em cima do outro. Vendo-o em tarefa tão insignificante, pergunto-lhe para que aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro. “Isso é para impedir os tanques do 1º Exército!”
    Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos ali na esquina da rua onde moro. Ouço no rádio que a medida do general foi eficaz: o 1º Exército, em sabendo que havia tão sólida resistência, desistiu do vexame: aderiu aos que se chamavam de rebeldes.
    Nessa altura, há confusão na av. N. S. de Copacabana, pois ninguém sabe o que significa “aderir aos rebeldes”. A confusão é rápida. Não há rebeldes e todos, rebeldes ou não, aderem, que a natural tendência da humana espécie é aderir. Erguem o general em triunfo. Vejo o bravo general passar em glória sobre minha cabeça.
    Olho o chão, os dois paralelepípedos lá estão, intactos, invencidos, um em cima do outro. Vou lá, com a ponta do sapato tento derrubá-los. É coisa fácil. Das janelas, cai papel picado. Senhoras pias exibem seus pios lençóis e surge uma bandeira nacional. Cantam o hino e declaram todos que a pátria está salva.
    Minha filha, ao meu lado, pede uma explicação para aquilo tudo. “É carnaval, papai?” “Não.” “É Copa do Mundo?” “Também não.”
    Ela fica sem saber o que é. Eu também. Recolho-me ao sossego e sinto na boca um gosto azedo de covardia.

(Carlos Heitor Cony. Cena de rua. Folha de São Paulo. 01/04/2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carlosheitorcony/2014/04/1433846-141964---cena-de-rua.shtml.)
De modo geral, os verbos são flexionados no presente do indicativo para exprimirem fatos que ocorrem no mesmo momento em que o falante os observa. Porém, esse tempo verbal também pode ser empregado para fazer referência a fatos passados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q8227 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Transpetro, CESGRANRIO

Quando o técnico de enfermagem realiza o controle do pulso nos membros superiores de um trabalhador, NÃO está verificando a oscilação dessa pulsação por compressão da artéria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q8220 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Transpetro, CESGRANRIO

Quando o trabalhador não tem o preparo ou a qualificação profissional para realizar determinada tarefa ou função, e, em decorrência disso, ocorre um acidente, a análise pela árvore de causas indicará falha do quesito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q247816 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

A Norma OHSAS 18001:2007 tem como proposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q359640 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem do Trabalho, ABDI, FEPESE

Segundo a Portaria no 777/GM, de 28 de abril de 2004, a Rede Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, enumerados no § 1o do artigo 1o desta Portaria, deve ser constituída por:

1. Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.

2. Hospitais de referência para o atendimento de urgência e emergência e ou atenção de média e alta complexidade, credenciados como sentinela.

3. Serviços de atenção básica e de média complexidade credenciados como sentinelas, por critérios a serem definidos em instrumento próprio.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q22392 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de intoxicações ou superdosagens de substâncias que podem provocar alterações físicas e mentais nos indivíduos, julgue os itens de 57 a 62.
Coletas de amostras de urina são necessárias para o exame toxicológico. Em pacientes com história de intoxicação exógena, deve-se instalar uma sonda vesical de demora e realizar a coleta de urina a partir da bolsa coletora.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.