Início

Questões de Concursos Técnico de Laboratório

Resolva questões de Técnico de Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q538765 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Acerca da resistência dos materiais e ensaios, julgue os itens subsecutivos.

O diagrama tensão-deformação varia de acordo com o material, mas, para materiais dúcteis, existe uma relação de linearidade entre a tensão aplicada a um corpo de prova e a deformação sofrida, desde que essa tensão não seja superior à tensão de escoamento do material.

  1. ✂️
  2. ✂️

1184Q387362 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

A influência que o período chuvoso pode ter nas características dos rios é uma das principais preocupações nas regiões com rios de pequeno volume de água, submetidos a regime de precipitação com perfil biestacional. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Para diminuir a descarga de poluentes no rio, é mais importante preservar as reservas legais que as áreas de preservação permanente, embora ambas constem do Código Florestal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1185Q780075 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

As características das ligas metálicas podem ser consideravelmente alteradas pelos tratamentos térmicos e termo-químicos. Acerca desses tratamentos, julgue os itens a seguir.

A cementação consiste na formação de nitretos complexos de alta dureza na superfície de uma peça pela combinação do nitrogênio com elementos de liga do aço.

  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q561733 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Com relação à virtualização de servidores, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q249414 | Português, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.

Texto para responder às questões de 01 a 07.

E se o Brasil ainda fosse uma monarquia?

Dom Luiz de Orleans e Bragança estrelaria os desfiles de Sete de Setembro, data que teria muito mais pompa, já que não haveria o Quinze de Novembro para rivalizar como dia mais importante da nação. E, sem a Proclamação da República em 1889, o governo Getúlio, a ditadura militar e a redemocratização do País, as seis constituições que tivemos em cem anos não existiriam ou seriam diferentes. Nosso rei de hoje, então, seguraria as rédeas do governo com o Poder Moderador, herança da Constituição de 1824 que o coloca acima dos três poderes. "Se um partido fosse contra o que o rei queria, ele colocava a oposição no lugar", diz Eduardo Afonso, professor de história da Unesp. A capital seria Brasília do mesmo jeito, por se tratar de um plano da monarquia. Em 1823, o patriarca da independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, apresentou o projeto de levar a capital ao Centro-Oeste, distante de ataques de corsários no litoral. E seria nessa região que o governo teria seu maior apoio. Os produtores de soja e outros grãos seriam a base da política imperial, assim como os cafeicultores foram no século 19. "O império nunca formulou uma política econômica, só seguiu o projeto de uma colônia que sobrevive de seu reservatório", explica Estevão Martins, professor de história da UnB. Assim, agricultura, mineração e petróleo seriam ainda mais importantes para a economia do que são hoje. Nos anos 60, para combater a "ameaça comunista" dos movimentos da época, o imperador D. Pedro Henrique diminuiria o poder do Parlamento. Nessa ditadura, a MPB faria barulho com letras cheias de metáforas contra o império, driblando a censura. Essa não seria a única ameaça, já que houve um racha na linhagem real em 1908, quando D. Pedro de Alcântara renunciou ao direito dinástico ao se casar com uma reles condessa (e não uma princesa), passando a coroa ao irmão Luis Maria. A situação não ficou tensa porque, bem, já não havia um trono a disputar. Mas, se ainda fôssemos um reino, as relações familiares ficariam ruins. Os descendentes de D. Luis Maria, do chamado ramo de Vassouras, teriam de lidar com a oposição dos primos do ramo de Petrópolis. Isso ficaria claro em 2013. Durante as manifestações de junho, D. Luiz (neto de Luis Maria) recomendou a seus seguidores que não fossem às ruas, temendo "envolvimento em atos de anarquismo". Se fosse rei, a declaração o deixaria no alvo dos protestos. E o nome do liberal D. João, do ramo de Petrópolis, ganharia força. Empresário, fotógrafo e surfista, ele defende as monarquias parlamentaristas e representaria um sopro de mudança – pelo menos até que a república fosse declarada.

(Nathan Fernandes. Disponível em: http://super.abril.com.br/historia/se-brasil-ainda...5.shtml.)

Em relação ao universo construído no texto, é correto afirmar que se trata de um universo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1188Q592520 | Química, Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Para facilitar o estudo da Química, as substâncias são divididas em grupos, chamados funções químicas, que apresentam propriedades químicas semelhantes por possuírem semelhanças estruturais. Sobre as funções químicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O ácido carbônico, por ser um ácido instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando um pequeno grau de ionização.

( ) Óxidos anfóteros comportam-se como óxidos básicos na presença de um ácido e como óxidos ácidos na presença de uma base.

( ) Todos os sais de metais alcalinos, alcalinos terrosos e amônio são solúveis.

( ) Um dos indicadores mais usados em laboratório é a fenolftaleína e a cor que adquire em presença de uma base é incolor.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1189Q780697 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com respeito à pavimentação, julgue os itens de 111 a 115.

A estabilização granulométrica referente às bases e às sub-bases granulares é alcançada pela compactação de um material ou mistura de materiais que apresentem granulometria apropriada. Normalmente, esses materiais são solos, britas de rochas ou escória de alto forno.

  1. ✂️
  2. ✂️

1190Q592289 | Química, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Um técnico de laboratório é responsável por zelar pelas condições de higiene e segurança do local de trabalho e por assegurar o estabelecimento e manutenção de condições adequadas às atividades nele desempenhadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. A fim de se evitar que resquícios de umidade permaneçam em seu interior, vidrarias como a pipeta volumétrica e o balão volumétrico devem ser secadas em estufa à temperatura de 110 ºC.
  1. ✂️
  2. ✂️

1191Q248750 | Química, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

O local onde se desenvolve trabalhos com organismos geneticamente modificados, resultantes de agentes infecciosos, que possam causar doenças sérias e potencialmente letais, como resultado de exposição por inalação, deverá receber uma classificação de nível de biossegurança (NB ) igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1192Q786134 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos básicos de instalações elétricas, julgue os seguintes itens.

No Brasil, a energia elétrica residencial é normalmente suprida por intermédio de até quatro condutores, sendo três deles as fases e o quarto denominado neutro. A defasagem entre duas tensões de fase, nesse caso, em condições equilibradas, é igual a 120 graus.

  1. ✂️
  2. ✂️

1193Q780029 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos ensaios aplicáveis ao estudo dos solos, julgue os itens de 96 a 100.

No ensaio proctor modificado, para se obterem densidades mais altas, aplicam-se soquetes de 8 kg caindo de 60 cm de altura, compactando o solo em 3 camadas, com 40 golpes de soquete, cada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1194Q537100 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Com referência à segurança em laboratórios, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q383246 | Biologia, Biossegurança, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Peróxidos pertencem a uma classe especial de compostos químicos, os quais requerem cuidados especiais em laboratórios. Dos compostos químicos abaixo, quais podem formar peróxidos, facilmente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q780308 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito de atrito de deslizamento e de rolamento, dilatação de materiais, temperatura em diferentes escalas e elementos de máquinas em geral, julgue os itens que se seguem.

Em um maquinário, o atrito entre as superfícies de contato pode ocasionar perda de carga e aquecimento. Nesse contexto, a força de atrito de deslizamento entre duas superfícies planas, em contato, que se movimentam uma em relação à outra, será inversamente proporcional à força normal resultante entre as superfícies.

  1. ✂️
  2. ✂️

1197Q379928 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos relacionados ao tratamento de efluentes, julgue os itens subseqüentes.

Contaminantes sólidos presentes em suspensão nos efluentes podem ser removidos por meio de filtração ou flotação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q386336 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Os microscópios apresentam estruturas que podem ser classificadas em componentes ópticos e componentes mecânicos.

São componentes ópticos do microscópio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q546364 | Física, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

O som é uma onda mecânica que se propaga em um meio material. O violão é um instrumento de corda que exemplifica, de maneira bem clara, o comportamento das ondas mecânicas que se propagam em um meio material. Existem várias possibilidades de produção de ondas estacionárias em uma corda esticada e tensionada. Como exemplo, considere um violão de seis cordas cujo comprimento de cada corda, esticada, seja 64,0 cm. A 5.ª corda de baixo para cima corresponde à nota Lá, com frequência de vibração igual a 110 Hz.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens, que tratam do assunto abordado.

A velocidade de propagação da onda na 5.ª corda é superior a 140,0 m/s.
  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q780105 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Apesar da diversidade de propriedades, da facilidade de produção e do baixo custo, as ligas ferrosas ainda apresentam limitações como alta densidade, baixa condutividade elétrica e suscetibilidade à corrosão, fazendo que uma enorme variedade de metais e ligas não ferrosas se tornem atraentes no mercado. Acerca desses materiais, julgue os próximos itens.

Nos bronzes comerciais, à medida que se aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e a resistência mecânica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.