Início

Questões de Concursos Técnico de Laboratório

Resolva questões de Técnico de Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


182Q249032 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

Uma caixa contém 100 bolas coloridas numeradas de 1 a 100. As bolas numeradas de 1 a 20 são vermelhas; as de 21 a 50, azuis e as restantes, amarelas. Será retirada da caixa uma única bola. Dessa forma, a probabilidade de que a bola retirada contenha um número ímpar de dois algarismos e não seja da cor vermelha é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q349448 | Engenharia Eletrônica, PCI ISA PCI X, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Você sabe a diferença entre PCI e PCI-e para concursos?

Com relação às interfaces PCI, ISA, PCI-X e PCI-e, assinale a nativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q594168 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO

As atividades práticas realizadas em laboratórios químicos apresentam riscos e estão sujeitas a acidentes. Portanto, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a obediência às normas de segurança são ações que minimizam os riscos de acidentes. Os EPIs obrigatórios incluem o uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q379137 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos relacionados à poluição e à remediação de solos e de águas subterrâneas, julgue os itens seguintes.

As indústrias petrolíferas constituem ameaça ao meio ambiente, visto que em sua cadeia produtiva existe a possibilidade de contaminação do solo, das águas subterrâneas e do ar atmosférico.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q35634 | Legislação Federal, Técnico de Laboratório, IFMS

Em seu os Artigos 7ª e 8ª da Lei nº11.892/08 que dispõe sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é correto afirmar que entre os objetivos do Instituto Federal está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q593933 | Química, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O ácido acético — substância que confere o sabor azedo ao vinagre — pode ser quantificado utilizando-se uma titulação de neutralização com o hidróxido de sódio como agente titulante. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos relacionados a elas, julgue os itens a seguir.

Na titulação, a quantidade de reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química relaciona-se com a quantidade de analito presente.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q35620 | Português, Técnico de Laboratório, IFMS

Observe o trecho destacado de uma notícia publicada em um jornal eletrônico da capital sul-mato-grossense:

Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações a fim de sensibilizar a sociedade a respeito do movimento contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que propõe congelar as despesas do Governo Federal, por até 20 anos, e a Medida Provisória, 746/2016, que reforma o Ensino Médio. 

Fonte: Jornal Midiamax, 31/10/2016: http://www.midiamax.com.br/cotidiano/escolas-desocupadas-alunos-pretendem-novas-acoes-estado-320622

Assinale a alternativa que exemplifica o uso inadequado de elementos gramaticais que compõem a estrutura do trecho citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q554930 | Informática, Placas de rede, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Sobre cabos de par trançado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nome ?par trançado? foi originado da estrutura do cabo, que possui três pares de cabos entrelaçados.

( ) Os modelos de cabos sem blindagem são denominados STP enquanto os campos com blindagem são conhecidos como UTP.

( ) O comprimento máximo de segmento de cabos sem blindagem é de cerca de 100 metros.

( ) A maior vantagem dos cabos blindados é possuir maior resistência a interferências.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q552659 | Informática, Software, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e as suas restrições operacionais. Com relação aos requisitos de software, é verdadeiro dizer-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q386668 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Um técnico de laboratório precisa preparar uma solução de hipoclorito de sódio, na concentração de 5000 mg L–1 (ppm), para desinfecção de placas de Petri. A solução será preparada a partir de hipoclorito comercial, que contém 5% de cloro ativo. Assinale a alternativa que apresenta o volume necessário de hipoclorito comercial para preparar 5 litros da solução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q379282 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na Lei n.º 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais), julgue os próximos itens.

A reincidência em crime de natureza ambiental é circunstância agravante da pena que porventura venha a ser aplicada ao agente causador.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q384263 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico de Laboratório, UFPA PA

Embora existam muitas variações de microscópios, o microscópio de luz, também chamado de microscópio óptico, é o mais usado em diversas áreas, como pesquisas e análises. Em relação ao modelo geral desse instrumento, é CORRETO afirmar que o(as)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q248974 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico de Laboratório, MAPA, CONSULPLAN

Ao abrir o caixa em determinado dia, uma loja possuía, no total, 1.000 itens em estoque, distribuídos entre os produtos A, B e C. No fim do dia, ao fechar o caixa, o sistema PDV (Ponto de Venda) informou que havia 392 itens restantes. Quanto aos itens vendidos em cada venda, foram extraídas as seguintes informações do relatório gerencial:

• 173 vendas contendo o produto A, das quais 20 contêm apenas esse produto;

• 58 vendas contendo somente os produtos A e B;

• 18 vendas contendo apenas o produto C;

• 145 vendas contendo os produtos B e C;

• 218 vendas contendo o produto B.

Considerando que NÃO houve perda ou roubo e, em cada venda, foi vendido, no máximo, uma unidade de cada produto, então, o número de vendas contendo os três produtos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q384113 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico de Laboratório, VALEC, FEMPERJ

Um determinado sal apresenta solubilidade em água igual a 100 g/L, a 25 ºC. Se, em um béquer, forem dissolvidos, completamente, 125 gramas deste sal em um litro de água a 40 ºC e, resfriando-se o béquer lentamente até 25 ºC obtém-se um sistema homogêneo cuja solução será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q473973 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

O voleibol foi criado com a denominação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q557071 | Informática, Placas de rede, Técnico de Laboratório, IFB BA, FUNRIO

O cabo par trançado recomendado pela Norma EIA/TIA-568-B para redes Gigabit Ethernet é o de categoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q594731 | Química, Reações Químicas, Técnico de Laboratório, Instituto Federal de Educação, UFGO

Os calcogenetos de hidrogênio (H2X, X = O, S, Se e Te) apresentam pontos de ebulição com os seguintes valores aproximados: H2S: -60 ºC, H2Se: -40 ºC e H2Te: 0 ºC. Nesse contexto, dentro do seu grupo, era esperado que a água, H2O, tivesse o menor ponto de ebulição dessa classe de compostos. Entretanto, na prática, tem-se o oposto. Essa anomalia é explicada pelo fato de a água
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q23514 | Português, Técnico de Laboratório, CEFET MG

O emprego da vírgula está correto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.