Início

Questões de Concursos Técnico de Laboratório

Resolva questões de Técnico de Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q385368 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos de coleta e manutenção de amostras de água de abastecimento, julgue os próximos itens.

Cada amostra deve ser acompanhada por uma ficha de coleta e os procedimentos de cadeia de custódia devem ser iniciados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1662Q786057 | Engenharia Elétrica, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Ao dimensionar os condutores e os dispositivos de proteção de um circuito trifásico que alimenta motor de indução trifásico, o técnico, para a proteção do circuito, optou por fusíveis e relés térmicos. A respeito dessa situação, julgue os próximos itens.

No dimensionamento dos condutores do ramal para suprimento do motor, é necessário avaliar se o critério de queda de tensão no ramal é atendido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1663Q643471 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a computadores do tipo PC e a seus periféricos, julgue os itens a seguir.

Nos computadores do tipo PC, os microprocessadores têm arquitetura RISC, na qual o microprocessador tende a ter um longo conjunto de instruções complexas e com estruturas bastante diferentes. Nesse tipo de processador, prioriza-se o uso de microprogramação ao invés de hardwiring.

  1. ✂️
  2. ✂️

1664Q479941 | Farmácia, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a agentes fixadores e métodos de criofixação para amostras biológicas, julgue os próximos itens.

Os fixadores aditivos de emprego geral incluem aldeído glutário, aldeído fórmico, acroleína e tetróxido de ósmio.
  1. ✂️
  2. ✂️

1665Q386546 | Biologia, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de tecidos vegetais, julgue os itens subsequentes. O tecido de revestimento típico de órgãos em desenvolvimento como raiz, caule e folha é a epiderme, formada por múltiplas camadas de células achatadas e armazenadoras de clorofila.
  1. ✂️
  2. ✂️

1666Q386805 | Biologia, Técnico de Laboratório, IFB BA, FUNRIO

No Brasil, há dezenas de espécies vegetais oleaginosas das quais se podem produzir o biodiesel. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas espécies.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q385301 | Biologia, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito dos equipamentos de proteção individual (EPI), julgue os próximos itens. As luvas, os aventais e os óculos de segurança são os EPI mais comumente utilizados em laboratórios de ensaios biológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1668Q789238 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação às funções das diferentes partes que integram a unidade central de processamento de microprocessadores, julgue os seguintes itens.

O gerador de clock, presente na unidade de controle, possibilita o funcionamento síncrono do microprocessador, indicando os instantes em que cada etapa da execução de uma instrução deve ocorrer.

  1. ✂️
  2. ✂️

1669Q592154 | Química, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito de segurança de laboratório, julgue os itens a seguir.

Se uma solução de H2SO4 0,1 mol/L cair na bancada do laboratório, pode-se utilizar NaHCO3 para neutralizar o material.

  1. ✂️
  2. ✂️

1670Q621605 | Informática, Linguagens, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Assinale a alternativa que corresponde à tecnologia Ajax.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1671Q382791 | Biologia, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos de descarte de rejeitos laboratoriais, julgue os itens subsecutivos. Os resíduos classificados como resíduos químicos perigosos podem ser descartados como resíduo comum em lixos ou diretamente na rede de esgoto.
  1. ✂️
  2. ✂️

1672Q385867 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à coleta e à manutenção de amostras de água e sedimentos, julgue os itens subsequentes. O objetivo do estudo realizado, os tipos de ambiente, os locais de lançamento da carga de poluentes, os padrões de vazão, a velocidade e o sentido da corrente são exemplos de variáveis utilizadas na seleção dos pontos de coleta de sedimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1673Q599433 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Sobre os conceitos fundamentais relativos aos átomos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1674Q592047 | Química, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos materiais de laboratório e dos procedimentos de segurança para sua manipulação, julgue os itens subsequentes.

Os solventes orgânicos clorados e não clorados podem ser descartados no mesmo local, pois o tratamento desses resíduos segue o mesmo procedimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1675Q594430 | Química, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

Na determinação de oxigênio dissolvido pelo método de Winkler, o reagente utilizado para a fixação da amostra é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q780552 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos químicos que ocorrem em determinadas atividades construtivas de uma edificação, julgue os itens de 61 a 65.

As reações álcali-agregado ou álcali-sílica envolvendo íons alcalinos do cimento portland, íons hidroxila e certos constituintes silicosos podem ocorrer no agregado. Daí a importância da escolha do cimento, dos agregados e da compatibilidade desses materiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1677Q783425 | Agrimensura, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

O ângulo formado a partir do horizonte que restringe o uso dos satélites dentro dessa faixa é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1678Q600428 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A aclimatação de pós-larvas tem como objetivo principal o ajuste gradual dos parâmetros físico-químicos entre a água do transporte (sacos plásticos ou caixa de transporte) e a água do ambiente de cultivo. São utilizadas, para esse procedimento, caixas de Polietileno ou Fibra de Vidro, com capacidade para 500L. No caso de aclimatações por períodos acima de 3 horas, dimensionam-se as caixas para uma densidade de, no máximo, 300PL/litro. Caso seja necessário ajustar a salinidade de uma caixa com 500L de 30% para 29%, onde a salinidade do viveiro/tanque está com 25%, o volume, em litros, a ser retirado da caixa e, depois, adicionado com água do viveiro/tanque, para promover o ajuste da salinidade para 29%, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q384959 | Biologia, Técnico de Laboratório, IFB BA, FUNRIO

Dentre as técnicas mais modernas de descontaminação de um solo, existe um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas ou microrganismos, são utilizados tecnologicamente para remover ou reduzir poluentes no ambiente. Esse processo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1680Q780396 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da preparação de amostras e de ensaios de laboratório, julgue os próximos itens.

No ensaio de tração, se o corpo de prova não estiver bem alinhado, os esforços assimétricos ocasionarão falsas indicações das deformações para uma mesma carga aplicada. Portanto, deve-se centrar bem o corpo de prova na máquina para que a carga seja efetivamente aplicada na direção do seu eixo longitudinal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.